O Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira foi destaque e dois estudantes da unidade escolar, localizada no município de Aporá (BA), distante a 188 quilômetros de Salvador, conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) 2023. O evento é organizado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com apoio de outras universidades e instituições de pesquisa do país.
O estudante Renan Mendonça Rodrigues, 15 anos, 1º ano do Ensino Médio, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio Nacional, com um desafio relacionado ao território Yanomami, que vivenciou, recentemente, uma crise sanitária e de segurança alimentar. “No atual contexto que vivemos, a biotecnologia, quando bem aplicada, possibilita o desenvolvimento de produtos e formas de resolver problemas que afetam as pessoas, os animais, as plantas e o meio ambiente como um todo. A utilização de plantas e bactérias, por exemplo, podem colaborar para a retirada dos metais pesados da água”, revela Renan, se referindo à contaminação por mercúrio que ocorre na maior reserva indígena do Brasil.
Sua colega e estudante do 1º ano do curso técnico em Agropecuária, Ana Elisa Araújo Oliveira, 15, que conquistou o 3º lugar na modalidade Ensino Técnico da Região Nordeste, considera que a pesquisa em Biotecnologia, área que pretende seguir, pode melhorar em muito a Agropecuária. “Acredito que podemos direcionar o seu desenvolvimento em prol de um planeta mais sustentável com a utilização dos recursos de uma forma limpa, produtiva e sem agredir o lugar onde vivemos, como o melhoramento genético de animais e plantas, por exemplo, contribuindo para a saúde da população”, pontua.
Para o professor de Física, Sebastião Oliveira de Souza Filho, o sucesso da participação dos alunos e, consequentemente, do Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira se deve aos projetos desenvolvidos pela instituição como forma de incentivar a comunidade escolar. “Acredito que a Ciência do amanhã se faz com os alunos e a Educação de hoje. Experienciar esse feito me leva a crer que estará em boas mãos”, revela, se referindo às conquistas alcançadas na OBBiotec 2023 e à aprendizagem que foi adquirida neste processo.
Sobre a OBBiotec 2023
O objetivo do concurso é contribuir para a melhoria da Educação Básica nacional, estimulando a aprendizagem da biotecnologia e da competição saudável que leve à busca por novas oportunidades, crescimento individual e desenvolvimento regional. A olimpíada tem como público-alvo estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico de escolas públicas e privadas de todo país.
A primeira etapa da olimpíada foi realizada entre os dias 9 e 13 de junho, como forma de avaliar o conhecimento biotecnológico aprendido na escola com questões objetivas. Já na segunda fase, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de agosto, os alunos participaram de uma avaliação em forma de desafio de jogos em que foram desafiados a propor soluções para problemas específicos como, por exemplo, a situação do povo Yanomami.
Todos os estudantes que realizaram as provas receberam certificado de participação. Para aqueles que acertaram pelo menos 90% da pontuação do primeiro colocado foram distribuídos certificados de Menção Honrosa, além do Prêmio Menina Biotec para a estudante que obteve a maior nota desta edição.
Fonte: Ascom/SEC.

Foto: Divulgação/SEC
















Imagem Ilustrativa de Fernando Zhiminaicela por Pixabay






Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay





























Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay






























