Nazaré: Confira a programação da Feira de Caxixis 2019

Nazaré: Confira a programação da Feira de Caxixis 2019 - nazare, destaqueFoto: Ascom/ SETUR

A tradicional Feira de Caxixis, realizada na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, deve atrair milhares de visitantes durante a Semana Santa. O evento, que reúne música e a venda de artesanatos, teve início nesta sexta-feira (19), e segue até domingo (21). A entrada é gratuita. A programação musical da festa inclui apresentação da cantora Yasmin Santos, Gabriel Diniz, Lincoln e Duas Medidas, Dayane Felix, Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan, Sem Retoque, Lá Furia, Parangolé e Bandana.

Essas atrações irão se apresentar nos três dias de festa, na Arena Caxixis. Outras atrações também irão agitar a Arena Central que conta com diversos palcos. A Feira de Caxixis em 2019 vai contar com mais de 300 barracas. O destaque é o artesanato típico, principalmente peças esculpidas em barro. A maioria dos objetos em exposição para venda é produzida nas olarias de Maragogipinho, distrito do município vizinho, Aratuípe.

 

Variedade

Miniaturas (caxixis), utensílios domésticos, como panelas, artigos de decoração e imagens de santos católicos – tudo criado pelas mãos dos artesãos do Recôncavo, como o reconhecido santeiro Rosalvo Santana. O centro da cidade recebe ainda uma estrutura composta por estantes padronizados para os oleiros, postos policiais, ronda da guarda municipal, serviços de proteção ao menor, ordenamento do trânsito, posto de saúde, ambulância, fiscalização sanitária, palco profissional, camarote, praça de alimentação e decoração do circuito do evento.

 

Roteiro turístico

A cidade de Nazaré, distante 239 km de Salvador, é destino indicado para quem deseja ampliar o universo cultural e artístico. Durante o passeio, o visitante descobre que não dá para ir embora sem, pelo menos, conhecer alguns lugares. Entre eles, o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva “Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram- road do município, a Visconde de São Lourenço, ao redor da qual funcionam diversas lojas e restaurantes que se tornam uma opção de diversão nos finais de semana.

Fonte: Infosaj

Nazaré: Confira a programação da Feira de Caxixis 2019 - nazare, destaque

Nazaré: Confira a programação da Feira de Caxixis 2019 - nazare, destaque

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Nova plataforma de Atendimento Virtual da Embasa é lançada

Nova plataforma de Atendimento Virtual da Embasa é lançada - bahiaFoto: Divulgação/Embasa

Recém-lançado neste mês de setembro, o novo Atendimento Virtual da Embasa já está disponível no site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br e no App Embasa para celular. Totalmente reformulado e com programação e design pensados para facilitar a experiência dos usuários, o novo Atendimento Virtual vai facilitar o acesso a informações e agilizar o processo de solicitação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Mais de 50 serviços oferecidos pela Embasa estão disponíveis na plataforma.

O usuário precisará cadastrar novo login e senha e terá uma experiência personalizada, pois a ferramenta reconhece sua localização e informa sobre eventuais ocorrências operacionais que afetem a prestação dos serviços em sua localidade, como interrupções no fornecimento de água para manutenções, por exemplo.

“A reformulação da Agência Virtual integra a estratégia da Embasa em aprimorar constantemente as formas de se relacionar com seus usuários. Além de uma interface muito mais simples, intuitiva e moderna, a plataforma oferece diversos recursos de acessibilidade para pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual ou auditiva, como a possibilidade de aumentar o tamanho da fonte e dos ícones e um tradutor do conteúdo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais”, destaca o presidente da Embasa, Leonardo Góes. (mais…)

Dezoito atletas baianos classificam-se para o Sul-Americano de Canoagem e Paracanoagem

Dezoito atletas baianos classificam-se para o Sul-Americano de Canoagem e Paracanoagem - esporteImagem Ilustrativa | Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

Dezoito atletas baianos classificaram-se para o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que ocorrerá entre 28 de setembro e 1 de outubro, na cidade de Lagoa Santa, Minas Gerais.

A convocação dos atletas foi feita pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em ofício circular datado de 24 de setembro, que considerou como critério para seleção o resultado do Brasileiro, encerrado no último domingo (24).  Na etapa nacional, também realizada em Lagoa Santa, a  delegação baiana mais uma vez fez história, conquistando 192 medalhas: 52 de ouro, 71 de prata e 69 bronze.

A Bahia esteve representada  por cerca de 200 jovens de 7 a 17 anos, todos eles alunos do projeto social Remando em Águas Baianas, apoiado financeiramente pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e executado em parceira com a Federação Baiana de Canoagem (FBC). (mais…)

Bahia ganha nesta quarta (27) a retomada da realização de transplantes de coração

Bahia ganha nesta quarta (27) a retomada da realização de transplantes de coração - noticias, bahiaImagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta quarta-feira, dia 27, a Bahia vai ganhar um presente mais que especial: a retomada da realização de transplantes de coração. Atualmente, três baianos estão sendo examinados por uma junta médica para, após essa etapa, entrarem na lista de espera por um transplante de coração – cirurgia que voltará a ser realizada no Hospital Ana Nery (HAN), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Salvador. Subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa destaca que a retomada é fruto dos esforços do Governo da Bahia, através da Sesab, para ampliar a gama de transplantes realizados em solo baiano.

A pausa na realização dos transplantes cardíacos, segundo o subsecretário, foi motivada para que uma reestruturação do sistema pudesse ser desenvolvida, e acabou sendo impactada pela pandemia da Covid-19. Quatro tipos de procedimentos vinham sendo realizados na Bahia: os transplantes de córnea, rim, fígado e medula.

Equipe multidisciplinar a postos

Referência em cardiologia no Estado, o HAN já está com tudo pronto para a retomada do serviço. Ao todo, uma equipe multidisciplinar com 15 profissionais de saúde especializados em transplante vai conduzir os procedimentos, como explica o Coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca Avançada do Hospital Ana Nery e diretor da unidade, Luiz Carlos Santana. (mais…)

Proprietários de veículos com placas de final 5 devem quitar o IPVA até o dia 28

Proprietários de veículos com placas de final 5 devem quitar o IPVA até o dia 28 - noticias, bahiaFoto: Fernando Vivas/ GOV-BA

Os proprietários de veículos com placas de final 5 devem ficar atentos para quitar por completo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o dia 28 de setembro. É possível pagar a quinta e última parcela ou cota única sem desconto. Já para as placas terminadas em 6, o prazo para quitação vence no dia 29 de setembro.

No final de setembro, também vencem os prazos para pagamento parcelado dos veículos com placas terminadas em 7, 8, 9 e 0. Nos dias 28 e 29, é a vez do pagamento da quarta cota para as placas de finais 7 e 8, bem como da terceira cota para as placas 9 e 0, respectivamente.

No próximo mês de outubro, vencem os prazos finais de pagamento em cota única para placas de final 7 (dia 30) e final 8 (dia 31). Já em novembro, no dia 29 vence o prazo para quitar o IPVA das placas de final 9 e, no dia 30, para as de final 0. (mais…)

Feira de Santana: Colunista de jornal morre atropelado

Feira de Santana: Colunista de jornal morre atropelado - feira-de-santana, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

O colunista João Gonçalves de Farias, de 78 anos, morreu, nesta terça-feira, dia 26, após ser atropelado na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana (BA). João escrevia para o Jornal  Noite e Dia  de Zé Coió.

O idoso estava atravessando a pista na faixa de pedestres, quando foi atingido por uma motocicleta.

O condutor e a passageira que estavam a bordo da moto ficaram feridos e foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Conectado News e Acorda Cidade.

Professores e coordenadores aprovados em concurso celebram ingresso na carreira do magistério público estadual

Professores e coordenadores aprovados em concurso celebram ingresso na carreira do magistério público estadual - noticias, bahiaImagem de Radoan Tanvir do Pixabay

A manhã desta terça-feira, dia 26, marcou uma nova etapa na vida de 1.145 professores e 187 coordenadores pedagógicos, sendo 14 indígenas, que tomaram posse e ingressaram, mediante concurso público, no quadro do magistério público estadual com a nomeação publicada pelo Governo do Estado, no Diário Oficial (rhbahia.ba.gov.br). Além de contribuir com a aprendizagem dos estudantes, os novos educadores da rede estadual de ensino celebraram a estabilidade no emprego e a oportunidade de progredir na carreira.

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, falou que a nomeação e posse dos novos professores e coordenadores refletem o reconhecimento e a valorização da carreira do magistério público pelo Governo do Estado. “Esses profissionais estarão presentes em escolas dos 27 Territórios de Identidade, compondo e ampliando a nossa capacidade de atendimento aos nossos estudantes e às nossas escolas. Mais uma vez, é uma ação forte de valorização do professor e do coordenador pedagógico, que reflete o trabalho voltado para os baianos e baianas com uma educação pública de qualidade”.

Com a alegria estampada no rosto, Olga Braga revela que a sensação é de vitória. Ela inicia uma nova trajetória de vida como professora de Matemática, o que considera uma missão. “Sou formada em Engenharia Sanitária e Ambiental, mas há algum tempo venho trabalhando na área do ensino, em ONGs e escolas particulares. Temos um grande potencial e, agora, com esses investimentos do Governo do Estado, quero contribuir para que a Bahia chegue ao topo no ranking da Educação”. (mais…)

São Sebastião do Passé: Time de futsal participa da Taça Brasil

São Sebastião do Passé: Time de futsal participa da Taça Brasil - sao-sebastiao-do-passe, noticias, esporteImagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

O time baiano de futsal Itaeté Futebol Clube Sebastianense, do município de São Sebastião do Passé (BA), irá representar a Bahia na Taça Brasil de Clubes Divisão Especial Sub 17 masculino. O sebastianense é o atual campeão baiano sub 17.

O campeonato teve início na segunda-feira (25), na cidade Paranaguá (PR). Nesta edição da Taça Brasil de Futsal, as equipes são divididas em quatro grupos com quatro equipes cada (ver tabela das partidas). Os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

Para garantir a participação da equipe, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), disponibilizou passagens para 11 atletas e a comissão técnica.

Fonte: Ascom/Sudesb

JACKSON SANTOS FALOU SOBRE PROJETOS DE ASTRONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS EDUARDO M. DE MAGALHÃES

JACKSON SANTOS FALOU SOBRE PROJETOS DE ASTRONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS EDUARDO M. DE MAGALHÃES - tribuna-on, noticias

O convidado da LIVE Tribuna ON dessa terça-feira, dia 26/09/2023, foi o professor Jackson Santos, o qual falou sobre projetos de astronomia desenvolvidos na ELEM – Escola Municipal Luís Eduardo M. de Magalhães, em Santo Antônio de Jesus (BA). Entre os projetos está o foguete feito com garrafa pet, Água e ar que sobe aproximadamente 130 metros.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

Postos SAC Feira II e Jequié fazem atendimento especial para RG neste sábado (30)

Postos SAC Feira II e Jequié fazem atendimento especial para RG neste sábado (30) - jequie, feira-de-santana, destaque, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Os postos SAC Feira II e Jequié realizam um atendimento especial para RG neste sábado (30). As unidades vão funcionar de 8h às 12h apenas para serviços de carteira de identidade. Para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento (ou do estado civil) original.

A 1ª via do documento é gratuita. A partir da 2ª via é preciso pagar uma taxa de R$ 46,19. O SAC Feira II fica situado no centro da cidade, na Rua Vasco Filho. Já o SAC Jequié está localizado na Rua Otávio Mangabeira, no bairro Mandacaru.

O atendimento é por agendamento através do SAC Digital. Para agendar, é preciso baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar (www.sacdigital.ba.gov.br). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza ainda o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Ascom/Saeb

OMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo

OMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo - saudeImagem de cromaconceptovisual por Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta esta semana para o aumento de casos de cólera no mundo. De acordo com a entidade, em 2022, foram registrados mais que o dobro de casos da doença que em 2021 – 472.697 contra 223.370. Além disso, 44 países reportaram notificações da doença – um aumento de 25% em relação aos 35 países que reportaram casos em 2021. OMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo - saudeOMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo - saude

“Não só houve mais surtos, mas os surtos foram maiores”, destacou a OMS. Os dados mostram que sete países – Afeganistão, Camarões, República Democrática do Congo, Malawi, Nigéria, Somália, Síria e República Árabe – reportaram mais de 10 mil casos suspeitos ou confirmados no ano passado. “Quanto maior o surto, mais difícil é normalmente controlá-lo”.

Os números sugerem que, em 2023, o aumento de casos deve se manter – atualmente, 24 países já confirmaram surtos de cólera em andamento, sendo que alguns deles enfrentam o que a OMS chama de “crises agudas” provocadas pela doença. (mais…)

Barreiras: Fuzil e quase 40 kg de cocaína são apreendidos pela PRF

Barreiras: Fuzil e quase 40 kg de cocaína são apreendidos pela PRF - policia, barreirasFoto: PRF na Bahia

Em uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta segunda-feira, dia 25, por volta das 17 horas, uma equipe de agentes conseguiu realizar uma importante apreensão de drogas e armas na BR-242, no município de Barreiras, oeste da Bahia. A ação ocorreu durante uma fiscalização de trânsito a um veículo que trafegava com o farol apagado e acessório não permitido, levando a descoberta de um carregamento significativo de entorpecentes e armamento ilegal.

Durante as fiscalizações de trânsito, os policiais notaram que a estrutura do teto do veículo não correspondia ao padrão comum desse tipo de automóvel e ao perceberem um volume suspeito no interior do veículo, os agentes decidiram aprofundar a busca. Com vasta experiência em ocorrências relacionadas a ilícitos ocultos em veículos, a equipe utilizou técnicas de desmontagem para investigar a situação.

Ao realizar a busca minuciosa, os policiais localizaram, escondidos sob o teto do veículo, um fuzil, carregadores, munições e uma quantidade substancial de tabletes de uma substância que aparentava ser droga ilícita. Após um teste preliminar, a substância foi confirmada como cocaína na sua forma mais pura (cloridrato de cocaína), totalizando 38,6 kg do entorpecente. (mais…)

Ministra Rosa Weber participa de última sessão na presidência do CNJ

Ministra Rosa Weber participa de última sessão na presidência do CNJ - justicaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, foi homenageada, nesta terça-feira, dia 26, na segunda sessão extraordinária do CNJ em 2023, a última sob sua presidência. A ministra se aposentará compulsoriamente nesta quinta-feira, dia 28, dias antes de completar 75 anos, em 2 de outubro. Formada em 1971, Rosa Weber é a primeira magistrada do direito do trabalho a exercer a presidência do STF. Ministra Rosa Weber participa de última sessão na presidência do CNJ - justicaMinistra Rosa Weber participa de última sessão na presidência do CNJ - justica

Juízes do CNJ, alunos mestrandos de Mato Grosso, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) citaram os feitos da ministra no período da presidência do colegiado em questões diversas, como da equidade de gênero, acesso à justiça e garantia de direitos de minorias e, sobretudo, a atuação em resposta aos ataques antidemocráticos e golpistas aos Três Poderes da República, em 8 de janeiro, bem como todas as ações da campanha Democracia Inabalada, liderada pela ministra Weber, ao lado de outros ministros da corte suprema, após a reabertura do STF, em fevereiro deste ano.

A magistrada agradeceu as homenagens recebidas e, no discurso de despedida, comentou sobre o trabalho desempenhado em quase 12 anos como ministra do STF, na garantia do cumprimento da Constituição Federal de 1988 e para efetivação dos direitos fundamentais estabelecidos pela Carta Magna. (mais…)

Mutuípe: Jovem desaparecida em SP é encontrada após denúncia de sequestro

Mutuípe: Jovem desaparecida em SP é encontrada após denúncia de sequestro - mutuipeFoto: Divulgação/ Polícia Civil

Uma jovem, que estava desaparecida há dois anos, foi encontrada na noite desta segunda-feira, dia 25, em Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. Um homem, de 54 anos, que se identificou como pai dela foi levado à delegacia da cidade. A suspeita é que ela seja a mesma que desapareceu em São Paulo em outubro de 2021, quando tinha 16 anos.

O comandante do 14° Batalhão da Polícia Militar, Capitão Alex Gondim, declarou que a então adolescente foi vista pela última vez entrando em um táxi. Uma denúncia anônima sobre um suposto sequestro levou os policiais a procurar por um veículo Chevrolet Agile preto, que trafegava pela BR-420.

Os agentes fizeram a abordagem, a jovem disse que era filha do homem mas ao consultar informações, os agentes perceberam que os dois não eram pai e filha. Ainda segundo o capitão da PM, tanto a polícia paulista como os pais da jovem foram comunicados.

Fonte: Blog do Valente via Bahia Notícias.

Fraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de operação da PF

Fraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de operação da PF - saude, policiaImagem de drewstewart por Pixabay

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, dia 26, a Operação Indebitus com 240 policiais, que cumprem 62 mandados de busca e apreensão em endereços dos acusados de fraudes contra o Programa Farmácia Popular do Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Amazonas e Ceará.Fraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de operação da PF - saude, policiaFraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de operação da PF - saude, policia

As investigações se iniciaram em outubro de 2022, a partir de notícia da venda fictícia de medicamentos por meio do Farmácia Popular, que teria sido praticada por uma rede de farmácias com atuação na Região Sul do país.

Os acusados usavam indevidamente dados de cidadãos em vendas fictícias feitas por farmácias por meio do programa. Segundo a PF, os investigados responderão, em tese, pelos crimes de estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. (mais…)

Barreiras: PF prende prestador de serviço após furto nos Correios

Barreiras: PF prende prestador de serviço após furto nos Correios - barreirasFoto: Divulgação/ Polícia Federal

Um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) em Barreiras, no Extremo Oeste baiano, acusado de furto no Centro de Distribuição do órgão. Segundo a polícia, o acusado, que presta serviço de vigilância, confessou o crime.

Aos agentes, o suspeito disse que tinha em casa vários produtos oriundos de furto, como celulares relógios, fones de ouvido bluetooth e garrafas térmicas.

A PF disse ainda segue na apuração do caso na tentativa de reaver todos os produtos.

Fonte: Bahia Notícias.

Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026

Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026 - educacaoImagem de Freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta terça-feira, dia 26, decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A previsão do governo é conectar 138,4 mil escolas em todo o país até 2026. O anúncio foi feito durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov. Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026 - educacaoGoverno vai conectar 138,4 mil escolas até 2026 - educacao

“Temos hoje a assinatura do decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Vamos conectar 138.400 escolas nesse país. Até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada com wi-fi e tudo o mais que for necessário”, disse o presidente.

Durante participação no programa, o ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou que mais da metade das escolas brasileiras, atualmente, não tem wi-fi. (mais…)

Valença: Vendedor ambulante é assassinado na Bolívia

Valença: Vendedor ambulante é assassinado na Bolívia - valenca, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Foi necropsiado na manhã de domingo, dia 24, no IML – Instituto Médico de Valença, o corpo do vendedor ambulante José Antônio de Sousa, de 44 anos, natural de Campos Sales, Ceará.

O mesmo conduzia uma motocicleta, quando foi assassinado por disparos de arma de fogo na tarde de sábado, dia 23, no loteamento Bahia1, praça dos Bichos, no bairro da Bolívia em Valença.

A motivação e autoria são desconhecidas. A Policia Civil investiga esse crime. Informações nas redes sociais de que José era vendedor ambulante.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Atualiza Bahia.

Seguindo o exemplo da primavera, pequena Lis Dórea segue renascendo e se reinventando diariamente

Seguindo o exemplo da primavera, pequena Lis Dórea segue renascendo e se reinventando diariamente - bahiaFotos: Arquivo pessoal / Instagram da artista

A primavera é a estação das flores, a estação de transição, que tem o significado e traz como esperança um momento de renascer. Assim como a primavera a modelo mirim Lis Dórea, vem desabrochando e passando por diversas transições, vale ressaltar que Lis iniciou como modelo e ao longo de sua carreira vem encantando não só como modelo, mas também como atriz, se transformando em uma artista nata e já consegue ganhar até seu próprio cachê.

Lis Dórea, segue com uma agenda de atividades para o desenvolvimento da profissão de artista e no começo do mês de setembro participou da gravação do sexto episódio da websérie Cigana Aurora que já está disponível para ser assistido no youtube no canal https://www.youtube.com/@adelaidecostacenasepoesias7622. Na trama que tem texto e direção de Adelaide Costa, a modelo e atriz mirim interpreta a também artista mirim Paty.

“Está sendo encantador acompanhar a evolução e o desabrochar de Lis, não só como modelo, mas, como artista também”, relata emocionada a mãe da modelo e atriz mirim Zuleide Souza.

(mais…)

PRF promove palestras e atividades educacionais em Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Cipó

PRF promove palestras e atividades educacionais em Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Cipó - euclides-da-cunha, bahiaFoto: PRF

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está promovendo uma série de palestras e atividades educacionais nas cidades de Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Cipó. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança viária, a PRF está engajada em uma missão que inclui o famoso ônibus do Cinema Rodoviário.

Palestras educativas e interativas

Durante a semana, a PRF realizará palestras educativas nas escolas e empresas, abordando temas como respeito às leis de trânsito, o perigo do uso de celular ao volante, a importância do uso do cinto de segurança e do capacete, e os riscos da combinação álcool e direção.

As palestras são ministradas por agentes treinados, que compartilham suas experiências no policiamento rodoviário e oferecem dicas valiosas para uma condução segura. Os participantes também terão a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com os policiais, tornando o aprendizado mais envolvente. (mais…)

Núcleo para tratamento de miomas será lançado em Salvador

Núcleo para tratamento de miomas será lançado em Salvador - bahiaFoto: Divulgação

Oferecer tratamento humanizado e multidisciplinar de miomas com foco na abordagem minimamente invasiva e, sempre que possível, preservação da fertilidade. Este é objetivo do  Núcleo Avançado de Abordagem de Miomas (NAAM), que será lançado no dia 5 de outubro, às 19h30, no Restaurante 705, no bairro de Pituaçu, em Salvador. O encontro, voltado para especialistas das áreas de ginecologia, angiologia e cirurgia, inclui uma palestra que será ministrada pelo psicoterapeuta, professor e escritor Jordan Campos.

Liderado pelos experientes cirurgiões ginecológicos Marcos Travessa e Guilherme Moraes, e pelo cirurgião vascular Dionésio Coelho, o NAAM reúne um grupo de médicos qualificados na abordagem da miomatose uterina. Um dos tratamentos de maior destaque oferecidos pelo Núcleo, a embolização das artérias uterinas é um procedimento minimamente invasivo usado para tratar miomas que causam sangramento menstrual intenso, dor ou sintomas compressivos na bexiga ou intestino.

De acordo com o cirurgião vascular, angiorradiologia e radiologista intervencionista Dionésio Coelho, que já realizou mais de 550 procedimentos desse tipo, o procedimento envolve a introdução de um cateter na virilha por meio de uma pequena punção. O cateter é dirigido até a artéria uterina por meio de manobras visualizadas por imagens geradas por um aparelho que emite raios-X (fluoroscopia). “Com o cateter, injetamos o agente embólico nas artérias que fornecem sangue aos miomas, reduzindo seu tamanho”, explicou o especialista. (mais…)

Vitória da Conquista: PRF recupera duas motocicletas adulteradas durante abordagem a caminhão cegonha

Vitória da Conquista: PRF recupera duas motocicletas adulteradas durante abordagem a caminhão cegonha - vitoria-da-conquista, bahiaFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou duas motocicletas adulteradas durante abordagem a um caminhão cegonha. O fato foi registrado no Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, região sudoeste do estado.

Era por volta das 14h quando os policiais abordaram um caminhão cegonha durante comando com foco no combate ao crime organizado. Além de fiscalizar o caminhão, a equipe realizou a vistoria nos veículos que eram transportados. Nesse momento, os policiais constataram que duas motocicletas estavam com os elementos identificadores adulterados.

Após uma análise minuciosa, foi possível identificar a origem de uma delas, que tinha uma ocorrência de furto registrada na cidade de São Paulo em agosto deste ano. Questionado, o condutor informou que embarcou as motocicletas em cidades diferentes e que não suspeitou da origem ilícita dos veículos.  A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil competente para adoção das medidas cabíveis.

PRF.

Governo da Bahia nomeia mais professores e coordenadores aprovados em concurso do magistério

Governo da Bahia nomeia mais professores e coordenadores aprovados em concurso do magistério - bahiaFoto: Camila Souza/ GOV-BA

O governador Jerônimo Rodrigues nomeou nesta terça-feira, dia 26, aprovados no concurso Saeb 03/2022 para professor e coordenador pedagógico da rede estadual de ensino. No total, são 1.145 professores, 173 coordenadores e 14 coordenadores indígenas. A relação dos nomeados pode ser consultada no Diário Oficial de hoje e no Portal RH Bahia (rhbahia.ba.gov.br).

Também estão publicados os nomes daqueles que, apesar de convocados, ou não atenderam a requisitos para ingresso previstos em edital; ou não compareceram; ou tiveram pedidos de remanejamento para final de lista deferidos ou indeferidos. O certame obteve mais de 81 mil candidatos inscritos, no edital de abertura, publicado em agosto de 2022.

Após a nomeação, os candidatos tomam posse e entram em exercício. Eles vão atuar em Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), distribuídos por centenas de municípios do interior do estado. O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período. Vale destacar que, em cumprimento à decisão judicial nº 8035219-20.2023.8.05.0000, não será publicado ato em relação aos candidatos da disciplina Língua Inglesa. (mais…)

Jequié: PRF apreende celulares avaliados em R$ 60 mil na BR 116

Jequié: PRF apreende celulares avaliados em R$ 60 mil na BR 116 - policia, jequie, bahiaFoto: PRF

Na noite desta segunda-feira, dia 25, policiais rodoviários federais apreenderam 15 smartphones que eram transportados sem documentação fiscal e 17 comprimidos de anfetaminas. A ação aconteceu durante fiscalização no KM 677 da BR 116, trecho do município de Jequié (BA).

Por volta das 21 horas, policiais deram ordem de parada a um caminhão SCANIA/R 420 de cor preta durante comando de fiscalização. No decorrer da vistoria à cabine do veículo, a equipe localizou duas caixas contendo 15 celulares de origem estrangeira e sem documentação fiscal. Também foram encontrados 17 comprimidos da substância Nobésio. Questionado, o condutor afirmou que carregou o material na cidade de São Paulo com destino a Petrolina (PE).

Previsto no artigo 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país. (mais…)

14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária terá produtos de diversas regiões do Brasil

14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária terá produtos de diversas regiões do Brasil - bahiaFoto: SDR/CAR

A 14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, marcada para acontecer de 13 a 17 de dezembro de 2023, no Parque Costa Azul, em Salvador, promete ser um verdadeiro festival de sabores e cultura.

Neste ano, o evento traz uma atração inovadora: a Tenda Brasil. Este espaço será um destaque da feira, onde produtos de 32 empreendimentos de diversas regiões do país serão expostos e comercializados. Mas as novidades não param por aí. Tem também espaços inéditos, como a Tenda Economia Solidária e a 1ª Feira Agroecológica da Bahia.

A Tenda Brasil é resultado de um acordo de cooperação recentemente firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). (mais…)

SAJ: Festival Sabores será lançado na próxima quinta-feira (28)

SAJ: Festival Sabores será lançado na próxima quinta-feira (28) - saj, noticiasImage by Terri Cnudde from Pixabay

A 6ª edição do Festival Gastronômico Sabores de SAJ será lançada na próxima quinta-feira (28), no auditório do Sebrae em Santo Antônio de Jesus. O evento terá início às 18h30 e vai reunir empreendedores do segmento de bares e restaurantes, bem como parceiros locais. As pessoas interessadas em participar devem confirmar sua inscrição pelo link.

A iniciativa é do Sebrae e o festival reafirma a tradição culinária do município que já integra o calendário de eventos de Santo Antônio de Jesus. A organização do evento promete uma noite de surpresas, inspiração e de gastronomia. “Estamos preparando algo especial para os apaixonados pela culinária”, destacou em convite feito no Instagram oficial do festival: @festivalsaboresdesaj .

