Os principais candidatos à presidência da República em 2022, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) ainda não confirmaram presença em nenhum debate de primeiro turno entre presidenciáveis. Apesar da ausência nas disputas, os líderes devem participar da sabatina do Jornal Nacional, da Rede Globo, que realiza entrevistas individuais ao vivo com os postulantes.

A sabatina do principal telejornal da emissora está marcada para acontecer entre os dias 22 e 26 de agosto. Também está marcado na Rede Globo o debate no 29 de setembro, 3 dias antes do 1º turno. Bolsonaro e Lula ainda não confirmaram presença. Sem conseguir confirmar a presença de ambos, alguns veículos de comunicação decidiram adiar ou até mesmo cancelar seus debates, como fez a CNN Brasil, que desmarcou o encontro que aconteceria no dia 6 de agosto.

Com o cancelamento, a emissora informou que estuda a possibilidade de formar um consórcio com outras empresas de comunicação para realizar debates conjuntos. Em junho, a federação formada por PT, PSB, PCdoB, Psol, Rede, PV e Solidariedade enviou um ofício à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e à Associação Nacional de Jornais (ANJ) defendendo a realização de debates por uma união de emissoras e demais veículos interessados.

Bahia.Ba