O Instagram planeja lançar uma opção para que as pessoas vejam o feed em ordem cronológica, sem a influência de um algoritmo. A afirmação foi feita por Adam Mosseri, chefe da rede social, durante uma audiência ao Senado dos Estados Unidos na última quarta-feira, dia 08.

Antes de 2016, as postagens apareciam somente na ordem cronológica. Alguns anos depois de o Facebook comprar a rede social, o algoritmo passou a decidir a ordem de exibição dos posts com base nas preferências do usuário. De acordo com o executivo, a mudança traria “mais transparência”, “prestação de contas” e “mais controle” aos usuários.

O Instagram tem sido alvo de críticas após a denunciante Frances Haugen afirmar que os produtos do Facebook prejudicam as crianças. Mosseri testemunhou depois que Haugen, ex-gerente de produto do Facebook, vazou documentos que indicam que o Instagram sabia por meio de estudos internos dos riscos do aplicativo para os usuários mais jovens. Esta é uma das revelações do caso conhecido como Facebook Papers.

Matéria: Bahia.Ba via G1