A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), com ingresso no primeiro semestre acadêmico de 2020. São ofertadas 20 vagas, sendo 10 para a área de concentração Arqueologia e 10 para a área de concentração Patrimônio Cultural. As inscrições seguem até o dia 31 de outubro, somente via internet, no SIGAA – Processos Seletivos/Stricto Sensu.

O processo seletivo será constituído pelas seguintes etapas de provas e seus respectivos pesos: Etapa 1 – Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 4; Etapa 2 – Anteprojeto de Pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 4; Etapa 3 – Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 2; Etapa 4 – Prova de Língua Estrangeira de caráter classificatório que consistirá em tradução de texto acadêmico escrito em inglês. O resultado parcial será divulgado no dia 06 de dezembro, no site do programa.

Atendendo à política de cotas, dentre as vagas ofertadas, quatro poderão ser destinadas a candidatos auto declarados Negros, uma vaga para Pessoas Deficientes e três vagas para Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans. Duas vagas também poderão ser ocupadas por Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB. O resultado final será divulgado até o dia 13 de dezembro, após o processo de heteroidentificação das autodeclarações dos candidatos às vagas da reserva de cotas.

Sobre o programa – O PPGap tem como objetivo desenvolver os campos da arqueologia e do patrimônio cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação, capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre o todo o processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturas, da sua concepção aos processos de patrimonialização.

O curso é ofertado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.

Confira o Edital da Seleção Nº 02/2019 – PPGap.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ppgap.

Ascom