Conceição Maria S. Silva, conhecida como Konça Samppayo, foi eleita diretora da APLB Sindicato, Delegacia da Mata, em Santo Antônio de Jesus (BA), cuja votação aconteceu nos dias 10 e 11 de junho. A eleição foi realizada em chapa única, onde 660 pessoas votaram, sendo 629 votos válidos, 28 brancos e 3 nulos. Como foi chapa única Konça necessitava de 50% dos votos, mais 1.

“Foi uma honra muito grande obter essa votação, eu não sabia que era tão querida, e muitas pessoas não votaram porque não deu tempo, já que só foram dois dias de votação e não teve como irmos em todas as escolas”, disse. Konça ainda falou que vai lutar e defender os interesses, não apenas dos professores, mas de todos os trabalhadores da educação.

Além de Santo Antônio de Jesus, Konça está representando mais 4 cidades: São Miguel das Matas, Varzedo, Muniz Ferreira e Dom Macedo Costa porque os núcleos da APLB desses municípios estão vinculados a APLB – Delegacia da Mata de Santo Antônio de Jesus. O mandato é de julho de 2019 a julho de 2023. A data da posse ainda não foi marcada.

Texto e reportagem: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo