Ituberá vai contar com uma fábrica de vassoura de piaçava

Ituberá vai contar com uma fábrica de vassoura de piaçava - noticias, itubera, destaqueFoto: CAR

No município de Ituberá (BA), a Associação de Biojóias Pesca e Agricultura (Abpagi) está prestes a concretizar um projeto que trouxe grandes benefícios para a agricultura familiar da região: a inauguração de uma fábrica de vassoura de piaçava. O investimento está sendo realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva. A partir do segundo semestre de 2023, a associação iniciará a produção mensal de 15 mil dúzias de vassouras, utilizando 35 mil quilos de piaçava cortada e 60 toneladas de coquinhos de piaçava.

As vassouras produzidas pela Abpagi são feitas de piaçava, uma fibra natural 100% sustentável, e possuem o selo da Agricultura Familiar. Além da produção de vassouras, a associação trabalha em diversas atividades, como cultivo de frutas como cacau e cupuaçu, pesca e fabricação de biojoias, gerando emprego e renda para aproximadamente 800 famílias agricultoras do Baixo Sul da Bahia. Os produtos da Abpagi estão sendo comercializados pela Cooperativa de Biojoias Pesca E Agricultura Em Ituberá (Coobpagi), cooperativa ligada à associação.

A contagem regressiva para a entrega da fábrica de vassouras é motivo de expectativa e entusiasmo para os agricultores da Abpagi. Com a expansão da produção e o fortalecimento da agricultura familiar na região, a associação almeja contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, promovendo a valorização dos recursos naturais locais e a geração de oportunidades de negócios. A fábrica de vassoura de piaçava da Abpagi representa mais um marco importante para a agricultura familiar da Bahia e se destaca como mais uma iniciativa que fortalece e valoriza os saberes tradicionais, impulsionando a economia local e promovendo a sustentabilidade ambiental.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

CAR

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

SAJ: Curso necessário para nomeação dos Agentes Comunitários de Saúde já está disponível

SAJ: Curso necessário para nomeação dos Agentes Comunitários de Saúde já está disponível - saj, destaqueImagem de StockSnap por Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) informa que o curso necessário para nomeação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), está sendo oferecido pelo Ministério da Saúde, através da Plataforma de Formação Digital, AVASUS.

Considerando que a oferta do curso presencial, em horário comercial, de 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, poderia gerar transtornos e impossibilidade de participação dos interessados, gerando barreiras para os próprios candidatos e classificados, a SMS informa que é de responsabilidade de cada candidato realizar o curso citado no Edital n° 001/2023, podendo este curso ser realizado na plataforma sugerida ou em outra, desde que seja levada em consideração a carga horária mínima exigida e a sua certificação junto ao Ministério da Saúde.

O curso disponibilizado pelo AVASUS possui carga horária de 40h e está com inscrições abertas ao público por período indeterminado, com conteúdo pertinente à função do profissional em questão. Para acessar o curso basta clicar no link: avasus.ufrn.br. A Secretaria Municipal de Saúde e a Comissão do Concurso informam ainda que permanecem à disposição para eventuais esclarecimentos.

Ascom PMSAJ

Concurso da melhor moqueca baiana vai movimentar 13 zonas turísticas do estado

Concurso da melhor moqueca baiana vai movimentar 13 zonas turísticas do estado - bahiaFoto: Daniel Meira/ Setur

Frutos do mar, tempero verde, tomate, cebola, alho, leite de coco e o ingrediente que faz a diferença: o azeite de dendê. A receita da tradicional moqueca baiana deu origem a uma disputa gastronômica inédita, que irá movimentar as 13 zonas turísticas do estado, para a escolha do melhor prato.

O lançamento do Concurso Moqueca Baiana 2023 aconteceu, nesta sexta-feira (29), no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, com a participação do trade turístico e de chefs de cozinha renomados. A iniciativa é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

O concurso vai até 5 dezembro, com votação popular pela internet, que irá escolher os 13 finalistas. O vencedor será definido por um júri de especialistas em uma festa gastronômica, em Salvador. As inscrições e todas as informações sobre as regras estão disponíveis no site www.concursodamoqueca.com.br.

SETUR.

SAJ: Estudantes podem se inscrever até segunda em seleção para estágio no MPT

SAJ: Estudantes podem se inscrever até segunda em seleção para estágio no MPT - saj, destaqueImagem por Karolina Grabowska de Pixabay

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia está com inscrições abertas para o processo seletivo de estágio até o próximo dia 2 de outubro. Em Santo Antônio de Jesus as vagas são destinadas aos estudantes de graduação do curso de Direito. O edital com as informações sobre o processo seletivo foi publicado na segunda-feira (25/09). As provas serão aplicadas no próximo dia 8 de outubro em horário e locais a serem divulgados. As inscrições podem ser feitas no endereço cosmos-estagio.mpt.mp.br.

O estagiário admitido pelo MPT terá direito a uma bolsa mensal, atualmente fixada em R$976 mensais para nível superior, além de auxílio-transporte de R$11 por dia de estágio e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal de estágio no MPT é de 20 horas. Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados e com frequência efetiva nas instituições de ensino conveniadas com o órgão, ou seja, apenas os alunos das instituições de ensino que têm convênio ativo para estágio com o MPT poderão concorrer.

Há vagas disponíveis para contratação imediata, além de formação de cadastro de reserva para convocação posterior à medida que surgirem novas vagas. A seleção também ocorre em Salvador e outros municípios do interior do estado abrangendo localidades como Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista, ampliando a participação de estudantes de diferentes regiões.

ASCOM.

DILA CARVALHO, FABIANA SOUZA E JORGE GONÇALVES FALARAM SOBRE O INSTITUTO TEAbraço SAJ

DILA CARVALHO, FABIANA SOUZA E JORGE GONÇALVES FALARAM SOBRE O INSTITUTO TEAbraço SAJ - tribuna-on

Os convidados da LIVE Tribuna ON dessa sexta-feira, dia 29/09/2023, foram Dila Carvalho – Neuropsicopedagoga, Fabiana Souza – Fisioterapeuta e Jorge Gonçalves – Estudante de Serviço Social e Diretor de Recursos Humanos do instituto.

Eles falaram sobre os serviços realizados em Santo Antônio de Jesus (BA) pelo Instituto TEabraço em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, Síndrome de Down e outras doenças neurológicas.

O Instituto funciona na Rua Alvaro Costa, Bairro Jardim Brasil, próximo a casa do jogador Júnior. Você pode ajudar a custear os serviços oferecidos participando da vaquinha: www.vakinha.com.br

Siga o perfil @institutoteabracosa no Instagram !

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

Alagoinhas: Investimento na produção de galinha caipira impulsiona crescimento econômico em comunidade Quilombola

Alagoinhas: Investimento na produção de galinha caipira impulsiona crescimento econômico em comunidade Quilombola - bahia, alagoinhasImage by Silviarita from Pixabay

A comunidade quilombola de Cangula, no município de Alagoinhas (BA), está celebrando os avanços econômicos, tudo graças aos investimentos estratégicos no sistema produtivo da avicultura de galinhas caipiras. A iniciativa está garantindo renda para as famílias e impulsionando o crescimento econômico na região.

O projeto, implantado junto à Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Cangula, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), atende diretamente 23 famílias da comunidade com a criação de galinhas caipiras, incluindo horta e viveiro comunitário. Com isso, as famílias da comunidade do Cangula estão experimentando melhorias significativas na qualidade de vida.

A abordagem do projeto é baseada na agroecologia e em tecnologias acessíveis, garantindo a conservação e propagação natural da diversidade genética, promovendo a segurança alimentar das famílias e introduzindo alimentos de alta qualidade em suas dietas alimentares. Além disso, cria oportunidades de renda por meio da venda do excedente da produção. (mais…)

Estudo alerta para alta incidência de suicídio na adolescência

Estudo alerta para alta incidência de suicídio na adolescência - saudeFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Cerca de mil crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos de idade, cometem suicídio no Brasil a cada ano, de acordo com a série histórica levantada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) entre 2012 e 2021. O dado se baseia em registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.Estudo alerta para alta incidência de suicídio na adolescência - saudeEstudo alerta para alta incidência de suicídio na adolescência - saude

A presidente do Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas na Infância e Adolescência da SBP, Luci Pfeiffer, disse que, “com certeza” há um número muito maior subnotificado. “São aqueles casos [da criança ou adolescente] como se caísse, tomou remédio a mais, e ali tinha o desejo de morte”, explicou a pediatra.

Ao todo, no período pesquisado, o Brasil registrou 9.954 casos de suicídio ou morte por lesões autoprovocadas intencionalmente. “Todo dia morrem três crianças por suicídio no Brasil”, disse Luci Pfeiffer, alertando para a existência de todo um arsenal de estímulos nas redes sociais de autoagressão e do suicídio como uma saída. “Daí a importância de se falar sobre isso, dos sinais de alerta para procurar ajuda, “porque há um problema a tratar”. (mais…)

Barreiras: Foragido por homicídio qualificado é preso em ônibus

Barreiras: Foragido por homicídio qualificado é preso em ônibus - barreirasFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Um foragido da Justiça foi preso na madrugada desta sexta-feira, dia 29, quando passava de ônibus por Barreiras, no Extremo Oeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), contra o homem havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio qualificado e associação criminosa.

O flagrante ocorreu na altura do Km 800 da BR 242, em frente a unidade policial de Barreiras quando houve a abordagem ao veículo. Na abordagem aos passageiros, os policiais constataram que um dos ocupantes do veículo, com 37 anos, respondia pelos crimes.

O documento foi expedido em 2021 pelo 2ª Tribunal do Júri da Comarca de Salvador, com validade até janeiro de 2041. Após o flagrante, o passageiro foi encaminhado para uma delegacia de Barreiras.

Fonte: Bahia Notícias.

General Ridauto Fernandes é alvo de mandados de busca e apreensão

General Ridauto Fernandes é alvo de mandados de busca e apreensão - justicaFoto: Divulgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal informou, nesta sexta-feira, dia 29, que o alvo da 18ª fase da Operação Lesa Pátria é o general da reserva do Exército Ridauto Lúcio Fernandes.General Ridauto Fernandes é alvo de mandados de busca e apreensão - justicaGeneral Ridauto Fernandes é alvo de mandados de busca e apreensão - justica

Ele aparece em vídeos durante os atos golpistas do 8 de janeiro deste ano, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e vandalizadas por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro que não aceitaram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, nas eleições de 2022.

O general é também um dos investigados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura os atos golpistas. Ligado ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, Ridauto foi assessor especial da secretaria executiva e diretor de Logística do Ministério da Saúde durante o governo Bolsonaro. (mais…)

Catu: Defensoria inaugura sede ecológica na próxima semana

Catu: Defensoria inaugura sede ecológica na próxima semana - catuFoto: DP-BA

A população de Catu, município a 95 km de Salvador, agora poderá contar com os serviços permanentes de assistência jurídica e promoção de direitos prestados pela Defensoria Pública da Bahia (DP-BA). No próximo dia 4 de outubro, será inaugurada a primeira sede da instituição na localidade e, com isso, é efetivada mais uma etapa do processo de interiorização da DP-BA.

A cerimônia de entrega da estrutura aos defensores, servidores, estagiários e usuários dos serviços acontece a partir das 9h30, na Rua Barão de Camaçari, 62, Centro. O evento é aberto ao público e contará com a presença da defensora pública geral, Firmiane Venâncio; defensoras públicas que atuarão na unidade; e autoridades locais.

Vinculada à 13ª Regional, com sede em Alagoinhas, a nova unidade da Defensoria segue o modelo ecológico: Econúcleo. A estrutura é montada a partir de sistemas modulares, com isolamento termoacústico – mantém temperatura e reduz ruídos externos -, e utiliza energia solar para seu funcionamento. (mais…)

MPF abre inquérito sobre papel do Banco do Brasil na escravidão

MPF abre inquérito sobre papel do Banco do Brasil na escravidão - justicaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil público para investigar a relação entre o Banco do Brasil e o tráfico de pessoas negras escravizadas no século XIX. MPF abre inquérito sobre papel do Banco do Brasil na escravidão - justicaMPF abre inquérito sobre papel do Banco do Brasil na escravidão - justica

Em notificação feita ao banco nesta quarta-feira, dia 27, foram solicitadas informações à presidência da instituição financeira para que se manifeste em 20 dias sobre a posição do banco a respeito da relação com o tráfico de pessoas negras escravizadas; a existência de pesquisas financiadas pelo Banco do Brasil para avaliar a narrativa sobre a sua própria história; informações sobre traficantes de pessoas escravizadas e a relação delas com o banco; informações sobre financiamentos realizados pelo Banco do Brasil e relação com a escravidão; iniciativas do banco com finalidades específicas de reparação em relação a esse período.

O inquérito foi motivado por documento subscrito por 15 professores e universitários oriundos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, que submeteram ao MPF a necessidade de apuração e debate sobre a responsabilidade de instituições no Brasil envolvidas com a escravização ilegal de pessoas no século XIX. No caso do documento apresentado, a abordagem trata especificamente do Banco do Brasil. Está marcada reunião dia 27 de outubro entre a presidência do banco e os historiadores na Procuradoria da República no Rio de Janeiro. (mais…)

Planalto: PRF apreende “moto Frankenstein” em trecho da BR-116

Planalto: PRF apreende “moto Frankenstein” em trecho da BR-116 - planaltoFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Uma motocicleta apelidada de “Frankenstein” foi apreendida em um trecho da BR-116 de Planalto, no Sudoeste baiano. O flagrante ocorreu nesta quinta-feira, dia 28, durante ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).  Os agentes fiscalizavam no trecho quando deram ordem de parada a uma motocicleta de cor preta, sem placa de identificação.

Ao se aproximar do veículo, os agentes constataram indícios de adulteração no veículo. A motocicleta tinha um motor roubado de uma Honda CG Titan de cor verde, que estava montada sobre a carcaça de uma Yamaha DT 180, por isso o apelido de “Motocicleta Frankenstein”.

Aos PRFs, o condutor contou que adquiriu a motocicleta em uma negociação feita com um colega de trabalho por R$ 2 mil. O caso foi registrado na delegacia de Planalto.

Fonte: Bahia Notícias.

