Na última sexta-feira (05/07), a ONG SEDESS em parceria com o Senac e com o apoio da Primeira Promotoria de Justiça Regional Ambiental, através do Promotor de Justiça, Dr. Julimar Barreto, finalizou mais um curso de capacitação profissional para a população varzedense. O curso teve a duração de 212 horas, o qual é composto por aulas teóricas e práticas, visando capacitar as alunas para atuarem no mercado de trabalho.

Para Marilene Oliveira, fundadora, diretora executiva e responsável legal pela SEDESS, este curso representa uma grande oportunidade de trabalho, já que há uma grande demanda por costureiras na cidade.

“Estou muito feliz por podermos oferecer um curso dessa natureza em parceria com uma instituição renomada no mercado há mais de 70 anos que é o Senac. Acreditamos e desejamos que essas novas profissionais do ramo da moda, possam transformar o aprendizado em fonte de renda ou produzirem as suas próprias confecções. Foi muito valioso o curso, pois, as alunas produziram vários modelos de roupas focando as tendências atuais, utilizando os variados tipos de tecidos e, ao final do curso, houve um desfile, no qual elas próprias exibiram os seus trabalhos para os visitantes”, disse.

Marilene agradece a todos que se empenharam na realização do curso:

“Agradecemos as instrutoras, Carla, Deise e Adriana, que ministraram a parte teórica do curso. De modo especial, agradecemos também a instrutora Néia que com sua capacidade e seus conhecimentos contribuiu significativamente no processo ensino-aprendizagem. Obrigada a diretora do Senac Fernanda Sousa e a nossa supervisora pedagógica Manoella, bem como ao Dr. Julimar Barreto que tem abraçado essa causa e nos ajudado a realizar muitos sonhos”, finalizou Marilene”.

Uma das alunas, Rejane, disse que fazer esse curso de costura foi a realização de um sonho:

“Foi muito gratificante porque aprendi coisas que eu não imaginava aprender. Era um desejo que eu tinha desde a adolescência, pois eu via minha vó com a máquina dela a minha tia também. Foi uma experiência maravilhosa, já estou recebendo convite para consertar roupas, eu acredito que eu vou começar dessa maneira. Vou treinar mais um pouco em casa, graças a Deus meu esposo me presenteou com uma linda máquina de costura e já vou começar fazer roupas para minha filha, para mim, e daqui para frente para outras pessoas também. Além disso, já idealizamos uma cooperativa formada pelas alunas desse curso. Não tenho nem palavras para agradecer o quanto foi especial para mim esse curso de costura. Espero que muitos outros sonhos sejam realizados na SEDESS, inclusive eu pretendo continuar meus estudos na questão da costura. Muito obrigada, Marilene, pela oportunidade, que Deus abençoe sempre você e sua família. Obrigada também ao Senac e ao Ministério Público (Dr. Julimar Barreto)”, disse Rejane.

Na oportunidade, a aluna Rosângela também demonstrou a sua satisfação em ter participado do curso:

“A minha experiência no decorrer do curso foi ótima, o curso de costureira teve grande importância na minha vida. Além dos momentos de distração também me proporcionou uma grande aprendizagem e uma convivência com novas pessoas de diferentes personalidades. Com essa capacitação, além de me proporcionar uma renda extra fazendo alguns trabalhos, foi a realização de um sonho; basta ter interesse e força de vontade e nunca desistir”, afirmou Rosângela.

Diante dos relatos, percebe-se o quanto o trabalho que a ONG SEDESS vem desenvolvendo no município de Varzedo, tem contribuído para a melhoria de vida de muitas pessoas. Trata-se de um trabalho filantrópico, voltado para atender as demandas da população, especialmente, as pessoas que mais necessitam.

A ONG Sustentabilidade, Educação, Desenvolvimento e Segurança Social – SEDESS está localizada na Rua Eujácio da Silva Almeida, em Varzedo (BA). Quem tiver interesse em ser um parceiro ou voluntário é só entrar em contato através do telefone (75) 9 8862-5490 ou pelo email: sedess2016@outlook.com.

Fonte: Tribuna do Recôncavo