Maracás: Motorista de caminhão morre em acidente na BA-026 e parte de carga é saqueada

Imagem ilustrativa by Kerstin Riemer from Pixabay

Um motorista de um caminhão morreu em um acidente na manhã desta segunda-feira, dia 4, em um trecho da BA-026 de Maracás, no Vale do Jiquiriçá (BA). O fato ocorreu em um trecho de curva da rodovia, local onde tem ocorrido diversos acidentes.

Após o veículo tombar, parte da carga de frango congelado foi saqueada. Equipes da Polícia Técnica de Jequié e do Corpo de Bombeiros foram acionadas.

Depois do acidente, moradores da região protestaram nas redes sociais sobre as condições da estrada e dos riscos causados, uma vez que o trecho, usado também por veículos pesados, tem curvas sinuosas.

Fonte: Blog do Marcos Frahm via Bahia Notícias.

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Cerol em linhas de pipa provoca acidentes graves e acende alerta de segurança

Imagem ilustrativa de Dimitris Vetsikas por Pixabay

O uso de cerol em linhas de pipa voltou a ser destaque nos noticiários após casos graves registrados no início de agosto. Uma bióloga perdeu a vida no interior do Acre e um motociclista foi degolado por uma linha com cerol no Rio de Janeiro. Apesar de ser uma brincadeira tradicional nos meses de ventos fortes, soltar pipas próximo à rede elétrica representa riscos sérios à população e à infraestrutura elétrica.

O risco aumenta com o uso de materiais nas pipas como papel laminado, fios metálicos e cerol, que são condutores de eletricidade e potencializam os danos. Além de ser proibido em diversas cidades, o cerol transforma a linha da pipa em um fio cortante, capaz de causar ferimentos graves e comprometer a rede elétrica. Mesmo sem danos aparentes, o contato com cabos pode fragilizá-los e gerar falhas futuras, como curtos-circuitos, choques e interrupções de energia.

‘Mesmo quando não há dano visível no momento do contato, a linha com cerol pode fragilizar os cabos e provocar falhas futuras’, alerta Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.

Neo Energia.

Agricultura familiar de Muniz Ferreira ganha unidade de beneficiamento de frutas

Foto: Reprodução/ Video

O prefeito Gileno Pereira autorizou na última terça-feira, dia 12, o início das obras de construção de uma unidade de beneficiamento e processamento de frutas e produtos da agricultura familiar na comunidade de Sodoma.

O equipamento vai possibilitar a agregação de valor à produção de frutas e de mandioca, oportunizando que os produtos concorram no mercado de forma mais competitiva, saindo das mãos de atravessadores, além de gerar trabalho e renda para as famílias agricultoras e fortalecer a economia do município.

Trabalhadores da construção civil já colocaram a mão na massa para mover cada bloco e dar forma à cozinha comunitária e à despolpadeira de frutas que vão compor a agroindústria.

A unidade de beneficiamento de frutas vai funcionar como um centro onde os produtos colhidos são submetidos a diversas etapas para melhorar sua qualidade, aparência e vida útil, preparando-os para o consumo ou para a indústria. A tecnologia vai ajudar na recepção, limpeza, seleção, classificação e, em alguns casos, processamento adicional como corte, descascamento, cozimento ou embalagem das frutas e produtos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Kaylan Anibal.

Morador de Brumadinho deve ser indenizado por rompimento de barragem

Imagem de succo por Pixabay

A mineradora Vale S/A foi condenada a indenizar um morador de Brumadinho em R$ 10 mil reais, por danos morais, devido ao rompimento da barragem Córrego do Feijão, ocorrido em janeiro de 2019. A decisão é do juiz Daniel Cesar Boaventura, da Comarca de Belo Horizonte, que reconheceu os abalos emocionais sofridos pelo morador em decorrência da tragédia. O magistrado negou pedidos de indenização por danos materiais, por falta de comprovação com documentos.

Na ação judicial, o homem alegou que presenciou cenas de desespero generalizado, com pessoas chorando, correndo e gritando em meio ao caos que tomou conta da cidade com o rompimento da barragem. Ele ressaltou que perdeu amigos e pessoas conhecidas na tragédia, o que aumentou seu sofrimento e, ainda, passou a conviver diariamente com barulho de helicópteros, sirenes e cães farejadores que participavam das buscas.

O morador disse ainda que desenvolveu sintomas de crises de ansiedade, insônia, medo constante e passou a reviver repetidamente as cenas do desastre e procurou ajuda médica, estando em tratamento psiquiátrico com uso de medicações. A Vale contestou a ação, alegando improcedência dos danos materiais por falta de comprovação de residência do autor em Brumadinho. Com base na análise das provas e no laudo pericial, a Justiça fixou a indenização por danos morais em R$ 10 mil.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Fusca desce ladeira em Laje e vai parar em depósito de sucatas

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um veículo modelo Fusca desceu uma ladeira desgovernado e foi parar em um depósito de sucatas do município de Laje na manhã desta quinta-feira, dia 14.

O pai da mutuipense Vanessa foi à cidade de Valença e decidiu deixar o Fusca com a filha, seguindo viagem no carro dela. Ao estacionar em frente ao local de trabalho, próximo ao CAPS, Vanessa notou que, ao sair do Fusca, o cabo do freio de mão se rompeu e o veículo começou a se movimentar.

O carro atravessou a pista, entrou em uma área de pasto e caiu sobre a sucata de um caminhão-caçamba. Não houve feridos, mas o fusquinha deu perda total.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia.

ARTIGO: Ciclo menstrual irregular pode dificultar a gravidez

Imagem de silviarita do Pixabay

Por Tirza Ramos – médica.

A irregularidade no ciclo menstrual é uma condição comum, que atinge milhares de brasileiras em idade fértil e pode estar diretamente associada a dificuldades para engravidar. Os dados recentes da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) indicam que mais de 30% das mulheres que procuram clínicas de reprodução assistida no Brasil apresentam histórico de ciclos menstruais irregulares.

O ciclo menstrual regular é geralmente de 28 dias, podendo variar entre 21 e 35 dias. Quando há intervalos maiores ou variações frequentes, o ciclo é considerado irregular. Essa condição pode indicar ausência de ovulação (anovulação), o que impossibilita a fecundação natural. A irregularidade nos ciclos pode ser causada por fatores como síndrome dos ovários policísticos (SOP), alterações hormonais, estresse, obesidade, distúrbios da tireoide ou até mesmo pela aproximação da menopausa. Quando não identificada e tratada precocemente, a irregularidade no ciclo menstrual pode comprometer a ovulação e dificultar o planejamento familiar.

Para mulheres que apresentam sintomas como atraso menstrual frequente, sangramentos fora de época ou ciclos muito longos, a recomendação é procurar um ginecologista o quanto antes. ‘Quanto antes diagnosticamos a causa da irregularidade, maiores são as chances de reverter o quadro com sucesso e aumentar a fertilidade’, disse a médica Tirza Ramos, do IVI Salvador. (mais…)

10ª Travessia Itaparica-Salvador será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro

Image by Rich Enders from Pixabay

A 10ª Travessia Itaparica-Salvador e mais cinco provas de diversas categorias, vão movimentar as águas abertas da Baía de Todos os Santos nos dias 6 e 7 de dezembro, no Porto da Barra. As inscrições já estão abertas no site ou app da Ticketsports e quem se inscrever nos primeiros lotes terão vantagens especiais. Apresentada pela PetroBahia e realizada pelo Yacht Clube da Bahia juntamente com a Federação Baiana Desportos Aquáticos, a travessia faz parte do calendário oficial esportivo da Prefeitura de Salvador/Saltur.

A prova principal vai contar com a participação dos atletas federados, classificados através de pontuação nas 10 etapas do Campeonato Baiano de Água Abertas. A 6ª etapa será disputada, no dia 24 de agosto, em Santo Estevão. A travessia vai premiar em dinheiro os vencedores nas categorias Elite, Master, além da prova de Paddle board.

A novidade é que as provas de 200m, 400m e revezamento entram na programação de domingo (07/12), quando acontece a Travessia Itaparica-Salvador, com saída na Praia dos Búzios, em Gameleira, e chegada na praia do Porto da Barra. Já no sábado (06/12), serão disputadas as provas de 900 Metros, com uso de equipamentos; 1.500 Metros, categoria rápida; e a Meia TIS que compreende a metade da distância da prova principal.

Texto: Jamil Moreira Castro.

Seis dos dez estados com maiores taxas de violência sexual contra crianças e adolescentes estão na Amazônia

Imagem de michael vite por Pixabay

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública lançaram hoje o estudo ‘Violência contra crianças e adolescentes na Amazônia’, que revela um cenário alarmante: seis dos dez estados brasileiros com as maiores taxas de violência sexual contra crianças e adolescentes estão na Amazônia Legal.

O levantamento inédito mostra, entre outros dados alarmantes, que a Amazônia apresenta taxas de violência sexual 21,4% acima da média nacional e que as desigualdades raciais e sociais aumentam ainda mais a vulnerabilidade de meninas e meninos, especialmente negros e indígenas.

Os seis estados da Amazônia entre os de maior incidência de violência sexual são Rondônia (com uma taxa de 234,2 casos a cada 100 mil crianças e adolescentes), Roraima (com taxa de 228,7), Mato Grosso (188,0), Pará (174,8), Tocantins (174,2) e Acre (163,7).

Trama Comunicação.

Feira Literária de Mucugê reúne 29 unidades escolares de 16 municípios

Foto: Maria do Carmo Silva

Até domingo, dia 17,  a cidade de Mucugê (BA), na Chapada Diamantina, sedia a 8ª edição da Feira Literária (Fligê), com o tema ‘Rios e matas da narrativa’. O evento, que teve início na segunda (13), reúne 29 unidades escolares de 16 municípios, além de três escolas da Educação Profissional e Tecnológica. A programação gratuita inclui mesas literárias, lançamentos de livros, saraus, oficinas, cortejo literário e apresentações musicais e teatrais pelas ruas da cidade. O evento conta com a presença da poeta e colunista do Tribuna do Recôncavo, Maria do Carmo Silva.

As escolas-fábricas estaduais de chocolate dos municípios de Ipiaú e Arataca e a Escola-Fábrica do Requeijão de Santa Bárbara também integram as unidades da rede estadual que participam do evento, apresentando chocolates, requeijões, cocadas, brigadeiros, geleias e outros produtos. Para quem circula pela Fligê, os jovens mostram o resultado dos projetos de iniciação científica desenvolvidos durante o ano letivo.

Outra atração estudantil da Fligê são as atividades culturais e os projetos estruturantes como Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Dança Estudantil (DANCE), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE) e Festival Estudantil de Teatro (FESTE), além da Fligêzinha, Fligê+ Juventudes e Fligêcine, destinados ao público infantil e juvenil. Mais de três mil estudantes participam ativamente da Fligê.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom/SEC.

Confira a apresentação da Sociedade Filarmônica 23 de Dezembro:

Golpe dos boletos falsos com consórcio pode ser evitado

Imagem de Drazen Zigic no Freepik

A popularização dos consórcios como alternativa de crédito vem acompanhada de um alerta: cresce o número de golpes com boletos falsos, especialmente direcionados a clientes do setor.

No golpe, os criminosos criam boletos quase idênticos aos originais, com logotipo da empresa e dados aparentemente legítimos. No entanto, o código de barras é adulterado para que o valor pago seja direcionado a contas de terceiros e não à administradora do consórcio.

‘O golpe se aproveita da pressa ou do medo de cancelamento das cotas para induzir o pagamento. Por isso, é essencial redobrar a atenção’, explica Francis Silva, CFO do Mycon.

Texto: ERIKA TORRES DE AZEVEDO.

Ministério da Saúde anuncia na Bahia tecnologia para aprimorar rastreamento do câncer do colo do útero no SUS

Imagem de unknownuserpanama de Pixabay

Nesta sexta-feira (15), às 10h, a diretora Aline de Oliveira Costa, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, anuncia em Camaçari (BA), a oferta de uma nova tecnologia no SUS, que representa um avanço no rastreamento do câncer do colo do útero.

A agenda acontece no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), na Rua Segundo Sendes – Gleba B.

A medida integra as ações do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias em áreas essenciais para o SUS, como a oncologia.

Oficina.

Águas do Rio São Francisco chegam ao Rio Grande do Norte

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco ultrapassaram a divisa da Paraíba e chegaram ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (14) pela primeira vez de forma regulamentada, para beneficiar milhares de pessoas. Nesta quinta-feira, na divisa entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, no km-139, o nível do Rio Piranhas subiu 20 centímetros na lâmina d’água em comparação com a última medição, confirmando a chegada do recurso ao município de Jardim de Piranhas (RN).

Técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) seguem monitorando a passagem da água desde a divisa até a Barragem de Oiticica (RN), no km-181. A previsão de chegada do recurso até o local é entre esta sexta-feira (15) e sábado (16). Em seguida, a água será destinada aos principais reservatórios do estado potiguar. O percurso até o território potiguar compreende 412 km e envolve um complexo sistema de reservatórios e canais.

A operação é resultado de uma articulação entre o Governo Federal e os governos estaduais da Paraíba e do Rio Grande do Norte, visando reforçar o abastecimento humano, irrigação agrícola e dessedentação animal em regiões historicamente afetadas pela seca. Técnicos do MIDR também monitoram permanentemente a qualidade e quantidade de água, garantindo que a distribuição ocorra de forma eficiente e contínua.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: MIDR.

Câmara de SAJ lança app de transparência em tempo real para cidadãos acompanharem votações ao vivo

Imagem de Bryan Santos do Pixabayv

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus deu um passo importante para fortalecer a relação com a população: entrou em funcionamento o novo sistema de transparência em tempo real por meio de um aplicativo que permite acompanhar ao vivo todas as votações e decisões do Legislativo, de qualquer lugar.

Por meio do app, os cidadãos poderão acessar as pautas, acompanhar as discussões e ver em tempo real como cada vereador vota. O objetivo é ampliar o acesso à informação, estimular a participação popular e garantir que os processos legislativos sejam cada vez mais transparentes.

‘Queremos que a população esteja mais próxima da Câmara, participando e fiscalizando de maneira prática e rápida’, destacou Caíque Barbosa, presidente da câmara municipal de SAJ.

(mais…)

Fachin e Moraes são eleitos presidente e vice do STF pelos próximos dois anos

Foto: Fellipe Sampaio/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, nesta quarta-feira (13), Edson Fachin como presidente da Corte e Alexandre de Moraes como vice-presidente. Os dois exercerão a função pelos próximos dois anos e a posse de ambos está marcada para 29 de setembro.

Os dois foram eleitos de forma simbólica, cada um com 10 votos para sua devida função. Historicamente, pela tradição, um ministro não vota em si.

A sucessão é feita pela ordem da antiguidade, ou seja, é ocupada pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo. Por isso, Fachin, o antigo vice-presidente, ocupará o cargo de Barroso, como presidente da corte. Enquanto isso, Moraes ocupará a vice-presidência.

Bahia Noticias.

Moradora de Cruz das Almas Angélica é morta em Sapeaçu

Foto: Arquivo Pessoal

Uma moradora de Cruz das Almas foi morta em Sapeaçu na tarde desta quarta-feira, dia 13. Angélica Oliveira de Almeida pilotava uma motocicleta na localidade do Brito, quando foi atingida por disparos de arma de fogo.

Angélica tinha 50 anos e morava na Boca da Mata, em Cruz das Almas. Ela foi assassinada próximo a casa do seu pai. A moto não foi levada. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Informe Cruz.

Presidente do TJ-BA desempata julgamento e barra mandado de injunção da Polícia Civil e DPT

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou o mandado de injunção das Polícias Civil e Técnica da Bahia e o resultado foi um empate entre os votos dos desembargadores com 11 votos favoráveis às entidades sindicais e 11 votos que seguiram a orientação do relator Pedro Guerra.

Todavia, a presidente do TJ-BA, Cynthia Maria Pina Resende, deu voto de minerva nesta quarta-feira (13), sendo contrária a ação que busca a criação de um novo plano de cargos e salários para as Polícias Civil e Técnica da Bahia.

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) anunciou que vai recorrer da decisão no Superior Tribunal Regional (STJ). O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, ressalta que o resultado da sessão representa que a categoria conseguiu “virar o jogo”, pois o empate representa ‘uma importante vitória’ para o sindicato.

Bahia Noticias.

PTN: Idosa com fratura no fêmur precisa ser transferida para hospital com UTI

Foto: Arquivo Pessoal

A idosa Maria Cristina dos Santos, de 81 anos, residente em Presidente Tancredo Neves, foi internada no hospital local após sofrer uma fratura no fêmur.

Ela precisa ser transferida para um hospital com suporte adequado e UTI, a regulação já saiu, mas a transferência foi agendada para o dia 18.

Diante disso, a família pede ajuda de políticos da região para antecipar a transferência. O código de regulação: 4555461.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: PTN News.

Recém-contratado pelo Vitória, Rúben Ismael passa por cirurgia no joelho

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Contratado pelo Vitória na atual janela de transferências, o volante português Rúben Ismael passou por cirurgia no joelho nesta quarta-feira (13) para tratar uma lesão no menisco medial.

Após estrear pelo Leão contra o Palmeiras e jogar 17 minutos no empate por 2 a 2, no último dia 3 de agosto, pela 17ª rodada da Série A, Rúben Ismael se lesionou durante um treino visando o duelo contra o São Paulo. O prazo para recuperação do jogador não foi divulgado pelo Vitória.

Ismael é um dos jogadores entregues ao Departamento Médico rubro-negro ao lado do zagueiro Kauan, dos laterais Cáceres, Claudinho e Jamerson, dos volantes Baralhas e Willian Oliveira e do meia Matheuzinho. (mais…)

Ônibus da Novo Horizonte pega fogo entre Guanambi e Caetité

Foto: Reprodução/ Video

Na manhã desta última quarta-feira, dia 13, um ônibus da empresa Novo Horizonte, que fazia o trajeto para Vitória da Conquista, foi destruído por um incêndio na BR-030, no trecho conhecido como ‘curva do cotovelo’, entre Guanambi e Caetité.

Todos os passageiros conseguiram sair do veículo antes que o fogo se alastrasse, evitando feridos. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender à ocorrência.

As chamas foram controladas no local e a área foi isolada para garantir a segurança.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Acorda Cidade e Achei Sudoeste.

CBF divulga tabela detalhada das quartas de final da Copa do Brasil

Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay

A Diretoria de Competições da CBF divulgou na noite desta quarta-feira (13), a tabela detalhada das quartas de final da Copa Betano do Brasil. O documento traz informações sobre datas, horários, locais e transmissões dos jogos da competição.

Único clube do Nordeste ainda vivo na competição, o Bahia busca chegar às semifinais pela primeira vez em sua história.

Os confrontos foram definidos em sorteio realizado na sede da entidade, e a quinta fase terá os seguintes duelos: Bahia x Fluminense, Atlético-MG x Cruzeiro, Athletico-PR x Corinthians e Vasco x Botafogo.

VEJA OS JOGOS DO BAHIA:

28/08 (quinta-feira) – Bahia x Fluminense, às 19h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

10/09 (quarta-feira) – Fluminense x Bahia, às 19h, no Maracanã.

Bahia Noticias.

PRF prende suspeito de homicídio durante fiscalização em Jequié

Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay

Na tarde desta terça-feira (12), por volta das 16h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem com mandado de prisão por homicídio no município de Jequié, sudoeste da Bahia. A ação ocorreu no km 677 da BR-116, durante fiscalização com foco no combate ao crime realizada por uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da PRF.

O suspeito viajava como passageiro de um ônibus que fazia a linha Paraná x Arapiraca (AL). Durante a verificação da documentação dos ocupantes, os policiais constataram que havia contra ele um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, comarca de Terra Rica, 3ª Juízo Único, pelo crime de homicídio.

Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado, ileso, à Delegacia de Polícia Judiciária de Jequié para a adoção das medidas cabíveis.

PRF.

Feira Noise Festival abre edital para seleção de artistas em parceria com a Groover Brasil

Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay

O Feira Noise Festival, maior festival de música independente do interior da Bahia, acaba de lançar seu edital de seleção de bandas e artistas para a edição de 2025. Em parceria com a plataforma Groover Brasil, o festival abre espaço para novos nomes da cena autoral brasileira se apresentarem em seus palcos, neste ano em que celebra 16 anos de história.

Serão seis artistas selecionados para tocar nos palcos da Casa Noise e do Ária Hall, espaços que vão sediar os shows do festival entre os dias 19 e 23 de novembro, em Feira de Santana (BA). A curadoria será realizada de forma conjunta pela equipe do Feira Noise e pela Groover Brasil.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 22 de agosto, por meio da plataforma Groover. Podem participar bandas e artistas brasileiros de todos os estilos musicais, desde que tenham ao menos uma faixa autoral lançada ou inédita. Para concorrer, é necessário criar um perfil na plataforma, lançar uma campanha com a faixa autoral, selecionar o concurso ‘Toque no Feira Noise Festival 2025’ e realizar o envio. O resultado será divulgado no dia 2 de setembro.

Os artistas selecionados contarão com ajuda de custo, além de alimentação, hospedagem e transporte local garantidos.

Ana Paula Marques.

Caminhoneiro é notificado em Itaberaba após dirigir por 24 horas sem descanso

Foto: Divulgação / PRF na Bahia

Na noite da última segunda-feira, dia 11, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu nove comprimidos de anfetamina e autuou um caminhoneiro por diversas infrações de trânsito, durante fiscalização no km 226 da BR-242, no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina.

A equipe realizava policiamento ostensivo quando abordou o veículo de carga e constatou que o condutor vinha dirigindo por quase 24 horas ininterruptas, sem cumprir o período obrigatório de descanso. Questionado, o motorista admitiu fazer uso de substâncias para inibir o sono e entregou voluntariamente nove comprimidos de anfetamina, popularmente conhecidos como ‘rebites’.

Além do porte de drogas para consumo pessoal, o motorista foi autuado por diversas outras infrações:

  • Descanso não cumprido: Conforme a legislação, motoristas profissionais devem ter períodos de descanso obrigatórios, o que não foi respeitado.
  • Trânsito em horário proibido: O caminhão, por ser um veículo longo, estava circulando à noite em pista simples, o que é proibido por lei.
  • Irregularidades no transporte de carga perigosa: A fiscalização encontrou falhas na sinalização do veículo e constatou que os equipamentos de proteção individual (EPIs) não estavam no local adequado.

(mais…)

Mais de 2.700 baianos já mudaram de nome em Cartório após nova lei

Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay

Mais de 2.700 baianos optaram por mudar de nome diretamente em Cartório de Registro Civil, sem a necessidade de processo judicial. A novidade, introduzida pela Lei Federal nº 14.382/22, em julho de 2022, trouxe uma mudança significativa no ordenamento jurídico brasileiro ao permitir que qualquer cidadão maior de 18 anos possa alterar seu nome sem apresentar justificativa ou ingressar com ação na Justiça.

Para realizar o ato diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação judicial.

A lei também inovou ao permitir a mudança de nome de recém-nascido em até 15 dias após o registro, no caso de não ter havido consenso entre os pais sobre como a criança vai chamar. Esta inovação, que também poderá ser realizada diretamente em Cartório de Registro Civil possibilita a correção de muitos casos em que a mãe está impossibilitada de comparecer ao cartório em razão do parto e o pai ou declarante registra a criança com um nome diferente do combinado. (mais…)

SAJ: Audiência pública apresenta diretrizes, programas e metas que irão orientar ações do governo municipal nos próximos 4 anos

Foto: Luciano Almeida

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria de Administração, realizou na última segunda-feira (11), na Câmara Municipal, a audiência pública de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

O encontro apresentou à população as diretrizes, programas e metas que irão orientar as ações do governo municipal nos próximos quatro anos, reforçando o compromisso com um planejamento participativo e transparente. A audiência foi conduzida pela secretária de Administração, Dra Luciene Neri Pinto, com suporte técnico da Orcoma Contabilidade Pública, representada pela coordenadora de Planejamento e Orçamento, Bruna Jenifer Pereira.

‘Esse é um momento importante para que a população conheça, opine e participe das decisões que vão direcionar os investimentos e políticas públicas para os próximos anos. O PPA só cumpre seu papel quando é construído de forma coletiva e democrática’, destacou a secretária Dra Luciene Neri Pinto.

(mais…)

Bahia registra aumento de 42% nos atendimentos às vítimas de violência doméstica

Imagem de Free-Photos do Pixabay

Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Para a psicóloga Verônica Lima, a observação dos sinais é fundamental para indicar se uma mulher está submetida a situações de violência, mesmo sem uma denúncia formal. ‘É importante observar o comportamento para a condução, como mudanças bruscas no comportamento: isolamento, tristeza, irritabilidade. Outro ponto a ser observado são as justificativas frequentes para machucados ou faltas’, destaca.

Na Bahia, o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher – registrou um aumento de 42% nos atendimentos em 2024. A violência contra mulheres entre 40 e 44 anos representa o maior número de denúncias. São as mulheres pretas ou pardas as vítimas mais frequentes e são os esposos(as) e companheiros(as) — ou ex-companheiros(as) — aqueles que mais cometem atos violentos.

