No último dia 07/09, um grupo de ex-alunos se reuniu para prestar uma homenagem à sua primeira professora. Trata-se de alunos que estudaram nas escolas D. Pedro I e Leovigildo Bittencourt, na localidade da Barra, município de São Miguel das Matas, onde, na época, a professora era a jovem Maria de Fátima Souza Santos, filha da comunidade local, que começou a dar aulas na década de 70, aos 17 anos de idade.
A “Escola de Fátima”, como era popularmente conhecida, nasceu numa cabana de palha, depois ganhou um pequeno cômodo, construído ao lado da casa dos pais, o Sr.⁰ Olídio e dona Moça, muito conhecidos no lugar. Embora a escola fosse pequena e improvisada, a professora Fátima conseguia se desdobrar numa sala multisseriada, e apesar das limitações enfrentadas, todos na região reconheciam a capacidade que a mesma tinha para transmitir conhecimentos.
A professora casou-se, mudou de cidade, deixou o ofício, mas os alunos nunca esqueceram aquela que os ensinou a construir suas primeiras palavras escritas e a entender o mundo, através da leitura. Eles cresceram, seguiram suas vidas, mas a amizade que nasceu naquela escola simples do interior sempre foi mais forte do que o tempo e a distância. Então, através de um grupo de WhatsApp, tudo foi sendo organizado para que o grande reencontro fosse possível.
O evento, que aconteceu no Clube Pousada Barra, recebeu o apoio até do proprietário do Clube e sua equipe, além da colaboração da Polpa+Sabor e Del Gás, todos juntos para que tudo saísse conforme o planejado. A “eterna” professora Fátima foi tomada pela emoção, diante de tamanha surpresa. “Eu nunca imaginei que, depois de 35 anos, alguém ainda lembrasse de mim, desse jeito”. Disse ela.
Além dos ex-alunos e seus familiares, estiveram presentes os familiares da professora, que ficaram muito felizes com a homenagem. O encontro comemorou também o aniversário da professora Fátima, que completou 60 anos em fevereiro de 2024. A turma pretende realizar outros encontros e reunir uma quantidade ainda maior de amigos.
Matéria: Valdelice Costa/ Tribuna do Recôncavo.
Deixe seu comentário