Desenrola Brasil conclui leilão com R$ 126 bilhões em descontos oferecidos

Desenrola Brasil conclui leilão com R$ 126 bilhões em descontos oferecidos - economiaFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Programa Desenrola Brasil concluiu nessa última quarta-feira, dia 27, o leilão para os credores darem os lances de maiores descontos para renegociação de dívidas negativadas bancárias e não bancárias, como conta de luz, água, varejo, educação, de pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com dívidas de valores atualizados em até R$ 20 mil.Desenrola Brasil conclui leilão com R$ 126 bilhões em descontos oferecidos - economiaDesenrola Brasil conclui leilão com R$ 126 bilhões em descontos oferecidos - economia

O programa concluiu o leilão com R$ 126 bilhões em descontos oferecidos para renegociação de dívidas. No total, 654 empresas participaram da etapa de leilão do programa, que alcançou 83% em desconto médio para a renegociação de dívidas. Foram ofertados descontos de R$ 59 bilhões para dívidas até R$ 5 mil e R$ 68 bilhões para dívidas entre R$ 5 mil e R$ 20 mil. O lote que ofereceu o maior valor de desconto médio (96%) foi o do cartão de crédito.

Em nova etapa, a prioridade da renegociação com a garantia do Fundo de Garantia de Operações (FGO) será para as dívidas com valor atualizado até R$ 5 mil, que poderão ser renegociadas à vista ou em parcelamento. Já as dívidas que não tiverem acesso ao financiamento com garantia poderão ser pagas na plataforma, à vista, com o desconto oferecido pelo credor. (mais…)

SAJ: Direção da Clube FM realiza reunião com colaboradores

SAJ: Direção da Clube FM realiza reunião com colaboradores - saj, bahiaFoto: Jéssica Barreto

A direção da Clube FM – 92,7 – realizou nessa última quinta-feira, dia 28, uma reunião com os seus colaboradores. Após a oração inicial houve uma escuta dos colaboradores, que fizeram uma breve memória avaliativa da reunião anterior realizada no mês de maio.

Em seguida foi feita uma avaliação da programação, do novo sistema que transmite toda programação em áudio e vídeo, e da presença da emissora nos eventos paroquiais e diocesanos.

Por fim foi discutido sobre a Festa dos Amigos da Clube, que acontecerá no dia 3 de dezembro, no Villa Music, em Santo Antônio de Jesus. O evento, que contará com a presença da equipe e ouvintes da emissora, terá atrações musicais, momento cultural com os ouvintes, entre outras atividades.

A reunião foi conduzida pelo diretor geral Padre Edézio de Jesus Ribeiro, com a colaboração do diretor financeiro Padre Wilson Vitória.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Bandeiras de várias cores indicam condições de segurança para banhistas nas praias de Salvador

Bandeiras de várias cores indicam condições de segurança para banhistas nas praias de Salvador - salvador, bahiaFoto: Bruno Concha / Secom PMS

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem utilizado o auxílio de sinalizações para identificação no trabalho de salvaguardar vidas nas praias de Salvador. As bandeiras– nas cores vermelha, amarela, verde e roxa – são colocadas nas praias, informando os banhistas sobre os riscos na área.

A medida segue o modelo nacional da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). As bandeiras informam:

-Baixo risco (verde);

-Médio risco (amarela);

-Alto risco (vermelha) e

-Informe de animais marinhos (roxa).

As bandeiras verdes sinalizam os locais mais adequados para banho, onde há maior segurança. Já as bandeiras roxas servem para alertar para a presença de caravelas e pinaúnas, por exemplo, que podem causar queimaduras e acidentes. (mais…)

Ipiaú: Bode sobe em telhado e dificulta resgate de bombeiros

Ipiaú: Bode sobe em telhado e dificulta resgate de bombeiros - ipiau, destaque, bahiaFoto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um bode foi encontrado no telhado de uma casa em Ipiaú (BA), no Sudoeste baiano. O fato inusitado ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 27, em um imóvel situado na Rua Itapajipe, bairro Democracia.

Agentes do Corpo de Bombeiros começaram a tentativa de retirar o animal ainda na quarta-feira, mas o animal pulava de telhado em telhado, se negando a sair. Os trabalhos continuaram nesta quinta e os bombeiros conseguiram retirar o animal do telhado. A suspeita é que o bode tenha subido através de uma escada lateral da residência.

O tutor do animal, identificado como Douglas Correia, disse que o bode era criado junto com outros em um galpão distante da casa onde foi visto no telhado. O tutor ainda contou que uma criança abriu o galpão para pegar uma bola e deixou o portão aberto, o que pode ter facilitado a fuga do bode.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: G1 via Bahia Noticias.

Secretaria da Educação da Bahia publica lista de concessão de licenças-prêmio convertidas em pecúnia

Secretaria da Educação da Bahia publica lista de concessão de licenças-prêmio convertidas em pecúnia - bahiaFoto: Mateus Pereira/ GOV-BA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, dia 28, a lista de concessão de mil licenças-prêmio convertidas em pecúnia. A medida contempla o professor da carreira do magistério público estadual dos ensinos Fundamental e Médio, que, preferencialmente, tenha maior tempo de serviço no Estado; não tenha sido beneficiado com a conversão da licença em pecúnia há pelo menos um ano; e esteja em efetiva regência de classe.

“A licença-prêmio é um direito previsto para os servidores públicos efetivos, que, ao completarem cinco anos de exercício, o denominado quinquênio, fazem jus a três meses de licença remunerada e a título de prêmio por assiduidade”, explica a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy. Segundo ela, na licença por fruição, o servidor fica ausente do seu exercício por três meses e aqueles que optarem pela conversão da licença em pecúnia permanecerão na função e receberão financeiramente por esse direito, sendo que o período não poderá ser superior a três meses por semestre.

A folha de pagamento da SEC terá um incremento de R$ 29,3 milhões para o embolso, dividido em três parcelas, referentes aos meses de licença-prêmio convertidos. No entanto, não poderá recair durante o período de férias regulamentares, nem durante o recesso escolar previsto no calendário anual da unidade em que o docente esteja lotado. (mais…)

Alagoinhas: Paredes de prédio desabam durante incêndio

Alagoinhas: Paredes de prédio desabam durante incêndio - destaque, bahia, alagoinhasFoto: Divulgação / GBM-BA

Um prédio comercial em Catu (BA), no Agreste baiano, foi atingido por um incêndio na manhã desta quinta-feira, dia 28. Paredes do primeiro andar do imóvel chegaram a desabar. As chamas também atingiram o pavimento térreo, assim como a parte externa do prédio.

Agentes do 19° Bombeiros Militares (BBM) de Alagoinhas debelaram as chamas. Os bombeiros também fizeram o rescaldo para evitar novos focos de incêndio.

Até o final da tarde desta quinta ainda não se sabia o que ocasionou o incêndio. O prejuízo também não foi estimado. A Defesa Civil Municipal foi acionada para avaliação do imóvel.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas - brasil, artigosFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Por Luiz Gustavo Campos – especialista em trânsito.

O primeiro semestre de 2023 registrou um cenário preocupante com relação ao pedestre e a segurança no trânsito. Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), nos seis primeiros meses do ano houve um aumento de 13% no número de pedestres traumatizados em sinistros no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2022. Conforme o levantamento, a situação é mais grave no Centro-Oeste e Sudeste, com Goiás apresentando o maior aumento em termos absolutos, com um adicional de 1.124 internações no último semestre, seguido de São Paulo, com um aumento de 623 internações, e Minas Gerais com um acréscimo de 257 internações.

Cuidar do pedestre é ajudar a salvar vidas

O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mortes decorrentes do trânsito são a oitava principal causa de morte no país. Cerca de 20% das mortes são de pedestres. Para proteger a vida dos pedestres é preciso uma abordagem multifacetada que envolve regulamentação, educação, planejamento urbano e conscientização. É fundamental que governos, autoridades de trânsito, urbanistas e a comunidade trabalhem juntos para criar um ambiente de trânsito mais seguro para todos.

Entre as principais iniciativas estão sinalização adequada, instalando sinais de trânsito claramente visíveis, faixas de pedestres e semáforos em locais estratégicos, especialmente em áreas de grande movimentação de pedestres, como escolas, cruzamentos e áreas comerciais. Investir em passarelas elevadas ou passagens subterrâneas em locais movimentados ajudar a evitar sinistros, já que os pedestres podem atravessar com segurança, evitando o tráfego de veículos. Nas localidades que já oferecem essas facilidades é preciso mantê-las em boas condições, conforme orienta o artigo 71 do Código de Trânsito Brasileiro. (mais…)

Curaçá: Unidade de beneficiamento de leite de cabra produz queijos premiados nacionalmente

Curaçá: Unidade de beneficiamento de leite de cabra produz queijos premiados nacionalmente - curaca, bahiaFoto: Divulgação

Na comunidade Poço de Fora, município baiano de Curaçá, a produção de queijos artesanais de leite de cabra é inovadora e tem assegurado ampliação de mercado e reconhecimento nacional.  A Cooperativa Capribéee, formada por produtores e produtoras dos laticínios Mãos de Campo de Jaguarari e Sabor do Sertão de Curaçá produz queijos de massa fresca, queijo fresco, queijos maturados e ricota.

Os bons frutos dessa parceria foram alavancados após o apoio do Governo do Estado por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Com um investimento de R$ 360 mil, o Estado forneceu equipamentos e um veículo para ajudar na logística da cooperativa, que tem uma cartela de clientes no interior e um mercado mais amplo na capital baiana. São 72 famílias que asseguram renda a partir do trabalho na agroindústria, com capacidade para processar até 500 litros de leite por dia. (mais…)

Ministra Rosa Weber rejeita recurso da CNSaúde e confirma piso da enfermagem para o setor privado

Ministra Rosa Weber rejeita recurso da CNSaúde e confirma piso da enfermagem para o setor privado - brasilFoto: Rosinei Coutinho/ SCO/ STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, rejeitou o recurso apresentado pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e confirmou a decisão da Corte relacionada ao piso da enfermagem para o setor privado. Em decisão divulgada na noite desta quarta-feira (27), a ministra argumentou que devido à ausência de argumentos válidos, no recurso, que pudessem modificar o entendimento firmado, o rejeitava por não preencher os requisitos legais.

“A decisão da ministra Rosa Weber dá um alento aos profissionais celetistas em geral, ao sustentar que não havendo acordo entre os sindicatos e as instituições de saúde, incidirá a lei 14.434. O prazo para as negociações coletivas foi encerrado em 12 de setembro, portanto o piso tem que ser pago aos profissionais na sua integralidade”, comemorou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Giszele Paixão.

O novo piso para enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de R$ 4.750, conforme definido pela lei. Técnicos de Enfermagem recebem, no mínimo, 70% desse valor (R$ 3.325) e auxiliares de Enfermagem e parteiras, 50% (R$ 2.375). “O Coren-BA sempre defendeu o pagamento do piso na sua integralidade, conforme definido pela lei 14.434/2022, tanto para trabalhadores do setor público quanto do privado. Nossa luta continua até que os valores cheguem nos contracheques dos profissionais”, disse Giszele.

ASCOM.

Camaçari é primeira cidade a receber circulação do Coletivo Carrinho de Mão

Camaçari é primeira cidade a receber circulação do Coletivo Carrinho de Mão - noticias, camacari, bahiaFoto: Gabriel Guerra

O Coletivo Carrinho de Mão, formado por Cintia Santos, Edu O., Lucas Valentim e William Gomes, cai na estrada e faz sua primeira parada na cidade de Camaçari, de 4 a 8 de outubro, no Teatro Cidade do Saber. Afirmando a presença de indivíduos com e sem deficiências nos palcos, nas plateias e nas atividades de formação em artes, o projeto “Na estrada com Carrinho de Mão: circulação, formação e acessibilidade”, realizado em parceria com a Giro Planejamento Cultural, apresenta três espetáculos do repertório artístico do grupo – “Audionudescrição”, “Odete, traga meus mortos” e “Judite quer chorar, mas não consegue!” – associados a duas oficinas, com programação totalmente gratuita, contando com tradução em Libras e audiodescrição.

De sexta-feira a domingo, uma diferente peça estará em cena a cada data: “Audionudescrição”, no dia 6, às 19h; “Odete, traga meus mortos”, no dia 7, também às 19h; e “Judite quer chorar, mas não consegue!”, no dia 8, às 16h. Os ingressos serão distribuídos a partir de 14h na bilheteria do local.

Das atividades de formação, Cintia Santos e Edu O. se unem na “Oficina de produção acessível: princípios para uma abordagem anticapacitista na produção cultural”, que será no dia 4 (quarta-feira), das 15h às 19h. Já a “Oficina de criação em dança”, com Lucas Valentim e William Gomes, focada na investigação de composições a partir de princípios da audiodescrição, acontecerá em dois dias, 6 e 7 de outubro (sexta-feira e sábado), das 9h às 12h. Ambas são voltadas a qualquer pessoa – com e sem deficiência – a partir dos 16 anos. As inscrições serão feitas no local, 30 minutos antes do início das atividades. (mais…)

CONTADORA IVANA LEMOS PEIXOTO FALOU SOBRE AS NOVIDADE PARA O MEI EM 2023

CONTADORA IVANA LEMOS PEIXOTO FALOU SOBRE AS NOVIDADE PARA O MEI EM 2023 - tribuna-on, noticias

A convidada da LIVE Tribuna ON dessa quinta-feira, dia 28/09/2023, foi a contadora Ivana Lemos – direto de Santo Antônio de Jesus (BA), a qual falou sobre as novidades para o Microempreendedor Individual (MEI) em 2023.

Siga @ivanalemosoficial no Instagram !

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

Ipirá: UPA é invadida e depredada

Ipirá: UPA é invadida e depredada - ipira, destaqueFoto: Divulgação/ Ascom/ Prefeitura de Ipirá

O prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipirá (BA) foi invadido e destruído nesta terça-feira, dia 26. Segundo a Prefeitura do município, o episódio faz parte de uma sequência de atos de depredação no município.

Em nota, a Prefeitura manifestou repúdio ao ocorrido. “A depredação de patrimônio público é um crime sério, e todas as medidas jurídicas e criminais foram imediatamente acionadas para identificar e responsabilizar o ou os autores deste ato repreensível.”

“É imperativo que nos unamos como uma comunidade forte e determinada para denunciar ações de vandalismo e proteger nossos recursos comuns. A ação desses vândalos não representa os valores de nossa querida Ipirá, que valoriza a união e a solidariedade.”, conclui a nota. Não há informações sobre os suspeitos da ação. (mais…)

Barroso toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal

Barroso toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal - justicaFoto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso será empossado nesta quinta-feira, dia 28, no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele cumprirá mandato de dois anos e ficará no cargo até outubro de 2025. Barroso substituirá Rosa Weber, que presidiu nesta quarta-feira, dia 27, a última sessão da Corte.

A posse está prevista para começar às 16h e deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades dos Três Poderes. A cerimônia contará com a presença da cantora Maria Bethânia, convidada por Barroso para cantar o Hino Nacional. Cerca de mil pessoas foram convidadas.

Barroso também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O vice-presidente do STF será o ministro Edson Fachin. Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos. (mais…)

SAJ: Prefeitura realizará caminhada em alusão ao Outubro Rosa

SAJ: Prefeitura realizará caminhada em alusão ao Outubro Rosa - saj, noticiasImagem de Daniel Reche por Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará, no dia 8 de outubro, uma caminhada em alusão do Outubro Rosa.

O evento que tem como objetivo destacar a luta contra os cânceres de mama e colo do útero, terá a sua concentração junto a uma aula de alongamento, que será realizada na praça do São Benedito das 6h30 às 7h.

O percurso da caminhada ficou definido da seguinte forma: saída do Largo do São Benedito até a Praça Padre Mateus, encerrando a ação com aula de aeróbica.

Fonte: Ascom PMSAJ.

Legalização do aborto volta ao debate público com julgamento no STF

Legalização do aborto volta ao debate público com julgamento no STF - saudeFoto: Marcello Casal/ Agência Brasil

A descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez, que começou a ser julgada virtualmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na madrugada do dia 22 de setembro, é tema polêmico tanto entre grupos mais conservadores que se opõem à legalização, como os evangélicos, quanto entre movimentos de esquerda e mais progressistas. Legalização do aborto volta ao debate público com julgamento no STF - saudeLegalização do aborto volta ao debate público com julgamento no STF - saude

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, é relatora do processo e registrou, na sexta-feira, dia 22, o voto a favor de que a prática não seja considerada crime. O ministro Luís Roberto Barroso pediu que o julgamento fosse suspenso e levado ao plenário físico. A nova data ainda não foi marcada.

Nesta quinta-feira, dia 28, é celebrado o Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe. A Frente de São Paulo contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto convoca partidos, movimentos e coletivos para ato unificado a favor da pauta. A concentração começa às 17h no vão do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). (mais…)

SAJ: Prefeitura está concluindo informatização das unidades de saúde

SAJ: Prefeitura está concluindo informatização das unidades de saúde - sajImage by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está concluindo o processo de informatização das unidades de saúde da Atenção Básica, com o apoio da equipe de TI da Secretaria Municipal de Planejamento (SEAPLAN), por meio do financiamento do Informatiza APS, estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde.

Já foram informatizadas mais de 90% das unidades da Atenção Básica. Elas foram informatizadas e integradas em rede com as unidades do CAF, Almoxarifado e Central de Marcação. Restando apenas a inclusão de 2 unidades no programa de informatização, a SMS já realizou o pedido dos equipamentos restantes e aponta que todas as unidades estarão integradas em breve.

A informatização permitirá a Secretaria de Saúde ofertar para os santoantonienses um sistema de informação em saúde mais ágil nos atendimentos e agendamentos de consultas, exames e outros procedimentos, além da integração entre as unidades da Atenção Básica com toda a rede de saúde municipal e com os programas do Ministério da Saúde. O aperfeiçoamento na organização da logística do transporte de pacientes e a gestão de prontuários eletrônicos são também benefícios do processo de informatização. (mais…)

Velejadores baianos conquistam 2º lugar na Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha

Velejadores baianos conquistam 2º lugar na Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha - noticias, esporte, bahiaFoto: Ádamo Mello

Os irmãos baianos Wallace e Gerald Wicks, comandantes do veleiro Stanley Marujo’s, conquistaram o segundo lugar na 34ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (REFENO), na Classe VPRS. Essa foi a vigésima segunda participação dos Wicks na REFENO, considerada a maior regata oceânica da América Latina. A tradicional regata, organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, partiu da cidade de Recife, no dia 23 de setembro, rumo ao arquipélago de Fernando de Noronha e teve a participação de barcos de diferentes estados brasileiros e de outros países. O veleiro Stanley Marujo’s tem como patrocinadores oficiais a Stanley e a Z6 Náutica.

A REFENO é um desafio de 300 milhas náuticas de travessia oceânica, entre céu e mar, o que corresponde a 560 quilômetros. “Foi uma regata desafiadora com muita variação de vento, ventos fortes, ventos fracos, muitas nuvens e rajadas de vento. Exigiu muita atenção de toda tripulação porque quando os ventos de forte intensidade vinham, tínhamos que mudar de direção a todo momento, regulando as velas da embarcação”, contou Wallace Wicks. “Dessa forma, tentamos extrair o máximo de velocidade necessária para fazermos uma boa regata e alcançarmos um bom resultado”, revela o comandante da embarcação.

Para a competição, a tripulação do Stanley Marujo’s foi formada por Wallace Wicks (Salvador), Gerald Wicks (Salvador), Agatha Wicks (Salvador), Francesco Colombo (Porto Alegre), Dabilson Victor Vasconcelos (Salvador), Caio Gabriel Marcondes (Belo Horizonte), Anderson Assunção (Salvador), André Azevedo (Recife), Sérgio Santos Rodrigues (Belo Horizonte), Flávio Boson (Belo Horizonte), Humberto Vazimult (Salvador), Jordon Neuberger (Salvador) e André Vieira (Belo Horizonte). (mais…)

BC reduz previsão de crescimento do crédito para 7,3% em 2023

BC reduz previsão de crescimento do crédito para 7,3% em 2023 - economiaFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Banco Central (BC) prevê que o volume de crédito bancário crescerá 7,3% em 2023. A projeção teve uma ligeira redução diante da previsão anterior de 7,7%, divulgada em junho deste ano, e continua indicando um processo de desaceleração do crédito, compatível com o aperto monetário de alta na taxa Selic, os juros básicos da economia.BC reduz previsão de crescimento do crédito para 7,3% em 2023 - economiaBC reduz previsão de crescimento do crédito para 7,3% em 2023 - economia

A nova estimativa incorpora ainda os novos dados do mercado de crédito e a revisão do cenário macroeconômico futuro. As informações são do Relatório de Inflação, publicação trimestral do BC, divulgado nesta quinta-feira, dia 28.

De acordo com o documento, contribuíram para essa revisão os dados do mercado de crédito, que vieram abaixo do esperado, principalmente em decorrência do movimento no crédito para pessoas jurídicas com recursos livres. Nesse segmento, a projeção foi reduzida de 3% para 1,5%, “devido à desaceleração do saldo mais acentuada do que a esperada”. (mais…)

Ilhéus: Pescadores alavancam renda com novos equipamentos

Ilhéus: Pescadores alavancam renda com novos equipamentos - ilheus, bahiaFoto: Geraldo Carvalho/ CAR

A comunidade da Lagoa Encantada, em Ilhéus (BA), está experimentando uma transformação notável. Com a chegada de máquinas e equipamentos para a pesca artesanal, pescadores e pescadoras locais viram sua atividade crescer em 80%, proporcionando uma melhoria significativa na renda.

Esta mudança foi possível graças ao apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que entregou 25 novas embarcações, juntamente com equipamentos de proteção individual (EPI). A Lagoa Encantada, com 6,5 quilômetros de extensão, é lar de uma diversidade de peixes, incluindo tilápia, carapeba, robalo, tucunaré, tainha, piaba, bagre e piranha.

Peixes como esses estão sendo vendidos na própria comunidade, em Ilhéus, e nos municípios de Itacaré e Serra Grande. Os investimentos em Lagoa Encantada fazem parte do projeto Bahia Produtiva, executado pelo CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: CAR.

Nubank anuncia parcerias para incentivo de pesquisa na UFBA e IFBA

Nubank anuncia parcerias para incentivo de pesquisa na UFBA e IFBA - bahiaImagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O Nubank anunciou nessa quarta-feira, dia 27, o seu mais novo projeto de incentivo a carreiras em tecnologia e a inovação, o NuFuturo, que irá atuar com universidades federais, em um programa intensivo de 18 meses.

Para isso, o Nubank construiu espaços nas universidades parceiras para o desenvolvimento dos projetos, que estão relacionados a temas como gestão de finanças pessoais, desenvolvimento de ferramentas para simplificar a vida financeira das pessoas e segurança da informação. As salas contam com ambientes adaptáveis, quadros de colaboração e sistema multimídia, tudo para que os espaços físicos possam refletir os valores que são considerados importantes para o Nu e para as universidades.

Com o suporte dos times de engenharia e finanças do Nubank e professores doutores da UFCG, UFBA e IFBA, os alunos de cursos como Computação, Administração e Engenharia de Software mantêm contato direto com os profissionais para aperfeiçoarem suas pesquisas.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.

SAJ: Caminhada marca o Encerramento do Mês da Bíblia na Paróquia São José

SAJ: Caminhada marca o Encerramento do Mês da Bíblia na Paróquia São José - sajFoto: Divulgação

A Paróquia São José do Andaiá, em Santo Antônio de Jesus (BA), realizou na noite dessa quarta-feira, dia 27, o Encerramento do Mês da Bíblia.

Os paroquianos se concentraram em frente ao CETEP Recôncavo e posteriormente seguiram em caminhada até a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, onde aconteceu o quarto encontro de encerramento do mês da Bíblia.

O pároco, Padre Valmiro Santiago agradece a todos que contribuíram na organização e aos que participaram dos encontros que foram realizados nas quartas-feiras do mês de setembro.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Caminhada marca o Encerramento do Mês da Bíblia na Paróquia São José - saj

Foto: Divulgação

LIVIA MEINKING EXPLICOU COMO DESBLOQUEAR A DIFICULDADE EM GANHAR DINHEIRO NA VISÃO SISTÊMICA

LIVIA MEINKING EXPLICOU COMO DESBLOQUEAR A DIFICULDADE EM GANHAR DINHEIRO NA VISÃO SISTÊMICA - tribuna-on, noticias

A convidada da LIVE Tribuna ON dessa quarta-feira, dia 27/09/2023, foi a psicoterapeuta Livia Meinking – direto de Salvador, a qual explicou como desbloquear a dificuldade em ganhar dinheiro na visão sistêmica.

Segundo Livia, adultos que vivem com os pais, que continuam sendo financiados em idade produtiva, tendem a ter dificuldade com o dinheiro. Livia atende online. Você pode agendar o atendimento pelo telefone 71. 9 9995-2986 ou pelo Instagram @liviameinking.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

SAJ: Aulas são suspensas na ELEM após alunos e professora passarem mal com o calor

SAJ: Aulas são suspensas na ELEM após alunos e professora passarem mal com o calor - saj, noticias, destaque, bahiaFoto: Reprodução/ Video

Na tarde desta quarta-feira, dia 27, devido ao calor intenso alguns alunos e uma professora da Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães (ELEM), em Santo Antônio de Jesus, passaram mal, sendo necessário o atendimento da SAMU.

A situação da falta de ventilação nas salas de aula da instituição já vem se arrastando por meses, sendo agravada fortemente com o calor que vem fazendo nos últimos dias, pois, após a reforma que foi realizada, as salas foram preparadas para receber ares-condicionados, sendo que os mesmos foram instalados, mas nunca foram ligados devido a rede elétrica não suportar. Para que os equipamentos funcionem é necessário que a Prefeitura refaça a instalação elétrica. Enquanto isso, as salas se encontram sem nenhum tipo de ventilação, já que os basculantes que existiam na salas foram foram fechados, não há janelas e os ventiladores estão quebrados, um ou outro que funciona.

A secretária de educação Edileide Castro compareceu na instituição e prometeu resolver a situação. Diante do ocorrido, as aulas na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, em SAJ, foram suspensas nessa quinta e sexta-feira, dias 28 e 29. Segundo a secretária, os alunos serão remanejados provisoriamente para outro local a ser divulgado. A comunidade escolar aguarda uma solução imediata e definitiva do problema.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Editais da Lei Paulo Gustavo são desafio para o Ministério da Cultura

Editais da Lei Paulo Gustavo são desafio para o Ministério da Cultura - cultura, brasilFoto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou nesta quarta-feira, dia 27, o esforço da pasta em expandir o fomento cultural para além dos grandes polos. “Temos que desregionalizar. A visão da cultura é a nacionalização do fomento, para que, também, as outras regiões possam atender aquela produção artística local, aquele grupo de cultura, ali onde está a nossa identidade de manifestação cultural do Brasil”, disse em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, do Canal Gov.Editais da Lei Paulo Gustavo são desafio para o Ministério da Cultura - cultura, brasilEditais da Lei Paulo Gustavo são desafio para o Ministério da Cultura - cultura, brasil

Na entrevista, a ministra falou sobre iniciativas como a elaboração do Plano Nacional da Lei Aldir Blanc, de irrigação do fomento à indústria criativa em todas as cidades, e sobre os mecanismos criados para um maior controle da aplicação de recursos da Lei Rouanet, mas ressaltou, no entanto, que o maior desafio enfrentado atualmente pela pasta é para que as prefeituras lancem os editais da Lei Paulo Gustavo, embora 98% dos municípios tenham aderido ao Sistema Nacional de Cultura por meio do envio dos planos de cultura.

“Como esse tipo de fomento estava parado, nós temos conversado com gestores, em alguns lugares com mais dificuldade. Alguns estados já lançaram e nós estamos com esse diálogo aberto, buscando prover o que for preciso para que cada cidade lance os seus editais”, explicou a ministra.

(mais…)

Conceição do Almeida: Morre o idoso Mário Rocha Neiva

Conceição do Almeida: Morre o idoso Mário Rocha Neiva - noticias, dom-macedo-costa, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Faleceu por causas naturais o idoso Mário Rocha Neiva, o qual foi entrevistado pelo radialista Hélio Alves em dezembro de 2021. Na oportunidade o mesmo contou como foi sua juventude.

A missa de 7º dia pela alma de Mário será nessa quinta-feira, dia 28, às 16 horas, na localidade da Cajazeira, em Conceição do Almeida (BA).

Mário Rocha Neiva deixou 12 filhos – todos com a mesma mulher, 23 netos e 15 bisnetos.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Juros médios dos bancos seguem em queda para 43,5% ao ano

Juros médios dos bancos seguem em queda para 43,5% ao ano - economiaFoto: José Cruz/ Agência Brasil

Pelo terceiro mês seguido, a taxa média de juros das concessões de crédito livre teve queda e passou de 43,8% para 43,5% ao ano em agosto, redução de 0,3 ponto percentual (pp) no mês. Em 12 meses, entretanto, a alta nos juros médios é de três pontos percentuais, segundo a publicação Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgada nesta quarta-feira, dia 27, pelo Banco Central (BC), em Brasília.Juros médios dos bancos seguem em queda para 43,5% ao ano - economiaJuros médios dos bancos seguem em queda para 43,5% ao ano - economia

Nas novas contratações para empresas, a taxa média do crédito livre ficou em 22,6% ao ano, redução de 0,4 pp no mês. De acordo com o BC, o recuo é resultado das reduções disseminadas pelas principais modalidades de crédito. Em 12 meses, o recuo é de 0,1 pp.

Nas contratações com as famílias, a taxa média de juros livres atingiu 57,7% ao ano, redução de 0,6 pp no mês e alta de 3,7 pp em 12 meses. (mais…)

Lauro de Freitas: Dupla morre após tiroteio com PM; um dos suspeitos fugiu de presídio e outro foi solto 1 dia atrás

Lauro de Freitas: Dupla morre após tiroteio com PM; um dos suspeitos fugiu de presídio e outro foi solto 1 dia atrás - lauro-de-freitasFoto: Divulgação/ Polícia Civil

Dois homens morreram após uma troca de tiros com a polícia na manhã desta quarta-feira, dia 27, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação ocorreu na localidade de Vila Praiana quando policiais do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) localizaram um esconderijo usado pelo grupo criminoso.

Os agentes se aproximaram quando teriam sido recebidos a tiros. No confronto, dois acabaram feridos e socorridos, mas não resistiram. Um foi identificado como Niraldo Cândido dos Santos Neto, de 27 anos. Ele já tinha sido condenado a 14 anos de prisão e havia um mandado de recaptura em aberto após fugir da penitenciária onde cumpria pena.

O outro foi identificado como Lucas de Jesus Costa, de 25 anos. Este tinha passagem por tráfico de drogas e havia sido beneficiado com alvará de soltura ainda na terça-feira, dia 26. Com a dupla, os policiais apreenderam duas pistolas calibre .380, um revólver calibre .38, uma granada, duas capas de coletes balísticos, três carregadores de pistola, munições e uma pequena quantidade de drogas.

O material foi apresentado na sede do Deic, para adoção das providências cabíveis. Em seguida, os itens serão encaminhados para perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: Bahia Notícias.

Governo cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança

Governo cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança - justicaFoto: Poliana Lima/ Polícia Civil

O governo federal disponibilizará 100 mil bolsas no valor de R$ 900 para capacitar agentes de segurança em todo o país. O benefício está previsto no Projeto Bolsa Formação, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).Governo cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança - justicaGoverno cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança - justica

De acordo com o Ministério da Justiça, os cursos serão focados nos eixos do Pronasci 2, e o auxílio beneficiará policiais militares, civis e penais, bombeiros militares, integrantes de órgãos oficiais de perícia criminal e guardas municipais de estados que aderirem à iniciativa.

Durante a cerimônia de assinatura da portaria que detalha o projeto, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que a bolsa será “um estímulo a mais, além de moral e ético”, para os agentes de segurança. A expectativa é de que ela ajude também no desenvolvimento de trabalhos conjuntos envolvendo as três esferas de governo – federal, estadual e municipal. (mais…)

São Miguel das Matas: Atleta Paula Cristina participa do Campeonato Norte e Nordeste de Natação

São Miguel das Matas: Atleta Paula Cristina participa do Campeonato Norte e Nordeste de Natação - sao-miguel-das-matas, esporte, destaqueFoto: Divulgação

A atleta de natação Paula Cristina Silva de Jesus, que tem raízes em São Miguel das Matas, especialmente na região do Ponto da Serra, segue para mais um compromisso.

Dessa vez em Fortaleza, Ceará, no Campeonato Norte e Nordeste de Natação, Troféu Walter Figueredo Silva.

A competição será nos dias 28, 29 e 30 de setembro. “Vamos torcer e passar energia positiva para a representante da nossa região”, boa sorte Paula”, disse sua mãe Ana Cristina.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Anvisa autoriza pesquisa em pacientes com leucemia linfoide aguda B

Anvisa autoriza pesquisa em pacientes com leucemia linfoide aguda B - saudeFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (Fundndherp), em parceria com o Instituto Butantan, a iniciar ensaio clínico no Brasil com um medicamento a base de células CAR-T em pacientes com leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B, recidivados e refratários (ou seja, em casos de reaparecimento da doença ou de resistência ao tratamento padrão). Os estudos estão em fase clínica inicial, quando o objetivo é avaliar a segurança e a eficácia. Anvisa autoriza pesquisa em pacientes com leucemia linfoide aguda B - saudeAnvisa autoriza pesquisa em pacientes com leucemia linfoide aguda B - saude

A aprovação do ensaio clínico com as células geneticamente modificadas é parte de um projeto inovador de colaboração regulatória entre a Anvisa e pesquisadores e desenvolvedores brasileiros visando incentivar o desenvolvimento de produtos de terapias avançadas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Anvisa, o tratamento consiste na reprogramação das próprias células do paciente para atacar e destruir o câncer de forma precisa. Em laboratório, é feita a transferência de genes de interesse para as células de defesa (linfócito T) do paciente. (mais…)

Acajutiba: Cinco suspeitos morrem e dois ficam feridos em ação policial

Acajutiba: Cinco suspeitos morrem e dois ficam feridos em ação policial - mais-cidadesFoto: Divulgação/ PM-BA

Uma ação em Acajutiba, no Agreste baiano, deixou cinco suspeitos mortos e dois feridos. O fato ocorreu nesta terça-feira, dia 26. Segundo a Polícia Militar (PM-BA), as mortes ocorreram após confronto com forças de segurança. Na ação, militares das Cipes Litoral Norte e Polo Industrial foram acionados com informações de homens armados em uma área de mata na região conhecida como “Estrada do Cumbe”.

Ao chegarem no local, os agentes se aproximaram de onde estavam os suspeitos e houve um confronto. Ainda segundo a PM, sete homens foram feridos após a troca de tiros. Eles foram levados a uma unidade de saúde, mas cinco deles não sobreviveram.

Na ação, a PM-BA apreendeu uma espingarda de fabricação artesanal, um rifle calibre 22, três revólveres calibres 38 e 32, uma pistola Taurus calibre 765, um saco, um tablete e 43 porções de maconha, 127 pinos de cocaína e 121 embalagens contendo crack. (mais…)

AL-BA autoriza governo a pedir 118 milhões de dólares em empréstimo

AL-BA autoriza governo a pedir 118 milhões de dólares em empréstimo - bahiaFoto: Mateus Pereira/ GOVBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, na tarde desta terça-feira (26), o pedido do Executivo de empréstimo de 118 milhões de dólares voltados para projetos de desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica. A matéria recebeu votos a favor da bancada do governo e do PSOL. O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) criticou a falta de informação a respeito de prazos, juros e carência desse empréstimo. Pelos mesmos motivos, a oposição orientou voto contrário à matéria.

“O que a gente precisa, já que é essa Casa que delibera e autoriza a solicitação de empréstimo, é saber para onde vai esse recurso. São mais de R$500 milhões agora em dez dias. Já foram R$400 milhões, R$750 milhões, e agora mais R$500 milhões. Não é possível que essa Casa seja apenas um mero autorizador de empréstimos. Mais uma vez, o governo do Estado passando o trator”, criticou o líder do grupo, Alan Sanches.

Desta verba aprovada, US$ 100 milhões (R$ 489 milhões) serão concedidos pelo Banco Internacional de Desenvolvimento, e US$ 18 milhões (R$ 88,02 milhões) serão obtidos junto ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida). (mais…)

SAJ: Prefeitura, em parceria com a SESAB e o Instituto de Olhos, realizará Mutirão de Catarata e Pterígio

SAJ: Prefeitura, em parceria com a SESAB e o Instituto de Olhos, realizará Mutirão de Catarata e Pterígio - saj, bahiaMarcello Casal Jr./ Agência Brasil

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e o Instituto dos Olhos Adi Nascimento, realizará o Mutirão de Catarata e Pterígio.

Para participar do mutirão, os munícipes deverão realizar o pré-cadastro nos dias 05/10 e 06/10, na Unidade de Saúde mais próxima. Os documentos necessários são: requisição médica, cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência.

O poder executivo municipal salienta que seguirá buscando parcerias e programas, visando promover o maior acesso da população a serviços de saúde.

Ascom PMSAJ

Mais de 700 profissionais e estudantes participam do I Fórum da Enfermagem Baiana na Urgência e Emergência

Mais de 700 profissionais e estudantes participam do I Fórum da Enfermagem Baiana na Urgência e Emergência - bahiaFoto: Ascom Coren-BA

Cerca de 700 profissionais e estudantes de enfermagem participaram do I Fórum da Enfermagem Baiana na Urgência e Emergência, que aconteceu na segunda (25) e terça-feira (26), em Salvador. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), contou com palestras de profissionais renomados, mesas redondas e trocas de experiências sobre o tema.

“Este fórum faz parte da estratégia do Coren-BA de promover capacitação com temáticas variadas, sempre em sintonia com o interesse dos profissionais de enfermagem. Através do programa Capacita Coren-BA, já realizamos atividades em mais de 200 municípios, envolvendo cerca de 30 mil profissionais”, destacou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

O fórum teve o objetivo de discutir a evolução da área, a história do Suporte Imediato de Vida (SIV), a força de trabalho do SAMU, a atuação dos profissionais de Enfermagem no Brasil e a importância da Portaria 2048, que regulamenta o exercício e importância da categoria na urgência e emergência. (mais…)

Campo Formoso: Cinco pessoas da mesma família são presas por suspeita de tráfico de drogas

Campo Formoso: Cinco pessoas da mesma família são presas por suspeita de tráfico de drogas - campo-formosoFoto: SSP-BA

Cinco pessoas da mesma família, com idades entre 23 e 54 anos, foram presas por suspeita de tráfico de drogas na cidade de Campo Formoso, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, as prisões aconteceram nesta terça-feira, dia 26.

Conforme informado pela polícia, com a mãe, duas filhas, o genro e um funcionário da família, foram encontrados porções de crack, maconha, cocaína, quatro armas de fogo, produtos provenientes de roubo e um carro.

As prisões e apreensões foram feitas durante buscas nos endereços da família. Além de tráfico de drogas, eles são suspeitos de associação criminosa, homicídios, receptação e posse ilegal de arma de fogo. O grupo foi autuado em flagrante, passou por exames de lesões corporais no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foi encaminhado para Conjunto Penal de Juazeiro.

Fonte: G1.

Vivo está com mais de 100 novas vagas, com enfoque tech, para o Programa de Aprendiz

Vivo está com mais de 100 novas vagas, com enfoque tech, para o Programa de Aprendiz - empregoImagem de Pexels por Pixabay

A Vivo abre novas vagas para o seu Programa de Aprendiz, com enfoque tech, para o Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Paraíba e São Paulo. Ao todo, são mais de 100 oportunidades, sendo metade para talentos negros, reforçando o pilar de diversidade da companhia.  Os interessados precisam ter entre 16 e 21 anos e estar matriculado ou ter concluído o ensino médio. Para pessoas com deficiência, não há limite de idade. O processo seletivo será 100% digital.

“Com o programa, nosso intuito é investir na formação de futuros talentos na companhia e ampliar, ainda mais, nosso olhar para a diversidade”, destaca Niva Ribeiro, VP de pessoas da Vivo. A companhia oferecerá uma trilha de desenvolvimento exclusiva, com foco em tecnologia e vivências, com profissionais experientes em uma trajetória tech. Dessa forma, além da capacitação obrigatória junto às instituições educacionais, haverá uma jornada de conhecimento, que será realizada por meio de uma trilha digital,  oficinas ao vivo e atividades na prática, com módulos para uma aprendizagem mais ágil e constante; trocas de experiências com ex-aprendizes e gestores para dar a visibilidade sobre o funcionamento da organização.

Entre os benefícios estão salário compatível com o mercado, assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida e dia de folga de aniversário. Os selecionados serão admitidos em janeiro de 2024. As inscrições vão até o dia 13 de outubro e os interessados devem acessar o link 99jobs.com/vivo/jobs .

Belmonte: Homem tenta fugir da PM e é preso com 1,7 mil pinos de cocaína

Belmonte: Homem tenta fugir da PM e é preso com 1,7 mil pinos de cocaína - belmonteFoto: Divulgação/ PM-BA

Uma ação em Belmonte (BA), apreendeu 1,7 mil porções de cocaína, além de pasta base da mesma droga, além de maconha e crack. O fato ocorreu na tarte da última segunda-feira, dia 25.

Segundo a Polícia Militar (PM-BA), policiais do 8° Batalhão montavam um ponto de abordagens na entrada do distrito de Barrolândia, quando avistaram um veículo fazendo uma manobra perigosa e fugindo por uma estrada vicinal. Os agentes então iniciaram o acompanhamento ao veículo e conseguiram alcançá-lo.

No interior do carro, os agentes encontraram 1,7 mil porções de cocaína, além das outras drogas. Após o flagrante, o condutor do veículo foi preso e levado junto com o material para a delegacia de Belmonte.

Fonte: Bahia Notícias.

