Por Bruna Manes – médica
Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com o Ministério da Saúde, confirma o aumento da obesidade em adultos brasileiros. A pesquisa revela que 60,3% da população brasileira (aproximadamente 96 milhões de pessoas) apresenta IMC maior que 25 kg/m², sendo classificadas com excesso de peso.
Sendo assunto de saúde pública, o sobrepeso, além do desconforto, traz inúmeros problemas para a saúde do ser humano e, dentre elas, pode destacar a falta de desejo sexual. Bruna Laudano Manes, médica especialista em endocrinologia, explica que uma pessoa obesa produz mais hormônios que uma pessoa de peso normal e, pelo aumento da gordura, estilo de vida pautada no sedentarismo e alimentação desregulada, em sua maioria, apresentam baixa do hormônio testosterona o que interfere bastante no desejo sexual.
“A pessoa obesa produz em excesso uma enzima chamada aromatase e isso reduz a testosterona livre do paciente, e com a menor produção de testosterona pode sim interferir diretamente na libido”, explica a especialista, que também acrescentou. “A libido também pode abaixar com baixa autoestima, alterações de sono e de cortisol”.
Assim como nos homens, a obesidade também é um problema para as mulheres, que, infelizmente, são maioria. Nelas, além da doença afetar a autoestima, pode causar infertilidade. A médica explica que o aumento da insulina pode estar relacionado com a dificuldade para engravidar.
“A leptina é um dos hormônios que atuam no sistema reprodutivo e o hormônio está diretamente relacionado com o aumento do tecido adiposo e com o aumento da insulina. Se produzida em excesso, o órgão reprodutivo passa a ter resistência, influenciando no ciclo menstrual, ocasionando dificuldades na fertilização”, explica a especialista.
O bom é que o quadro pode ser revertido e para mudar essa situação, o primeiro passo é reconhecer o problema e ter em mente que a obesidade é uma doença que, como qualquer outra, precisa ser tratada. Feito isso, é preciso procurar ajuda médica e, às vezes, psicológica.
“Para resolver a disfunção erétil no homem, o ideal é repor a testosterona, se realmente for diagnosticado a baixa e se não houver a melhora da produção hormonal com o emagrecimento. Na mulher, além do nível de testosterona esteja baixo, o ideal é também avaliar os neurotransmissores como dopamina e serotonina, e como está o relacionamento ”, finaliza.
Leia a seguir outros problemas apresentados por pessoas com sobrepeso e que estão diretamente ligados ao desempenho sexual e à libido:
- falta de resistência
- depressão
- disfunção erétil
- infertilidade (em homens e mulheres);
- baixa autoestima
- insegurança;
- desequilíbrio hormonal.
Sobre a autora
Formada em medicina, Bruna Manes se aprofundou na área que estuda os efeitos benéficos e maléficos das vitaminas, carboidratos, minerais, gorduras e proteínas no organismo. Com o passar do tempo, se especializou também em modulação hormonal, medicina ortomolecular e endocrinologia, tornando-se então, uma referência nos cuidados metabólicos e hormonais. A doutora Bruna Manes atua em duas clínicas – em Volta Redonda (RJ) e outra no bairro Leblon, no Rio de Janeiro. Para o futuro próximo, a médica já traçou seu o objetivo: propor mudanças de hábitos para uma vida mais saudável e se tornar uma referência em nutrologia e em endocrinologia em todo o país.
Matéria: Jennifer de Paula/ Suporte MF Press Global

Na foto, Bruna Manes | Reprodução/ Vídeo












Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem ilustrativa de uma bola de futebol em campo durante partida em estádio
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Beatriz Correia dos Santos, de 22 anos, foi vítima de feminicídio em Iaçu
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Divugação
Imagem de
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Congestionamento na BR-324 após interdição parcial no km 604, em Simões Filho. Foto: Nice Santana.
Image by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução/Vídeo
Foto: Reprodução/ Video/ Bahia Noticias e Salvador FM
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de intographics por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Crédito: Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Lucas foi morto a tiros na localidade do Capão, em Jaguaripe, na manhã desta quinta-feira (9).
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay
Image by tomwieden from Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem gerada por IA
Foto: Reprodução/ Video
Imagem ilustrativa de torcedor acompanhando uma partida de futebol pela televisão.
Elementos tradicionais do São João retratam as memórias e os costumes dos festejos juninos de antigamente.
Fannie Guimarães/Memorabilia Filmes
Cristiane Nogueira, Railan Andrade e Girlandia participam da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base e representam dioceses da Bahia no 8º Nordestão de CEBs.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem criada por IA para ilustrar celebração da Santa Missa e a ação do Espírito Santo.
Foto: Reprodução/ Video
Divulgação - Suspeito foi preso durante operação realizada pela Polícia Civil em São Félix.
Foto: Luciano Almeida - Restaurante Kioski representou Santo Antônio de Jesus no Troféu Panela de Bairro da TV Bahia.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de musiking por Pixabay
Caminhão carregado de bananas tomba na Serra do Rato, na zona rural de Mutuípe. Foto: Mídia Bahia.
Atividade física ajuda na saúde, autonomia e qualidade de vida na terceira idade.
Foto: Tribuna do Recôncavo | Imagem Ilustrativa
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Elenilton do Curujão, empresário conhecido em Ituberá e proprietário da Rede Curujão de Supermercados. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Cantor Nenho durante show no São Pedro da Sapucaia, em Santo Antônio de Jesus. Foto: Luciano Almeida.
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Imagem ilustrativa gerada por IA.
Foto: Ministério de Comunicação da RCC da Diocese de Amargosa
Arquivo Pessoal
Foto: Polícia Militar
Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Skeeze from Pixabay
Helbert, conhecido como Bob, morava no bairro Urbis IV, em Santo Antônio de Jesus.
Imagem criada por IA
Registro de Augusto Junior, morador de Valença, no Baixo Sul da Bahia.
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem gerada por IA
Psicólogo Jorge Soares apresenta a obra "O Homem e Seus Feitos: Para Humanizar-se ao Longo da História". Foto: Divulgação. Descrição:
Imagem de Michael Wedermann por Pixabay
Força-tarefa com cerca de 20 homens resgatou um boi que caiu em um poço na localidade do Lajedo Batista, em Elísio Medrado. Reprodução/Recôncavo no Ar.
Aline morreu após sofrer um grave acidente e permanecer internada no HRSAJ. Foto: Saj Sem Filtro.
Image by Firmbee from Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Agência Dudes – Júnior Simas
Reprodução/Band RN | Cantor Neto Araújo, ex-Cavaleiros do Forró e vocalista da Collo de Menina, morreu aos 42 anos.
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo