Trinta e cinco moradores de Salvador diagnosticados com Covid-19 foram autorizados a desembarcar do cruzeiro Costa Diadema, que está atracado no porto de Salvador desde a última quinta-feira (30). O grupo, contudo, terá de cumprir isolamento em casa. A embarcação, que tinha abordo 3.836 passageiros, saiu do porto de Santos na segunda-feira (27).
No início da tarde de sexta (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as atividades do navio após a confirmação de 68 casos de coronavírus —a maioria assintomática. Entre os infectados, 56 tripulantes receberam diagnóstico positivo para a doença. Todos cumprem quarentena em um hotel disponibilizado pela operadora do cruzeiro na capital. Agora, o navio deverá retornar ao porto de Santos, onde será realizado o desembarque completo mediante nos exames. A viagem teria como destino final a cidade de Ilhéus, no sul baiano, na segunda (3).
“De acordo com os relatórios da embarcação, dentre os passageiros que testaram positivo para covid-19, a grande maioria é assintomática, com apenas alguns indivíduos sintomáticos leves. A embarcação seguirá sob restrições durante a navegação, ou seja, todas as atividades não essenciais a bordo ficam interrompidas e devem ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação até seu destino final em Santos”, diz a Anvisa.
Amostras recolhidas das pessoas a bordo que testaram positivo estão sendo analisadas pelo Lacen para identificação da cepa dominante que causou o surto. Segundo a diretora geral do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), Arabela Leal, não há previsão ainda de quando o resultado da análise vai ficar pronto.
“O sequenciamento é um procedimento complexo. Não temos ainda a data de liberação dos resultados. Após a realização do RT-PCR vão ser avaliadas quais atendem aos critérios de sequenciamento”, explicou a agência.
Fonte: Jornal Correio via Metro1
















Imagem de Amber Clay por Pixabay


















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay







Image by StartupStockPhotos from Pixabay











Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Imagem de Witch Fiction por Pixabay


























Foto: Léa Cunha





Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay








Imagem de Lourdes ÑiqueGrentz por Pixabay
Imagem por therapractice de Pixabay