Bahia é 5º estado com mais gastos no setor de turismo, que cresce 27% em 2023 no Brasil

Bahia é 5º estado com mais gastos no setor de turismo, que cresce 27% em 2023 no Brasil - bahiaFoto: Manu Dias/ AGECOM

O Dia Mundial do Turismo é comemorado nesta quarta-feira, dia 27, e no âmbito nacional, o setor vem se mantendo aquecido. Segundo levantamento do Itaú Unibanco, os gastos com os segmentos relacionados ao turismo nacional cresceram 27% nos primeiros oito meses de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. No mesmo intervalo, o número de transações realizadas com cartões de crédito no setor cresceu 10%, com um ticket médio de R$ 1126.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro aparecem empatados em 1º lugar com 17% (cada um) de todas as transações relacionadas ao turismo no Brasil. Minas Gerais aparece em 3º lugar, com 12%, seguida de Paraná e Bahia, ambos com 7% cada. O top 10 segue com Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco, com 5% das transações cada, Goiás, com 4%, e Ceará, com 3%.

Entre os segmentos que mais se destacam estão os hotéis, que representando 43% das transações do setor; companhias aéreas têm 31% do total, seguidas de agências de turismo, com 22%. Considerando a evolução em relação a 2022, os maiores crescimentos em quantidade de transações foram registrados nos Duty Free, com alta de 34%, no aluguel de automóveis, com aumento de 31%, e nas agências de turismo, com 22%. O destaque negativo fica nos resorts, que tiveram queda de 14%. (mais…)

Maragogipe sedia fórum internacional de educação ambiental em áreas de manguezais – inscrições abertas

Maragogipe sedia fórum internacional de educação ambiental em áreas de manguezais - inscrições abertas - noticias, maragojipeFoto: Júnior de Major

Com o objetivo de discutir mecanismos práticos de conservação de áreas de manguezais, o Global Mangue – Fórum Internacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais reunirá cientistas, comunidades tradicionais, docentes, rede estadual e municipal de ensino, universitários, agentes governamentais e sociedade civil, de 17 a 20 de outubro de 2023, em Maragojipe, cidade do Recôncavo Baiano considerada a capital nacional dos Manguezais. O público que tiver interesse em participar do evento pode se inscrever de forma gratuita e online, pelo www.globalmangue.org.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 17 de outubro, às 09h, na Fundação Vovó do Mangue, em Maragojipe. O fórum é realizado pela Fundação Vovó do Mangue, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Governo da Bahia e a Prefeitura de Maragojipe, e conta com o apoio institucional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e está inserido no programa Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

O principal objetivo do evento é avaliar a realidade ambiental e discutir os principais desafios ecológicos e sociais em nível local, regional e global, com foco na proposição de programas e ações que promovam a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável em áreas de manguezais. O encontro acontecerá simultaneamente na Fundação Vovó do Mangue, sede do evento, na Filarmônica Terpsicore Popular, na Casa da Cultura e na Arena Multicultural Conselheiro Antônio Rebouças, com transmissão pelo Youtube @canalfvm. (mais…)

Com chegada das chuvas, pecuaristas devem estar atentos ao arame dos pastos para rotação de pastagens

Com chegada das chuvas, pecuaristas devem estar atentos ao arame dos pastos para rotação de pastagens - brasilImagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA

Apesar de El Niño afetar o clima do Brasil, a previsão para a primavera é de chuvas intensas em diversas regiões. De acordo com Flávia Silva, analista de mercado da Belgo Arames, esse momento requer cuidados com a pastagem para ter oferta de forragem aos bovinos. “Um dos manejos mais utilizados nesse período do ano é a rotação de pastagens, muito comum em propriedades de pecuária intensiva que investem nos tratos culturais da forrageira com o objetivo de maximizar a produção da área. Escolher uma forrageira adequada para a área, roçar antes do período das águas se iniciar, fazer calagem e adubação de acordo comas exigências nutricionais da planta, e fazer a manutenção das cercas é essencial para obter sucesso com a prática”, recomenda.

No pastejo rotacionado, o pecuarista divide com cercas – principalmente elétricas – a área total em várias partes menores, chamadas de “piquetes”, nas quais os bovinos se alternam entre uma área e outra. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dentre as vantagens da rotação de pastagens estão a melhoria da nutrição dos bovinos, o maior controle das metas do manejo e o melhor aproveitamento da forragem produzida.

Flávia acrescenta que nesses períodos de chuvas os pecuaristas devem respeitar as características fisiológicas das plantas para obter equilíbrio entre o solo, a planta e o animal.  “Neste sistema, temos o período de ocupação (PO) e o período de descanso (PD) do piquete. Durante o PD, o cercamento deve ser eficiente, impedindo a entrada dos animais. Assim, no PO, a oferta de forragem será alta.  A rotação de pastagens possibilita aumento da pressão e da eficiência do pastejo o que eleva os ganhos por área, quando em comparação com sistemas contínuos”, explica. (mais…)

Sapeaçu: Idosa morre atropelada na BR-101

Sapeaçu: Idosa morre atropelada na BR-101 - destaque, conceicao-do-almeidaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma idosa natural de Conceição do Almeida (BA) morreu atropelada na manhã desta quarta-feira, dia 27, na BR-101, no trecho da cidade de Sapeaçu, no Recôncavo baiano.

Rosemary Alves, de 68 anos, desceu de uma Topic vindo de Santo Antônio de Jesus e não olhou para os dois lados ao atravessar a pista, quando foi atropelada por um caminhão.

Rosemary morreu no local do acidente. O corpo será removido pela pela equipe do DPT – Departamento Regional de Polícia Técnica para o IML – Instituto Médico Legal em Santo Antônio de Jesus.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte no Recôncavo.

Congelamento de óvulos: conheça a técnica de preservação da fertilidade feminina e saiba quando ela é indicada

Congelamento de óvulos: conheça a técnica de preservação da fertilidade feminina e saiba quando ela é indicada - brasilImage by Steffen Erb from Pixabay

“O método de vitrificação traz uma nova perspectiva para a mulher moderna que precisa adiar a maternidade. No passado, as jovens tornavam-se mães por volta dos 20 anos de idade. Nos dias atuais, muitas mulheres têm seu primeiro filho após os trinta e cinco anos. A vitrificação é uma alternativa para aumentar as chances de uma gravidez futura, numa idade um pouco mais avançada”, explica o médico Joaquim Lopes, ginecologista e fundador do Cenafert

Preservar a fertilidade da mulher é um dos principais desafios da medicina reprodutiva, pois o relógio biológico é uma das causas mais frequentes de infertilidade no sexo feminino. Para a mulher que deseja adiar sua maternidade, seja por motivos profissionais ou pessoais, a alternativa é optar por uma das técnicas de preservação da fertilidade, como a criopreservação de óvulos através do método de vitrificação, considerado eficaz e seguro. “O método de vitrificação tem promovido uma revolução na maternidade”, afirma o ginecologista, Joaquim Lopes, fundador do Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva, que integra o Grupo Huntington, um dos principais Grupos de Reprodução Assistida da América Latina. O médico ressalta que o congelamento deve ser realizado, preferencialmente, antes dos 35 anos, uma vez que após essa idade a quantidade e qualidade dos óvulos diminui acentuadamente. “O sucesso de uma Fertilização in Vitro futura com os óvulos descongelados tem grande relação com a idade em que eles foram congelados”, explica.

“A mulher que deseja adiar o seu projeto de maternidade ou vai se submeter a tratamento oncológico, que pode comprometer a sua fertilidade, deve considerar a possibilidade de congelar seus óvulos”, esclarece a médica Gérsia Viana, especialista em Reprodução Humana e diretora médica do Cenafert.  Hoje boa parte das mulheres começam a pensar em ter filhos após os 35 anos, justamente na idade em que a fertilidade feminina entra em declínio e quando as chances de uma gravidez espontânea caem consideravelmente. “A criopreservação de óvulos deve ser incluída no planejamento familiar nesses casos”, explica a especialista. (mais…)

SAJ: Prefeitura realizou Audiência Pública para demonstração e avaliação de cumprimentos das metas fiscais

SAJ: Prefeitura realizou Audiência Pública para demonstração e avaliação de cumprimentos das metas fiscais - saj, bahiaFoto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, em Santo Antônio de Jesus (BA), realizou uma Audiência Pública para demonstração e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais do 2º quadrimestre do exercício de 2023.

A Audiência Pública, amparada no artigo 9 em seu Parágrafo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, foi realizada na manhã de terça-feira, dia 26, na Planária da Câmara Municipal de Vereadores.

O poder executivo municipal de Santo Antônio de Jesus reforça o seu compromisso com os princípios da transparência na gestão e o respeito com o erário municipal.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom PMSAJ.

Nova plataforma de Atendimento Virtual da Embasa é lançada

Nova plataforma de Atendimento Virtual da Embasa é lançada - bahiaFoto: Divulgação/Embasa

Recém-lançado neste mês de setembro, o novo Atendimento Virtual da Embasa já está disponível no site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br e no App Embasa para celular. Totalmente reformulado e com programação e design pensados para facilitar a experiência dos usuários, o novo Atendimento Virtual vai facilitar o acesso a informações e agilizar o processo de solicitação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Mais de 50 serviços oferecidos pela Embasa estão disponíveis na plataforma.

O usuário precisará cadastrar novo login e senha e terá uma experiência personalizada, pois a ferramenta reconhece sua localização e informa sobre eventuais ocorrências operacionais que afetem a prestação dos serviços em sua localidade, como interrupções no fornecimento de água para manutenções, por exemplo.

“A reformulação da Agência Virtual integra a estratégia da Embasa em aprimorar constantemente as formas de se relacionar com seus usuários. Além de uma interface muito mais simples, intuitiva e moderna, a plataforma oferece diversos recursos de acessibilidade para pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual ou auditiva, como a possibilidade de aumentar o tamanho da fonte e dos ícones e um tradutor do conteúdo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais”, destaca o presidente da Embasa, Leonardo Góes. (mais…)

Laje: Homem com mandado de prisão em aberto é preso no Tourinho

Laje: Homem com mandado de prisão em aberto é preso no Tourinho - laje, destaqueImage by WikimediaImages from Pixabay

Um homem que estava com mandado de prisão em aberto foi preso na cidade de Laje (BA) nessa terça-feira, dia 26. A ação foi realizada na localidade do Tourinho por policiais militares da 4ª Companhia.

O homem também estava descumprindo medida protetiva pois estava na casa da ex-esposa.

Segundo a PM, ao perceber a aproximação da viatura o mesmo tentou fugir, mas foi alcançado. Durante a revista os policias encontraram uma certa quantidade de droga. Todo o material e o individuo foram apresentados na delegacia territorial.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia.

JACKSON SANTOS FALOU SOBRE PROJETOS DE ASTRONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS EDUARDO M. DE MAGALHÃES

JACKSON SANTOS FALOU SOBRE PROJETOS DE ASTRONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS EDUARDO M. DE MAGALHÃES - tribuna-on, noticias

O convidado da LIVE Tribuna ON dessa terça-feira, dia 26/09/2023, foi o professor Jackson Santos, o qual falou sobre projetos de astronomia desenvolvidos na ELEM – Escola Municipal Luís Eduardo M. de Magalhães, em Santo Antônio de Jesus (BA). Entre os projetos está o foguete feito com garrafa pet, água e ar que sobe aproximadamente 130 metros.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

Veículo furtado no Espirito Santo é recuperado na cidade de Barreiras (BA)

Veículo furtado no Espirito Santo é recuperado na cidade de Barreiras (BA) - barreiras, bahiaFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na manhã desta terça-feira, dia 26, um veículo furtado. A abordagem ocorreu durante fiscalização no Km 796 da BR 242, trecho do município de Barreiras (BA).

Por volta das 11 horas a equipe realizava uma ronda na rodovia quando visualizou um veículo Chevrolet/Ônix de cor preta estacionado no acostamento. Em seguida os policiais abordaram o veículo e, ao consultar os sistemas de segurança, constataram que o carro tinha uma ocorrência de furto registrada no dia 08 de setembro deste ano em Vitória (ES).

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil competente para adoção das medidas cabíveis.

PRF.

Bahia ganha nesta quarta (27) a retomada da realização de transplantes de coração

Bahia ganha nesta quarta (27) a retomada da realização de transplantes de coração - noticias, bahiaImagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta quarta-feira, dia 27, a Bahia vai ganhar um presente mais que especial: a retomada da realização de transplantes de coração. Atualmente, três baianos estão sendo examinados por uma junta médica para, após essa etapa, entrarem na lista de espera por um transplante de coração – cirurgia que voltará a ser realizada no Hospital Ana Nery (HAN), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Salvador. Subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa destaca que a retomada é fruto dos esforços do Governo da Bahia, através da Sesab, para ampliar a gama de transplantes realizados em solo baiano.

A pausa na realização dos transplantes cardíacos, segundo o subsecretário, foi motivada para que uma reestruturação do sistema pudesse ser desenvolvida, e acabou sendo impactada pela pandemia da Covid-19. Quatro tipos de procedimentos vinham sendo realizados na Bahia: os transplantes de córnea, rim, fígado e medula.

Equipe multidisciplinar a postos

Referência em cardiologia no Estado, o HAN já está com tudo pronto para a retomada do serviço. Ao todo, uma equipe multidisciplinar com 15 profissionais de saúde especializados em transplante vai conduzir os procedimentos, como explica o Coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca Avançada do Hospital Ana Nery e diretor da unidade, Luiz Carlos Santana. (mais…)

Caravelas: Mulher e namorado são encontrados mortos

Caravelas: Mulher e namorado são encontrados mortos - destaque, caravelas, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

Uma mulher de 28 anos e o namorado dela de 35 anos foram encontrados mortos no final da tarde de segunda-feira, dia 25, em Caravelas, no Extremo Sul baiano. O principal suspeito é o ex-namorado da mulher. Até o inicio da tarde desta terça-feira (26), o homem não tinha sido localizado.

As vítimas foram identificadas como Valéria França Guimarães e Wellington Gonçalves de Carvalho. Testemunhas contaram à polícia que o investigado invadiu a residência e disparou vários tiros. Valéria não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Já Wellington chegou a ser socorrido para um hospital, mas já chegou sem vida à unidade de saúde. A filha da vítima foi acolhida pelo Conselho Tutelar. A delegacia de Canavieiras segue na apuração do duplo homicídio.

Fonte: G1 via Bahia Noticias.

Proprietários de veículos com placas de final 5 devem quitar o IPVA até o dia 28

Proprietários de veículos com placas de final 5 devem quitar o IPVA até o dia 28 - noticias, bahiaFoto: Fernando Vivas/ GOV-BA

Os proprietários de veículos com placas de final 5 devem ficar atentos para quitar por completo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o dia 28 de setembro. É possível pagar a quinta e última parcela ou cota única sem desconto. Já para as placas terminadas em 6, o prazo para quitação vence no dia 29 de setembro.

No final de setembro, também vencem os prazos para pagamento parcelado dos veículos com placas terminadas em 7, 8, 9 e 0. Nos dias 28 e 29, é a vez do pagamento da quarta cota para as placas de finais 7 e 8, bem como da terceira cota para as placas 9 e 0, respectivamente.

No próximo mês de outubro, vencem os prazos finais de pagamento em cota única para placas de final 7 (dia 30) e final 8 (dia 31). Já em novembro, no dia 29 vence o prazo para quitar o IPVA das placas de final 9 e, no dia 30, para as de final 0. (mais…)

Feira de Santana: Colunista de jornal morre atropelado

Feira de Santana: Colunista de jornal morre atropelado - feira-de-santana, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

O colunista João Gonçalves de Farias, de 78 anos, morreu, nesta terça-feira, dia 26, após ser atropelado na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana (BA). João escrevia para o Jornal  Noite e Dia  de Zé Coió.

O idoso estava atravessando a pista na faixa de pedestres, quando foi atingido por uma motocicleta.

O condutor e a passageira que estavam a bordo da moto ficaram feridos e foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Conectado News e Acorda Cidade.

Professores e coordenadores aprovados em concurso celebram ingresso na carreira do magistério público estadual

Professores e coordenadores aprovados em concurso celebram ingresso na carreira do magistério público estadual - noticias, bahiaImagem de Radoan Tanvir do Pixabay

A manhã desta terça-feira, dia 26, marcou uma nova etapa na vida de 1.145 professores e 187 coordenadores pedagógicos, sendo 14 indígenas, que tomaram posse e ingressaram, mediante concurso público, no quadro do magistério público estadual com a nomeação publicada pelo Governo do Estado, no Diário Oficial (rhbahia.ba.gov.br). Além de contribuir com a aprendizagem dos estudantes, os novos educadores da rede estadual de ensino celebraram a estabilidade no emprego e a oportunidade de progredir na carreira.

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, falou que a nomeação e posse dos novos professores e coordenadores refletem o reconhecimento e a valorização da carreira do magistério público pelo Governo do Estado. “Esses profissionais estarão presentes em escolas dos 27 Territórios de Identidade, compondo e ampliando a nossa capacidade de atendimento aos nossos estudantes e às nossas escolas. Mais uma vez, é uma ação forte de valorização do professor e do coordenador pedagógico, que reflete o trabalho voltado para os baianos e baianas com uma educação pública de qualidade”.

Com a alegria estampada no rosto, Olga Braga revela que a sensação é de vitória. Ela inicia uma nova trajetória de vida como professora de Matemática, o que considera uma missão. “Sou formada em Engenharia Sanitária e Ambiental, mas há algum tempo venho trabalhando na área do ensino, em ONGs e escolas particulares. Temos um grande potencial e, agora, com esses investimentos do Governo do Estado, quero contribuir para que a Bahia chegue ao topo no ranking da Educação”. (mais…)

São Sebastião do Passé: Time de futsal participa da Taça Brasil

São Sebastião do Passé: Time de futsal participa da Taça Brasil - sao-sebastiao-do-passe, noticias, esporteImagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

O time baiano de futsal Itaeté Futebol Clube Sebastianense, do município de São Sebastião do Passé (BA), irá representar a Bahia na Taça Brasil de Clubes Divisão Especial Sub 17 masculino. O sebastianense é o atual campeão baiano sub 17.

O campeonato teve início na segunda-feira (25), na cidade Paranaguá (PR). Nesta edição da Taça Brasil de Futsal, as equipes são divididas em quatro grupos com quatro equipes cada (ver tabela das partidas). Os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

Para garantir a participação da equipe, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), disponibilizou passagens para 11 atletas e a comissão técnica.

Fonte: Ascom/Sudesb

Dezoito atletas baianos classificam-se para o Sul-Americano de Canoagem e Paracanoagem

Dezoito atletas baianos classificam-se para o Sul-Americano de Canoagem e Paracanoagem - esporteImagem Ilustrativa | Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

Dezoito atletas baianos classificaram-se para o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que ocorrerá entre 28 de setembro e 1 de outubro, na cidade de Lagoa Santa, Minas Gerais.

A convocação dos atletas foi feita pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em ofício circular datado de 24 de setembro, que considerou como critério para seleção o resultado do Brasileiro, encerrado no último domingo (24).  Na etapa nacional, também realizada em Lagoa Santa, a  delegação baiana mais uma vez fez história, conquistando 192 medalhas: 52 de ouro, 71 de prata e 69 bronze.

A Bahia esteve representada  por cerca de 200 jovens de 7 a 17 anos, todos eles alunos do projeto social Remando em Águas Baianas, apoiado financeiramente pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e executado em parceira com a Federação Baiana de Canoagem (FBC). (mais…)

Postos SAC Feira II e Jequié fazem atendimento especial para RG no sábado (30)

Postos SAC Feira II e Jequié fazem atendimento especial para RG no sábado (30) - jequie, feira-de-santana, destaque, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Os postos SAC Feira II e Jequié realizam um atendimento especial para RG neste sábado (30). As unidades vão funcionar de 8h às 12h apenas para serviços de carteira de identidade. Para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento (ou do estado civil) original.

A 1ª via do documento é gratuita. A partir da 2ª via é preciso pagar uma taxa de R$ 46,19. O SAC Feira II fica situado no centro da cidade, na Rua Vasco Filho. Já o SAC Jequié está localizado na Rua Otávio Mangabeira, no bairro Mandacaru.

O atendimento é por agendamento através do SAC Digital. Para agendar, é preciso baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar (www.sacdigital.ba.gov.br). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza ainda o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Ascom/Saeb

OMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo

OMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo - saudeImagem de cromaconceptovisual por Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta esta semana para o aumento de casos de cólera no mundo. De acordo com a entidade, em 2022, foram registrados mais que o dobro de casos da doença que em 2021 – 472.697 contra 223.370. Além disso, 44 países reportaram notificações da doença – um aumento de 25% em relação aos 35 países que reportaram casos em 2021. OMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo - saudeOMS alerta para aumento de casos de cólera no mundo - saude

“Não só houve mais surtos, mas os surtos foram maiores”, destacou a OMS. Os dados mostram que sete países – Afeganistão, Camarões, República Democrática do Congo, Malawi, Nigéria, Somália, Síria e República Árabe – reportaram mais de 10 mil casos suspeitos ou confirmados no ano passado. “Quanto maior o surto, mais difícil é normalmente controlá-lo”.

Os números sugerem que, em 2023, o aumento de casos deve se manter – atualmente, 24 países já confirmaram surtos de cólera em andamento, sendo que alguns deles enfrentam o que a OMS chama de “crises agudas” provocadas pela doença. (mais…)

Barreiras: Fuzil e quase 40 kg de cocaína são apreendidos pela PRF

Barreiras: Fuzil e quase 40 kg de cocaína são apreendidos pela PRF - policia, barreirasFoto: PRF na Bahia

Em uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta segunda-feira, dia 25, por volta das 17 horas, uma equipe de agentes conseguiu realizar uma importante apreensão de drogas e armas na BR-242, no município de Barreiras, oeste da Bahia. A ação ocorreu durante uma fiscalização de trânsito a um veículo que trafegava com o farol apagado e acessório não permitido, levando a descoberta de um carregamento significativo de entorpecentes e armamento ilegal.

Durante as fiscalizações de trânsito, os policiais notaram que a estrutura do teto do veículo não correspondia ao padrão comum desse tipo de automóvel e ao perceberem um volume suspeito no interior do veículo, os agentes decidiram aprofundar a busca. Com vasta experiência em ocorrências relacionadas a ilícitos ocultos em veículos, a equipe utilizou técnicas de desmontagem para investigar a situação.

Ao realizar a busca minuciosa, os policiais localizaram, escondidos sob o teto do veículo, um fuzil, carregadores, munições e uma quantidade substancial de tabletes de uma substância que aparentava ser droga ilícita. Após um teste preliminar, a substância foi confirmada como cocaína na sua forma mais pura (cloridrato de cocaína), totalizando 38,6 kg do entorpecente. (mais…)

Ministra Rosa Weber participa de última sessão na presidência do CNJ

Ministra Rosa Weber participa de última sessão na presidência do CNJ - justicaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, foi homenageada, nesta terça-feira, dia 26, na segunda sessão extraordinária do CNJ em 2023, a última sob sua presidência. A ministra se aposentará compulsoriamente nesta quinta-feira, dia 28, dias antes de completar 75 anos, em 2 de outubro. Formada em 1971, Rosa Weber é a primeira magistrada do direito do trabalho a exercer a presidência do STF. Ministra Rosa Weber participa de última sessão na presidência do CNJ - justicaMinistra Rosa Weber participa de última sessão na presidência do CNJ - justica

Juízes do CNJ, alunos mestrandos de Mato Grosso, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) citaram os feitos da ministra no período da presidência do colegiado em questões diversas, como da equidade de gênero, acesso à justiça e garantia de direitos de minorias e, sobretudo, a atuação em resposta aos ataques antidemocráticos e golpistas aos Três Poderes da República, em 8 de janeiro, bem como todas as ações da campanha Democracia Inabalada, liderada pela ministra Weber, ao lado de outros ministros da corte suprema, após a reabertura do STF, em fevereiro deste ano.

A magistrada agradeceu as homenagens recebidas e, no discurso de despedida, comentou sobre o trabalho desempenhado em quase 12 anos como ministra do STF, na garantia do cumprimento da Constituição Federal de 1988 e para efetivação dos direitos fundamentais estabelecidos pela Carta Magna. (mais…)

Mutuípe: Jovem desaparecida em SP é encontrada após denúncia de sequestro

Mutuípe: Jovem desaparecida em SP é encontrada após denúncia de sequestro - mutuipeFoto: Divulgação/ Polícia Civil

Uma jovem, que estava desaparecida há dois anos, foi encontrada na noite desta segunda-feira, dia 25, em Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. Um homem, de 54 anos, que se identificou como pai dela foi levado à delegacia da cidade. A suspeita é que ela seja a mesma que desapareceu em São Paulo em outubro de 2021, quando tinha 16 anos.

O comandante do 14° Batalhão da Polícia Militar, Capitão Alex Gondim, declarou que a então adolescente foi vista pela última vez entrando em um táxi. Uma denúncia anônima sobre um suposto sequestro levou os policiais a procurar por um veículo Chevrolet Agile preto, que trafegava pela BR-420.

Os agentes fizeram a abordagem, a jovem disse que era filha do homem mas ao consultar informações, os agentes perceberam que os dois não eram pai e filha. Ainda segundo o capitão da PM, tanto a polícia paulista como os pais da jovem foram comunicados.

Fonte: Blog do Valente via Bahia Notícias.

Fraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de operação da PF

Fraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de operação da PF - saude, policiaImagem de drewstewart por Pixabay

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, dia 26, a Operação Indebitus com 240 policiais, que cumprem 62 mandados de busca e apreensão em endereços dos acusados de fraudes contra o Programa Farmácia Popular do Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Amazonas e Ceará.Fraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de operação da PF - saude, policiaFraudadores do Programa Farmácia Popular são alvos de operação da PF - saude, policia

As investigações se iniciaram em outubro de 2022, a partir de notícia da venda fictícia de medicamentos por meio do Farmácia Popular, que teria sido praticada por uma rede de farmácias com atuação na Região Sul do país.

Os acusados usavam indevidamente dados de cidadãos em vendas fictícias feitas por farmácias por meio do programa. Segundo a PF, os investigados responderão, em tese, pelos crimes de estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. (mais…)

Barreiras: PF prende prestador de serviço após furto nos Correios

Barreiras: PF prende prestador de serviço após furto nos Correios - barreirasFoto: Divulgação/ Polícia Federal

Um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) em Barreiras, no Extremo Oeste baiano, acusado de furto no Centro de Distribuição do órgão. Segundo a polícia, o acusado, que presta serviço de vigilância, confessou o crime.

Aos agentes, o suspeito disse que tinha em casa vários produtos oriundos de furto, como celulares relógios, fones de ouvido bluetooth e garrafas térmicas.

A PF disse ainda segue na apuração do caso na tentativa de reaver todos os produtos.

Fonte: Bahia Notícias.

Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026

Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026 - educacaoImagem de Freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta terça-feira, dia 26, decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A previsão do governo é conectar 138,4 mil escolas em todo o país até 2026. O anúncio foi feito durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov. Governo vai conectar 138,4 mil escolas até 2026 - educacaoGoverno vai conectar 138,4 mil escolas até 2026 - educacao

“Temos hoje a assinatura do decreto que institui a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Vamos conectar 138.400 escolas nesse país. Até 2026, a gente vai deixar toda a nossa meninada altamente conectada com wi-fi e tudo o mais que for necessário”, disse o presidente.

Durante participação no programa, o ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou que mais da metade das escolas brasileiras, atualmente, não tem wi-fi. (mais…)

Valença: Vendedor ambulante é assassinado na Bolívia

Valença: Vendedor ambulante é assassinado na Bolívia - valenca, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Foi necropsiado na manhã de domingo, dia 24, no IML – Instituto Médico de Valença, o corpo do vendedor ambulante José Antônio de Sousa, de 44 anos, natural de Campos Sales, Ceará.

O mesmo conduzia uma motocicleta, quando foi assassinado por disparos de arma de fogo na tarde de sábado, dia 23, no loteamento Bahia1, praça dos Bichos, no bairro da Bolívia em Valença.