O Canal Delas, criado pela Hapvida em parceria com a ONG As Justiceiras, é uma plataforma na qual clientes podem denunciar casos de assédio e violência doméstica. O projeto conta com uma força tarefa voluntária de mulheres para oferecer orientação jurídica, psicológica, socioassistencial, médica e rede de apoio e acolhimento. Para se conectar, basta acessar o link Canal Delas (linktr.ee/canaldamulherhapvidandi) disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Tainara Carvalho.

Cooperativa de Maragogipe amplia produção com novos itens minimamente processados

Image ilustrativa by Dian A. Yudianto from Pixabay

A Associação Comunitária do Brinco (Abrinco), em Maragogipe, reconhecida pela produção de derivados de mandioca, passa a oferecer novos itens minimamente processados, como abóbora, jaca desbagada e inhame cortados e embalados a vácuo. O presidente da Associação, Antônio José da Cruz, conhecido como Zé do Brinco, explica que a diversificação é fruto de inovação e atenção às demandas do mercado.

‘A ideia dos minimamente processados surgiu da nossa busca por formas mais eficientes de conservar os produtos, garantindo frescor, sabor e qualidade por mais tempo. Para a comercialização, estamos otimistas, pois esses itens foram pensados para atender às necessidades e preferências dos nossos clientes’, afirma.

No total, 74 famílias agricultoras são beneficiadas com a produção da Abrinco, já consolidada nos mercados baianos com produtos como aipim descascado e embalado a vácuo, aipim palito congelado, goma de tapioca, massa de carimã e aipim, tapioca granulada e farinha de mandioca.

A Associação Abrinco vem recebendo apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a entrega de equipamentos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM CAR.

ARTIGO: Quais são os erros mais comuns na hora de vender um carro?

Imagem de Luk Luk do Pixabay

Por Ycaro Martins – CEO e sócio fundador da Vaapty.

Na pressa de vender um carro seminovo, muitos proprietários acabam cometendo erros que desvalorizam ou travam a negociação de um veículo o A venda de um automóvel exige mais do que apenas anunciar: é preciso preparo, transparência e atenção aos detalhes,do estado geral do veículo à regularidade da documentação.

Ycaro Martins explica que um dos erros mais frequentes é tentar esconder defeitos do carro, o que pode gerar desconfiança e afastar compradores. ‘O mercado de seminovos gira em torno de confiança. Quando alguém tenta mascarar defeitos, seja um ruído no motor ou danos estruturais, o comprador percebe. A perícia cautelar não perdoa. E isso mina a negociação. Laudos atualizados, revisões documentadas e histórico completo aumentam a credibilidade e aceleram o fechamento’, alerta o CEO da Vaapty.

Outro equívoco comum, de acordo com o especialista, é definir o preço sem considerar o histórico e a condição real do carro. Muitos se baseiam apenas na Tabela Fipe, sem levar em conta fatores como revisões feitas, número de donos do automóvel, quilometragem e até a cor, que pode influenciar a aceitação no mercado. (mais…)

Morador de Muniz Ferreira Raylan participa de podcast com governador e ganha teclado

Foto: Reprodução/ Vídeo

Com teclado em mãos, uniforme escolar e muitas ideias na cabeça, Raylan Souza participou, na noite desta segunda-feira, do podcast ‘Fala Jero Especial Juventude’, em Salvador.

Raylan é estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral Evancleide Almeida Santos Barreto, em Muniz Ferreira, e compositor das musicas ‘Amorzin’ e ‘Plano Perfeito’. O podcast contou com a participação de estudantes da rede estadual e da secretária Rowenna Brito.

Morador da localidade do Sapé, Raylan se destacou pelo seu gingado, que contagiou a galera durante a exibição do podcast. Na oportunidade, Jerônimo anunciou, com apoio do deputado federal Antônio Brito, a entrega de um teclado novo, modelo Yamaha PSR-SX600, para o estudante. Raylan ficou emocionado ao receber o equipamento que pode garantir seu futuro no mundo da música e da arte.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Kaylan Anibal.

SEC institui programa de prevenção e combate ao assédio e à discriminação nas escolas

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) já conta com o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a Todas as Formas de Violência e Discriminação. A medida foi instituída com a publicação, nesta terça (12), de uma portaria no Diário Oficial do Estado que orienta como a SEC e suas unidades devem atuar para acolher vítimas, apurar denúncias, prevenir e combater assédios e violências de diversas formas contra estudantes, professores e funcionários diretos e indiretos do órgão.

O corregedor da SEC, Ronaldo Botelho Gomes, explica que a política estabelece, entre outros pontos, um protocolo de atendimento com orientações para o acolhimento e escuta das vítimas e o fluxo de denúncia e apuração na própria Corregedoria. ‘Define o que o órgão vai fazer, o que cada escola vai fazer’, diz.

O papel preventivo dado à Corregedoria pelo programa também é destacado. ‘Após a publicação no Diário Oficial, o próximo passo agora é divulgar e difundir a portaria, levar o programa ao conhecimento dos NTEs (Núcleos Territoriais de Educação) e à direção das escolas. A Corregedoria tem o papel de divulgar e formar para que toda a rede tenha meios de denúncias casos de assédio e violências’, afirma o corregedor.

SEC.

Comunicado da EMBASA para Itatim, Milagres e Nova Itarana

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Atenção Itatim, Milagres e Nova Itarana, a Embasa informa que nos últimos dias, o abastecimento de água nesses municípios e nas localidades de Lajedo Alto em Iaçu) e Km 100 em Brejões foi interrompido várias vezes para manutenções emergenciais em equipamentos do sistema, o que comprometeu o processo de retomada gradativa da distribuição de agua.

Atualmente, apenas as áreas mais distantes e situadas em grande altitude permanecem com irregularidade no fornecimento. Para atender esses pontos nesta terça feira, dia 12, a Embasa está iniciando o abastecimento complementar por meio de carros pipa.

A Embasa ressalta que suas equipes técnicas estão mobilizadas e trabalhando para restabelecer o abastecimento de forma segura e gradual.

Tribuna do Recôncavo.

Pesquisa traça perfil das solteiras: 4 em cada 10 buscam romance com apoio financeiro

Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay

Mais de 80% das jovens brasileiras solteiras querem perder esse estado civil até 2035. É o que aponta uma pesquisa do site d MeuPatrocínio, em parceria com o Instituto QualiBest, realizada com mulheres da Geração Z de todo o país. Ao serem questionadas como se imaginam daqui a dez anos, 53% afirmaram que querem estar casadas e com filhos; 13% preferem se ver casadas sem filhos; e 17% vislumbram uma união estável.

Segundo o especialista em relacionamento Caio Bittencourt, a perspectiva de compromisso, no entanto, não necessariamente se traduz em uma busca desenfreada pelo amor. ‘As mulheres estão cada vez mais reconhecendo seu valor e sabem o que merecem. Elas só vão se casar se de fato valer muito a pena, tem que estar dentro dos ideias dela’, pondera.

Entre esses ideais que determinam a escolha de um parceiro, a mesma pesquisa revelou que ‘ser gentil’ é o fator mais relevante para 70% das entrevistadas solteiras. Outra característica fundamental é que o homem proporcione segurança emocional, o que foi apontado por 45% das jovens. Já a estabilidade financeira foi escolhida por 35% delas. Nessa questão, cada respondente marcava três alternativas que melhor descrevessem ‘quais são as principais características que você busca em um relacionamento’. (mais…)

Laje é contemplado com novas casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida

Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

O município de Laje foi contemplado com a construção de 20 novas casas populares por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, dentro do Novo PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade. A iniciativa é fruto da Seleção Minha Casa, Minha Vida – Entidades, Rural e FNHIS, e contou com o apoio decisivo do deputado federal Neto Carletto.

A prefeita Jaciara Reis comemorou a conquista, ressaltando a importância do projeto para transformar vidas. ‘Cada chave entregue é mais do que uma porta aberta: é o início de uma nova história para famílias que mais precisam. Seguimos trabalhando para que mais lajistas realizem o sonho da casa própria’, afirmou.

A prefeita também destacou a parceria com o parlamentar: ‘Agradeço ao deputado federal Neto Carletto por nos ajudar a tornar realidade o sonho da casa própria para mais famílias lajistas’. Com mais dignidade, oportunidades e sonhos realizados, a expectativa é que o programa siga beneficiando novas famílias no município. ‘Moradia é dignidade. E vem muito mais por aí!’, concluiu a prefeita.

Fonte: Abrange.

Salvador Fest anuncia cancelamento de edição de 2025; veja comunicado

Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay

A Salvador Produções anunciou o cancelamento da edição de 2025 do Salvador Fest, que aconteceria no dia 14 de setembro no WET.  A organização do evento informou que após uma análise cuidadosa, questões de logística impediram a realização do festival, um dos principais do calendário de eventos da Bahia.

‘O Salvador Fest sempre foi um evento popular, pensado para que todos pudessem participar e se divertir em um festival com megaestrutura, open bar de qualidade e grandes nomes da música local e nacional, mantendo preços mais acessíveis. No cenário atual, constatamos que não seria possível manter o padrão de entrega e qualidade que consideramos justo para vocês’, informa a empresa.

A Salvador Produções ainda explicou para o público como será possível fazer o reembolso do valor para os clientes que já adquiriram o ingresso para esta edição.

Bahia Noticias.

Jet in Morro 2025 transforma pilotos em heróis com o tema ‘Liga da Adrenalina’

Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo

Na nova edição do Jet in Morro, em Morro de São Paulo, os pilotos assumem o protagonismo de uma jornada eletrizante pelas águas do paraíso, onde adrenalina, conexão e liberdade se tornam seus verdadeiros superpoderes. O Jet in Morro 2025 já tem seu tema oficial: Super-Heróis dos Mares – A Liga da Adrenalina. Inspirado no universo dos super-heróis, o conceito desta edição presta uma homenagem vibrante aos verdadeiros protagonistas do evento: os pilotos.

Com a proposta de celebrar a coragem, a técnica e a paixão de quem vive o mar com intensidade, o tema apresenta os pilotos como figuras quase míticas. Eles não vestem capas nem salvam cidades do alto dos céus, mas cruzam o oceano com radicalidade, precisão e uma conexão única com as águas — como verdadeiros guardiões da liberdade e da emoção.

Mais do que um simples evento esportivo, o Jet in Morro se consolida como uma experiência imersiva que mistura adrenalina, amizade, natureza e celebração em cenários paradisíacos. A edição deste ano percorrerá locais incríveis, um verdadeiro roteiro de filme de ação, com protagonistas reais. Com música, festas, encontros e muita velocidade, o Jet in Morro 2025 promete mais do que manobras radicais, promete histórias vivas sendo escritas sobre o mar. Porque aqui, os super-heróis não voam… eles navegam.

Fonte: Abrange.

ARTIGO: Nova lei do licenciamento ambiental torna obrigatórios os processos digitais em todo o país

Imagem Ilustrativa de Nicky Thanks for everything from Pixabay

Por Marco Antonio Zanatta – CEO e fundador da Aprova.

Aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República em 8 de agosto de 2025, a Nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025) estabelece regras nacionais para padronizar os procedimentos de licenciamento na União, estados e municípios.

Com entrada em vigor prevista para fevereiro de 2026, a norma impõe mudanças que devem transformar a gestão ambiental no Brasil, com destaque para a obrigatoriedade de tramitação 100% digital até 2029 e a integração de dados ao Sinima (Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente).

O objetivo é unificar procedimentos, dar previsibilidade a empreendedores e gestores públicos, e reduzir a disparidade de critérios hoje existentes entre regiões. Para isso, a lei prevê que todos os entes federativos adotem sistemas digitais compatíveis, integrados ao Sinima, capazes de processar solicitações, emitir licenças e gerar relatórios em tempo real. (mais…)

PRF apreende caminhão com placa clonada e drogas em Barreiras

Foto: PRF

Na manhã desta segunda-feira (11) uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava patrulhamento no km 827 da BR-242, em Barreiras (BA), quando abordou um caminhão-trator, que trafegava com o para-brisa quebrado. O veículo seguia de América Dourada (BA) para Porto Nacional (TO), onde, segundo o condutor, carregaria milho.

Durante a verificação os policiais constataram que o QR Code não apresentava retorno no sistema, o que levantou suspeita de irregularidade. Diante disso, a equipe realizou um procedimento avançado de identificação veicular, quando constatou que os dados não coincidiam com os registros oficiais da placa. A análise minuciosa revelou que o caminhão possuía as mesmas características e numeração de outro veículo já emplacado, pertencente ao mesmo proprietário, configurando situação de clonagem.

Ainda no decorrer da fiscalização, os policiais encontraram 26 gramas de maconha escondida no assoalho da gaveta central, além de cinco comprimidos de rebite e petrechos para consumo. Diante dos fatos, o veículo e o condutor foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA), onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Governo da Bahia anuncia criação de comandos regionais da PM em Jequié, Irecê e Alagoinhas

Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA

O Governo da Bahia anunciou nesta segunda-feira, dia 11, um projeto que promete a criação de três novos comandos regionais da Polícia Militar (PM) para a reestruturação da segurança pública no estado. Em evento no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, foi informado o local das novas unidades: em Jequié (sudoeste baiano), em Irecê no Norte do estado e na cidade de Alagoinhas no Litoral Norte.