Serviço: (mais…)

Termina prazo para estados e municípios transferirem recursos do piso da enfermagem para estabelecimentos de saúde

Termina prazo para estados e municípios transferirem recursos do piso da enfermagem para estabelecimentos de saúde - brasil, bahiaFoto: Elói Corrêa/ GOV-BA

Nesta segunda-feira, dia 25, encerrou o prazo para que estados e municípios transfiram para as instituições de saúde conveniadas os recursos destinados pela União para o pagamento do piso dos profissionais de enfermagem. Os recursos foram disponibilizados no dia 23 de agosto e creditados dois dias úteis após a data de emissão da ordem bancária, segundo informou o Fundo Nacional de Saúde (FNS).

De acordo com a portaria GM/MS Nº 1.135, “no prazo de 30 dias após o FNS efetuar o crédito nas contas bancárias dos fundos de saúde dos estados e municípios, deverão os respectivos entes efetuar o pagamento dos recursos financeiros aos estabelecimentos de saúde”. O repasse é para entidades privadas sem fins lucrativos e entidades privadas contratualizadas ou conveniadas, que atendam, pelo menos, 60% de seus pacientes pelo SUS. Os valores são para o pagamento do piso dos profissionais de enfermagem referente aos meses de maio, junho, julho e agosto.

“Os estados e municípios também receberam os recursos para a folha de pagamento dos seus profissionais. Então é preciso dar celeridade para que o piso chegue aos contracheques dos trabalhadores. No setor privado, o piso deve ser pago na sua integralidade conforme a Lei 14.434, nos casos de falta de acordo entre as entidades sindicais e empresas de saúde. O Coren-BA está acompanhando de perto e segue comprometido com a categoria para que o cronograma de pagamento seja respeitado”, destaca a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão.

(mais…)

Homem natural de Cruz das Almas morre vítima de acidente em Jequié

Homem natural de Cruz das Almas morre vítima de acidente em Jequié - destaque, cruz-das-almas, transitoFoto: Arquivo Pessoal

Um homem de 25 anos, natural de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, morreu após um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 25, na BR-330, trecho de Jequié, no Vale do Jiquiriçá.

Elias Souza Flores estava conduzindo um caminhão carregado de trigo, quando perdeu o controle da direção e tombou às margens da rodovia.

‘Neto’, como era conhecido, morreu no local do acidente. Já o passageiro foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Geral Prado Valadares. As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia.

DIJARA SANTOS FALOU SOBRE CURSO GRATUITO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VETERINÁRIA

DIJARA SANTOS FALOU SOBRE CURSO GRATUITO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VETERINÁRIA - tribuna-on, noticias

A convidada da LIVE Tribuna ON dessa segunda-feira, dia 25/09/2023, foi a médica veterinária, Dra. Dijara Santos – direto de Salvador (BA), a qual falou sobre o curso gratuito de auxiliar de enfermagem veterinária para jovens negros. Dra. Dijara é mulher negra, médica veterinária, bióloga, especialista em clínica médica e cirurgia de pequenos animais, com 15 anos de experiência no mercado pet.

O curso de auxiliar de enfermagem veterinária tem como público alvo jovens afrodescendentes, que tenham entre 16 e 22 anos, que cursam ou já cursaram o terceiro ano do ensino médio na rede pública, e moram em Salvador ou região metropolitana.

As aulas serão ministradas no bairro da paz, todos os sábados do mês de outubro. A formação é presencial e gratuita e, para realizar as inscrições é necessário entrar em contato através do número: 71 9 9603-8754.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

SAJ: Prefeitura, em parceria com o SEBRAE, e apoio da Associação Comercial, realizará palestra para empreendedores

SAJ: Prefeitura, em parceria com o SEBRAE, e apoio da Associação Comercial, realizará palestra para empreendedores - sajFoto: Reprodução/ Video

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Abastecimento (SEDEMA), em parceria com o SEBRAE, e apoio das Entidades Comerciais, realizará no dia 5 de outubro, a partir das 18h30, uma palestra com o empresário artístico e produtor cultural, com mais de 12 anos de experiência, Kaka Diniz.

Fazendo parte do programa Cidade Empreendedora, a palestra terá como tema “Construindo Estratégias Vencedoras e Negócios de Sucesso” e visa estimular ainda mais a vocação empreendedora da cidade, o crescimento das empresas, seja qual for o porte, e impulsionar o desenvolvimento econômico e o humano.

Devido ao grande número de inscrições o evento foi transferido para o Villa Music, local que comporta um maior número de pessoas. O evento supracitado será gratuito, com vagas limitadas, e a população santoantoniense poderá realizar a inscrição, até o dia 30/09, a partir do link: bit.ly/sajpalestra

Ascom PMSAJ

ARTIGO – 5 tendências de infoprodutos

ARTIGO - 5 tendências de infoprodutos - artigosImagem de mohamed Hassan do Pixabay

Por Paula Moraes/ Redatora Freelancer.

Você sabe o que são infoprodutos? São produtos digitais que transmitem algum tipo de conhecimento, informação ou entretenimento. Como cursos online, e-books, podcasts, aplicativos, jogos, fotos e imagens, entre outros. Eles podem ser vendidos ou distribuídos gratuitamente pela internet, gerando renda e autoridade para quem os produz. 

Os infoprodutos são uma ótima oportunidade para quem quer empreender no mundo digital, pois têm baixo custo de produção e divulgação, alta demanda e escalabilidade. Além disso, permitem que você compartilhe o seu talento, a sua paixão ou a sua experiência com milhares de pessoas que podem se beneficiar do seu conteúdo.

Mas você sabia que o mercado de infoprodutos está em constante evolução e que existem algumas tendências que podem fazer a diferença neste ano? Neste artigo, vamos mostrar quais são essas tendências e como você pode aproveitá-las para criar ou melhorar os seus infoprodutos. Confira! (mais…)

Itaparica: Projeto Mares inaugura 1º Centro de Interpretação Ambiental em Mar Grande

Itaparica: Projeto Mares inaugura 1º Centro de Interpretação Ambiental em Mar Grande - noticias, itaparicaImagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR

Será inaugurado nessa quarta-feira, dia 27, às 9h, na sede da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em Mar Grande, o primeiro Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Ilha de Itaparica. Uma realização do Projeto Mares, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o espaço tem como proposta se tornar uma referência para a aprendizagem de crianças da Ilha de Itaparica e toda a região em seu entorno e, também, de outros municípios baianos, além de se tornar um ponto de visitação para moradores e turistas.

A programação do evento contará com apresentação do Projeto Mares, feita pelo seu coordenador Geral, José Roberto Caldas, o Zé Pescador e visita guiada para convidados. Na ocasião também será realizado o lançamento oficial do livro paradidático “O caso da lagostinha Tita”, de autoria da coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Mares, Adriana Muniz, cuja distribuição acontecerá de maneira gratuita nas bibliotecas e escolas de educação infantil das redes pública municipal e particular da ilha.

A inauguração do CIA terá a presença de autoridades locais, entre elas, os secretários de Educação dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, Lucinaldo Reis e Silvano Sulzart, do secretário de Turismo e Cultura, André Reis e do secretário de Urbanismo, Controle e Manutenção da Cidade (SUCOM), Adrian Silva, ambos de Vera Cruz. Além destes, estarão presentes no evento coordenadores escolares, membros da equipe do Projeto Mares, professores participantes da Eco Formação oferecida pelo projeto, representantes do comércio e moradores locais. (mais…)

26/09 – Dia Nacional do Surdo | O que pode causar danos à audição?

26/09 - Dia Nacional do Surdo | O que pode causar danos à audição? - artigosNa foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Problemas de ouvido e audição estão entre as ocorrências de saúde mais comuns na população. No mundo todo, mais de 1,5 bilhão de pessoas enfrentam algum grau de surdez, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, a estimativa dos especialistas é de que 15 milhões de habitantes tenham algum comprometimento na capacidade de ouvir.

No dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, uma data que ajuda a dar visibilidade sobre os direitos da comunidade surda e traz a oportunidade de conscientizar sobre as principais causas que podem levar à perda auditiva, seja em grau leve, moderado, severo ou profundo.

Para isso, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) destacam cinco problemas que mais geram prejuízos à audição. (mais…)

SAJ: Gabrielle Jaine é eleita Miss Pérola Negra SAJ 2023; conheça os demais vencedores

SAJ: Gabrielle Jaine é eleita Miss Pérola Negra SAJ 2023; conheça os demais vencedores - saj, noticias, moda, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Aconteceu no último sábado, dia 23, no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus (BA), o Concurso Pérolas Negras, evento realizado há 26 anos pelo produtor cultural, Adão Andrade. A edição 2023 teve como Miss Pérola Negra SAJ, Gabrielle Jaine, de 24 anos.

Ao Tribuna do Recôncavo, Gabrielle falou que se inscreveu por hobby e por gostar de ser fotografada, mas em momento nenhum achou que ia vencer. “Minha ficha ainda não caiu, estou muito surpresa, mas muito grata com tudo isso, estou me sentindo muito realizada e mais confiante”, disse.

Gabrielle Jaine é trancista, nasceu em São Paulo e reside em Santo Antônio de Jesus há 15 anos. Após o resultado do concurso a mesma pretende seguir a carreira de modelo.

DEMAIS VENCEDORES DO PÉROLAS NEGRAS:

Kevin Sampaio, 18 anos, foi eleito Mister Bahia Pérola Negra; Liliane Silva, 16 anos, foi escolhida Miss Multiracial SAJ; e, Robert William, 18 anos, ganhou o título de Mister Bahia Multiracial.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Gabrielle Jaine é eleita Miss Pérola Negra SAJ 2023; conheça os demais vencedores - saj, noticias, moda, destaque

Na foto, Kevin, Gabrielle, Liliane e Robert | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Secti lança edital para estudantes de jornalismo

Secti lança edital para estudantes de jornalismo - bahiaImagem ilustrativa de StartupStockPhotos por Pixabay

Incentivar a divulgação dos avanços e descobertas realizados pela ciência é essencial, uma vez que esse campo desempenha um papel importante no avanço da humanidade. Com objetivo de fomentar a criação de conteúdo jornalístico dedicado à divulgação científica, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lança o Edital Bahia Faz Ciência: Primeiros Passos no Jornalismo Científico. As inscrições estão abertas de 25 de setembro a 2 de outubro

A proposta visa ensinar o estudante a escrever matérias sobre pesquisas científicas, contribuindo, assim, para popularização da ciência no estado. Os participantes terão acompanhamento durante toda produção do texto, desde a elaboração da pauta até a entrega do material final.  Para se inscrever, os interessados devem estar matriculados no curso de jornalismo de qualquer instituição, pública ou privada, da Bahia, e estar cursando entre o 3º e o 8º semestre.

O secretário da pasta, André Joazeiro, salienta que essas iniciativas são fundamentais para motivar estudantes de jornalismo a se envolverem na cobertura de assuntos científicos. “Nosso intuito é mostrar aos futuros jornalistas a importância das pautas científicas, oferecendo técnicas para que produzam boas matérias sobre o campo da ciência. Popularizar a ciência também passa pela formação de jornalistas científicos. Na outra ponta, como Secti, buscamos uma transformação cultural que comece desde a infância, perpassando pelo ensino fundamental, médio e, finalmente, na universidade, mostrando aos nossos jovens que eles também podem ser cientistas”. (mais…)

SAJ: Mulher morre após ser espancada a pauladas

SAJ: Mulher morre após ser espancada a pauladas - saj, policia, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma mulher conhecida como ‘Liu’ morreu nesse fim de semana em Santo Antônio de Jesus (BA) após ter sido espancada a pauladas. O crime ocorreu no Bairro Irmã Dulce. A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Regional, mas não resistiu evoluindo a óbito.

Após investigação, policiais civis lotados na 4ª COORPIN prenderam nessa segunda, dia 25, o principal suspeito, que é companheiro da vítima, o qual não negou o crime e foi enquadrado em flagrante por feminicídio.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente.

Ministério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário

Ministério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário - saudeFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde foi autorizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a realizar concurso público com oferta de 300 vagas para temporários. A medida foi publicada nesta segunda-feira, dia 25, no Diário Oficial da União.Ministério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário - saudeMinistério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário - saude

Serão contratados 28 técnicos administrativos, 12 analistas de dados e controle de qualidade, 218 analistas de requisitos processuais, normativos, econômicos e financeiros, oito técnicos em edificações, 18 analistas técnicos em equipamentos e 16 gestores. Os profissionais poderão atuar por até quatro anos, prorrogáveis por mais um ano, conforme define a lei que trata da contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

De acordo com a publicação, esses profissionais atuarão no Ministério da Saúde, na área de prestação de contas, habilitação e devolução de recursos, para tratar de processos como Tomada de Contas Especial (TCE), que apura possíveis danos à administração pública, ou ainda processos de ressarcimento ao erário. Entre os processos está uma decisão do Tribunal de Contas da União, que determinou em 2021 a análise das prestações de contas da pasta no período de 1º de janeiro de 2017 a 30 de junho de 2021. (mais…)

Ubaitaba: Novo Fórum passa a contar com sala de depoimento especial e sala passiva

Ubaitaba: Novo Fórum passa a contar com sala de depoimento especial e sala passiva - ubaitaba, destaqueFoto: TJ-BA

A comarca de Ubaitaba (BA) passa a contar com um novo fórum do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No edifício do Fórum Paulo Almeida, também foram instaladas Sala Passiva e Sala de Depoimento Especial.

“Desde que entramos no mercado profissional, passamos cerca de um terço de nossas vidas trabalhando. Isto é, para o servidor, o ambiente físico de trabalho, seguramente, interfere na satisfação, na produtividade, no clima organizacional e na qualidade do tempo que leva cumprindo as atividades. O fórum é uma segunda casa para nós”, afirmou o presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

A solenidade de reinauguração do edifício e de instalação da Sala Passiva e da Sala de Depoimento Especial ocorreu na última sexta-feira, dia 22. (mais…)

Governo quer pagar compensação de perdas com ICMS até novembro

Governo quer pagar compensação de perdas com ICMS até novembro - politicaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta segunda-feira, dia 25, que o governo pretende pagar até o fim de outubro ou início de novembro a parcela de recursos para compensação das perdas de estados e municípios com a redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) 136/23, que está em tramitação no Senado Federal.Governo quer pagar compensação de perdas com ICMS até novembro - politicaGoverno quer pagar compensação de perdas com ICMS até novembro - politica

Padilha falou com a imprensa após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros de Estado e os líderes do governo no Parlamento para discutir a pauta da semana no Congresso Nacional e os projetos prioritários do Executivo.

