O parque fotovoltáico da Iracema Energia Solar (IES), localizado entre os municípios de Itabuna e Buerarema, deve entrar em operação ainda este ano. O empreendimento tem capacidade de gerar 1 megawatt. A previsão da operação foi anunciada pela própria empresa, que é voltada à geração distribuída – energia gerada próxima ou no local de consumo.
De acordo com Ive Cunha, sócia diretora da IES, este segmento tem grande potencial de crescimento na Bahia, que é uma nova fronteira de negócios a ser desenvolvida no estado. “No nosso contexto, a tendência é de crescimento, e a IES trouxe um modelo novo, que é ofertar ao cliente aluguel da estrutura já implantada, para adesão imediata. Isso fortalece a confiança, o planejamento e o conforto do nosso cliente”, explica Ive.
No modelo da Iracema, a energia será locada. Em nota, o empreendimento explica que o sistema alugado gera a energia que passa a ser injetada na rede de distribuição da concessionária, produzindo créditos energéticos a serem compensados no local de funcionamento do cliente que locou o insumo. “Nossa planta ‘Iracema I’ possui 3.894 painéis, em um espaço de 20.000 metros quadrados”, acrescentou Ive Cunha.
Bahia.Ba