A medida visa melhorar a distribuição do efetivo e ampliar o patrulhamento em áreas estratégicas. Além disso, o projeto inclui a criação de 13 novos batalhões e seis companhias independentes. Previsto na seguinte forma com nova expansão de unidades especializadas: 25º Batalhão (Feira de Santana); 26º Batalhão (Candeias); 27º Batalhão (Luís Eduardo Magalhães); 28º Batalhão (Eunápolis); 29º Batalhão (Jacobina); 30º Batalhão (Nordeste de Amaralina); 31º Batalhão (Valença); e 32º Batalhão (Itapuã).

Além disso, está prevista a criação da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Cafarnaum. Para fortalecer o policiamento tático e especializado, a proposta sugere a criação de: Cinco Batalhões de Policiamento Tático, subordinados aos CPRs da capital, da Região Metropolitana e da Região Leste. Três Companhias Independentes de Policiamento Tático, subordinadas aos novos comandos regionais. Uma Companhia Independente de Policiamento Especializado no Recôncavo. Uma Companhia Independente de Policiamento Rodoviário em Juazeiro. (mais…)

Começa em SAJ Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama

Imagem de Elías Alarcón por Pixabay

Teve inicio nesta segunda, dia 11, e segue até o dia 26 de agosto, no estacionamento da Secretaria de Saúde, em Santo Antônio de Jesus, o Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama para mulheres que:

✅tenham de 50 a 69 anos;

✅ Não realizaram mamografia no último ano; e,

✅ Não possuem cicatriz mamária.

A prevenção é o caminho mais seguro para salvar vidas. Verifique na Unidade de Saúde do seu bairro e garanta o seu exame gratuito. Cuide-se, ame-se e priorize a sua saúde!

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: SECOM PMSAJ.

Repórter Rildo de Jesus é ameaçado durante cobertura em Salvador

Foto: Arquivo Pessoal

O repórter Rildo de Jesus, da TV Bahia, foi ameaçado por traficantes enquanto trabalhava ao vivo na manhã desta segunda-feira (11) no bairro Chapada do Rio Vermelho, em Salvador. O momento foi transmitido durante o programa Bahia Meio Dia.

Rildo cobria os danos provocados por um tiroteio entre integrantes do Comando Vermelho (CV) e policiais militares quando foi surpreendido por cerca de quatro homens no local.

‘Fui ameaçado ali agora por cerca de quatro homens que apareceram ali naquela rua. Apesar da gente estar usando colete à prova de balas e do policiamento na região estar bastante intensificado, por questões de segurança, a gente vai deixar a região aqui da Chapada’, relatou o profissional enquanto deixava a área.

Bahia Noticias.

Fórum de Itacaré foi alvo de depredação

Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo

O Fórum Conselheiro Barros Porto, sede da Comarca de Itacaré, no sul da Bahia, foi alvo de depredação na manhã desta segunda-feira (11). De acordo com informações do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o suspeito, cuja identidade não foi revelada, possui histórico de problemas de saúde mental e estava armado com um facão no momento da invasão.

O caso ocorreu por volta das 6h, quando o prédio estava fechado em razão do feriado do Dia do Magistrado no âmbito do Poder Judiciário. Não houve feridos. A Polícia Militar foi acionada e comunicou o fato à magistrada diretora do Fórum, juíza Thatiane Soares. A ocorrência contou ainda com o apoio da Comissão Permanente de Segurança e do Gabinete de Segurança Institucional do TJBA.

Segundo o tribunal, o cidadão apresentava sinais de surto psicótico e foi contido de forma a preservar sua integridade física e a de terceiros. Os danos materiais serão contabilizados para posterior reparação. A eventual responsabilidade criminal será avaliada após a conclusão do inquérito policial.

Bahia Noticias.

Arena Fonte Nova faz homenagem a Gilberto Gil com iluminação especial

📷 @sanjr.com.br

A Fonte Nova fez uma ação especial nesta segunda-feira, dia 11, para reverenciar a vida e a carreira de Gilberto Gil. O estádio recebeu uma iluminação monumental em homenagem ao cantor e compositor, e à turnê de despedida Tempo Rei, que comemora mais de 60 anos de sua trajetória. Para a homenagem, foi escolhida a cor amarela, que representa a luz de Gil e faz referência à identidade visual do espetáculo.

Gilberto Gil escolheu a Arena para fazer a estreia de Tempo Rei, em março de 2025, e anunciou que o encerramento da série de shows também será no mesmo local, no dia 20 de dezembro. Gilberto Gil tem uma conexão histórica com a Fonte Nova. Em 1980, o cantor participou do primeiro grande show do estádio, ao abrir a apresentação do cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff. 45 anos depois, em 15 de março de 2025, Gil fez a estreia emocionante da sua turnê de despedida na Arena Fonte Nova.

Um público de mais de 53 mil pessoas celebrou a trajetória do artista e cantou com seus grandes sucessos. O espetáculo teve participações especiais de Margareth Menezes e Russo Passapusso, e contou com convidados que vieram de várias partes do Brasil, além de familiares do artista. A venda de ingressos para o show de encerramento terá pré-venda exclusiva no dia 12/08 e venda geral no dia 15/08, pelo site www.eventim.com.br.

Texto: Isabela Borges

Desafio Ilha Sustentável segue com inscrições abertas até o dia 15

Foto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

Estudantes da rede pública de Vera Cruz ainda têm tempo para garantir participação no 2º Desafio Ilha Sustentável, que promete movimentar a Ilha de Itaparica com ideias criativas e transformadoras. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 15 de agosto, por meio do formulário disponível no link: linktr.ee/villageitaparica.

Para participar, os alunos devem formar equipes com 2 ou 3 integrantes. Até 16 equipes titulares e 4 suplentes serão selecionadas para uma imersão que inclui formações online, oficinas, mentorias e atividades práticas, com foco na criação de soluções sustentáveis para os desafios locais. Ao final do processo, as propostas serão apresentadas em formato de pitch – apresentação curta e estratégica para uma banca avaliadora.

O evento terá formato híbrido: a maratona de conhecimento ocorre entre os dias 22 e 23 de agosto (online), 24 e 30 (presencial) datas em que acontecem, respectivamente,  a apresentação dos pitchs e escolha dos finalistas e a grande final. As propostas mais inovadoras, escolhidas pelo voto popular, receberão prêmios como tablets, celulares, fones bluetooth, certificados e um day use com acompanhante nas instalações do empreendimento.

Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais do Village Itaparica ou pelo WhatsApp: (71) 98475-2501.

Texto: Líliam Cunha.

Caso Felca expõe exploração de menores na internet

Imagem por jeferrb do Pixabay

Na última semana, denúncias feitas pelo youtuber Felca trouxeram à tona a exploração de menores de idade na criação de conteúdo na internet. O caso, que envolve o influenciador H.S. e a adolescente K.S., de 17 anos, expôs novamente os riscos aos quais meninas e adolescentes estão sujeitas no ambiente digital, incluindo a exploração sexual e a exposição a conteúdos inadequados desde muito cedo.

Os dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 revelam a gravidade desse cenário. Em 2024, foram registradas mais de 85 mil vítimas de estupro no Brasil, sendo cerca de 60% menores de 13 anos. No ambiente virtual, os crimes de abuso sexual infantil online também avançaram: as denúncias de produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de exploração sexual infantil cresceram 61,4% entre 2019 e 2024. Entre as vítimas identificadas nesse tipo de crime, 76,5% são meninas.

Segundo especialistas da Plan International Brasil, para prevenir essas situações é interessante ensinar as crianças desde a primeira infância sobre consentimento, formas de abuso e canais de denúncia, fortalecendo vínculos familiares e redes comunitárias de proteção.

Fernanda Arantes.

Justiça Eleitoral absolve prefeita e vice de Laje em ação por abuso de poder

Foto: Reprodução/ Video

A Justiça Eleitoral de Mutuípe manteve os mandatos da prefeita de Laje, Jaciara Reis dos Santos, e do vice-prefeito, Jideon Costa dos Santos, eleitos nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada pelo juiz Matheus Martins Moitinho, que julgou improcedentes as ações movidas por partidos adversários e pelo ex-candidato Antonio Lucas do Espírito Santo Andrade. As acusações apontavam supostos abusos de poder político e econômico durante a campanha, incluindo:

  • contratações temporárias em ano eleitoral;
  • realização de showmício;
  • distribuição de peixes na Semana Santa sem vínculo com programa social;
  • uso promocional da máquina pública por meio do programa “Caravana da Saúde”;
  • compra de votos;
  • transporte irregular de eleitores no dia da votação.

No entanto, ao analisar o conjunto probatório, o magistrado concluiu que não havia elementos suficientes para sustentar as denúncias. Segundo a sentença: (mais…)

Após 2 anos, Sesab abre nova licitação para gestão do Hospital 2 de julho, antigo Hospital Espanhol

Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou um novo processo licitatório para a gestão do Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol. A nova licitação, divulgada nesta sexta-feira (8), trata da seleção de uma nova empresa, responsável por administrar a unidade de saúde, localizada no bairro da Barra, em Salvador.

O certame trata do processo público para escolher a organização social responsável por gerir e operacionalizar o equipamento hospitalar. Além disso, a entidade em questão terá que executar as ações e os serviços de saúde da unidade hospitalar.

Instituições interessadas em administrar o local deverão apresentar à pasta, as propostas baseadas no edital da concorrência pública, na Diretoria de Licitações, na sede da Sesab. A abertura das propostas dos interessados vai ocorrer no dia 9 de outubro no prédio da secretaria, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Bahia Noticias.

Vereadores de SAJ participam de evento da maior escola de gestão pública do Brasil

Foto: Reprodução/ Video

Em busca de atualização e qualificação para melhor atender às demandas da população, vereadores de Santo Antônio de Jesus participaram recentemente de um evento promovido pela CeapBrasil, reconhecida nacionalmente como a maior escola de gestão pública do Brasil.

Os parlamentares Jorge de Dema, Caíque Barbosa e Sinho Lemos representaram o município no encontro, que reuniu lideranças de diversas regiões do país para discutir estratégias, compartilhar experiências e apresentar soluções inovadoras para a administração pública.

Durante o evento, foram abordados temas essenciais para o fortalecimento da atuação legislativa, como transparência, planejamento estratégico, gestão de recursos públicos e políticas voltadas para o desenvolvimento social e econômico dos municípios. (mais…)

Presidente do Iphan-BA alerta para falta de recursos na preservação de monumentos históricos

Fotos: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A preservação do patrimônio histórico tem se mostrado um grande desafio no Brasil, especialmente diante da falta de recursos e da ausência de articulação entre os diferentes setores envolvidos. Em entrevista ao Jornal da Cidade nesta segunda-feira (11), o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-Ba), Hermano Queiroz explicou que mesmo com a atuação constante do instituto, há limitações.

Um exemplo citado por ele foi o caso da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho. Segundo Queiroz, só essa obra teria um custo estimado de pelo menos R$ 100 milhões. ‘O orçamento anual do Iphan nacional não chega a esse valor. Isso mostra que, para preservar um monumento dessa magnitude, é necessário um esforço conjunto: do capital privado, da Igreja, dos governos municipal, estadual e federal. Sozinho, o Iphan, com os recursos e o número de servidores que tem, não consegue manter um patrimônio tão extenso e complexo como o da Bahia’, explicou.

O presidente também classificou como complexo o tema ao comentar a situação de monumentos históricos no estado. “Muitas vezes, esse dever de preservação envolve um conjunto de obrigações muito grande. Se não houver uma articulação ampla, inclusive na busca por recursos, os problemas se acumulam. Alguns monumentos até geram receita por serem explorados turisticamente, economicamente. Mas muitos proprietários não investem esse retorno financeiro na conservação dos bens”, afirmou Queiroz.

Metro1.

Netinho da Banana morre vítima de acidente em Presidente Tancredo Neves

Foto: Arquivo Pessoal

Um acidente de transito ocorrido na BR-101, em Presidente Tancredo Neves, próximo à entrada do bairro Japão, no último sábado, dia 9, resultou na morte do jovem conhecido como ‘Netinho da Banana’.

Netinho chegou a receber atendimento de uma equipe SAMU, mas não resistiu e morreu no local. Familiares e amigos lamentam a perda e se despedem de Netinho, lembrado com carinho pela comunidade.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: PTN News.