A compensação das perdas com o ICMS, imposto administrado pelos estados, ocorre por causa de leis complementares adotadas no ano passado, que limitaram as alíquotas sobre combustíveis, gás natural, energia, telecomunicações e transporte coletivo, impactando na arrecadação dos entes federativos. (mais…)

Itabuna: Motorista por aplicativo morre vítima de acidente na BR-101

Itabuna: Motorista por aplicativo morre vítima de acidente na BR-101 - itabuna, destaque, buerarema, transitoFoto: Arquivo Pessoal

Um motorista por aplicativo, de 35 anos, morreu após colidir com outro veículo em um trecho da BR-101 entre Itabuna e Buerarema, no Sul da Bahia. O fato ocorreu na manhã deste domingo, dia 24, e o sepultamento deve ocorrer nesta segunda-feira, dia 25.

A vítima, identificada como William Almeida, tinha encerrado o trabalho e seguia para a casa do sogro, para encontrar a família, em Buerarema. Ainda não há informações sobre as causas da batida.

Também não se sabe o que ocorreu com os ocupantes do outro carro. As causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fonte: Bahia Notícias.

Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet

Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet - educacaoFoto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Seis a cada dez professores precisaram apoiar os alunos no enfrentamento de situações sensíveis vivenciadas na internet. Entre essas situações está o uso excessivo de jogos e tecnologias digitais, cyberbullying, discriminação, disseminação ou vazamento de imagens sem consentimento e assédio.Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet - educacaoProfessores apoiam alunos em situações sensíveis na internet - educacao

As informações são da pesquisa TIC Educação 2022, lançada nesta segunda-feira, dia 25, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Os dados mostram ainda que os estudantes, ainda mais os mais velhos, buscam os professores para pedir ajuda e se informar sobre o uso de tecnologias digitais. Por outro lado, ainda há lacunas tanto na formação de professores quanto na oferta de aulas e cursos nas escolas para os estudantes, para os responsáveis e para a comunidade escolar voltados para essas questões. (mais…)

Vitória da Conquista: Com cão farejador, PRF flagra passageira com quase 30kg de maconha

Vitória da Conquista: Com cão farejador, PRF flagra passageira com quase 30kg de maconha - vitoria-da-conquistaFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Uma mulher foi presa em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, ao ser flagrada com 29 kg de maconha. O flagrante ocorreu neste domingo, dia 24, na altura do km 830. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, a apreensão contou com apoio de um cão farejador.

Os agentes fiscalizavam quando pararam um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) – Arapiraca (AL). Na abordagem, os policiais acionaram o cão de faro K9 Kaleu para realizar a inspeção do bagageiro externo do veículo. Depois de uns instantes, o cão sinalizou a presença de entorpecentes em duas das malas.

Havia 41 tabletes de maconha, pesando 29,67 Kg. Aos PRFs, a passageira contou que recebeu as malas de um amigo e que receberia R$2 mil para levar o material até Arapiraca (AL). A passageira e a droga foram levadas para uma delegacia de Vitória da Conquista.

Fonte: Bahia Notícias.

Para Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul

Para Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul - politicaFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, dia 25, que Brasil e Vietnã voltaram a discutir um acordo comercial entre o país asiático e o Mercosul – bloco econômico regional sul-americano. “Vou levar o tema aos nossos parceiros do Mercosul, aproveitando a presidência brasileira. Tenho certeza de que é possível avançar”.Para Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul - politicaPara Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul - politica

A declaração foi feita após o presidente Lula receber visita oficial do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinhm no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Esta foi a primeira visita de um alata altoridade vietnamita ao Brasil em 15 anos.

“É do nosso interesse aproximar o Mercosul da ASEAN [Associação de Nações do Sudeste Asiático]. Os países do sudeste asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra. As exportações brasileiras para o conjunto de países do sudeste asiático já somam metade do que exportamos para a União Europeia.” (mais…)

SAJ: Prefeito destaca importância da reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu

SAJ: Prefeito destaca importância da reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu - saj, noticiasFoto: Luciano Almeida

Durante a audiência pública para discussão da reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, realizada na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus nesse domingo, dia 24, o prefeito Genival Deolino falou que a reabertura do estaleiro trará benefícios a nível nacional, onde as cidades do Recôncavo terão um incremento de renda muito grande.

O prefeito ressaltou que no auge do funcionamento o estaleiro chegou a gerar mais de 7 mil empregos diretos, trazendo desenvolvimento para toda a região.

Genival concluiu lembrando que Santo Antônio de Jesus tem se preparado para esse desenvolvimento, desde o avanço do PDDU até a educação e capacitação dos jovens, para que eles tenham grandes oportunidades quando essa retomada acontecer. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que isso aconteça logo”, disse Deolino.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Bairro de Stella Maris sediou a Seletiva Nacional de Skate Park 2023

Bairro de Stella Maris sediou a Seletiva Nacional de Skate Park 2023 - salvador, esporte, bahiaCrédito: Rodrigo Calzone

O bairro de Stella Maris, localizado na capital baiana, recebeu no último sábado e domingo, dias 16 e 17, a Seletiva Nacional de Skate Park 2023. O evento, homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB) e Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK), movimentou a cena do skate reunindo atletas de todo o Brasil.

Ao todo, aproximadamente 130 atletas participaram do evento, que incluiu na programação, além da Seletiva Nacional, o Campeonato Baiano de Skate Park Amador da categoria mirim, tanto no masculino, quanto para o feminino, bem como eventos paralelos de melhores manobras (best tricks).

Além de apresentações musicais, com o DJ Iano e DJ Branco, da Casa do Hip-hop Bahia, aconteceram em Stella Maris intervenções envolvendo grafites, com Fael Primeiro e Curió Riscos, break dance, com o grupo UAS CREW, e feira para comercialização de produtos relacionados ao skate. Na pista de skate, aconteceu nos dois dias alguns Best Tricks, competição para os skatistas disputarem quem ganha com a melhor manobra em obstáculos. (mais…)

Castro Alves sediou o Encontrão da Pastoral da Juventude nesse domingo

Castro Alves sediou o Encontrão da Pastoral da Juventude nesse domingo - noticias, destaque, castro-alvesFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

A Diocese de Amargosa realizou na cidade de Castro Alves (BA) nesse domingo, dia 24, o Encontrão da Pastoral da Juventude. A programação, com apresentações e a Santa Missa, aconteceu no Monte Santo Antônio, ao lado da Capela e Memorial Santa Dulce dos Pobres.

Na oportunidade, o Padre Referencial da PJ na Diocese, Daniel Bintecourt, pediu que as comunidades incentivem a formação de grupos de jovens, pois a PJ é algo maravilhoso, que faz você ser inserido na igreja e viver todos os ministérios.

Já o bispo Dom Juraci ressaltou que a juventude não é a esperança, é a certeza da nossa igreja e da nossa transformação. “É a juventude que tem que assumir a missão evangelizadora e profética da igreja, e nesse ano sinodal a Juventude vai ser essa igreja em saída”, disse.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Estudante da Bahia ganha bolsa de estudos em prêmio global de engenharia da Ford

Estudante da Bahia ganha bolsa de estudos em prêmio global de engenharia da Ford - salvador, bahiaFoto: Reprodução/ Video

A Ford e o Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da empresa, promovem anualmente o Prêmio Global de Engenharia Alan Mulally, que concede bolsas de estudo para dez estudantes universitários em todo mundo. Criado em 2015, o programa vai distribuir o total de US$ 1 milhão, durante dez anos, para incentivar a formação de talentos na área.

Este ano, um dos premiados foi o baiano Fernando Antônio Marques Schettini, estudante de engenharia da computação do Centro Universitário SENAI CIMATEC, na Bahia. A Ford é parceira da instituição e mantém nos municípios de Camaçari e Salvador, o seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da América do Sul, onde um time de mais de 1.500 profissionais trabalha em projetos globais, desenvolvendo tecnologias de ponta e exportanto inteligência automotiva.

“Com certeza, este prêmio vai me ajudar na hora de tomar decisões importantes na minha carreira. Trabalhei e estudei muito para conquistá-lo e é muito bom ter o esforço reconhecido”, diz Fernando. Para concorrer à bolsa, os estudantes precisam estar cursando o primeiro ou segundo ano de engenharia mecânica, automotiva, mecatrônica, elétrica ou ciência da computação, ter inglês fluente e realizar trabalhos voluntários e ações de liderança acadêmica ou comunitária.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Imprensa Ford.

Alagoinhas: Bahia Beer Festival é lançado em clima de festa

Alagoinhas: Bahia Beer Festival é lançado em clima de festa - bahia, alagoinhasFoto: Marcello Cazuquel

Autoridades, empresários da indústria de bebidas, comerciantes e representantes do trade turístico participaram no último sábado, dia 23, do lançamento do Bahia Beer Festival em Alagoinhas, município reconhecido como a capital estadual da cerveja. O clima foi de festa no Teatro do Sesc, com manifestações culturais e baianas típicas. O evento vai unir entretenimento e negócios, de 17 a 19 de novembro, no Parque de Exposições Miguel Fontes, com expectativa de 150 mil participantes. A iniciativa é da Prefeitura de Alagoinhas, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e com o apoio do Ministério do Turismo.

A proposta é que o festival cervejeiro entre para o calendário brasileiro do turismo de negócios, atraindo turistas nacionais e internacionais, para impulsionar a economia da região. A programação será diversificada, com a passarela beer, vila gourmet, camarote premium, ativações e palco puro malte para atrações musicais, além de concursos de marcas artesanais e da rainha da cerveja.

“Alagoinhas, que já é o maior polo cervejeiro do Norte e Nordeste, agora ficará famosa como atração turística do país, realizando uma grande festa, para virar uma referência nacional. Vamos aproveitar para fazer a micareta durante o festival. O município se fortalece para gerar novos postos de trabalho e mais renda”, pontuou o prefeito Joaquim Neto.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: SEDUR.

PT Bahia promove Plenárias Municipais em mais de 30 cidades para eleger mais prefeitos e vereadores

PT Bahia promove Plenárias Municipais em mais de 30 cidades para eleger mais prefeitos e vereadores - bahiaFoto: Reprodução/ Video

O Partido dos Trabalhadores da Bahia realizou 31 Plenárias Municipais neste final de semana para preparar o partido para as eleições de 2024, elegendo mais prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras. As atividades também têm como objetivo fortalecer e organizar a legenda, atualmente presente em mais de 350 municípios por meio de diretórios ou comissões provisórias, através de uma maior aproximação com a base, estimulando a atuação da militância, intensificando formação política e a agenda dos Comitês Populares de Luta.

Com a participação de dirigentes estaduais, municipais, parlamentares, como o deputado federal Joseildo Ramos e a deputada estadual Maria Del Carmen, prefeitos, ex-prefeitos e de lideranças políticas, as atividades deste domingo, 24 ocorreram em Carinhanha, Catolândia, Quixabeira, Palmas de Monte Alto, Tanque Novo, Andorinha, Marcionílio Souza, Bom Jesus da Lapa, Nazaré, Pojuca, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Sento Sé, Acajutiba, Gentio do Ouro, Jucuruçu, Vera cruz e Caraíbas. No sábado, 23, as Plenárias foram promovidas em Jussiape, Simões Filho, Vale do Jiquiriçá, Canavieiras, Encruzilhada, Ibirataia, Ipirá, Wanderley, Cristópolis, Mascote, Iuiú e Mirante.

Presente no encontro de Pojuca, o secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), fez um balanço das atividades deste final de semana. Para o dirigente, as plenárias deste sábado e domingo mostram um partido empenhado, mobilizado e comprometido em intensificar as discussões para ajudar Lula a reconstruir o Brasil e a Jerônimo Rodrigues continuar com o projeto mudancista na Bahia, iniciado por Jaques Wagner e dado sequência por Rui Costa. (mais…)

SAJ: SDE defende retomada da Indústria Naval em audiência pública pela revitalização da Enseada do Paraguaçu

SAJ: SDE defende retomada da Indústria Naval em audiência pública pela revitalização da Enseada do Paraguaçu - saj, destaqueFoto: Mário Marques/ SDE

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) esteve presente na audiência pública pela revitalização da Enseada do Paraguaçu e reabertura do Canteiro de São Roque, realizada na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus neste domingo, dia 24.

De acordo com o secretário da pasta, Angelo Almeida, a estratégia é atrair empresas que possam utilizar o Canteiro de São Roque na montagem, desmontagem e manutenção de plataformas, gerando entre 1 mil e 2 mil empregos. A outra meta do estado é a Enseada do Paraguaçu conseguir ganhar um dos módulos de leilão da Petrobrás. O certame, que ocorrerá a partir de janeiro do ano que vem, vai escolher os fabricantes de módulos para plataformas de petróleo. A perspectiva é que a revitalização empregue de 4 a 5 mil pessoas novamente.

“Toda a região se reúne junto com trabalhadores e trabalhadoras no sentido de exercer e construir uma força política que possa retomar o protagonismo da indústria naval, que já existiu no local a partir do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. O governador Jerônimo está muito empenhado em desenvolver uma grande cadeia produtiva na região neste setor tão importante para economia e desenvolvimento baiano”, afirmou Almeida, durante audiência.

(mais…)

A vida começa na concepção – ADPF 442 (descriminalização do aborto até 12 semanas)

A vida começa na concepção - ADPF 442 (descriminalização do aborto até 12 semanas) - artigosImagem de Mohamed Hassan do Pixabay

O advogado e Professor Ives Gandra da Silva Martins, representando a União dos Juristas Católicos  de São Paulo, na ADPF 442 (descriminalização do aborto até 12 semanas), enviou na quarta-feira, 20/9, aos ministros do Supremo Tribunal Federal a sustentação oral virtual que segue.

Representando a União dos Juristas Católicos  de São Paulo, na DPF 442, eu gostaria de trazer as considerações e sustentação oral virtual para a eminente presidente desta Corte, a eminente ministra Carmen Lúcia, os eminentes ministros aqui presentes. Levantar uma preliminar.

