O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em 18 municípios afetados por desastres naturais nos estados da Bahia, Amazonas, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As portarias foram publicadas nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União.
Na Bahia, os municípios de Chorrochó e Tremedal tiveram reconhecimento federal por conta da estiagem. Também enfrentam problemas causados pela falta de chuvas cidades da Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já o município de Alexandria enfrenta período de seca prolongada. No Amazonas, Maranhão e Pará, cidades foram atingidas por fortes chuvas e alagamentos.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem solicitar recursos para ações de defesa civil, incluindo distribuição de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e limpeza, além de apoio às equipes de atendimento. Os pedidos devem ser realizados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
CRÉDITO:
Assessoria de Comunicação Social do MIDR – Adaptado pelo Tribuna do Recôncavo.









































































