Provas do Redação Nota 1000 têm novas datas

Imagem de jannoon028 no Freepik

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) alterou o cronograma de aplicações das provas do concurso Redação Nota 1000. A prova desse mês de agosto (Tema 2) vai acontecer no dia 28; a de setembro (Tema 3), no dia 30 do mês; a de outubro (Tema 4), no dia 30; e a de novembro (Tema 5), no dia 27.

A Redação Nota 1000 é um concurso que visa selecionar e premiar as melhores produções textuais de estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou equivalente matriculados nas escolas estaduais. O certame também tem como foco o estímulo à leitura e à escrita como ferramentas de formação crítica e cidadã, além de contribuir com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A iniciativa contempla estudantes regularmente matriculados nas unidades públicas jurisdicionadas aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), incluindo os que integram as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Comunidades Tradicionais do Campo e Quilombolas, Escolas Famílias Agrícolas, Educação Escolar Indígena e Educação Profissional e Tecnológica. (mais…)

Mulher é indiciada em Vitória da Conquista após oferecer dinheiro a instrutor do Detran para passar na prova

Imagem de tookapic por Pixabay

Uma mulher de 31 anos foi indiciada pela Polícia Civil, na última quinta-feira (07), por corrupção ativa. Ela ofereceu R$ 1 mil reais a um instrutor do Detran para tentar reverter sua reprovação em um exame de direção realizado no dia 25 de maio de 2023, no Estádio Lomanto Júnior, localizado em Vitória da Conquista.

Após ser reprovada no teste, a mulher abordou o instrutor e ofereceu a quantia de dinheiro, com a intenção de evitar a necessidade de refazer o exame. A tentativa de suborno foi presenciada por testemunhas. Em seu depoimento, a acusada explicou que falou para o instrutor: ‘Eu disse que foi mil reais que eu dei para vir até aqui.”

A mulher responde em liberdade, mas pode pegar uma pena de até 12 anos de prisão por corrupção ativa.

Bahia Noticias.

Aves silvestres são resgatadas pela PM na Baixa do Fiscal, em Salvador

Imagem Ilustrativa de hartono subagio por Pixabay

Na manhã deste domingo (10), policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental resgataram diversas aves silvestres na Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal, em Salvador.

Três homens foram detidos sob suspeita de comércio ilegal de animais. Com eles, foram apreendidas 51 papa-capins, dois cardeais, um coleirinho, 11 gaturamos-verdadeiros e 15 gaiolas.

Os detidos, juntamente com as aves, foram encaminhados à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.

Bahia Noticias.

Mulheres são presas por furto em supermercado no Entroncamento de Jaguaquara

Image by WikimediaImages from Pixabay

Na manhã deste domingo (10), duas mulheres foram presas em flagrante no distrito de Stela, conhecido como Entroncamento de Jaguaquara (BA), no Vale do Jiquiriçá, após furtarem produtos de um supermercado localizado às margens da BR-116.

As suspeitas haviam acabado de cometer o crime quando foram localizadas pela polícia. Durante a abordagem, os agentes encontraram diversos itens furtados, como frango, queijo, carne, feijão, creme dental, entre outros, no bagageiro de uma motocicleta Honda Biz.

De acordo com a polícia, a dupla costuma roubar para vender em Jaguaquara e em outras cidades da região, incluindo Cândido Sales, Poções, Itiruçu, Itaquara, Brejões e Planaltino. Todos os produtos foram recuperados.

Fonte: Blog Marcos Frahm e Bahia Notícias.

Estado e municípios alinham estratégias para o Programa Bahia Alfabetizada

Image by Wokandapix from Pixabay

Na tarde de sexta-feira (8), a União dos Municípios da Bahia (UPB) sediou a reunião do Comitê Estadual do Programa Bahia Alfabetizada. O encontro serviu para definir estratégias para mobilizar as prefeituras a aderirem à iniciativa. O programa estabelece uma política permanente de alfabetização, fortalecendo o regime de colaboração entre o Estado e os 417 municípios baianos, visando garantir a alfabetização das crianças na idade adequada e combater o analfabetismo.

O encontro promoveu o alinhamento institucional, a socialização das ações em curso e estabeleceu encaminhamentos para a implementação do programa, que prevê recursos, material didático, formação continuada e ações integradas para melhorar a aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental e recompor conteúdos nas séries seguintes.

Participaram da reunião representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT); das universidades estaduais da Bahia (UNEB), de Feira de Santana (UEFS) e de Santa Cruz (UESC); da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), da Defensoria Pública, da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia; e da UPB, além de órgãos e entidades parceiras que atuarão de forma articulada na execução do programa.

ASCOM Secretaria da Educação Bahia.

Alunos da Rede Estadual em São Felipe se destacam no PROVE

Foto: Divulgação - NTE21

Com o tema ‘A ANCESTRALIDADE VIVE’ alunos do Colégio Estadual São Felipe, sediado na cidade de São Felipe-BA no Território do Recôncavo, celebram juntamente com toda a equipe escolar, a conquista do 1º lugar no PROVE – Produção de Vídeos Estudantis, um dos Projetos Artísticos Culturais ofertados  pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia que ‘Incentiva as aprendizagens múltiplas e os processos criativos por meio da experiência produtiva/fílmica realizada através de novos recursos tecnológicos e de comunicação no contexto escolar.’

O Encontro Estudantil foi promovido pelo NTE  21 – Núcleo Territorial de Educação  do Recôncavo Baiano, órgão representante da Secretaria da Educação do Estado  na administração regional localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus-BA na quinta-feira, 07 de agosto de 2025.

O vídeo produzido por uma equipe de alunos, exibe um mini-documentário resgatando e divulgando a diversidade religiosa vivenciada pela população do município de São Felipe há mais de um século, sendo um marco histórico, cultural e ancestral que deve ser preservado, valorizado, acolhido pela geração atual e transmitido à posteridade.

A equipe docente do Colégio Estadual São Felipe felicita os alunos com a seguinte mensagem: ‘Parabéns especiais à equipe que conquistou o 1º lugar na categoria PROVE (Produção de Vídeo), uma vitória que enche nossa escola de alegria e inspiração!’

Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.

Consulta Pública para tratamento de Leucemia está aberta

Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), órgão do Ministério da Saúde responsável por avaliar a incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde no SUS, acaba de abrir uma consulta pública para avaliar a inclusão do medicamento intravenoso trióxido de arsênio.

O remédio é indicado para o tratamento da Leucemia Promielocítica Aguda (LPA), subtipo da Leucemia Mieloide Aguda (LMA), em que há a proliferação anormal de células imaturas, chamadas promielócitos, na medula óssea.

Os profissionais da saúde, pacientes, associações, instituições e a sociedade em geral podem incluir sua contribuição no portal da CONITEC até o dia 19 de agosto e apoiar a ampliação do acesso ao tratamento de uma patologia hematológica que representa entre 10% e 20% de todos os casos de Leucemia Mieloide Aguda (LMA) no Brasil¹. No mundo, a doença representa de 5% a 30% dos casos de LMA2.

Para acessar a consulta pública acesse o link (www.gov.br/participamaisbrasil…) leia o resumo técnico e científico e preencha o formulário online com seus dados e opinião.

Imagem Corporativa.

Morador de Presidente Tancredo Neves Alan Assis morre após sofrer acidente de trânsito

Foto: Arquivo Pessoal

Morreu no último sábado, dia 9, o morador de Presidente Tancredo Neves, Alan Assis, o qual tinha 24 anos e estava internado em um hospital de Salvador.

Alan estava hospitalizado desde o dia 2 desse mês após sofrer um acidente de trânsito em sua terra natal, Tancredo Neves. Ele pilotava uma motocicleta na localidade do Pelourinho, quando ao adentrar na rodovia BR-101, colidiu com um carro de passeio.

Alan tocava no Ministério de Música da Paróquia São Roque. Nossas condolências à família e amigos e que vocês encontrem conforto para superar essa perda irreparável.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: PTN.

Bahia aprova novos currículos escolares para indígenas, quilombolas e jovens e adultos

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) aprovou por unanimidade na tarde de quinta-feira (7), o Documento Curricular Referencial da Bahia para as Modalidades da Educação Básica (DCRB Modalidades).

A aprovação aconteceu no Complexo da Gestão Democrática da Educação, em Salvador. Participaram do encontro, além dos conselheiros, técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), lideranças sociais e representantes de movimentos vinculados à Educação do Campo, Quilombola, Indígena, Especial e de Jovens e Adultos.

O DCRB Modalidades parte do princípio de que não há uma única forma de aprender e nem um único tempo para se formar. Ao propor abordagens específicas para cada modalidade, o documento legitima práticas pedagógicas que dialogam com a vida real dos estudantes baianos. (mais…)

Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas em Barra do Mendes

Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay

Um homem foi preso suspeito de tráfico de drogas na manhã deste domingo (10), em Barra do Mendes (BA), na chapada diamantina. A prisão ocorreu na Rua João Gualberto durante patrulhamento realizado por policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar.

Os agentes foram acionados por uma denúncia anônima informando que um indivíduo estaria traficando na área. Quando os policiais chegaram ao local, avistaram o homem, que ao perceber a presença da viatura, tentou fugir, mas foi rapidamente capturado.

Com ele, os policiais encontraram 986 gramas de maconha, 15 papelotes de cocaína, duas balanças de precisão, embalagens para armazenar drogas e uma quantia em dinheiro. Todo o material apreendido, junto com o suspeito, foi encaminhado à delegacia da região para os procedimentos legais.

Bahia Noticias.

ARTIGO: Exercícios físicos e alimentação equilibrada: combinação indispensável para infância saudável

Editado | Crédito: José Cruz/ Agência Brasil

Por Luiz Evandro – educador físico.

A prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada são essenciais para garantir um desenvolvimento saudável na infância. Segundo especialistas, além de contribuírem para o crescimento adequado, essas práticas promovem benefícios que vão desde a melhora na capacidade cognitiva até o fortalecimento do sistema imunológico.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das crianças em idade escolar não realizam a quantidade mínima recomendada de atividade física diária. Isso reflete diretamente na saúde a longo prazo, pois o sedentarismo infantil está relacionado ao aumento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão.

‘É fundamental que, desde cedo, as crianças sejam estimuladas a se movimentar. A atividade física ajuda no desenvolvimento motor, fortalece músculos e ossos, além de ser uma importante aliada na prevenção de doenças’, afirma Luiz Evandro.

(mais…)

Requalificação da Feira de São Joaquim avança para entrega de 157 novos boxes

Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay

As obras da segunda etapa da requalificação da Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, seguem com a entrega de 157 novos boxes, marcada para dezembro deste ano. Serão contempladas as seções de açougues (107), restaurantes (23), produtos baianos (21), cereais (4), bomboniere (1) e diversos (1).  O projeto da Secretaria de Turismo da Bahia ( Setur-BA) é executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado ( Conder).

Nesta semana, as obras foram vistoriadas pelo titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, acompanhado de técnicos da pasta e da Conder e de representantes do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador (Sindfeira), que administra o tradicional equipamento comercial, cultural e turístico.

A segunda etapa do projeto inclui a construção de um galpão de carnes e vísceras, 16 blocos de comércios variados, estacionamento e uma via perimetral, com calçadão, na borda da Baía de Todos-os-Santos. No total, serão entregues 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets totalmente renovados, em uma área de mais de nove mil metros quadrados. O investimento é de R$ 41,2 milhões. (mais…)

Inscrições prorrogadas até terça (12) para Pré-ENEM UPT; serão 1.487 vagas pro NTE 21 (Recôncavo)

Image by Wokandapix from Pixabay

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio de 107 escolas públicas de tempo parcial têm até terça (12) para garantir uma vaga no ‘Terceirão Pré-ENEM UPT Bahia’. As inscrições para o projeto-piloto, que oferece reforço gratuito em Português e Matemática, devem ser feitas no site upt.educacao.ba.gov.br/terceirao.

A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa Universidade para Todos (UPT), vai beneficiar, neste primeiro momento, mais de 12 mil estudantes de escolas prioritárias em 70 municípios baianos. As aulas terão início na segunda (11) e acontecerão duas ou três vezes por semana, no contraturno, com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no ingresso no Ensino Superior.

O projeto está sendo implantado nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Sisal, Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo Baiano, Médio Rio de Contas e Região Metropolitana de Salvador. No NTE 4 (Sisal), por exemplo, 2.512 estudantes de 21 escolas serão atendidos. Já no NTE 21 (Recôncavo), serão 1.487 alunos em 20 escolas. (mais…)

ARTIGO: Preços de imóveis seguem em alta no Brasil

Imagem de MasterTux do Pixabay

Por Gerson Oliveira Filho.

Os preços dos imóveis seguem em alta no Brasil, e a um ritmo que supera a inflação. Segundo o mais recente levantamento do FipeZap, o valor médio de venda acumulou alta de 3,93% entre janeiro e julho, frente a uma inflação de 3,33% (IPCA) no mesmo período. Das 56 cidades monitoradas, 55 tiveram alta. No recorte de 12 meses, o aumento médio já chega a 7,31%.