Tenho participado de audiências públicas no Congresso Nacional para discutir projetos de aborto. No momento, nós temos uma legislação que é o Código Penal, no artigo 128, e estão discutindo o projeto no Congresso Nacional que, de rigor, é aquele que tem competência normativa e que, pelo artigo 49, inciso 11 da Constituição, tem que zelar pela sua competência normativa perante o Poder Judiciário e perante o Poder Executivo. (mais…)

Rafael Jambeiro: Capitã do Bahia fala sobre sua trajetória no esporte

Rafael Jambeiro: Capitã do Bahia fala sobre sua trajetória no esporte - rafael-jambeiro, noticias, esporteFoto: Letícia Martins / EC Bahia

Assim como todas as meninas que jogam futebol, Aila tinha um sonho. Quando era pequena, a pouco menos de 200 km de Salvador, em Rafael Jambeiro, a jogadora disputava a bola com os meninos. Ao seu jeito, ela dava os primeiros passos para chegar ao objetivo. Sem dúvida, aos 23 anos, a Aila de hoje agradece muito por aquela menina não ter desistido.

“Por incrível que pareça, eu era zagueira e meu preparador sempre falou pela questão de força física que era melhor eu jogar na zaga. Ele dizia que era melhor bater do que apanhar. Na cidade vizinha, soube de uma equipe que jogava futsal e ia para lá nos finais de semana. Lá eu sempre joguei como atacante por conta da velocidade. Tive oportunidade de fazer uma seletiva em Amargosa. Passei e depois joguei o Baiano pelo São Francisco e lá comecei a minha trajetória no campo”, disse.

Aila cresceu. Apesar de jovem, carrega uma responsabilidade imensa no seu braço esquerdo: a faixa de capitã do Bahia, clube do seu coração. Ela veste tricolor desde 2019, quando o clube retornou às atividades com as mulheres. É verdade que teve uma passagem rápida pelo Atlético-MG em 2022, mas nada que apague o sangue azul, vermelho e branco.

Nesse domingo, dia 24, o Bahia enfrentou pela primeira vez o Vitória numa final de campeonato, vencendo o rubro negro por 2×1. Os gols foram marcados por Lais para o Vitória e Nathane e Juliana para o Bahia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Noticias. 

Faustão tem alta após internação para avaliar possibilidade de rejeição de novo coração

Faustão tem alta após internação para avaliar possibilidade de rejeição de novo coração - brasilFausto Silva. — Foto: Reprodução/Globo

O apresentador Faustão recebeu alta neste sábado, dia 23. A informação foi divulgada pelo Hospital Albert Einstein, onde ele foi internado pela segunda vez, dez dias depois de receber alta de um transplante de coração.

“O paciente Fausto Silva recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein neste sábado, dia 23 de setembro, e seguirá sob orientações médicas nesta fase de reabilitação após transplante cardíaco”, diz a nota.

Fausto passou três dias internado e, segundo um antigo boletim do Einstein, ele deu entrada na unidade de saúde para realizar exames de rotina pós-transplante cardíaco. “Trata-se de protocolo de rotina que avalia o funcionamento do coração e se há indícios de rejeição”, apontava o boletim.

Fonte: Bahia Noticias.

Moradores de São Miguel e Laje sentiram tremores de terra neste sábado

Moradores de São Miguel e Laje sentiram tremores de terra neste sábado - sao-miguel-das-matas, laje, destaqueImage by Tumisu from Pixabay

Moradores da zona rural de São Miguel das Matas (BA) sentiram tremores de terra na manhã deste sábado, dia 23.No Riacho da Prensa um tremor foi sentido por volta das 7h da manhã, como se fosse um estrondo de bomba, logo em seguida, por volta das 8h, houve outro estrondo e um abalo leve. Também houve relatos de tremor no município vizinho de Laje.

Durante a semana outros municípios do estado também sentiram o abalo sísmico, como por exemplo, Tanque Novo e Jaguarari. O registro foi confirmado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAB-Sis) e são monitorados pelo sismógrafo instalado na localidade de Corta-Mão, na zona rural de Amargosa.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Criativa.

Fernando Diniz convoca 23 atletas para enfrentar Venezuela e Uruguai

Fernando Diniz convoca 23 atletas para enfrentar Venezuela e Uruguai - esporteFoto: Vitor Silva / CBF

O técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, convocou neste sábado, dia 23, os jogadores para a disputa das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. E a grande novidade foi o meio-campista Gerson, do Flamengo.

O zagueiro baiano Bremer, da Juventus (ITA), também está na lista dos 23 atletas convocados por Fernando Diniz. Neymar, Vinicius Júnior e Gabriel Jesus são outros jogadores chamados pelo comandante do time canarinho.

No dia 12 de outubro, a Seleção enfrenta a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), às 21h30, pela terceira rodada das Eliminatórias. Já o outro confronto será contra o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu (URU), no dia 17 do mesmo mês, às 21h. (mais…)

SAJ: Palestra de Kaká Diniz será na Villa Music

SAJ: Palestra de Kaká Diniz será na Villa Music - sajFoto: Reprodução/ Video

O empresário Kaká Diniz, conhecido também por ser esposo da cantora baiana Simone Mendes, ministrará a palestra “Construindo estratégias vencedoras e negócios de sucesso”, no dia 5 de outubro, em Santo Antônio de Jesus (BA). Os interessados em participar devem ficar atentos ao novo local: será na Villa Music, situada às margens da BR-101.

Kaká é um dos empresários brasileiros mais influentes da atualidade, acompanhado por um público de mais de cinco milhões de seguidores no Instagram. Pela primeira vez, ele estará em Santo Antônio de Jesus, na data em que é celebrado o Dia da Micro e Pequena Empresa. A atividade é gratuita e a participação deve ser garantida previamente pelo site www.sympla.com.br

A expectativa, de acordo com a organização, é de que a ação venha a contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de negócios cada vez mais qualificado, além de fomentar o conhecimento no público presente. A palestra é uma realização do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), e conta com apoio do Espaço Empresarial. (mais…)

Dicas para quem deseja obter o visto permanente para morar nos Estados Unidos por meio da profissão

Dicas para quem deseja obter o visto permanente para morar nos Estados Unidos por meio da profissão - brasilFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Viver nos exterior tem se tornado o desejo de muitos brasileiros, visando oportunidades de carreira, qualidade de vida, segurança e educação. Atualmente há cerca de 4,59 milhões de brasileiros morando mundo afora, o maior número desde 2009, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. Existem algumas formas para conquistar o visto definitivo por meio da profissão, por exemplo. Porém, é necessário se enquadrar em alguns requisitos, conforme aponta o especialista em assessoria imigratória, Wagner Pontes, fundador da D4U Immigration.

“Uma das formas de se conseguir o visto permanente para morar no EUA é o visto EB2-NIW. Esse é um processo baseado no interesse Nacional dos Estados Unidos de ter profissinais estrangeiros contribuindo e atuando no mercado de trabalho americano em determinados cargos estratégicos como engenheiros, profissionais da saúde e advogados”, completa o especialista.

Hoje os EUA é, justamente, o local que mais se vivem brasileiros no exterior com cerca de 1,9 milhão de pessoas, sendo as regiões de Nova York, com 500 mil, seguida por Boston (390 mil), Miami (295 mil), Orlando (180 mil) e Atlanta (110 mil), os distritos que mais vivem brasileiros no país. (mais…)

Cruz das Almas terá palestra sobre Visual Merchandsign na terça (26)

Cruz das Almas terá palestra sobre Visual Merchandsign na terça (26) - cruz-das-almas, bahiaImage by Julie Davis from Pixabay

Atento às transformações do mundo do varejo e às demandas do mercado e visando ao desenvolvimento de um ambiente de negócios qualificado, o Sebrae realizará na próxima terça-feira, dia 26,  a palestra “Visual Merchandsign”. A iniciativa ocorrerá a partir das 19h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cruz das Almas, situada no Centro da cidade.

As inscrições são gratuitas e as pessoas interessadas em participar devem garantir sua vaga mediante reserva pelo link. O evento terá como facilitadora uma das principais referências no assunto no Brasil, Anna Libório.

Especialista em moda, Anna Libório terá fala direcionada a empreendedores e equipes de vendas, com abordagem sobre vitrinismo e seus layouts internos e externos, iluminação adequada, técnicas de vendas com alta performance de atendimento para as equipes de vendas e gestores, ativação da loja física, atualizando o lojista sobre varejo e, consequentemente, crescimento das vendas. (mais…)

Primavera começa com chuva em Salvador

Primavera começa com chuva em Salvador - salvadorFoto: Jefferson Peixoto/ Secom

A primavera começou às 3h50 deste sábado, dia 23, e em Salvador (BA), a nova estação chegou com chuva nas primeiras horas da manhã. De acordo com o Inmet, este sábado deve ser de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada a qualquer hora do dia. O termômetro deve marcar entre 23°C e 29°C.

Para domingo (24), a previsão é de manhã de céu encoberto e tarde e noite de céu claro. A temperatura já deve ser mais alta, com a máxima podendo chegar a 31°C. Durante a próxima semana, os termômetros poderão marcar até 32°C.

ALERTA DE CALOR

A Bahia entrou na lista de estados em “alerta vermelho” do Inmet para a onda de calor que atinge o interior do país. No estado, a região em risco será o oeste e não há registros sobre fortes aumentos na capital baiana.

Fonte: Bahia Noticias.

Dias D’Ávila terá que oferecer tratamento para criança com autismo após determinação judicial

Dias D’Ávila terá que oferecer tratamento para criança com autismo após determinação judicial - dias-davilaImagem por succo no Pixabay

A Justiça determinou, por meio de denúncia do Ministério Público estadual (MP-BA), que o Município de Dias D’Ávila deverá disponibilizar tratamento de saúde a uma criança diagnosticada com autismo. A decisão foi divulgada na última quarta-feira, dia 20.

O promotor da denúncia, Fernando Gaburri, afirma que várias tentativas para atendimento das demandas da criança foram feitas junto ao Município, que não solucionou a questão. O juiz Josemar Cerqueira determinou, por sua vez, que o Município disponibilize à criança, por tempo indeterminado e enquanto forem necessárias, na rede pública de saúde ou na rede privada, uma sessão semanal com cada uma das seguintes especialidades: terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta.

Na ação, o MP registrou que laudo de neuropediatria do Hospital Geral Roberto Santos especificou que “o paciente necessita de terapia multidisciplinar com fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia, pelo risco de prejuízos irreversíveis ao neurodesenvolvimento”. O promotor de Justiça destacou ainda a importância da intervenção precoce a fim de otimizar os resultados das terapias.

Fonte: Bahia Noticias.

Acordo firmado no âmbito da Operação Faroeste destina R$ 15 milhões para segurança na Bahia

Acordo firmado no âmbito da Operação Faroeste destina R$ 15 milhões para segurança na Bahia - bahiaFoto: Alberto Maraux/ SSP-BA

Uma decisão do ministro Og Fernandes, relator das ações da Operação Faroeste no Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou o repasse de R$ 15 milhões depositados judicialmente para a área de segurança pública da Bahia. Os recursos têm origem em um acordo de não persecução penal firmado com réus das investigações sobre venda de sentenças envolvendo juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Esse é o primeiro acordo pecuniário envolvendo a operação que vem a público.

O processo segue em segredo de justiça. No entanto, informações obtidas pelo Bahia Notícias apontam que esse acordo envolve o Grupo Horita, que esteve como um dos braços investigados no âmbito da Operação Faroeste. Procurados, advogados que são listados no processo original não conseguiram identificar a vinculação entre a decisão do ministro-relator e as partes.

“Trata-se de expediente que concentra as informações relativas à prestação financeira pactuada no acordo de não persecução penal firmado nos autos. Com o aval do Ministério Público Federal e conforme os termos da decisão proferida pelo Ministro Alexandre de Moraes, dei início à destinação dos valores recolhidos com o chamamento judicial de instituições”, justifica Og em uma decisão suscinta e que registra uma lista de entidades públicas que apresentaram projetos para o recebimento de recursos provenientes de condenações criminais, colaborações premiadas ou outros acordos.

(mais…)

Maraú: Idoso morre vítima de acidente com quadriciclo

Maraú: Idoso morre vítima de acidente com quadriciclo - peninsula-de-marau, destaque, transitoFoto: Arquivo Pessoal

Um idoso de 71 anos morreu enquanto pilotava um quadriciclo em Barra Grande, na Península de Maraú, no baixo sul da Bahia.

O acidente aconteceu na quinta-feira, dia 21, quando José Anchieta Teixeira perdeu o controle do veículo e capotou em uma valeta, em um trecho da estrada entre Barra Grande e Taipu de Fora.

O corpo de José  foi encaminhado para o DPT de Ilhéus. A liberação do corpo ocorreu nesta sexta-feira (22) e em seguida foi levado para sepultamento em Minas Gerais, onde a família dele reside.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: G1.

NUTRICIONISTA EVONI CORREIA FALOU SOBRE DIABETES

NUTRICIONISTA EVONI CORREIA FALOU SOBRE DIABETES - tribuna-on, noticias

Você é diabético, precisa controlar a glicemia e não sabe como se alimentar? Na live Tribuna ON dessa sexta-feira, dia 22/09/2023, a nutricionista Evoni Correia falou sobre prevenção e controle do Diabetes.

Siga evonicorreia_nutricionist no Instagram !

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

SAJ: Prefeitura prorrogará vínculo dos contratados no Regime Especial de Direito Administrativo (Reda)

SAJ: Prefeitura prorrogará vínculo dos contratados no Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) - saj, noticiasFoto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), representada pelo prefeito Genival Deolino, decidiu prorrogar o vínculo, até o fim de 2024, dos contratados no Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A decisão foi tomada após consulta e aprovação junto a Procuradoria Geral do Município (PGM), e anunciada, na tarde desta sexta-feira (22), aos representantes da categoria.

Para o prefeito, Genival Deolino, prorrogar o REDA realizado em 2022 trará benefícios para todos. “Estando em concordância com a PGM, não há motivo para realizar um novo processo seletivo, sendo que estamos muito satisfeitos com os serviços prestados por todos que foram selecionados em 2022. Renovar até o fim de 2024 esse vínculo é ter a certeza de que seguiremos por esse tempo com profissionais motivados e prestando excelentes serviços para a educação em nossa cidade”, finalizou Deolino.

Ascom PMSAJ.

