A Secretaria Municipal de Assistência Social, em Santo Antônio de Jesus (BA), em parceria com o SENAC, o Ministério Público do Trabalho e o Instituto 11 de Dezembro, realizou na última quarta-feira (11), um evento em alusão aos 26 anos da explosão da fábrica de fogos que ceifou a vida de 64 pessoas.
A abertura do evento foi realizada no Centro Cultural e contou com a entrega de 351 certificados do Projeto Caminho para a Transformação, que ofereceu cursos como Gastronomia, Saúde, Beleza, TI, Gestão, Comércio, Comunicação, Hospedagem e Educação para munícipes, preferencialmente para os familiares das vítimas da explosão.
O evento teve continuidade no auditório da UNEB, onde aconteceu a estreia do documentário ‘Órfãos do 11 de Dezembro’ que aborda a história de Alex da Conceição dos Santos, diretor e participante da obra, que é órfão da explosão da fábrica de fogos. Alex narra a trajetória de jovens que ficaram órfãos após esse trágico incidente.
Presente no evento, o prefeito Genival Deolino falou que sempre colocou todo o aparato da prefeitura à disposição para contribuir com a luta por justiça das famílias das vítimas da explosão da fábrica de fogos. ‘Sabemos que nada fará com que a dor dessas pessoas diminua, mas este evento, a entrega dos certificados, é um passo importante em direção à reparação histórica que todos merecem. Seguiremos com o canal de diálogo aberto e solícitos às demandas do Instituto 11 de Dezembro’, disse Deolino.
Tribuna do Recôncavo.