A tradicional Feira de Caxixis, realizada na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, deve atrair milhares de visitantes durante a Semana Santa. O evento, que reúne música e a venda de artesanatos, teve início nesta sexta-feira (19), e segue até domingo (21). A entrada é gratuita. A programação musical da festa inclui apresentação da cantora Yasmin Santos, Gabriel Diniz, Lincoln e Duas Medidas, Dayane Felix, Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan, Sem Retoque, Lá Furia, Parangolé e Bandana.

Essas atrações irão se apresentar nos três dias de festa, na Arena Caxixis. Outras atrações também irão agitar a Arena Central que conta com diversos palcos. A Feira de Caxixis em 2019 vai contar com mais de 300 barracas. O destaque é o artesanato típico, principalmente peças esculpidas em barro. A maioria dos objetos em exposição para venda é produzida nas olarias de Maragogipinho, distrito do município vizinho, Aratuípe.

 

Variedade

Miniaturas (caxixis), utensílios domésticos, como panelas, artigos de decoração e imagens de santos católicos – tudo criado pelas mãos dos artesãos do Recôncavo, como o reconhecido santeiro Rosalvo Santana. O centro da cidade recebe ainda uma estrutura composta por estantes padronizados para os oleiros, postos policiais, ronda da guarda municipal, serviços de proteção ao menor, ordenamento do trânsito, posto de saúde, ambulância, fiscalização sanitária, palco profissional, camarote, praça de alimentação e decoração do circuito do evento.

 

Roteiro turístico

A cidade de Nazaré, distante 239 km de Salvador, é destino indicado para quem deseja ampliar o universo cultural e artístico. Durante o passeio, o visitante descobre que não dá para ir embora sem, pelo menos, conhecer alguns lugares. Entre eles, o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva “Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram- road do município, a Visconde de São Lourenço, ao redor da qual funcionam diversas lojas e restaurantes que se tornam uma opção de diversão nos finais de semana.

Fonte: Infosaj