Correios aprovam reajuste e benefícios para empregados em 2024

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do RecôncavoFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Os Correios e os empregados anunciaram nesta sexta-feira, dia 22, a aprovação do acordo que prevê reajuste salarial em 2024 e outros benefícios. O acordo coletivo de trabalho 2023/2024 será assinado na próxima quarta (27) entre a direção da empresa e representantes dos empregados, de acordo com nota divulgada pelos Correios. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a empresa, o acordo estabelece aumento de R$ 250 para quem ganha até R$ 7 mil e 3,53% de reajuste para funcionários com remuneração superior a R$ 7 mil a partir de janeiro de 2024. “Isso equivale a um aumento médio de 6,57% para mais de 71 mil empregados (83% do efetivo). Para parte do efetivo, esse aumento representa um reajuste de 12% em relação à atual remuneração”, informou a nota.

O documento ainda prevê reajuste imediato dos benefícios em 3,53%, tíquete extra de R$ 1 mil em dinheiro com a assinatura do acordo, gratificação extra de R$ 1.500 em janeiro de 2024, criação de comissão, com a participação das entidades representativas dos trabalhadores, para avaliar melhorias no plano de saúde e pagamento de 80% de bolsas de estudo. (mais…)

SAJ: Prefeitura interdita provisoriamente a estrada da Boa Vista

SAJ: Prefeitura interdita provisoriamente a estrada da Boa Vista - saj, destaqueFoto: Divulgação/ PMSAJ

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Superintendência de Convênios (SUCONV) e da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT), informa a população acerca da interdição, provisória, da estrada da Boa Vista.

O fechamento, da estrada da Boa Vista, acontecerá próximo ao Posto de Saúde e à Igreja Católica, a partir da segunda-feira, dia 25. A previsão é de que a interdição dure cerca de 45 dias, devido ao tempo de cura do rejunte.

Durante este período, os carros pequenos deverão transitar pelo desvio informado no local. Os motoristas de veículos pesados deverão aguardar mais informações sobre a normalização do trânsito no local.

Fonte: Ascom PMSAJ.

TJ/BA reconhece omissão inconstitucional do Estado em não instituir benefício especial em favor de servidores públicos estaduais

TJ/BA reconhece omissão inconstitucional do Estado em não instituir benefício especial em favor de servidores públicos estaduais - bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Por unanimidade de votos, o Plenário do Tribunal de Justiça da Bahia julgou procedente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão do Estado da Bahia em função da ausência de instituição e disciplina do que se logrou denominar Benefício Especial – ou forma de compensação equivalente – em favor dos servidores públicos baianos “migrantes” para o Regime de Previdência Complementar.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) foi manejada pelas entidades representativas de classe integrantes do CEO – Coletivo de Carreiras de Estado Organizadas-, formado pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – IAF Sindical; Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA; Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia – AGGEB; Associação dos Procuradores do Estado da Bahia – APEB e a Associação do Ministério Público da Bahia – AMPEB.

“Ao regulamentar o Regime de Previdência Complementar dos seus servidores públicos estaduais, o Estado da Bahia incorreu em patente omissão inconstitucional ao não disciplinar o devido e necessário mecanismo de ressarcimento (benefício especial, tal como feito pela União e outros Estados da Federação) em favor dos servidores migrantes – que já migraram ou vierem a migrar para o RPC- cuja vida contributiva pregressa remonte a contribuições previdenciárias acima do teto do RGPS”, afirma o mestre em Direito Constitucional e advogado/sócio do Azi e Torres Advogados Associados, José Carlos Torres. (mais…)

Maetinga: Homem é encontrado morto após inalar gás de cozinha

Maetinga: Homem é encontrado morto após inalar gás de cozinha - mais-cidadesFoto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

Um homem, de 53 anos, foi encontrado morto nesta quinta-feira, dia 21, na zona rural de Maetinga, no Sudoeste baiano. A vítima, identificada como Jumari José dos Santos, foi achada sem vida no banco traseiro de um veículo, na Fazenda Zé Francisco, a 17 quilômetros da sede do município.

Familiares da vítima informaram que o homem teria inalado gás de cozinha. Uma ambulância do Samu chegou a ser acionada, mas já encontrou o homem em óbito. O corpo do homem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado, também no Sudoeste.

Fonte: Achei Sudoeste via Bahia Notícias.

Número de atendimentos por calor excessivo aumenta em São Paulo

Número de atendimentos por calor excessivo aumenta em São Paulo - meio-ambiente, brasilFoto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

As tendas instaladas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo para oferecer abrigo às pessoas em situação de vulnerabilidade e amenizar o impacto do sol e do calor excessivo atenderam 797 pessoas no segundo dia da Operação Altas Temperaturas (OAT), nesta quinta-feira, dia 21. Foram atendidos 292 idosos, 31 crianças e 55 adolescentes. No dia anterior, 340 pessoas haviam procurado o serviço.Número de atendimentos por calor excessivo aumenta em São Paulo - meio-ambiente, brasilNúmero de atendimentos por calor excessivo aumenta em São Paulo - meio-ambiente, brasil

No segundo dia da operação os termômetros registraram até 33,9°C. A ação será realizada sempre que as temperaturas atingirem 32º C, ou sensação térmica equivalente. Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a atual é uma iniciativa da prefeitura em parceria com o governo paulista, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

No total, entre 10h e 16h desta quinta-feira, dia 21, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fizeram 10.805 atendimentos com distribuição de 23.427 itens, sendo 9.883 garrafas de água, 2.611 frutas e 8.266 bonés. No primeiro dia, no mesmo período, foram feitos 3.976 atendimentos e distribuídos 6.475 itens, sendo 3.738 garrafas de água, 2.527 frutas e 210 bonés. (mais…)

Vitória da Conquista: PRF apreende em 2 ônibus mais de 270 eletrônicos

Vitória da Conquista: PRF apreende em 2 ônibus mais de 270 eletrônicos - vitoria-da-conquistaFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Mais de 270 eletrônicos sem nota fiscal foram apreendidos nesta quinta-feira, dia 21, em duas ações em ônibus que passavam pela BR-116 de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano.  O primeiro caso ocorreu em uma abordagem a um ônibus que tinha saído de São Paulo (SP) com destino a Jequié.

Na vistoria, a equipe localizou 191 cigarros eletrônicos de diversas marcas, 50 smartphones e 32 dispositivos eletrônicos. Nenhuma das mercadorias era acompanhada de documentação de origem ou documentação fiscal.

Em outro ônibus – São Paulo (SP) a Castro Alves, no Recôncavo – os agentes encontraram nove celulares sem notas fiscais. O Material apreendido foi encaminhado para a Receita Federal de Vitória da Conquista. (mais…)

Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas

Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas - brasilImagem de Daniel Reche por Pixabay

Trilhas são uma atividade prazerosa para os amantes da natureza. É uma forma democrática, saudável e, muitas vezes gratuita, de lazer, que pode incluir trajetos de poucos metros a caminhos que se estendem por centenas de quilômetros. Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas - brasilBrasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas - brasil

“Essa opção de turismo oferece aos visitantes oportunidades únicas de explorar a diversidade natural e cultural do país de maneira sustentável. Além de vivenciar a biodiversidade, as trilhas ainda contribuem com a economia local, promovem a conservação ambiental e fomentam o respeito pelas comunidades locais”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta sexta-feira, dia 22, ao participar do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, em Niterói (RJ).

Um boletim com a atualização mais recente da rede foi lançado durante o evento. (mais…)

Feira de Santana: Homem morto era um dos principais alvos de operação deflagrada nesta sexta (22)

Feira de Santana: Homem morto era um dos principais alvos de operação deflagrada nesta sexta (22) - feira-de-santanaFoto: Divulgação/ Polícia Civil

O homem apontado como um dos principais alvos da Operação Saigon, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, dia 22, morreu em uma troca de tiros com a polícia em Feira de Santana (BA). Outro suspeito também morreu durante o cumprimento de mandados, mas em Salvador. O delegado Rodrigo Faro informou que o homem morto em Feira de Santana foi identificado como Eduardo dos Santos Cerqueira, conhecido como Firmino, de 31 anos.

O homem foi localizado em um condomínio no bairro Mangabeira e teria reagindo e atirado contra os agentes. Após ser baleado, ele teria sido levado para o Hospital Clériston Andrade, mas não resistiu. Firmino era acusado de crimes como homicídios e tráfico de drogas.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a operação já localizou e prendeu 11 acusados envolvidos em homicídios e tráfico de drogas no bairro de Águas Claras, em Salvador.

Fonte: Bahia Notícias.

Com a chegada da Primavera, higienize corretamente roupas e ambientes para evitar crises alérgicas

Com a chegada da Primavera, higienize corretamente roupas e ambientes para evitar crises alérgicas - brasilImagem de Freepik

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população brasileira é acometida por algum tipo diferente de alergia. Entre elas, a rinite se destaca graças às mudanças climáticas e outros fatores como tempo seco, devido à baixa umidade do ar. Para ajudar a controlar esse e outros tipos de alergia, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, preparou algumas dicas importantes que podem ajudar quem sofre com este tipo de crise, principalmente com a chegada da Primavera, em 23 de setembro.

Tapetes, cortinas e bichos de pelúcia: estes itens geralmente acumulam poeiras e ácaros, prejudicando quem é acometido por crises alérgicas. Dessa forma, é recomendado a higienização de duas a quatro vezes ao ano, ou seja, principalmente entre as mudanças de estações. O mais indicado é dar preferência por empresas especializadas de lavanderias, como é o caso da 5àsec, a maior rede de lavanderias do Brasil com 530 pontos de venda em todo território nacional e que conta com serviço de Bactericida e Fungicida, podendo auxiliar ainda mais na limpeza destas peças.

Itens de cama: a recomendação é que semanalmente seja feita a troca e a higienização. Essas peças são de tecidos mais leves, mas por ter contato direto com a pele podem ter acúmulo de suor e atrair ácaros, que são prejudiciais para a saúde. Já para os travesseiros, a regra muda. O ideal é que seja realizada a higienização de seis em seis meses. Como nenhum fabricante recomenda que os travesseiros sejam lavados em máquinas domésticas, para não os danificar, a melhor estratégia é recorrer a uma lavanderia especializada. Este é um ponto importante, pois caso a higienização e a secagem não tenha sido efetuada de forma correta, pode ocorrer o aparecimento de mofos e a proliferação de fungos. (mais…)

Mata de São João é o único município com contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM em 13 anos

Mata de São João é o único município com contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM em 13 anos - mata-de-sao-joao, bahiaNa foto, prédio do TCM - Foto: Mateus Pereira/ AGECOM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) aprovou nesta quinta-feira, dia 21, as contas da prefeitura de Mata de São João, do exercício financeiro de 2021, sem multas ou ressalvas. A cidade do recôncavo baiano, se consagra agora como o único município a cumprir esse mérito desde 2008.

Desde 2008, nenhum dos 417 municípios foi aprovado sem ressalvas. Em 13 anos, o TCM, responsável por fiscalizar a gestão financeira e orçamentária dos municípios baianos, analisou cerca de 5 mil processos de prestação de contas, sendo eles os aprovados com ressalvas ou reprovados.

Segundo o controlador geral de Mata de São João, Wellington Lázaro, a aprovação constata a boa gestão municipal na cidade. “A aprovação das contas significa que a gestão do prefeito João Gualberto cumpriu todas as exigências legais e constitucionais, bem como as normas do TCM-BA. Isso inclui o cumprimento das metas fiscais, o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal e a transparência na gestão pública”. (mais…)

PRF promove blitz educativa sobre direitos de pessoas com autismo

PRF promove blitz educativa sobre direitos de pessoas com autismo - policia, brasilFoto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Em homenagem ao Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência, lembrado esta semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu nesta sexta-feira, dia 22, na BR-070, em Ceilândia (DF), a Blitz do Autismo. A ação faz parte do projeto Amiga do Autista e tem como objetivo conscientizar sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA).PRF promove blitz educativa sobre direitos de pessoas com autismo - policia, brasilPRF promove blitz educativa sobre direitos de pessoas com autismo - policia, brasil

De acordo com a corporação, a blitz prevê abordagens para conscientizar usuários da rodovia e a distribuição de material educativo sobre os direitos das pessoas com TEA. Haverá ainda orientação aos próprios policiais em relação ao tratamento de pessoas que estão no espectro durante abordagens em rodovias federais, conforme o Manual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Participam da ação o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira; o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; o superintendente da PRF no Distrito Federal, Igor Ramos; o co-idealizador do Projeto PRF Amiga do Autista, De Araújo; o presidente de Honra do Movimento do Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta; e a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza.

Fonte: Agência Brasil.

Juazeiro: Incêndio destrói vegetação na região de Poções

Juazeiro: Incêndio destrói vegetação na região de Poções - noticias, juazeiro, bahiaImagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay

No início da tarde desta sexta-feira, dia 22, um incêndio de grandes proporções atingiu a região de Poções, a 7 quilômetros do distrito de Juremal, em Juazeiro (BA).

Cerca de 14 bombeiros militares trabalharam para conter o fogo que já estava se aproximando das residências. O incêndio desta tarde se assemelha ao que aconteceu na região da Lagoa do Boi, em Pinhões.

O incêndio foi contido próximo à beira da estrada, mas os trabalhos dos bombeiros continuaram para minimizar o estrago no fundo de uma residência, evitando que o fogo se alastre até os animais.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Rede GN

Após longa espera, Secult lança editais da Lei Paulo Gustavo Bahia

Após longa espera, Secult lança editais da Lei Paulo Gustavo Bahia - bahiaImage by Steve Buissinne from Pixabay

A Secretaria da Cultura lançou na manhã desta sexta-feira, dia 22, os 26 editais para fazedores de cultura na Bahia. Os recursos vão contemplar diversas áreas artísticas. As inscrições de projetos estarão abertas a partir da próxima terça-feira (26) até 22 de outubro, a partir do site www.cultura.ba.gov.br.

A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) é um incentivo à cultura a partir da execução da Lei Paulo Gustavo (LPG). A lei visa auxiliar o setor cultural que foi um dos mais atingidos com a pandemia de covid-19 em 2020 através de um repasse superior a R$3 bilhões pelo país. No nordeste, os repasses giram em torno de R$ 1,1 bilhão.

Entre os estados, a Bahia é o que recebe a maior quantia, sendo de  mais de R$ 285,6 milhões. Os investimentos podem ser feitos em áreas como música, dança, pintura, escultura, cinema, teatro e fotografia.

Metro1.