Esse aumento no valor dos imóveis, somado à recente alta da taxa Selic, compõe um cenário de crédito mais difícil. Financiamentos ficam mais caros, e o caminho natural para uma parte da população é adiar a compra e permanecer no aluguel. Ou seja, o mercado de locação continua aquecido, mas com um novo desafio à vista.

O que as imobiliárias devem fazer agora? Com esse cenário, vejo como primordiais duas ações a serem tomadas neste momento:

  • Incentivar a substituição de contratos com fiador por garantias mais eficazes (o mercado já mostra que a confiança no fiador vem caindo)
  • Educar os clientes (locadores e inquilinos) sobre os benefícios da garantia paga (mostrar que ela oferece segurança contratual real para o proprietário e agilidade para o inquilino)
  • Para quem atua no mercado, a escolha é clara: fiança paga é proteção, para o proprietário, para a imobiliária e para o ecossistema como um todo.

Gerson Oliveira Filho é diretor comercial da Loft.

texto: Portas.

Morador de Iaçu Herculano é encontrado morto

Foto: Arquivo Pessoal

O idoso Herculano, que morava em Iaçu e estava desaparecido desde o dia 30 de julho, foi encontrado morto nesta última sexta-feira, dia 8.

Por ser uma figura ilustre e lendária da cidade, várias pessoas se empenharam na divulgação, mas infelizmente Herculano não foi encontrado com vida.

Iaçu, na Chapada Diamantina, perdeu uma valiosa página da sua história. Que sua passagem seja serena e de paz. Nossas condolências aos familiares e amigos.

Novo livro da Confraria Poética Feminina, que destaca ancestralidade e luta das mulheres negras, é lançado na FLIPELÔ

Arte: Divulgação

A coletânea Confraria Poética Feminina: Laços Ancestrais, organizado por Josy dos Santos Brazil e Rita Queiroz, publicado pela Editora Usina de Textos, celebra os 10 anos da Confraria Poética Feminina, um coletivo que reúne escritoras que usam a literatura como instrumento de resistência.

O lançamento acontece neste sábado, dia dia 9 de agosto de 2025, das 9h às 13h, na Casa Vale do Dendê, durante a programação da 8ª edição da FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, em Salvador, um dos mais importantes festivais literários do país.

Com poemas que atravessam tempos e memórias, a coletânea traz textos de 12 autoras, incluindo uma delicada homenagem às ancestrais que pavimentaram caminhos nas artes. As escritoras que fazem parte da obra são Sandra Moreira, Ilza Carla Reis, Ana Carol, Maria Angélica Rocha, Érica Azevedo, Adna Couto, Josy Santos, Cíntia Portugal, Izabel Silva, Rita Queiroz (professora e uma das fundadoras do coletivo), Celina Abade e Ionã Scarante. (mais…)

Bruno é morto em Morro do Chapéu

Foto: Arquivo Pessoal

O empresário Bruno Vinicius foi assassinado na noite desta quinta-feira, dia 7, dentro da tabacaria Green House Concept, localizada na Rua Nilo Peçanha.

Homens encapuzados chegaram ao local a bordo de um veículo Hyundai Creta e efetuaram diversos disparos contra a vítima, que estava no interior do próprio estabelecimento. Um dos tiros atingiu a cabeça do empresário.

Bruno chegou a ser socorrido e levado pelo SAMU para a UPA da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Informe Baiano.

CDL Salvador espera aumento de 3% nas vendas do Dia dos Pais

Photo by Giovanna Karla (givi) on Unsplash

A CDL Salvador projeta um aumento nas vendas na semana do Dia dos Pais, da ordem de 3 % em comparação com o mesmo período do ano passado. A câmara também avalia que o tíquete médio deve ficar em torno de 210,00 As projeções se baseiam em pesquisa de mercado e consulta aos parceiros da instituição.

Segundo o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, é uma data esperada, que tem força devido ao apelo afetivo. “É sempre um momento importante para o comércio e, considerando o contexto econômico atual, um bom incentivo para atrair o consumidor e ampliar as vendas”, informa.

O presidente explica que, tradicionalmente, os segmentos mais impactados são os de vestuário, calçados, eletrônicos, artigos esportivos e adereços (relógio, pulseira etc). O Dia dos Pais está entre as datas mais importantes do varejo.

Texto: Bruno Ganem.

PRF recupera motocicleta furtada sendo transportada em ônibus interestadual em Jequié

Foto: PRF

Durante fiscalização com foco no combate ao crime, realizada na tarde de quarta-feira (06), no km 677 da BR-116, em Jequié (BA), a Polícia Rodoviária Federal recuperou uma motocicleta com registro de furto no estado de São Paulo. Ao abordarem um ônibus interestadual, os policiais realizaram vistoria no compartimento de bagagens e localizaram uma motocicleta Honda CG 160 FAN, de cor cinza, sendo transportada como encomenda.

Após a realização de procedimento de identificação veicular avançada, os agentes constataram que se tratava de um veículo com registro de furto ocorrido no município de Sumaré (SP). Questionado, o motorista do ônibus informou que a motocicleta foi embarcada em São Paulo e que seria entregue no destino final da viagem.

Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Jequié (BA), onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Hemoba e OAB-BA mobilizam advogados para doação de sangue em agosto

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Fundação Hemoba, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), promove ao longo de todo o mês de agosto uma campanha para incentivar advogados baianos à doação de sangue e ao cadastro de medula óssea. O Dia D da ação será neste sábado (09/08), a partir das 8h, na sede da Hemoba, em Salvador. Na ocasião, a instituição receberá a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, e o vice-presidente, Hermes Hilarião, que participam do lançamento oficial da campanha.

Durante o período, os profissionais do Direito poderão realizar suas doações em todas as unidades da Hemoba, na capital e no interior do estado. Para identificação da categoria, foi criado o código de doação 0233, que deverá ser informado no momento do atendimento.

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Texto: ASCOM HEMOBA.

Jovem morre após sofrer acidente em Rafael Jambeiro

Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo

Um jovem de 18 anos faleceu na última quinta-feira, dia 7, após sofrer um acidente de transito em Rafael Jambeiro.

Gabriel era mecânico e estava internado desde o último domingo, dia 3, quando foi vítima de um grave acidente de trânsito na BR-116.

Ele estava internado no Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana. Gabriel pilotava uma motocicleta quando colidiu com um carro.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog Central de Polícia.

ARTIGO: 10 mitos e verdades sobre o DIU que você talvez não sabia

Imagem de Foundry Co do Pixabay

Por Carla Cooper – médica ginecologista.

O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um dos métodos contraceptivos mais eficazes e duradouros disponíveis atualmente. No entanto, apesar de sua popularidade crescente, ainda há muitas dúvidas e informações equivocadas circulando por aí. Para esclarecer o que é fato e o que é mito, a médica ginecologista Carla Cooper, responde às principais dúvidas sobre o tema:

  1. O DIU é só para quem já teve filhos.

Mito. ‘O DIU pode ser utilizado por mulheres que nunca engravidaram. O mais importante é passar por uma avaliação médica para ver se o método é adequado ao perfil da paciente’, explica a ginecologista.

  1. O DIU pode causar infertilidade.

Mito. Não há evidências científicas que relacionem o uso do DIU à infertilidade. ‘A fertilidade é retomada logo após a retirada do dispositivo’, afirma a médica.

  1. Existem DIUs com e sem hormônio.

Verdade. Há dois principais tipos de DIU: o de cobre (sem hormônio) e o hormonal (libera progestagênio). Ambos são altamente eficazes.

  1. O DIU aumenta o risco de infecções.

Mito. O risco de infecção é maior apenas nas primeiras semanas após a inserção, mas é muito baixo quando o procedimento é feito com higiene e por um profissional capacitado. Ao ser descartado sinais de infecção ginecológica durante o exame físico, imediatamente antes da inserção do DIU.

  1. O DIU pode se deslocar dentro do útero.

Verdade. Isso pode acontecer em casos raros, especialmente nos primeiros meses. Por isso, o acompanhamento médico é importante.

  1. Mulheres com fluxo intenso não podem usar DIU.

Parcialmente verdade. ‘O DIU de cobre pode aumentar o fluxo menstrual, então, nesses casos, o modelo hormonal pode ser mais indicado. O ginecologista deve avaliar’, recomenda a especialista.

  1. O DIU pode ser usado como contraceptivo de emergência.

Verdade. ‘O DIU de cobre e cobre com prata pode ser inserido em até 5 dias após a relação desprotegida e tem mais de 99% de eficácia’, explica a médica.

  1. O DIU interfere no prazer sexual.

Mito. O DIU fica dentro do útero, e não interfere nas sensações durante a relação sexual.

  1. O DIU é um método permanente.

Mito. Ele é de longa duração, mas totalmente reversível. Pode ser retirado a qualquer momento, com retorno imediato da fertilidade.

  1. O DIU está disponível gratuitamente pelo SUS.

Verdade. O DIU de cobre pode ser inserido gratuitamente em unidades básicas de saúde. ‘Esse acesso é um direito e deve ser mais divulgado’, finaliza Carla.

Falar sobre contracepção com clareza e responsabilidade é fundamental para que mais mulheres possam tomar decisões informadas sobre seu corpo e sua saúde reprodutiva. Desmistificar o uso do DIU e ampliar o acesso a informações seguras é um passo importante para garantir mais autonomia, bem-estar e liberdade de escolha para todas.

*Carla Cooper é médica ginecologista e parceira da DKT South America, organização dedicada à promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Texto: Giovanna Rebelo Alves/ DKT South America.

Valença: Morre Marielza Brasão

Foto: Valença Noticias

Morreu aos 81 anos em Salvador na última terça-feira, dia 5, a assistente social Marielza Brasão, a qual nasceu na capital baiana, mas adotou a cidade de Valença como a sua casa, onde realizou um grande trabalho social com passagens por diversas entidades da região.

Marielza foi uma mulher admirável e teve um papel fundamental na história social de Valença. Foi uma das primeiras diretoras da Associação Pestalozzi de Valença, contribuindo de forma significativa para o cuidado e a inclusão de pessoas com deficiência no município.

Que a memória de Marielza Brasão permaneça viva como exemplo de dedicação, generosidade e amor ao próximo. Nossas condolências a família.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Valença Noticias e Rezenha News.

Setor de eventos de cultura e entretenimento atinge maior nível de consumo desde 2019

Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay

O setor de eventos de cultura e entretenimento continua registrando resultados expressivos em 2025. Segundo o mais recente Radar Econômico, boletim elaborado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), o consumo no setor atingiu R$ 68 bilhões entre janeiro e junho, o maior valor da série histórica, iniciada em janeiro de 2019.

A estimativa de consumo tem como base a ponderação do item Recreação no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado mensalmente pelo IBGE, associada à massa de rendimento real de todos os trabalhadores com 14 anos ou mais de idade, conforme a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Só em junho de 2025, o consumo estimado foi de R$ 11,515 bilhões. Comparado ao mesmo período de 2024, o crescimento acumulado no primeiro semestre é de 3,4%.

Além do consumo recorde, o setor também se destaca como um líder na geração de empregos formais. Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), compilados no boletim da ABRAPE, mostram que o estoque de empregos (total de vagas disponíveis em um mercado de trabalho) no core business do setor está 76,3% acima dos níveis de 2019, comparado a 21,9% de crescimento da média nacional no mesmo período.

A atividade classificada como ‘Atividades de organização de eventos’, por exemplo, apresentou um salto expressivo: o número de trabalhadores formais passou de 47.262 em 2019 para 109.025 em 2025, o que representa um aumento de 130,7%.

Fonte: Alessandro Padin – Conteúdo Empresarial.

Comunidade do Onha em Muniz Ferreira ganhará Unidade Básica de Saúde

Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay

O prefeito de Muniz Ferreira, Gileno Pereira (Avante), anunciou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito do Onha. A UBS vai contar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários para atender à população. A obra será realizada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O anúncio foi feito pelo gestor municipal na última terça-feira (29), durante visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município. A unidade vai contar com espaços adequados para consultas médicas e de enfermagem, procedimentos, imunização, coleta de exames laboratoriais e atividades de educação em saúde.

Além da futura UBS, o distrito do Onha já foi contemplado com asfalto, praças, iluminação em LED, cobertura metálica da quadra, radar, campo society e rede de esgoto. E em breve, as ruas de quem mora nas redondezas do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV), também no Onha, vão estar pavimentadas.

Edição: Tribuna do Recôncavo |Texto: Kaylan Anibal.