A motivação e autoria são desconhecidas. A Policia Civil investiga esse crime. Informações nas redes sociais de que José era vendedor ambulante.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Atualiza Bahia.

Seguindo o exemplo da primavera, pequena Lis Dórea segue renascendo e se reinventando diariamente

Seguindo o exemplo da primavera, pequena Lis Dórea segue renascendo e se reinventando diariamente - bahiaFotos: Arquivo pessoal / Instagram da artista

A primavera é a estação das flores, a estação de transição, que tem o significado e traz como esperança um momento de renascer. Assim como a primavera a modelo mirim Lis Dórea, vem desabrochando e passando por diversas transições, vale ressaltar que Lis iniciou como modelo e ao longo de sua carreira vem encantando não só como modelo, mas também como atriz, se transformando em uma artista nata e já consegue ganhar até seu próprio cachê.

Lis Dórea, segue com uma agenda de atividades para o desenvolvimento da profissão de artista e no começo do mês de setembro participou da gravação do sexto episódio da websérie Cigana Aurora que já está disponível para ser assistido no youtube no canal https://www.youtube.com/@adelaidecostacenasepoesias7622. Na trama que tem texto e direção de Adelaide Costa, a modelo e atriz mirim interpreta a também artista mirim Paty.

“Está sendo encantador acompanhar a evolução e o desabrochar de Lis, não só como modelo, mas, como artista também”, relata emocionada a mãe da modelo e atriz mirim Zuleide Souza.

(mais…)

PRF promove palestras e atividades educacionais em Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Cipó

PRF promove palestras e atividades educacionais em Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Cipó - euclides-da-cunha, bahiaFoto: PRF

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está promovendo uma série de palestras e atividades educacionais nas cidades de Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Cipó. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança viária, a PRF está engajada em uma missão que inclui o famoso ônibus do Cinema Rodoviário.

Palestras educativas e interativas

Durante a semana, a PRF realizará palestras educativas nas escolas e empresas, abordando temas como respeito às leis de trânsito, o perigo do uso de celular ao volante, a importância do uso do cinto de segurança e do capacete, e os riscos da combinação álcool e direção.

As palestras são ministradas por agentes treinados, que compartilham suas experiências no policiamento rodoviário e oferecem dicas valiosas para uma condução segura. Os participantes também terão a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com os policiais, tornando o aprendizado mais envolvente. (mais…)

Núcleo para tratamento de miomas será lançado em Salvador

Núcleo para tratamento de miomas será lançado em Salvador - bahiaFoto: Divulgação

Oferecer tratamento humanizado e multidisciplinar de miomas com foco na abordagem minimamente invasiva e, sempre que possível, preservação da fertilidade. Este é objetivo do  Núcleo Avançado de Abordagem de Miomas (NAAM), que será lançado no dia 5 de outubro, às 19h30, no Restaurante 705, no bairro de Pituaçu, em Salvador. O encontro, voltado para especialistas das áreas de ginecologia, angiologia e cirurgia, inclui uma palestra que será ministrada pelo psicoterapeuta, professor e escritor Jordan Campos.

Liderado pelos experientes cirurgiões ginecológicos Marcos Travessa e Guilherme Moraes, e pelo cirurgião vascular Dionésio Coelho, o NAAM reúne um grupo de médicos qualificados na abordagem da miomatose uterina. Um dos tratamentos de maior destaque oferecidos pelo Núcleo, a embolização das artérias uterinas é um procedimento minimamente invasivo usado para tratar miomas que causam sangramento menstrual intenso, dor ou sintomas compressivos na bexiga ou intestino.

De acordo com o cirurgião vascular, angiorradiologia e radiologista intervencionista Dionésio Coelho, que já realizou mais de 550 procedimentos desse tipo, o procedimento envolve a introdução de um cateter na virilha por meio de uma pequena punção. O cateter é dirigido até a artéria uterina por meio de manobras visualizadas por imagens geradas por um aparelho que emite raios-X (fluoroscopia). “Com o cateter, injetamos o agente embólico nas artérias que fornecem sangue aos miomas, reduzindo seu tamanho”, explicou o especialista. (mais…)

Vitória da Conquista: PRF recupera duas motocicletas adulteradas durante abordagem a caminhão cegonha

Vitória da Conquista: PRF recupera duas motocicletas adulteradas durante abordagem a caminhão cegonha - vitoria-da-conquista, bahiaFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou duas motocicletas adulteradas durante abordagem a um caminhão cegonha. O fato foi registrado no Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, região sudoeste do estado.

Era por volta das 14h quando os policiais abordaram um caminhão cegonha durante comando com foco no combate ao crime organizado. Além de fiscalizar o caminhão, a equipe realizou a vistoria nos veículos que eram transportados. Nesse momento, os policiais constataram que duas motocicletas estavam com os elementos identificadores adulterados.

Após uma análise minuciosa, foi possível identificar a origem de uma delas, que tinha uma ocorrência de furto registrada na cidade de São Paulo em agosto deste ano. Questionado, o condutor informou que embarcou as motocicletas em cidades diferentes e que não suspeitou da origem ilícita dos veículos.  A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil competente para adoção das medidas cabíveis.

PRF.

Governo da Bahia nomeia mais professores e coordenadores aprovados em concurso do magistério

Governo da Bahia nomeia mais professores e coordenadores aprovados em concurso do magistério - bahiaFoto: Camila Souza/ GOV-BA

O governador Jerônimo Rodrigues nomeou nesta terça-feira, dia 26, aprovados no concurso Saeb 03/2022 para professor e coordenador pedagógico da rede estadual de ensino. No total, são 1.145 professores, 173 coordenadores e 14 coordenadores indígenas. A relação dos nomeados pode ser consultada no Diário Oficial de hoje e no Portal RH Bahia (rhbahia.ba.gov.br).

Também estão publicados os nomes daqueles que, apesar de convocados, ou não atenderam a requisitos para ingresso previstos em edital; ou não compareceram; ou tiveram pedidos de remanejamento para final de lista deferidos ou indeferidos. O certame obteve mais de 81 mil candidatos inscritos, no edital de abertura, publicado em agosto de 2022.

Após a nomeação, os candidatos tomam posse e entram em exercício. Eles vão atuar em Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), distribuídos por centenas de municípios do interior do estado. O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período. Vale destacar que, em cumprimento à decisão judicial nº 8035219-20.2023.8.05.0000, não será publicado ato em relação aos candidatos da disciplina Língua Inglesa. (mais…)

Jequié: PRF apreende celulares avaliados em R$ 60 mil na BR 116

Jequié: PRF apreende celulares avaliados em R$ 60 mil na BR 116 - policia, jequie, bahiaFoto: PRF

Na noite desta segunda-feira, dia 25, policiais rodoviários federais apreenderam 15 smartphones que eram transportados sem documentação fiscal e 17 comprimidos de anfetaminas. A ação aconteceu durante fiscalização no KM 677 da BR 116, trecho do município de Jequié (BA).

Por volta das 21 horas, policiais deram ordem de parada a um caminhão SCANIA/R 420 de cor preta durante comando de fiscalização. No decorrer da vistoria à cabine do veículo, a equipe localizou duas caixas contendo 15 celulares de origem estrangeira e sem documentação fiscal. Também foram encontrados 17 comprimidos da substância Nobésio. Questionado, o condutor afirmou que carregou o material na cidade de São Paulo com destino a Petrolina (PE).

Previsto no artigo 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país. (mais…)

14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária terá produtos de diversas regiões do Brasil

14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária terá produtos de diversas regiões do Brasil - bahiaFoto: SDR/CAR

A 14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, marcada para acontecer de 13 a 17 de dezembro de 2023, no Parque Costa Azul, em Salvador, promete ser um verdadeiro festival de sabores e cultura.

Neste ano, o evento traz uma atração inovadora: a Tenda Brasil. Este espaço será um destaque da feira, onde produtos de 32 empreendimentos de diversas regiões do país serão expostos e comercializados. Mas as novidades não param por aí. Tem também espaços inéditos, como a Tenda Economia Solidária e a 1ª Feira Agroecológica da Bahia.

A Tenda Brasil é resultado de um acordo de cooperação recentemente firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). (mais…)

SAJ: Festival Sabores será lançado na próxima quinta-feira (28)

SAJ: Festival Sabores será lançado na próxima quinta-feira (28) - saj, noticiasImage by Terri Cnudde from Pixabay

A 6ª edição do Festival Gastronômico Sabores de SAJ será lançada na próxima quinta-feira (28), no auditório do Sebrae em Santo Antônio de Jesus. O evento terá início às 18h30 e vai reunir empreendedores do segmento de bares e restaurantes, bem como parceiros locais. As pessoas interessadas em participar devem confirmar sua inscrição pelo link.

A iniciativa é do Sebrae e o festival reafirma a tradição culinária do município que já integra o calendário de eventos de Santo Antônio de Jesus. A organização do evento promete uma noite de surpresas, inspiração e de gastronomia. “Estamos preparando algo especial para os apaixonados pela culinária”, destacou em convite feito no Instagram oficial do festival: @festivalsaboresdesaj .

Serviço: (mais…)

Termina prazo para estados e municípios transferirem recursos do piso da enfermagem para estabelecimentos de saúde

Termina prazo para estados e municípios transferirem recursos do piso da enfermagem para estabelecimentos de saúde - brasil, bahiaFoto: Elói Corrêa/ GOV-BA

Nesta segunda-feira, dia 25, encerrou o prazo para que estados e municípios transfiram para as instituições de saúde conveniadas os recursos destinados pela União para o pagamento do piso dos profissionais de enfermagem. Os recursos foram disponibilizados no dia 23 de agosto e creditados dois dias úteis após a data de emissão da ordem bancária, segundo informou o Fundo Nacional de Saúde (FNS).

De acordo com a portaria GM/MS Nº 1.135, “no prazo de 30 dias após o FNS efetuar o crédito nas contas bancárias dos fundos de saúde dos estados e municípios, deverão os respectivos entes efetuar o pagamento dos recursos financeiros aos estabelecimentos de saúde”. O repasse é para entidades privadas sem fins lucrativos e entidades privadas contratualizadas ou conveniadas, que atendam, pelo menos, 60% de seus pacientes pelo SUS. Os valores são para o pagamento do piso dos profissionais de enfermagem referente aos meses de maio, junho, julho e agosto.

“Os estados e municípios também receberam os recursos para a folha de pagamento dos seus profissionais. Então é preciso dar celeridade para que o piso chegue aos contracheques dos trabalhadores. No setor privado, o piso deve ser pago na sua integralidade conforme a Lei 14.434, nos casos de falta de acordo entre as entidades sindicais e empresas de saúde. O Coren-BA está acompanhando de perto e segue comprometido com a categoria para que o cronograma de pagamento seja respeitado”, destaca a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão.

(mais…)

Homem natural de Cruz das Almas morre vítima de acidente em Jequié

Homem natural de Cruz das Almas morre vítima de acidente em Jequié - destaque, cruz-das-almas, transitoFoto: Arquivo Pessoal

Um homem de 25 anos, natural de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, morreu após um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 25, na BR-330, trecho de Jequié, no Vale do Jiquiriçá.

Elias Souza Flores estava conduzindo um caminhão carregado de trigo, quando perdeu o controle da direção e tombou às margens da rodovia.

‘Neto’, como era conhecido, morreu no local do acidente. Já o passageiro foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Geral Prado Valadares. As circunstâncias do acidente são desconhecidas.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia.

DIJARA SANTOS FALOU SOBRE CURSO GRATUITO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VETERINÁRIA

DIJARA SANTOS FALOU SOBRE CURSO GRATUITO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VETERINÁRIA - tribuna-on, noticias

A convidada da LIVE Tribuna ON dessa segunda-feira, dia 25/09/2023, foi a médica veterinária, Dra. Dijara Santos – direto de Salvador (BA), a qual falou sobre o curso gratuito de auxiliar de enfermagem veterinária para jovens negros. Dra. Dijara é mulher negra, médica veterinária, bióloga, especialista em clínica médica e cirurgia de pequenos animais, com 15 anos de experiência no mercado pet.

O curso de auxiliar de enfermagem veterinária tem como público alvo jovens afrodescendentes, que tenham entre 16 e 22 anos, que cursam ou já cursaram o terceiro ano do ensino médio na rede pública, e moram em Salvador ou região metropolitana.

As aulas serão ministradas no bairro da paz, todos os sábados do mês de outubro. A formação é presencial e gratuita e, para realizar as inscrições é necessário entrar em contato através do número: 71 9 9603-8754.

ASSISTA:

O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão nas páginas do Facebook e Instagram e no canal do Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

SAJ: Prefeitura, em parceria com o SEBRAE, e apoio da Associação Comercial, realizará palestra para empreendedores

SAJ: Prefeitura, em parceria com o SEBRAE, e apoio da Associação Comercial, realizará palestra para empreendedores - sajFoto: Reprodução/ Video

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Abastecimento (SEDEMA), em parceria com o SEBRAE, e apoio das Entidades Comerciais, realizará no dia 5 de outubro, a partir das 18h30, uma palestra com o empresário artístico e produtor cultural, com mais de 12 anos de experiência, Kaka Diniz.

Fazendo parte do programa Cidade Empreendedora, a palestra terá como tema “Construindo Estratégias Vencedoras e Negócios de Sucesso” e visa estimular ainda mais a vocação empreendedora da cidade, o crescimento das empresas, seja qual for o porte, e impulsionar o desenvolvimento econômico e o humano.

Devido ao grande número de inscrições o evento foi transferido para o Villa Music, local que comporta um maior número de pessoas. O evento supracitado será gratuito, com vagas limitadas, e a população santoantoniense poderá realizar a inscrição, até o dia 30/09, a partir do link: bit.ly/sajpalestra

Ascom PMSAJ

ARTIGO – 5 tendências de infoprodutos

ARTIGO - 5 tendências de infoprodutos - artigosImagem de mohamed Hassan do Pixabay

Por Paula Moraes/ Redatora Freelancer.

Você sabe o que são infoprodutos? São produtos digitais que transmitem algum tipo de conhecimento, informação ou entretenimento. Como cursos online, e-books, podcasts, aplicativos, jogos, fotos e imagens, entre outros. Eles podem ser vendidos ou distribuídos gratuitamente pela internet, gerando renda e autoridade para quem os produz. 

