A cidade de Itaberaba (BA), recebe a partir desta terça-feira, dia 18, o Energia com Cidadania (ECC), projeto coordenado pela área de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela ANEEL. A ação voltada para clientes residenciais e instituições é realizada na unidade móvel do ECC, que ficará estacionada em pontos estratégicos do município do dia 18 de outubro até 04 de novembro. Nela, o cliente tem acesso à troca de até cinco lâmpadas por LED, além de palestras sobre uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Os consumidores interessados em participar do projeto devem seguir alguns critérios, como ser cliente residencial ou rural-residencial, além de ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica). É necessário também apresentar a conta de energia do mês anterior paga e não ter débitos com a distribuidora. Aliado a isso, o cliente não pode ter trocado lâmpadas em projetos da concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas) e deve entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).

A iniciativa também atende a Instituições, potencializando os benefícios à população das comunidades atendidas. Dessa forma, algumas instituições locais da rede estadual ou municipal (escolas, unidades de saúde e outros) e instituições filantrópicas terão o sistema de iluminação substituído por lâmpadas de LED. Para participar do projeto, as instituições, além de estarem localizadas geograficamente nas comunidades populares atendidas pelo projeto, deverão atender a alguns pré-requisitos disponíveis no site servicos.neoenergiacoelba.com.br

No primeiro semestre de 2022 a Neoenergia Coelba atendeu 25.236 clientes, totalizando a substituição de mais de 111 mil lâmpadas, superando em 54% o montante trocado no mesmo período do ano passado.