Promotoria Regional apreende animais e armas em Ubaíra, Jiquiriça e Laje

Promotoria Regional apreende animais e armas em Ubaíra, Jiquiriça e Laje - laje, jiquirica, destaqueFoto: Divulgação

Uma operação denominada “O DIA DA CAÇA” resultou na apreensão de animais vivos e mortos, nos municípios de Ubaíra, Jiquiriça e Laje. Durante a operação, realizada pela Promotoria Regional Especializada em Meio Ambiente do Recôncavo Sul/ Cippa Porto Seguro, foram apreendidos 16 armas de fogo, 3 pacas, 6 tatus e 2 teius, todos abatidos.

Foram resgatados 3 pacas e 31 pássaros vivos que eram mantidos em cativeiro ilegal.

Durante a operação 3 pessoas foram conduzidas para a Delegacia, sendo duas atuadas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, prática de caça ilegal e cativeiro ilegal de aves silvestres. Foram emitidas 4 Notificações de Infração Ambiental por caça e cativeiro ilegal e supressão de vegetação nativa.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Dois suspeitos são mortos e oito são presos em operação contra o tráfico em Salvador

Dois suspeitos são mortos e oito são presos em operação contra o tráfico em Salvador - bahiaFoto: Haeckel Dias / Ascom-PC

Dois suspeitos foram mortos e outros oito foram presos no bairro de Águas Claras, em Salvador, durante a “Operação Saigon”, na manhã desta sexta-feira, dia 22. Mandados também estão sendo cumpridos no Sistema Prisional de Salvador e em Feira de Santana.

“Estamos nas ruas, já alcançamos um ótimo resultado, porém a operação não tem hora para acabar”, explicou a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro.

Participam também da operação integrada, coordenada pela Polícia Civil, o Departamento de Polícia Metropolitana, Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico, Departamento Especializado de Investigações Criminais, Departamento de Inteligência Policial, Departamento Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à  Lavagem de Dinheiro, Coordenação de Operações e Recursos Especiais e Coordenação de Polícia Interestadual, Polícia Federal Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Noticias.

Prado: Festival Gastronômico e Cultural celebra a Gastronomia em Todos os Sentidos

Prado: Festival Gastronômico e Cultural celebra a Gastronomia em Todos os Sentidos - noticias, culinaria, bahiaImage by Terri Cnudde from Pixabay

A cidade de Prado, no Sul da Bahia, se prepara para receber a 17ª edição do tão aguardado Festival Gastronômico e Cultural de Prado e seus destinos Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau. O evento, tradicionalmente realizado no início do quatro trimestre do ano, acontecerá este ano de 6 a 22 de outubro, abrangendo não apenas a sede do município, mas também os seus distritos turísticos, incluindo Corumbau, Cumuruxatiba e Guaratiba.

Sob o tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”, o festival promete envolver os participantes em uma experiência gastronômica única, explorando os diferentes sentidos envolvidos na apreciação da culinária. Os estabelecimentos participantes irão competir em sete categorias, sendo elas: Prato Principal, Petiscos, Pizzas, Oriental, Lanches, Sobremesa e Drinks.

Cada um dos estabelecimentos participantes será desafiado a não apenas satisfazer o paladar, mas também estimular os outros quatro sentidos: o tato, o olfato, a visão e a audição. O paladar pode ser explorado pela harmonia dos sabores, enquanto a audição percorre o som do preparo. Já o olfato revela os aromas que encantam e o tato, proporciona conexão direta com a comida. A visão, por sua vez, entre o prato como obra de arte por meio da montagem e da apresentação final dos pratos. (mais…)

STF invalida tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas por 9 votos a 2

STF invalida tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas por 9 votos a 2 - brasilFoto: Nelson Jr/ SCO/ STF

Com os votos dados na sessão desta quinta-feira, dia 21, pelos ministros Luiz Fux, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber, o Supremo Tribunal Federal decidiu rejeitar, por um placar de 9 a 2, a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A maioria dos ministros entendeu que a data da promulgação da Constituição Federal (5/10/1988) não pode ser utilizada para definir a ocupação tradicional da terra por essas comunidades.

Ao final da sessão, a presidente do STF, Rosa Weber, comunicou que na próxima quarta (27), o Plenário fixará a tese que servirá de parâmetro para a resolução de, pelo menos, 226 casos semelhantes que estão suspensos à espera dessa definição por parte do Supremo.

Penúltimo a votar na sessão desta quinta, o ministro Gilmar Mendes disse ser contrário à tese do estabelecimento do marco temporal, desde que assegurada a indenização aos ocupantes de boa-fé, inclusive quanto à terra nua. De acordo com o voto do ministro, o conceito de terras tradicionalmente ocupadas por indígenas, que baliza as demarcações, deve observar objetivamente os critérios definidos na Constituição e atender a todos. (mais…)

SAJ: Drogas, munições e objetos são encontrados em terreno no bairro Irmã Dulce

SAJ: Drogas, munições e objetos são encontrados em terreno no bairro Irmã Dulce - saj, destaqueFoto: PM

Por volta das 9 horas da manhã dessa última quinta-feira, dia 21, durante uma operação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, foram apreendidas no Bairro Irmã Dulce, em Santo Antônio de Jesus (BA): 20 papelotes de maconha, 4 porções maiores e 38 trouxinhas menores de cocaína, duas pedras de crack, 50 munições intactas calibre 38, 25 munições intactas calibre .40, 20 munições intactas calibre 9mm, duas balanças de precisão e 1 tubo de linha.

A droga foi encontrada graças aos cães farejadores da Polícia Militar, uma vez que a mesma estava em baldes enterrados no fundo de uma casa abandonada. Dentro da casa foi encontrada uma bicicleta de cor vermelha. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus para as medidas cabíveis. Ninguém foi preso.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Papel dos cuidadores é vital para fortalecer vínculo familiar e proporcionar qualidade de vida dos idosos

Papel dos cuidadores é vital para fortalecer vínculo familiar e proporcionar qualidade de vida dos idosos - artigosImagem por congerdesign de Pixabay

Por Angelina Oliveira –  enfermeira.

Cuidar de um idoso é um ato de dedicação, mas também pode ser uma tarefa desafiadora e desgastante. No entanto, os serviços de cuidador profissional se tornaram uma solução necessária para garantir maior qualidade de vida de um ente com idade avançada, permitindo que haja experiências mais significativas entre todos os familiares.

Angelina Oliveira, enfermeira da Ammo Enfermagem, explica que para muitas famílias, a contratação de um cuidador profissional é uma opção valiosa. “Esses profissionais treinados não apenas oferecem assistência prática, como auxílio nas atividades diárias e administração de medicamentos, mas também proporcionam um espaço onde os familiares podem se concentrar em estabelecer conexões emocionais mais profundas com os idosos”, defende.

Estudos divulgados na Research, Society and Development confirmam o que muitos especialistas já afirmavam: muitos cuidadores familiares experimentam efeitos psicológicos negativos. Em uma pesquisa divulgada na mesma publicação científica, comprovou que 39% dos cuidadores familiares apresentaram sintomas depressivos, seja pelo fato de cuidar sozinho ou da crença de não ofertar os cuidados que consideram necessários. (mais…)

Empresário e influenciador Kaká Diniz fará palestra em Santo Antônio de Jesus

Empresário e influenciador Kaká Diniz fará palestra em Santo Antônio de Jesus - saj, destaqueFoto: Reprodução/ Video

Muito conhecido por ser esposo da cantora baiana Simone Mendes, Kaká Diniz, antes de tudo, também acumula outra fama. Ele é um dos empresários brasileiros mais influentes da atualidade, acompanhado por um público de mais de cinco milhões de seguidores no Instagram. Pela primeira vez, o empresário estará em Santo Antônio de Jesus para uma palestra, no próximo dia 5 de outubro, em comemoração ao dia da micro e pequena empresa. Gratuita, a palestra acontece no Hotel Pena Branca, a partir das 18h30, e as inscrições podem ser feitas através do http://bit.ly/sajpalestra.

“Construindo estratégias vencedoras e negócios de sucesso” é o título da palestra que pretende lotar o Centro de Convenções do Hotel Pena Branca, de acordo com os organizadores, que também esperam desenvolver um ambiente de negócios cada vez mais qualificado e engajado em Santo Antônio de Jesus e região circunvizinha.

A atividade é uma realização do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), e conta com o apoio do Espaço Empresarial. (mais…)

Onda de calor no Brasil: saiba como cuidar da saúde das crianças

Onda de calor no Brasil: saiba como cuidar da saúde das crianças - artigosImagem de Daniel Reche do Pixabay

Por Luiz Renato Valério – pediatra. 

Com as temperaturas acima do normal por todo o Brasil, a atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada. Desidratação, cansaço, insolação e desconfortos respiratórios são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar.

Por isso, o Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do país, chama atenção para cuidados que podem prevenir esses quadros de saúde. “O corpo humano tem capacidade de se adaptar às temperaturas e às condições do ambiente, mas quando as mudanças são muito bruscas, principalmente em regiões que normalmente o calor não é tão frequente, o organismo sente dificuldade de se adaptar, por isso é preciso tomar alguns cuidados”, explica o pediatra Luiz Renato Valério, do Hospital.

Hidratação adequada

As crianças sentem um pouco mais de dificuldade para tomar água no cotidiano, por isso os pais devem estimular a hidratação de maneira mais frequente, principalmente em dias quentes. “As crianças devem ingerir principalmente líquidos de boa qualidade como a água filtrada, água de coco e sucos naturais frescos, porque quando deixamos em garrafinhas fora da geladeira ou dentro de uma mochila eles estragam com mais facilidade”, alerta o especialista. (mais…)

SAJ: Obra “O ensino da língua portuguesa – Desafios, Práticas e Alcances” é lançada na UNEB

SAJ: Obra “O ensino da língua portuguesa – Desafios, Práticas e Alcances" é lançada na UNEB - saj, destaqueFoto: Maria do Carmo

Aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 19, no auditório da UNEB, em Santo Antônio de Jesus (BA), o lançamento da obra literária “O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – Desafios, Práticas e Alcances”, organizada por Fábio Araújo Oliveira (Professor adjunto de Língua Portuguesa e Linguística e do PROFLETRAS na UNEB Campus V) Gilce de Souza Almeida (Professora do curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas e do PROFLETRAS na UNEB Campus V) e Ilmara Valois Bacelar Figueiredo Coutinho (Professora adjunta da UNEB campus V e docente permanente do PROFLETRAS) com a participação de 21 professores co-autores, das áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Sociolinguística, Gramaticalização e áreas afins.

A obra foi apresentada ao público presente pelos professores Fábio Araújo Oliveira, Gilce de Souza Almeida e Luzileide de Jesus Santos e Santos (Mestre em Letras, Professora e coordenadora pedagógica) que explanaram acerca das metodologias utilizadas nas pesquisas e referências bibliográficas na construção desta obra, produzida com relatos de vivências com o objetivo de ressignificar a prática do ensino da Língua Portuguesa, onde o leitor não seja um mero decodificador e sim sujeito ativo na construção, reinvenção, partilha e registro de seus saberes.

Segundo os autores, a organização do livro partiu do desejo de oferecer, sobretudo a professores de Língua Portuguesa e a estudantes de Letras e de Pedagogia, conhecimentos produzidos no âmbito da Linguística que possam subsidiar, teórica e metodologicamente, o ensino de Português na educação básica. A professora poeta e escritora Maria do Carmo estava presente no lançamento e parabenizou os autores da obra com uma poesia autoral adaptada para aquele momento: (mais…)

GILIARD SENA (CEARÁ CELL) FALOU SOBRE OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM SEU SMARTPHONE

GILIARD SENA (CEARÁ CELL) FALOU SOBRE OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM SEU SMARTPHONE - tribuna-on, noticias

O convidado da LIVE Tribuna ON dessa quinta-feira, dia 21/09/2023, foi Giliard Sena – técnico de celular da Ceará Cell, localizada na Rua Saldanha Marinho, em Santo Antônio de Jesus (BA), o qual falou sobre os cuidados que você deve ter com seu smartphone, para evitar defeitos e ataque de hackers, e como escolher o celular ideal.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

Barreiras: Bombeiros seguem em combate a incêndio

Barreiras: Bombeiros seguem em combate a incêndio - barreirasFoto: Divulgação/ PrevFogo

O incêndio que atinge a região de Barreiras, no Extremo Oeste baiano, ainda segue ativo nesta quinta-feira, dia 21. Pelo menos quatro quilômetros de vegetação da Serra da Bandeira já foram consumidos pelo fogo, desde a última segunda-feira, dia 18. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo tem perdido intensidade. A serra fica próxima a áreas comerciais da cidade, nas margens da BR-242.

Outro local afetado é a Serra do Mimo, que também registra incêndio florestal desde segunda. O Corpo de Bombeiros da Bahia seguem nos locais no combate às chamas. Atuam nos focos da Serra da Bandeira cerca de 20 agentes, com apoio de duas aeronaves cedidas pelo Programa Bahia Sem Fogo, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Os bombeiros seguem por terra, com pás, foices e enxadas para conter as chamas, enquanto os aviões operam lançando água. Além de Barreiras, os bombeiros atuam em cidades, como Baianópolis, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Barra. Neste locais, o fogo começou há duas semanas.

Fonte: Bahia Notícias.

PF deflagra operação contra abusadores de crianças e adolescentes

PF deflagra operação contra abusadores de crianças e adolescentes - policiaFoto: Arquivo/ Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 21, a Operação Protetores da Infância, com o objetivo de avançar nas investigações contra suspeitos de crimes relacionados a abuso sexual de crianças e adolescentes. Os suspeitos teriam armazenado e distribuído arquivos, imagens e vídeos com “conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil através da internet”.PF deflagra operação contra abusadores de crianças e adolescentes - policiaPF deflagra operação contra abusadores de crianças e adolescentes - policia

Oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, estão sendo cumpridos nas cidades baianas de Ilhéus, Itabuna e Tancredo Neves; e em São Paulo. As penas previstas para os crimes investigados são seis anos de reclusão, além de multa.

“Com a continuidade das investigações nos inquéritos policiais, após análise pericial do material apreendido e depoimentos dos envolvidos, será apurado a participação de cada um dos investigados nos crimes de armazenamento, transmissão, publicação de material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil, ou em outras práticas criminosas”, informou, em nota, a PF.