Os infoprodutos são uma ótima oportunidade para quem quer empreender no mundo digital, pois têm baixo custo de produção e divulgação, alta demanda e escalabilidade. Além disso, permitem que você compartilhe o seu talento, a sua paixão ou a sua experiência com milhares de pessoas que podem se beneficiar do seu conteúdo.

Mas você sabia que o mercado de infoprodutos está em constante evolução e que existem algumas tendências que podem fazer a diferença neste ano? Neste artigo, vamos mostrar quais são essas tendências e como você pode aproveitá-las para criar ou melhorar os seus infoprodutos. Confira! (mais…)

Itaparica: Projeto Mares inaugura 1º Centro de Interpretação Ambiental em Mar Grande

Itaparica: Projeto Mares inaugura 1º Centro de Interpretação Ambiental em Mar Grande - noticias, itaparicaImagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR

Será inaugurado nessa quarta-feira, dia 27, às 9h, na sede da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em Mar Grande, o primeiro Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Ilha de Itaparica. Uma realização do Projeto Mares, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o espaço tem como proposta se tornar uma referência para a aprendizagem de crianças da Ilha de Itaparica e toda a região em seu entorno e, também, de outros municípios baianos, além de se tornar um ponto de visitação para moradores e turistas.

A programação do evento contará com apresentação do Projeto Mares, feita pelo seu coordenador Geral, José Roberto Caldas, o Zé Pescador e visita guiada para convidados. Na ocasião também será realizado o lançamento oficial do livro paradidático “O caso da lagostinha Tita”, de autoria da coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Mares, Adriana Muniz, cuja distribuição acontecerá de maneira gratuita nas bibliotecas e escolas de educação infantil das redes pública municipal e particular da ilha.

A inauguração do CIA terá a presença de autoridades locais, entre elas, os secretários de Educação dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, Lucinaldo Reis e Silvano Sulzart, do secretário de Turismo e Cultura, André Reis e do secretário de Urbanismo, Controle e Manutenção da Cidade (SUCOM), Adrian Silva, ambos de Vera Cruz. Além destes, estarão presentes no evento coordenadores escolares, membros da equipe do Projeto Mares, professores participantes da Eco Formação oferecida pelo projeto, representantes do comércio e moradores locais. (mais…)

26/09 – Dia Nacional do Surdo | O que pode causar danos à audição?

26/09 - Dia Nacional do Surdo | O que pode causar danos à audição? - artigosNa foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Problemas de ouvido e audição estão entre as ocorrências de saúde mais comuns na população. No mundo todo, mais de 1,5 bilhão de pessoas enfrentam algum grau de surdez, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, a estimativa dos especialistas é de que 15 milhões de habitantes tenham algum comprometimento na capacidade de ouvir.

No dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, uma data que ajuda a dar visibilidade sobre os direitos da comunidade surda e traz a oportunidade de conscientizar sobre as principais causas que podem levar à perda auditiva, seja em grau leve, moderado, severo ou profundo.

Para isso, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) destacam cinco problemas que mais geram prejuízos à audição. (mais…)

SAJ: Gabrielle Jaine é eleita Miss Pérola Negra SAJ 2023; conheça os demais vencedores

SAJ: Gabrielle Jaine é eleita Miss Pérola Negra SAJ 2023; conheça os demais vencedores - saj, noticias, moda, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Aconteceu no último sábado, dia 23, no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus (BA), o Concurso Pérolas Negras, evento realizado há 26 anos pelo produtor cultural, Adão Andrade. A edição 2023 teve como Miss Pérola Negra SAJ, Gabrielle Jaine, de 24 anos.

Ao Tribuna do Recôncavo, Gabrielle falou que se inscreveu por hobby e por gostar de ser fotografada, mas em momento nenhum achou que ia vencer. “Minha ficha ainda não caiu, estou muito surpresa, mas muito grata com tudo isso, estou me sentindo muito realizada e mais confiante”, disse.

Gabrielle Jaine é trancista, nasceu em São Paulo e reside em Santo Antônio de Jesus há 15 anos. Após o resultado do concurso a mesma pretende seguir a carreira de modelo.

DEMAIS VENCEDORES DO PÉROLAS NEGRAS:

Kevin Sampaio, 18 anos, foi eleito Mister Bahia Pérola Negra; Liliane Silva, 16 anos, foi escolhida Miss Multiracial SAJ; e, Robert William, 18 anos, ganhou o título de Mister Bahia Multiracial.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Gabrielle Jaine é eleita Miss Pérola Negra SAJ 2023; conheça os demais vencedores - saj, noticias, moda, destaque

Na foto, Kevin, Gabrielle, Liliane e Robert | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Secti lança edital para estudantes de jornalismo

Secti lança edital para estudantes de jornalismo - bahiaImagem ilustrativa de StartupStockPhotos por Pixabay

Incentivar a divulgação dos avanços e descobertas realizados pela ciência é essencial, uma vez que esse campo desempenha um papel importante no avanço da humanidade. Com objetivo de fomentar a criação de conteúdo jornalístico dedicado à divulgação científica, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lança o Edital Bahia Faz Ciência: Primeiros Passos no Jornalismo Científico. As inscrições estão abertas de 25 de setembro a 2 de outubro

A proposta visa ensinar o estudante a escrever matérias sobre pesquisas científicas, contribuindo, assim, para popularização da ciência no estado. Os participantes terão acompanhamento durante toda produção do texto, desde a elaboração da pauta até a entrega do material final.  Para se inscrever, os interessados devem estar matriculados no curso de jornalismo de qualquer instituição, pública ou privada, da Bahia, e estar cursando entre o 3º e o 8º semestre.

O secretário da pasta, André Joazeiro, salienta que essas iniciativas são fundamentais para motivar estudantes de jornalismo a se envolverem na cobertura de assuntos científicos. “Nosso intuito é mostrar aos futuros jornalistas a importância das pautas científicas, oferecendo técnicas para que produzam boas matérias sobre o campo da ciência. Popularizar a ciência também passa pela formação de jornalistas científicos. Na outra ponta, como Secti, buscamos uma transformação cultural que comece desde a infância, perpassando pelo ensino fundamental, médio e, finalmente, na universidade, mostrando aos nossos jovens que eles também podem ser cientistas”. (mais…)

SAJ: Mulher morre após ser espancada a pauladas

SAJ: Mulher morre após ser espancada a pauladas - saj, policia, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma mulher conhecida como ‘Liu’ morreu nesse fim de semana em Santo Antônio de Jesus (BA) após ter sido espancada a pauladas. O crime ocorreu no Bairro Irmã Dulce. A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Regional, mas não resistiu evoluindo a óbito.

Após investigação, policiais civis lotados na 4ª COORPIN prenderam nessa segunda, dia 25, o principal suspeito, que é companheiro da vítima, o qual não negou o crime e foi enquadrado em flagrante por feminicídio.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente.

Ministério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário

Ministério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário - saudeFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde foi autorizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a realizar concurso público com oferta de 300 vagas para temporários. A medida foi publicada nesta segunda-feira, dia 25, no Diário Oficial da União.Ministério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário - saudeMinistério da Saúde vai oferecer 300 vagas em concurso para temporário - saude

Serão contratados 28 técnicos administrativos, 12 analistas de dados e controle de qualidade, 218 analistas de requisitos processuais, normativos, econômicos e financeiros, oito técnicos em edificações, 18 analistas técnicos em equipamentos e 16 gestores. Os profissionais poderão atuar por até quatro anos, prorrogáveis por mais um ano, conforme define a lei que trata da contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

De acordo com a publicação, esses profissionais atuarão no Ministério da Saúde, na área de prestação de contas, habilitação e devolução de recursos, para tratar de processos como Tomada de Contas Especial (TCE), que apura possíveis danos à administração pública, ou ainda processos de ressarcimento ao erário. Entre os processos está uma decisão do Tribunal de Contas da União, que determinou em 2021 a análise das prestações de contas da pasta no período de 1º de janeiro de 2017 a 30 de junho de 2021. (mais…)

Ubaitaba: Novo Fórum passa a contar com sala de depoimento especial e sala passiva

Ubaitaba: Novo Fórum passa a contar com sala de depoimento especial e sala passiva - ubaitaba, destaqueFoto: TJ-BA

A comarca de Ubaitaba (BA) passa a contar com um novo fórum do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No edifício do Fórum Paulo Almeida, também foram instaladas Sala Passiva e Sala de Depoimento Especial.

“Desde que entramos no mercado profissional, passamos cerca de um terço de nossas vidas trabalhando. Isto é, para o servidor, o ambiente físico de trabalho, seguramente, interfere na satisfação, na produtividade, no clima organizacional e na qualidade do tempo que leva cumprindo as atividades. O fórum é uma segunda casa para nós”, afirmou o presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

A solenidade de reinauguração do edifício e de instalação da Sala Passiva e da Sala de Depoimento Especial ocorreu na última sexta-feira, dia 22. (mais…)

Governo quer pagar compensação de perdas com ICMS até novembro

Governo quer pagar compensação de perdas com ICMS até novembro - politicaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta segunda-feira, dia 25, que o governo pretende pagar até o fim de outubro ou início de novembro a parcela de recursos para compensação das perdas de estados e municípios com a redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) 136/23, que está em tramitação no Senado Federal.Governo quer pagar compensação de perdas com ICMS até novembro - politicaGoverno quer pagar compensação de perdas com ICMS até novembro - politica

Padilha falou com a imprensa após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros de Estado e os líderes do governo no Parlamento para discutir a pauta da semana no Congresso Nacional e os projetos prioritários do Executivo.

A compensação das perdas com o ICMS, imposto administrado pelos estados, ocorre por causa de leis complementares adotadas no ano passado, que limitaram as alíquotas sobre combustíveis, gás natural, energia, telecomunicações e transporte coletivo, impactando na arrecadação dos entes federativos. (mais…)

Itabuna: Motorista por aplicativo morre vítima de acidente na BR-101

Itabuna: Motorista por aplicativo morre vítima de acidente na BR-101 - itabuna, destaque, buerarema, transitoFoto: Arquivo Pessoal

Um motorista por aplicativo, de 35 anos, morreu após colidir com outro veículo em um trecho da BR-101 entre Itabuna e Buerarema, no Sul da Bahia. O fato ocorreu na manhã deste domingo, dia 24, e o sepultamento deve ocorrer nesta segunda-feira, dia 25.

A vítima, identificada como William Almeida, tinha encerrado o trabalho e seguia para a casa do sogro, para encontrar a família, em Buerarema. Ainda não há informações sobre as causas da batida.

Também não se sabe o que ocorreu com os ocupantes do outro carro. As causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fonte: Bahia Notícias.

Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet

Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet - educacaoFoto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Seis a cada dez professores precisaram apoiar os alunos no enfrentamento de situações sensíveis vivenciadas na internet. Entre essas situações está o uso excessivo de jogos e tecnologias digitais, cyberbullying, discriminação, disseminação ou vazamento de imagens sem consentimento e assédio.Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet - educacaoProfessores apoiam alunos em situações sensíveis na internet - educacao

As informações são da pesquisa TIC Educação 2022, lançada nesta segunda-feira, dia 25, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Os dados mostram ainda que os estudantes, ainda mais os mais velhos, buscam os professores para pedir ajuda e se informar sobre o uso de tecnologias digitais. Por outro lado, ainda há lacunas tanto na formação de professores quanto na oferta de aulas e cursos nas escolas para os estudantes, para os responsáveis e para a comunidade escolar voltados para essas questões. (mais…)

Vitória da Conquista: Com cão farejador, PRF flagra passageira com quase 30kg de maconha

Vitória da Conquista: Com cão farejador, PRF flagra passageira com quase 30kg de maconha - vitoria-da-conquistaFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Uma mulher foi presa em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, ao ser flagrada com 29 kg de maconha. O flagrante ocorreu neste domingo, dia 24, na altura do km 830. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, a apreensão contou com apoio de um cão farejador.

Os agentes fiscalizavam quando pararam um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) – Arapiraca (AL). Na abordagem, os policiais acionaram o cão de faro K9 Kaleu para realizar a inspeção do bagageiro externo do veículo. Depois de uns instantes, o cão sinalizou a presença de entorpecentes em duas das malas.

Havia 41 tabletes de maconha, pesando 29,67 Kg. Aos PRFs, a passageira contou que recebeu as malas de um amigo e que receberia R$2 mil para levar o material até Arapiraca (AL). A passageira e a droga foram levadas para uma delegacia de Vitória da Conquista.

Fonte: Bahia Notícias.

Para Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul

Para Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul - politicaFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, dia 25, que Brasil e Vietnã voltaram a discutir um acordo comercial entre o país asiático e o Mercosul – bloco econômico regional sul-americano. “Vou levar o tema aos nossos parceiros do Mercosul, aproveitando a presidência brasileira. Tenho certeza de que é possível avançar”.Para Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul - politicaPara Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul - politica

A declaração foi feita após o presidente Lula receber visita oficial do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinhm no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Esta foi a primeira visita de um alata altoridade vietnamita ao Brasil em 15 anos.

“É do nosso interesse aproximar o Mercosul da ASEAN [Associação de Nações do Sudeste Asiático]. Os países do sudeste asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra. As exportações brasileiras para o conjunto de países do sudeste asiático já somam metade do que exportamos para a União Europeia.” (mais…)

SAJ: Prefeito destaca importância da reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu

SAJ: Prefeito destaca importância da reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu - saj, noticiasFoto: Luciano Almeida

Durante a audiência pública para discussão da reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, realizada na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus nesse domingo, dia 24, o prefeito Genival Deolino falou que a reabertura do estaleiro trará benefícios a nível nacional, onde as cidades do Recôncavo terão um incremento de renda muito grande.

O prefeito ressaltou que no auge do funcionamento o estaleiro chegou a gerar mais de 7 mil empregos diretos, trazendo desenvolvimento para toda a região.

Genival concluiu lembrando que Santo Antônio de Jesus tem se preparado para esse desenvolvimento, desde o avanço do PDDU até a educação e capacitação dos jovens, para que eles tenham grandes oportunidades quando essa retomada acontecer. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que isso aconteça logo”, disse Deolino.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.