Após 30 anos de depósito de lixo a céu aberto no meio da Mata Atlântica, o Lixão de Itacaré, na Bahia, será finalmente encerrado. Nesta quinta-feira (25), a Gestão Municipal de Itacaré, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, realizará cerimônia para formalizar o fechamento do local e inaugurar a Estação de Transbordo e o Centro de Triagem e Econegócios.

A desativação do lixão segue determinação do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº. 14.026/20), que prevê o fechamento de mais de 3 mil locais de disposição final inadequada de resíduos sólidos espalhados por todo o País. O de Itacaré é o primeiro lixão na Mata Atlântica a ser encerrado desde a sanção da lei.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e o secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, estarão presentes à solenidade e participarão de coletiva de imprensa. Pelo governo local, estão previstas as participações do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, além de representantes da Câmara de Vereadores, autoridades civis e militares locais e integrantes da sociedade civil e da Associação de Catadores Vitória.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: MDR