Eu sou o resultado do não que eu dei a todos os nãos que me deram”, afirmou Rick Chesther em sua apresentação para centenas de pessoas na noite da última quinta-feira, dia 21, no Villa Music, em Santo Antônio de Jesus (BA). Sua palestra motivacional deixou o público encantado com as possibilidades de mudança e de transformação na vida das pessoas a partir da visualização de oportunidades.
Filho de um trabalhador braçal e de uma dona de casa, Rick lutou junto com a família contra a fome e diversas violências. Trabalhou em carvoeira junto com os pais, local onde sua mãe sofreu um AVC. O desafio da saúde de sua matriarca o inspirou e direcionou para um caminho de liderança, já que com a possível partida da sua mãe, Rick teria que liderar uma equipe: a sua família.
O mineiro do interior também já foi vendedor de verduras, engraxate, pedreiro, barbeiro e seu sucesso o levou a Belo Horizonte, quando se formalizou como microempreendedor e começou a se qualificar com o apoio do Sebrae. Andarilho, Chesther também morou no Rio de Janeiro quando foi vendedor de água no calçadão da praia e a fama veio logo em seguida com o “vídeo da água”, que ele chama de “tapa na mesa”, momento em que virou a chave e começou a viralizar no Instagram, tornando-se conhecido em todo o mundo, com passagem até pela Universidade de Harvard.
Em sua palestra, Rick trouxe a importância do relacionamento e da comunicação para alcançar suas vendas e se tornar referência no empreendedorismo. Segundo ele, 70% da venda está na pergunta do cliente e 30% está na capacidade do vendedor de responder à pergunta. A meta desse relacionamento, para o palestrante, é transformar comprador em cliente. “Para isso, é preciso criar vínculos, este é o diferencial”, disparou.
Com o “vídeo da água”, Rick ampliou sua rede social de 800 seguidores para 8 mil da noite para o dia. O que ele não esperava é que faria tanto sucesso a ponto de lançar três livros. Seu primeiro best seller já acumula mais de 20 milhões de cópias vendidas. Hoje, o palestrante tem contratos assinados com marcas mundiais como o Facebook, Amazon, entre outras.
No decorrer da palestra, ao contar sua trajetória, o palestrante deixou dicas para uma caminhada de sucesso. Para Rick, é preciso apostar no dom, buscar conhecimento, não exigir a colheita de algo que não foi plantado, jogar em equipe e aprender sobre vendas. “Tudo na vida é venda”, finalizou.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.