Acontece, neste domingo (4) às 09h, uma marcha contra os agrotóxicos no Farol da Barra contra a liberação de produtos considerados nocivos. O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), o que coloca o país como o campeão mundial no uso de pesticidas na agricultura.
Nos últimos seis meses, o governo de federal aprovou mais de 260 novos pesticidas, boa parte proibida pelos países da União Europeia, fato que imputa o fato de que a comida passa a conter veneno, inclusive com alto teor de prejudicialidade ao organismo humano, ou seja, altamente tóxicos para a saúde humana.
Somente no mês passado, o Ministério da Agricultura validou 42 produtos, sendo alguns diretamente associados à sobrevivência das abelhas, contribuindo negativamente para a diminuição substancial da polinização, fator essencial para a preservação dos frutos e vegetais, e que servem como alimentos.
Em Salvador, a Marcha contra os Agrotóxicos é mobilizada por diversas organizações, entre elas a Fundação Verde Herbert Daniel e a Cooperativa de Criadores de Abelhas do Brasil.
Bahia Noticias