Guardas Portuários recebem treinamento para atuar em operações de segurança no mar

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Agentes da Guarda Portuária da Bahia iniciaram nesta quarta-feira (06), uma capacitação para abordagens na Baía de Todos-os-Santos. A ação é uma iniciativa da Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA, em parceria com a Superintendência Regional da Polícia Federal, que tem como objetivo reforçar a segurança nas áreas portuárias e promover uma atuação mais integrada entre os órgãos públicos.

A capacitação contempla aulas teóricas e atividades práticas, que tratam de temas como prevenção de crimes, abordagens operacionais, controle de acesso, uso progressivo da força e patrulhamento em áreas sensíveis. O delegado da PF e responsável pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) de Salvador, Márcio Cunha, explica que esta é a primeira etapa da parceria. ‘Estamos iniciando com noções básicas e disciplinas fundamentais, como manobras de embarcações, para fortalecer essa integração’, detalha.

A Guarda Portuária é composta por cerca de cem agentes que atuam na prevenção e combate a crimes, controle de acesso e fiscalização de atividade nos portos. O chefe da Guarda Portuária do Porto de Salvador, Esdras Nunes, destaca quo treinamento será estendido aos Portos de Aratu e Ilhéus nas próximas etapas. ‘O treinamento vai nos permitir intensificar o policiamento em toda a área portuária, tanto em terra quanto no mar, com profissionais ainda mais preparados’, destacou.

Texto: Regiane Santos/ ASCOM CODEBA.

PRF na Bahia recebe autoridades de Cruz das Almas para tratar da Semana Municipal de Trânsito

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Na última terça-feira (05), a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia sediou uma reunião com representantes do município de Cruz das Almas (BA) para tratar da implementação da Semana Municipal de Trânsito.

O encontro contou com a presença do superintendente da PRF na Bahia, Vagner Gomes, acompanhado do chefe do Setor de Operações, Althemar Brandão, da chefe do Núcleo de Segurança Viária, Virgínia Velame, e da integrante do Núcleo de Análise Técnica, Gabriela Souto. Representando o município de Cruz das Almas estiveram presentes o Superintendente de Trânsito e Transporte, Hebert Cruz, e o vice-prefeito, Ronivon Lemos.

A reunião teve como objetivo alinhar ações educativas e operacionais para a realização da Semana Municipal de Trânsito, com foco na promoção da segurança viária e na conscientização de condutores, ciclistas e pedestres. A iniciativa visa integrar esforços entre os entes federais e municipais para fortalecer a educação para o trânsito em nível local, especialmente em regiões com grande circulação de pessoas e veículos.

PRF.

Etapa Salvador do Encontro Estudantil tem início com exposição de projetos no Parque de Exposições

Foto: Memo Soul

Com entusiasmo por apresentar seus projetos, mais de 800 estudantes e 410 professores da rede estadual iniciaram nesta quarta-feira (7), a exposição e mostra das produções de tecnologias sociais e cultura desenvolvidas nas escolas. A atividade faz parte da Etapa Territorial, em Salvador, do Encontro Estudantil, que acontece no Parque de Exposições da Bahia até esta quinta-feira (8).

Um total de 410 projetos voltados à ciência e cultura estão em exposição na edição da capital baiana da Etapa Territorial do Encontro Estudantil 2025. Participam representantes de 142 escolas, localizadas em 97 municípios de 13 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Na programação, os visitantes podem conferir 178 projetos da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) e 23 projetos do Educa + Bahia, que consiste em experiência.

Em 2025, o Encontro Estudantil bateu recorde de participação, com 3.973 projetos inscritos — número superior aos pouco mais de três mil do ano anterior. A Etapa Estadual, com a exposição dos 650 projetos aprovados nas etapas anteriores, será realizada em dezembro, em Salvador, reunindo jovens de todas as regiões da Bahia.

ASCOM Secretaria da Educação Bahia.

‘Santo Antônio de Jesus aprendeu muito com Muniz Ferreira’, diz Ditinho

Foto: Adriano Costa

O pré-candidato a deputado estadual Ditinho elogiou a cidade de Muniz Ferreira e reconheceu as ações da gestão Gileno e Vavá, destacando que o município serviu de referência para Santo Antônio de Jesus em áreas como iluminação e modernização de espaços públicos, a exemplo da Orla. A declaração foi dada durante a sessão solene pelos 63 anos de emancipação política, realizada na Casa de Cultura Rio Fundo.

‘Muniz Ferreira é uma cidade pela qual a gente tem um carinho muito grande. Já tive fazenda e comércio aqui. E isso aqui, pra mim, é como se estivesse em Santo Antônio. São 63 anos, e, nesses seis anos que se passaram, Muniz Ferreira evoluiu o equivalente a 50. Por isso, eu digo Santo Antônio de Jesus aprendeu muito aqui com Muniz Ferreira. Toda vez que eu vinha da Ilha, que eu vinha de Nazaré, eu passava pela Orla pra ver a iluminação, e fomos aprendendo’, disse o pré-candidato.

Ditinho também comentou por que decidiu disputar um cargo público, mesmo sendo empresário e proprietário de uma granja na BA-046. ‘Amor pelo povo. Meus próprios funcionários precisam de regulação, precisam de grandes ações do poder público. Era uma maneira de ajudar, porque eles sempre pediam aos deputados. Então é hora de eu poder ajudar mais, não só Santo Antônio, mas a Bahia’, afirmou. (mais…)

Inscrições prorrogadas até sexta-feira (8) para o Terceirão Pré-ENEM UPT Bahia

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio de 107 escolas públicas de tempo parcial ganharam mais dias para garantir uma vaga no ‘Terceirão Pré-ENEM UPT Bahia’. As inscrições para o projeto-piloto, que oferece reforço gratuito em Português e Matemática, foram prorrogadas até esta sexta (8) pelo site upt.educacao.ba.gov.br/terceirao.

A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa Universidade para Todos (UPT), vai beneficiar, neste primeiro momento, mais de 12 mil estudantes de escolas prioritárias em 70 municípios baianos. As aulas terão início na segunda (11) e acontecerão duas ou três vezes por semana, no contraturno, com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no ingresso no Ensino Superior.

O projeto está sendo implantado nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Sisal, Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo Baiano, Médio Rio de Contas e Região Metropolitana de Salvador. No NTE 4 (Sisal), por exemplo, 2.512 estudantes de 21 escolas serão atendidos. Já no NTE 21 (Recôncavo), serão 1.487 alunos em 20 escolas. (mais…)

FLIPAR 2025 em Cabaceiras do Paraguaçu lança programação oficial

Na foto, FLIPAR 2022 | Crédito: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

De 21 a 23 de agosto a cidade de Cabaceiras do Paraguaçu (BA) vai abrigar a quarta edição da Festa Literária de Cabaceiras do Paraguaçu – FLIPAR 2025, que este ano traz o tema ‘Um Mundo Chamado Cordel’.

Serão três dias de uma programação intensa e diversificada que inclui bate-papo literário, lançamento de livro e de cordel, mostra estudantil, contação de história, oficina de cordel, além de apresentações culturais. Tudo gratuito. O lançamento da programação oficial aconteceu no dia 5 de agosto, na Cidade da Cultura, em Feira de Santana, com apresentação de vários cordelistas e da banda Psicordélicos.

Cabaceiras do Paraguaçu é o local de nascimento do poeta abolicionista Castro Alves e o Parque Histórico, antiga fazenda onde nasceu o poeta, vai receber a maioria das atividades. Mas a FLIPAR vai ocupar outros espaços da cidade. Locais que ganharam uma nova identidade, como a quadra do Parque que se transformou em Espaço Cuíca de Santo Amaro; o auditório virou Espaço Cordelista Antônio Vieira, além dos espaços Juraci Dórea e Patativa do Assaré. (mais…)

Bahia abre mais de 7,9 mil postos de trabalho formais em junho

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Bahia fechou o mês de junho com 7.984 novos empregos com carteira assinada, resultado de 78.450 admissões e 70.466 desligamentos. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta segunda-feira, 4 de agosto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No acumulado do ano, entre janeiro e junho de 2025, a Bahia acumula 67.533 novos empregos formais. Como comparação, em 2024 o estado baiano fechou o ano tendo gerado 85.585 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Em junho, o estado apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com saldo de 3.238 vagas. Na sequência aparecem os setores de Indústria (2.127) e Comércio (1.673) e Agropecuária (973). A Construção registrou resultado negativo (-24). (mais…)

Idoso Herculano está desaparecido em Iaçu

Foto: Arquivo Pessoal

O idoso Herculano, figura ilustre e lendária da cidade de Iaçu BA, está desaparecido desde o dia 30 de julho. Não podemos simplesmente ignorar seu desaparecimento. Se você viu Herculano por aí envie informações para os zaps: 75 9 8357 5943 e 9 8219 1586.

Tribuna do Recôncavo.

Projeto ‘Adote um Aluno de Música’ transforma vidas através da Filarmônica Carlos Gomes em SAJ

Foto: Nédson Augusto

A música, além de ser arte e expressão, pode ser também um poderoso instrumento de transformação social. É com esse propósito que a Associação Filarmônica Carlos Gomes, em Santo Antônio de Jesus, com o projeto ‘Adote um Aluno de Música’ oferece aulas gratuitas de diversos instrumentos para crianças, adolescentes e jovens da cidade e região.

O projeto, realizado com apoio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), UNICEF e Secretaria Municipal de Ação Social, visa democratizar o acesso à formação musical, promover a inclusão sociocultural e fortalecer vínculos com a arte e a cidadania.

Música para Todos: democratização e inclusão

O ‘Adote um Aluno de Música’ oferece aulas gratuitas de instrumentos de sopro (como trompete, trombone, clarinete e flauta transversal), bateria, violão e teclado. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, na sede da Filarmônica Carlos Gomes, localizada na Praça Padre Mateus, nº 27 – 1º andar, centro de Santo Antônio de Jesus. (mais…)

ARTIGO: A importância do pai na criação de filhos autistas

Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

De acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 2,4 milhões de pessoas que declararam ter recebido o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo. Isso equivale a 1,2% da população brasileira, com condições do neurodesenvolvimento que afetam a comunicação, o comportamento e as interações sociais.

O diagnóstico precoce e o suporte adequado são fundamentais para essas pessoas, mas tão importante quanto qualquer intervenção clínica é o papel da família — especialmente da figura paterna. Para o professor e especialista em inclusão Nilson Sampaio, o envolvimento real do pai impacta diretamente o desenvolvimento das crianças autistas.

‘Muito mais do que ‘ajudar’ a parceira ou o parceiro, as crianças carecem de pais que desempenhem ativamente o seu papel. Pais que assumem responsabilidades nas atividades diárias, que priorizam o bem-estar físico e psicológico de seus filhos e que os orientam em sua trajetória de formação’, destaca.

(mais…)

Voos para Porto Seguro estão mais baratos no 2º semestre de 2025

Imagem de juanjo tugores por Pixabay

O buscador de viagens KAYAK analisou buscas por voos e hospedagem para descobrir os destinos domésticos onde os preços médios dos voos caíram entre agosto e dezembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Foi constatado que os voos para Porto Seguro estão custando agora no 2º semestre de 2025, 9% menos do que no 2º semestre de 2024. A semana mais acessível para voar já é daqui a pouquinho, entre os dias 11 e 17 de agosto.

A análise inclui valores médios de passagens aéreas para voos de ida e volta em classe econômica, variação nos preços comparado com 2024, diária de hospedagem e até a semana mais barata para voar, para o viajante marcar no calendário.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: BC Biz.

Governo da Bahia convoca nutricionistas selecionados via Reda para atuação na rede estadual de ensino

Imagem por Skica911 de Pixabay

A Secretaria da Educação da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado do último sábado (2), a convocação de 38 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O chamado destina à contratação temporária de nutricionistas para atendimento das demandas da rede estadual de ensino, distribuído entre os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

As vagas são, especialmente, relacionadas à execução de ações vinculadas à política de alimentação escolar, educação nutricional e acompanhamento do estado nutricional dos estudantes da rede pública estadual, conforme planejamento institucional da SEC que visa garantir o pleno funcionamento dos serviços essenciais no ano letivo.

Convocados por ordem de classificação, os candidatos podem enviar, dentro do período de 4 a 15 de agosto, os documentos digitalizados listados no item 1 do edital para o correio eletrônico [email protected]. A análise preliminar dos mesmos será realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação da SEC.

O candidato convocado que não atender a presente convocação, na forma e prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias. 

Embasa interrompe abastecimento em Salvador, Amélia Rodrigues e em mais 11 cidades

Imagem de musiking por Pixabay

A operação realizada pela Embasa na barragem de Pedra do Cavalo e outras estações de tratamento interrompeu o abastecimento de água em Salvador e em outros 13 municípios nesta terça-feira (5).

Além de Salvador, foram afetadas as cidades de Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.

A Embasa informou que os trabalhos devem ser concluídos na noite desta terça-feira, com a retomada gradual do fornecimento. A regularização total do sistema pode levar entre 24h e 48h. A empresa recomenda que os moradores reservem água e façam uso consciente durante o período.

