Quem vê o santoantoniense Cledenílson defendendo o Sada Cruzeiro (MG), líder da Superliga masculina de vôlei 23/24, sendo o principal bloqueador da equipe na competição, não imagina que, aos 18 anos, ele quase abandonou o esporte. Por muito pouco, o central de 2,10m não decidiu arranjar um trabalho para ajudar nas despesas de casa. Mas, sete anos depois, o atleta só guarda gratidão por tudo o que viveu e revela quais são as melhores lembranças sempre que pensa em Santo Antônio de Jesus.
Aos 25 anos, Cledenílson relembra a importância dos três projetos que participou – dois em Santo Antônio de Jesus, e um em Salvador. “Sem eles, não estaria aqui. O último deles, o Escola Parque, do professor Márcio Sacramento, em Salvador, foi fundamental para mim. Eu já havia desistido de tudo porque o projeto na minha cidade havia terminado. Depois comecei a treinar no Vitória. Faltava um mês para eu completar 19 anos e ia parar de vez. Eu tinha de trabalhar para ajudar minha mãe. Apostei todas as fichas naquele último mês. Quando estava quase completando 19 anos, me vi com a passagem nas mãos para o Minas, onde fiz a minha base no vôlei”, ressaltou Cledenílson.
“O professor Márcio não tinha ajuda de nada, ele era quem procurava patrocínio, fazia rifa, vaquinha para me ajudar com os custos da passagem porque eu não tinha condições de estar indo para Salvador disputar campeonatos. Isso me ajudou bastante e agradeço muito”, completou Cledenílson.
Mas tudo começou com o futebol e com o professor Jorginho, que bancava um espaço no 14º Batalhão da Polícia Militar. “Eu era uma criança sonhadora. Gostava bastante do futebol e o tempo que eu tinha, depois das aulas, eu ia lá. Para frequentar a escolinha tinha de estudar. Ele me ajudou bastante em ter comprometimento e competitividade. Sempre gostei de praticar esportes, nunca tinha tido incentivo e ele foi um dos primeiros. Eu não tinha condições de pagar escolinha particular e ele disponibilizava de graça aos meninos da periferia”.
O segundo projeto foi a escolinha “Vôlei Para Vencer”, do professor Ronaldo. “Ele foi na minha escola me convidar para fazer um teste. No início eu não queria, mas minha mãe insistiu, e fui. E ele também não tinha ajuda, ele mesmo arcava tudo no Clube dos 100: buscava patrocínio para arrumar uniformes, redes, bolas e até mesmo o espaço. Sou muito agradecido a ele porque se não fosse a insistência dele não estaria aqui. Ele acreditou que eu tinha potencial”.
Mãe, amigos e Praça Padre Matheus, as saudades
Não são muitos os momentos de folga na vida de um jogador de vôlei. Mas, quando está em Santo Antônio de Jesus, Cledenílson não deixa de ir ao seu lugar favorito – depois da casa de sua mãe, Valdelice. “É a Praça Padre Matheus que foi reformada recentemente e ficou bem bonita. Costumo ir lá passear com os meus dois cachorros e a minha noiva quando estou na cidade”.
Os amigos também não ficam para trás nessas visitas. “Sempre mantenho contato com eles. Todos têm um carinho enorme por mim e sempre vou visitá-los quando estou lá. Sinto saudades dessas amizades”, afirmou Cledenílson. Mas ele também revelou qual a primeira lembrança quando pensa em Santo Antônio de Jesus.
“Minha principal lembrança é a minha mãe. No primeiro ano da pandemia, abri mão das minhas economias de três anos e construí uma casa para a minha ela. No Dia das Mães ela já estava morando na casa e ficou muito feliz. Sei que ela merece muito mais que isso.”
Copa Brasil à vista
Cledenílson se prepara, junto com os companheiros, para assegurar mais um título para o Sada Cruzeiro: o oitavo da Copa Brasil e seu quarto no clube. O atleta já renovou seu contrato por mais duas temporadas, mas revela que foi sondado por outras equipes.
“Estou feliz aqui, me sinto acolhido. Tive propostas de outros clubes, mas eu tenho uma paixão grande pelo Sada Cruzeiro. É um dos maiores clubes do mundo e sempre tive o sonho de jogar aqui. Fico feliz em passar confiança e saber que eles também estão felizes com o meu trabalho. Nessas cinco temporadas evoluí bastante. A comissão técnica e a equipe médica me ajudam muito para estar na minha melhor forma. Essa temporada está sendo uma das melhores da minha vida”, concluiu o jogador.
O adversário do Sada Cruzeiro nas semifinais da Copa Brasil será o Sesi Bauru (SP), no próximo sábado, dia 9. Quem vencer, garantirá vaga na decisão do título, no domingo, dia 10.
Sada Cruzeiro.
Foto: Reprodução/ Video






Arquivo Pessoal
Reprodução: Recôncavo no AR
FotoS: Reynaldo Felix / AgFpontes / Divulgação.
Edição: Tribuna do Recôncavo
Imagem de whekevi por Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Adam Vidal
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Reprodução
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Reprodução/ Video
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Fotos: Divulgação
Divulgação
Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Ethan Parsa por Pixabay
Foto: Joá Souza/GOVBA
Imagem de 영훈 박 de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Edilson Oliveira
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Clara - PASCOM - SAJ
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Reprodução/ Video
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado