A UPL Brasil e a Embrapa Trigo firmaram uma parceria para criar uma certificação que vai identificar produtores de trigo que adotam práticas para reduzir o impacto ambiental da produção.
O projeto Trigo Baixo Carbono terá duração prevista de quatro anos. A primeira etapa será dedicada à pesquisa e à criação dos critérios que serão usados na certificação. Depois, o sistema deverá ser colocado em prática por empresas certificadoras autorizadas pela Embrapa.
A certificação será voluntária e poderá reconhecer produtores que adotam medidas para reduzir a emissão de gases que contribuem para o aquecimento do planeta.
A UPL está entre as quatro empresas escolhidas pela Embrapa Trigo para participar do projeto. A companhia vai contribuir com recursos, conhecimento técnico e áreas para testes.
A Embrapa também mantém uma unidade em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, região que tem atuação importante em pesquisas e tecnologias voltadas para a agricultura.
A iniciativa ocorre em um momento de expansão da produção de trigo no Brasil. Segundo dados do IBGE citados no projeto, o país cultivou cerca de 2,9 milhões de hectares e produziu 7,5 milhões de toneladas de trigo em 2024.
A expectativa é que a nova certificação ajude a valorizar produtores que adotam práticas mais sustentáveis e contribua para o desenvolvimento da produção de trigo no país.
Com informações da Texto Comunicação. Texto adaptado por Hélio Alves / Tribuna do Recôncavo.

Imagem de PayPal.me/FelixMittermeier por Pixabay



















































Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay

Imagem de Stefano Escandiussi stecks05 do Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay

















Imagem ilustrativa de feraugustodesign por Pixabay









Imagem de ALBERTO H. FABREGAS do Pixabay
Image by Couleur from Pixabay