Além da manutenção em Pedra do Cavalo, serão realizados serviços como a ligação da adutora principal ao reservatório da Gomeia (em São Caetano), melhorias em sistemas de bombeamento e substituição de válvulas e registros na estação de tratamento de água em Candeias, entre outras ações.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias. 

Mulher agredida com 60 socos em elevador passa por cirurgia de sete horas para reconstruir a face

Imagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay

Juliana Soares, de 35 anos, passou por uma cirurgia de 7 horas para reconstrução da face após ter sido agredida pelo ex-namorado dentro do elevador de um prédio em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Na ocasião, a vítima foi espancada com 61 socos na cabeça e no rosto que deixaram diversas fraturas.

A agressão teria ocorrido após uma discussão motivada por ciúme, no dia 26 de julho. Em entrevista ao Fantástico, o médico responsável pela cirurgia afirmou que as lesões eram como se Juliana tivesse sofrido um acidente de moto sem capacete. As agressões causaram mais de sete fraturas no rosto, sendo três fraturas na região do olho direito, uma de lado a lado, abaixo do nariz e pequenos fragmentos da maçã do rosto, além de uma fratura na mandíbula.

A recomposição funcional e estética do rosto de Juliana será acompanhada por, pelo menos, dois meses na mesma unidade do SUS. O agressor passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio Grande do Norte. Na sexta-feira ele foi transferido para um presídio em Natal.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias. 

Homem morre vítima de acidente de moto em Rafael Jambeiro

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem de 41 anos morreu na tarde de domingo (3) enquanto era transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana.

Paulo Sérgio Oliveira Santana sofreu um acidente de moto na BR-116, na localidade do Cajueiro, no município de Rafael Jambeiro.

Ele foi socorrido em uma ambulância até o hospital João Borges de Cerqueira, em Santo Estêvão, mas por conta da gravidade dos ferimentos foi transferido para o Clériston Andrade, porém não resistiu.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog Central de Polícia e Denivaldo Costa.

Uesb abre inscrições para vestibular 2026 com quase mil vagas em 47 cursos

Imagem de jannoon028 no Freepik

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou o edital para o Vestibular 2026, oferecendo 998 vagas em 47 cursos de graduação nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

As inscrições terão início no dia 20 de agosto e seguirão até 23 de outubro, permitindo que os candidatos busquem uma vaga em um dos dois períodos letivos de 2026. Os interessados deverão pagar uma taxa de R$ 110,00 para confirmar a inscrição.

O processo de cadastro e emissão do boleto será feito no site oficial do vestibular, com um prazo de pagamento que se estende até o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições.

Bahia Noticias.

SAC amplia horário de atendimento para nova carteira de identidade em Valença e outras cidades

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O SAC ampliou o horário de atendimento com foco na grande procura da população pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em nove postos no interior do Estado. A novidade passa a vigorar a partir desta terça-feira (5).

Os postos vão funcionar de 7h às 15h30. O expediente atual é de 7h às 13h. As unidades do SAC contempladas são Senhor do Bonfim, Eunápolis, Porto Seguro, Irecê, Paulo Afonso, Brumado, Guanambi, Conquista I e Valença.

A expansão funciona da seguinte maneira: de 7h às 13h (todos os serviços do posto, incluindo a CIN); de 13h às 15h30 (atendimento exclusivo da CIN).

É importante ressaltar que o atendimento da nova carteira de identidade é feito 100% por agendamento prévio através do aplicativo ou portal www.ba.gov.br<http://www.ba.gov.br>, ou pelo call center: (71) 4020-5353 e 0800 071 5353.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Saeb.

Resolução institui diretrizes para educação em tempo integral

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou nesta segunda-feira, 4 de agosto, a Resolução CNE/CEB nº 7/2025, que institui as Diretrizes Operacionais Nacionais para a Educação Integral em Tempo Integral na Educação Básica. O documento orientará os sistemas de ensino e as escolas públicas e privadas na implantação, no acompanhamento e na avaliação da oferta de jornada escolar em tempo integral com equidade, orientada pela concepção e prática da educação integral.

Para formular a norma, o CNE – órgão colegiado de participação social do Ministério da Educação (MEC) – instituiu uma Comissão de Educação Integral, presidida pelo conselheiro Heleno Araújo. A relatora foi a conselheira Maria do Pilar Lacerda.

O texto aborda aspectos de acesso; permanência; participação e condições de aprendizagem; desenvolvimento integral; diversidade étnico-racial e sociocultural; gestão dos sistemas de ensino e das instituições de ensino. Aborda, ainda, o cuidar, o educar, o território, a comunidade, ações intersetoriais, além da organização curricular, práticas pedagógicas, gestão democrática e formação de profissionais da educação na perspectiva da educação integral. (mais…)

Tremor de terra é registrado em Jacobina pela segunda vez em uma semana

Image by Tumisu from Pixabay

Dois tremores de terra foram registrados em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, duas vezes na semana. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o último abalo foi registrado na madrugada do último sábado (2) e teve magnitude preliminar de 1.9 na escala Richter, considerado de baixa intensidade.

Até o momento, não há relatos de moradores que tenham sentido o tremor. Antes, um primeiro abalo sísmico foi pelo LabSis na madrugada da quarta-feira (27), com magnitude estimada em 2.0 mR, também de baixo impacto. O LabSis/UFRN monitora a atividade sísmica na Bahia e em toda a região Nordeste.

Bahia Noticias.

Missão do BID está na Bahia para acompanhar projeto de transformação digital

Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay

Especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão em Salvador para uma missão de supervisão das ações do programa Bahia Mais Digital, que irá direcionar U$ 52,5 milhões para o avanço da transformação digital no Estado ao longo dos próximos cinco anos. A mesa de abertura dos trabalhos foi realizada na manhã desta segunda-feira (04) no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A agenda da missão do BID na Bahia prevê uma série de encontros técnicos entre consultores e as equipes do Estado com vistas a promover uma revisão estratégica do andamento do programa, bem como o planejamento das iniciativas a serem executadas no segundo semestre deste ano.

Dos US$ 52,5 milhões de dólares em investimentos do Bahia Mais Digital, U$ 42 milhões são decorrentes do empréstimo do BID e os outros U$ 10,5 milhões direcionados diretamente pelo governo do Estado, como contrapartida para o financiamento. A iniciativa conta com três linhas de atuação: transformação digital da gestão pública, transformação digital dos serviços públicos e infraestrutura digital e conectividade.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Saeb.

Gestão Municipal de Laje esclarece informações sobre suposta demissão em massa

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Gestão Municipal de Laje (BA) emitiu uma nota nesta segunda-feira, dia 4, esclarecendo informações que circularam recentemente sobre uma suposta demissão em massa de servidores municipais e paralisação de serviços públicos.

Segundo a nota, não houve demissão em massa. ‘As medidas adotadas pela administração municipal atenderam a uma notificação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que apontou a necessidade de adequação dos gastos com pessoal, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.’

Ainda segundo a gestão, foram rescindidos contratos temporários, como medida administrativa para assegurar o equilíbrio das contas públicas e a legalidade dos atos da gestão. (mais…)

Liberação das águas do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte começa nesta terça (5)

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A partir desta terça-feira (5), as manobras de liberação de água do Rio São Francisco para o estado do Rio Grande do Norte serão oficialmente iniciadas. O percurso de aproximadamente 412 km até o território potiguar é tecnicamente planejado e envolve a passagem por diversos pontos de controle.

A água, que foi captada na Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó (PE), sairá da Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, com uma vazão inicial de 10 mil litros por segundo. De sua origem até esse ponto, foram 239 km percorridos nas estruturas do Eixo Norte do Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF). Após sair da estação, são mais 21 km até o Túnel Engenheiro Avidos (PB), que começará a liberação no dia 6 de agosto, com vazão total de 12,5 mil litros por segundo, dos quais 10 mil serão destinados ao Rio Grande do Norte.

Em seguida, no dia 8 de agosto, as águas alcançarão o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), trajeto que tem aproximadamente 25 km. A chegada à divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte está a 127 km, e está prevista para acontecer entre os dias 18 e 22 de agosto, com uma vazão combinada de 13 mil litros por segundo, sendo 8,0 mil provenientes do Projeto de Integração e 5,0 mil da vazão natural do rio Piranhas-Açu. Essa água irá abastecer as barragens de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do Rio Grande do Norte, localizado na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu, nos municípios de Itajá, São Rafael e Jucurutu.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: MIDR.

Instituto abre vagas para cursos gratuitos em Muniz Ferreira

Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay

O Instituto Nacional de Formação Profissional (INFOP) está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes em Muniz Ferreira (BA). As aulas serão presenciais e gratuitas. As oportunidades são voltadas para quem deseja se capacitar ou se atualizar nas áreas de atendimento, vendas, saúde, administração e tecnologia. Os interessados têm até esta terça-feira (05) para se inscrever. Podem participar qualquer pessoa de qualquer idade.

Ao todo, são oferecidos dez cursos: Recepcionista, Atendente de Loja, Promotor de Vendas, Operador de Telemarketing, Atendimento de Farmácia, Atendimento Hospitalar e Clínicas, Auxiliar Administrativo, Conhecimentos Bancários, Operador de Caixa e Informática. A agenda de cursos tem o apoio da Prefeitura de Muniz Ferreira.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo WhatsApp, no número (12) 9 9109-3939. Ao entrar em contato, o candidato envia o nome completo e escolher o turno desejado. As aulas têm duração de duas horas em dois turnos no Colégio Estadual de Tempo Integral Evancleide Almeida Santos Barreto (CEASB). (mais…)

PRF flagra mais de 546 toneladas em excesso de peso nas rodovias federais da Bahia

Foto: Divulgação/ PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia concluiu mais uma edição da Operação Carga Pesada, realizada entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, com foco na fiscalização do transporte rodoviário de cargas nas rodovias federais.

Durante o período da operação, 528 veículos e 309 pessoas foram fiscalizados. As ações resultaram na lavratura de 564 autos de infração, sendo 85 deles por excesso de peso, o que levou à constatação de um total de 546.232 quilos acima do limite legal permitido. Ao todo, 87 veículos foram recolhidos ao pátio por irregularidades que comprometiam a segurança viária.

Além das infrações de trânsito, a operação também atuou no combate ao crime. Foram apreendidos 251 comprimidos de anfetaminas, substâncias comumente utilizadas para inibir o sono, e 2 gramas de cocaína. A Operação Carga Pesada integra o planejamento da PRF para aumentar a segurança nas rodovias federais, reduzir os riscos de acidentes envolvendo veículos de carga e coibir irregularidades que colocam em risco a vida de motoristas e usuários das estradas.

PRF.

Justa causa é mantida para operador que publicava vídeos humorísticos depreciando empregador

Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) manteve a justa causa aplicada a um multioperador da empresa DASS Nordeste Calçados e Artigos Esportivos de Vitória da Conquista (BA). Ele foi dispensado após publicar vídeos humorísticos que desvalorizavam o ambiente de trabalho. A decisão confirma o entendimento da 2ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista. Ainda cabe recurso.

Em dezembro do ano passado, o operador foi dispensado por justa causa após divulgar, em seu perfil no Instagram, vídeos considerados inadequados pela empresa. Segundo o trabalhador, tratava-se apenas de humor. No entanto, para a empresa, os vídeos extrapolavam o tom humorístico e prejudicavam sua imagem, ao sugerirem que lá não seria um bom local para trabalhar.

A empresa alegou ainda que os vídeos foram gravados no banheiro da indústria, com o funcionário usando o uniforme de trabalho. Um deles trazia a legenda: ‘Como você consegue trabalhar na Dass’. Além disso, destacou que o empregado havia assinado um termo de responsabilidade, reconhecendo a proibição do uso de celulares nas dependências da empresa. Inconformado com a demissão, o trabalhador entrou com uma ação judicial pedindo a anulação da justa causa.

Segundo o magistrado, ainda que os vídeos tivessem um tom humorístico, traziam críticas diretas à empresa, prejudicando sua imagem.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: TRT5.

Viação Regional e Viação Jauá encerram operações

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

As empresas Viação Regional e Viação Jauá anunciaram no último sábado, dia 1º, o encerramento de suas atividades após 30 anos de fundação na Bahia.

Ambas atendiam Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Camaçari, Cipó, Cícero Dantas, Feira de Santana, Inhambupe, Jeremoabo, Nova Soure, Olindina, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Terra Nova e Teodoro Sampaio, e alguns municípios da Região Metropolitana de Salvador.

As linhas de ônibus da Regional e Jauá serão administradas pela Viação Cidade Sol, que passa a ser a maior empresa do sistema intermunicipal da Bahia, tendo o maior monopólio de todos os tempos no transporte de passageiros.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.