As mulheres são responsáveis por cerca de 45% dos empreendimentos baianos, segundo dados da Federação do Comércio da Bahia, e foi pensando no crescimento da presença feminina nos negócios e a participação delas na economia do estado que nasceu a Feira das Patroas, evento que começa nesta sexta, dia 10, em Feira de Santana.
A Feira é realizada semestralmente, em maio e dezembro, visando as datas comemorativas do Dia das Mães e Natal, épocas de grande movimento para o comércio. Esta edição, que vai até domingo (12), contará com 150 estandes de diversos segmentos e mais de 200 empreendedoras com expectativa de receber mais de três mil pessoas.
Além das exposições, atrações culturais e oficinas, a programação envolve palestras sobre o evento, formalização de negócios com o Sebrae e linhas de crédito com o Crediamigo, programa de microcrédito urbano orientado do Banco do Nordeste. O BNB contará com estande para atendimento ao público com o Crediamigo, gestores da agência Feira de Santana e o Agroamigo, programa de microcrédito para a área rural.
Sobre a Feira – Com o apoio da Câmara da Mulher Empresária de Feira de Santana e o Sindicato do Comércio, a Feira das Patroas se tornou uma rede de apoio e fonte de capacitação para empreendedoras. São ofertadas palestras e oportunidades de desenvolvimento profissional com acesso a informações para o aprimoramento dos negócios.