(mais…)

Lauro de Freitas: PM liberta criança feita refém por dupla armada

Lauro de Freitas: PM liberta criança feita refém por dupla armada - lauro-de-freitasFoto: Divulgação/ Polícia Militar (PM-BA)

Uma criança foi libertada após ter sido feita como refém na noite desta quarta-feira, dia 20, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os dois acusados pelo crime foram presos por policiais CIPT RMS e Bope. Segundo a Polícia Militar (PM-BA), o fato ocorreu na localidade conhecida como Capim Arara, no bairro de Itinga.

Militares faziam o patrulhamento quando avistaram um grupo. Ao se deparar com os militares, dois deles fugiram e invadiram um prédio onde fizeram uma criança refém. O Bope foi acionado e negociou com os acusados até a rendição dos mesmos e a liberação da criança.

Com os dois, os PMs apreenderam uma pistola 9mm, com carregador e munições, uma réplica de arma de fogo e uma balaclava. O material apreendido e os presos foram apresentados na 27ª Delegacia.

Fonte: Bahia Notícias.

Arrecadação federal cai 4,14% e chega a R$ 172,78 bilhões em agosto

Arrecadação federal cai 4,14% e chega a R$ 172,78 bilhões em agosto - economiaFoto: José Cruz/ Agência Brasil

Pelo terceiro mês seguido, a arrecadação da União com impostos e outras receitas teve queda, alcançando R$ 172,78 bilhões em agosto, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, dia 21, pela Receita Federal. O resultado representa recuo real de 4,14%, ou seja, descontada a inflação, em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em comparação com agosto de 2022. Arrecadação federal cai 4,14% e chega a R$ 172,78 bilhões em agosto - economiaArrecadação federal cai 4,14% e chega a R$ 172,78 bilhões em agosto - economia

No acumulado de janeiro a agosto, a arrecadação chegou a R$ 1,52 bilhão, recuo real de 0,83%, em relação aos oito primeiros meses do ano passado. O valor acumulado é o maior da série desde 1995.

Os dados sobre a arrecadação de agosto estão disponíveis no site da Receita Federal. (mais…)

Equipe Duas Rodas em SAJ participará da 24ª Corrida Ecológica

Equipe Duas Rodas em SAJ participará da 24ª Corrida Ecológica - saj, noticias, esporteFoto: Adeilton Maia

Acontece neste domingo, dia 24, a 24ª Corrida Ecológica, de Brumado à Rio de Contas, uma competição na modalidade ciclismo de estrada, válido pelo ranking da Federação Baiana de Ciclismo, que deverá contar com a presença de aproximadamente 400 atletas de todo estado da Bahia.

Como em outras edições, a cidade de Santo Antônio de Jesus será representada pela equipe Duas Rodas, tendo como diretor Roberto Aragão, proprietário da loja Duas Rodas peças e serviços, que conta com uma delegação de 13 atletas que vêm se dedicando a uma rotina intensa de treinamentos dentro e fora das pistas, em busca da conquista do lugar mais alto do pódio nas diversas categorias.

Para essa viagem, a equipe contará com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, em Santo Antônio de Jesus, que tem como secretário Cau Mercês. Apoio: Tribuna do Recôncavo.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Texto: Ascom.

Resumo de parecer da CPI do MST acusa movimento de irregularidades

Resumo de parecer da CPI do MST acusa movimento de irregularidades - politicaFoto: Lula Marques/ Agência Brasil

Um pedido de vista coletivo adiou a votação do relatório do deputado Ricardo Salles (PL-SP) na Comissão Parlamentar de Inquérito do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). A discussão e votação do parecer ficou para terça-feira, dia 26.Resumo de parecer da CPI do MST acusa movimento de irregularidades - politicaResumo de parecer da CPI do MST acusa movimento de irregularidades - politica

Após a leitura do relatório e o pedido de vista, o presidente do colegiado, tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS), rapidamente encerrou a sessão, sem que houvesse tempo para os deputados se manifestarem.

Na reunião desta quinta-feira, dia 21, Salles apresentou um resumo do relatório no qual acusa o movimento, que reivindica a reforma agrária e é favorável à agricultura familiar, de uma série de irregularidades, como práticas de abusos contra assentados e privilégios de dirigentes. Além disso, o relator acusa o MST de se apropriar de recursos públicos. (mais…)

Caetité: Pai é preso por engravidar filha; exame de DNA apontou autor do crime

Caetité: Pai é preso por engravidar filha; exame de DNA apontou autor do crime - caetiteFoto: Marcello Casal Jr./Arquivo/ Agência Brasil

Um homem foi preso em Caetité, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, acusado de estuprar e engravidar a própria filha. Os abusos teriam acontecido no início deste ano, na zona rural do município, e a vítima cuja idade não foi revelada relatou que o pai a ameaçava caso o fato fosse descoberto.

O acusado, que não teve a identidade informada, foi preso na última terça-feira, dia 19. O caso foi descoberto após familiares da criança notarem que ela estava grávida. Com isso, o fato foi levado ao Conselho Tutelar que acionou a polícia.

Um tio da menina chegou a ser colocado como suspeito, mas um exame de DNA apontou o pai da criança como autor do crime. Ainda segundo informações, a criança já deu à luz e tem recebido acompanhamento psicológico. O homem segue preso à disposição da Justiça na delegacia de Guanambi, na mesma região.

Fonte: Achei Sudoeste via Bahia Notícias.

Rio terá maior corredor de arte urbana da América Latina

Rio terá maior corredor de arte urbana da América Latina - arteFoto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou, em visita às obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), nesta quinta-feira, dia 21, o projeto Cores da Brasil, uma galeria de arte urbana a céu aberto, a maior da América Latina. Os grafites que já estampam o Porto Maravilha chegarão ao corredor do BRT Transbrasil. Ao longo dos 26 quilômetros de extensão, viadutos, terminais e passarelas receberão novas cores, formas e significados por inspiração nas obras do Profeta Gentileza.Rio terá maior corredor de arte urbana da América Latina - arteRio terá maior corredor de arte urbana da América Latina - arte

Para o projeto foram mapeados artistas moradores dos locais por onde a Transbrasil vai passar. Ao todo, 26 bairros serão contemplados com as obras de mais de 60 artistas. As intervenções serão realizadas em três terminais, 30 viadutos, 300 pilares e 18 estações com passarelas. Ao todo, mais de 30 mil latas de tintas e 10 mil latas de spray serão utilizadas. O pontapé inicial foi no Terminal Intermodal Gentileza, em muro de 450 metros do artista Lucas Cassarotti.

“A arte urbana, o grafite têm a inspiração do Profeta Gentileza, que dá nome a esse novo terminal. É uma forma de valorizarmos os artistas que estão espalhados pela cidade e, ao mesmo tempo, trazer cores, esperança e luz para a principal avenida da cidade. E aumentar o sentimento de pertencimento das pessoas. A arte urbana traz isso, o cuidar do espaço público. Tenho certeza de que a Avenida Brasil, com toda essa arte urbana, passa de um lugar deteriorado e degradado a um lugar de esperança para termos outro olhar. Esse é o principal objetivo desse projeto. Vai ser um ponto de transformação na história da cidade”, afirmou Eduardo Paes. (mais…)

Começa em Cruz das Almas a ExpoCruz 2023

Começa em Cruz das Almas a ExpoCruz 2023 - noticias, destaque, cruz-das-almas, bahiaFoto: Léa Cunha

Começou em Cruz das Almas (BA) nesta quinta-feira, dia 21, e segue até o dia 24 de setembro, a ExpoCruz, evento anual de incentivo à agricultura familiar, agronegócio e empreendedorismo, realizado pela Prefeitura Municipal. Na edição de 2022, a ExpoCruz recebeu cerca de 50 mil visitantes, movimentou aproximadamente R$ 3 milhões em negócios e gerou mais de 1.500 empregos temporários.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) participa do evento, que está sendo realizado na Praça Senador Temístocles. No estande da Embrapa, haverá exposição de materiais de cultura in vitro e exemplares do Banco Ativo de Germoplasma de Bromélias, que sempre atraem a curiosidade dos visitantes que serão atendidos por técnicos da Empresa.

Também haverá degustação de beijus coloridos, frutos de banana BRS Princesa e do abacaxi BRS Imperial e chips de aipim e banana. Uma novidade é a degustação de abacaxi, banana, manga e abacaxi desidratados oferecidos pela Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita). (mais…)

Controle de doenças crônicas, incluindo diabetes e hipertensão, diminui as chances de Alzheimer e outras demências

Controle de doenças crônicas, incluindo diabetes e hipertensão, diminui as chances de Alzheimer e outras demências - brasilImagem de Steve Buissinne por Pixabay

Cerca de 100 mil novos casos de Alzheimer serão diagnosticados a cada ano, no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O órgão aponta que em média, 1,2 milhão de brasileiros estão com a doença atualmente e que esses números vão dobrar até 2030.

A Doença de Alzheimer é neurodegenerativa, altera as funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem) e outras funções mentais importantes. Por ter causas idiopáticas, ou seja, ainda desconhecidas cientificamente, assusta a muitos já que leva o paciente à demência ao logo dos estágios.

Cada vez mais debatida e compreendida, não deixa de ser temida pois é uma doença mais prevalente em quem tem histórico familiar, sendo a carga genética um fator relevante para o desenvolvimento da condição. Isto quer dizer que a existência de casos na família pode acarretar um risco maior de desenvolvê-la, mas essa não é uma regra. (mais…)

SAJ: Câmara realizou sessão especial em homenagem a UNEB pelos 40 anos de atuação

SAJ: Câmara realizou sessão especial em homenagem a UNEB pelos 40 anos de atuação - saj, noticiasFoto: Divulgação

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou na última segunda-feira, dia 19, uma sessão especial para homenagear a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, pelos seus 40 anos de atuação. SAJ sedia o Departamento de Ciências Humanas, campus V da UNEB e conta com 6 cursos de graduação e 4 de pós-graduação.

Participaram da sessão, o diretor do Departamento, professor João Evangelista Neto, a primeira diretora do Departamento, Dalnice Maria Barreto Souza, a servidora Maria da Conceição Silva Almeida, a representante do Núcleo AfroUneb, professora Sueli Santana, o estudante José Carlos Vaz, o ex-professor José Raimundo Galvão, o estudante egresso Lael Brito Rebouças, o diretor do Ifba, professor Lúcio Mauro, além de vários membros da comunidade acadêmica da UNEB.

O diretor João Evangelista Neto fez uma explanação sobre os resultados do Departamento ao longo dos anos e apresentou os objetivos e metas para o futuro do campus V. Segundo ele, a universidade tem muito a oferecer à população. “Nós nos preparamos enquanto universidade para ofertar à comunidade o melhor que nós podemos. O melhor ensino, a melhor pesquisa e a melhor extensão”, afirmou o diretor. (mais…)

Quem tem mais hipóteses de se apurar para o Mundial?

Quem tem mais hipóteses de se apurar para o Mundial? - esporteImagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Começou em setembro a fase de apuramento da América do Sul para o Campeonato do Mundo de 2026. Foi o começo da caminhada até ao torneio que se vai disputar no Canadá, Estados Unidos da América e México. Já em outubro começa o apuramento asiático. Mas quais são as equipas com mais chances de se apurarem? Saiba aqui para ter as suas sporting bet certeiras nos apuramentos que aí vêem.

Registo histórico

O primeiro Campeonato do Mundo de futebol foi em 1930 e, desde então, há seleções que nunca ou quase nunca falharam o apuramento.

O Brasil é uma delas. A «canarinha» esteve sempre presente nas fases finais: ou como convidada, ou como qualificada automaticamente, ou com a vaga conquistada em campo pelo torneio de apuramento sul-americano. (mais…)

SAJ: Câmara Municipal vai realizar audiência pública para debater reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu

SAJ: Câmara Municipal vai realizar audiência pública para debater reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu - saj, maragojipe, destaqueArquivo: Tribuna do Recôncavo

Instalado no distrito de São Roque do Paraguaçu, no município de Maragogipe (BA), o estaleiro Enseada do Paraguaçu é um empreendimento da indústria naval cujas atividades tiveram início na primeira década dos anos 2000 e chegou a receber a então presidente Dilma Roussef para a entrega de plataformas de petróleo. Mas os trabalhos foram encerrados no ano de 2014 devido às investigações da Operação Lava-Jato. Desde o ano de 2019 o Estaleiro está em recuperação judicial.

No ano de 2021 o Governo Federal assinou contratos para viabilizar a reabertura das atividades. Com a possiblidade de retomada do estaleiro, a Câmara Municipal pretende discutir os impactos para Santo Antônio de Jesus e quais ações podem ser adotadas pelo Poder Legislativo para que a cidade absorva positivamente estes impactos e gere desenvolvimento que possa se reverter em benefícios para a população como a geração de emprego e renda.

Proposta pelo vereador Uberdan Cardoso, a audiência pública acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) a partir das 9h e pretende contar com a participação de toda a população, tanto acompanhando as discussões quanto apresentando sugestões e propostas.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.

Segurança Pública na Bahia apresenta estratégias de enfrentamento ao crime organizado

Segurança Pública na Bahia apresenta estratégias de enfrentamento ao crime organizado - noticias, bahiaImagem ilustrativa | Foto: Manu Dias/ GOVBA

Apesar do atual cenário de disputa do crime organizado no país, e que reverbera na Bahia, o balanço das operações é positivo no estado, somado à queda nos índices gerais de violência. O diagnóstico da Segurança Pública e as estratégias de enfrentamento foram apresentados na manhã desta quarta-feira, dia 20, pelo secretário estadual da pasta, Marcelo Werner, num encontro restrito entre deputados e representações da Força Integrada na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo Werner, houve queda, em relação ao mesmo período do último ano, nas taxas de homicídio (- 2,8%), lesão corporal (-7%), latrocínio (- 16%), feminicídio (- 12,9%), roubos a bancos (-54%), ônibus (-11,7) e veículos (-2,1%). “Através dos novos batalhões e comandos, a expectativa é diminuir mais esses índices até o final do ano”, estima o secretário, que ainda ressalta um aumento nas apreensões de armamentos.

Ele também anunciou um reforço de 2,1 mil policiais, até o final do ano, para somar na força de segurança e outros investimentos a exemplo do fortalecimento da estrutura judiciária do Ministério Público e das corregedorias, além do processo de digitalização da comunicação. Em relação às câmeras corporais em agentes, ele reafirmou que se trata de um compromisso de Governo e que o equipamento precisa ser integrado ao sistema de monitoramento. (mais…)