O município de Ilhéus prorrogou, nesta quarta-feira, dia 16, as medidas de enfrentamento à Covid-19. O novo decreto já está em vigor e valerá até a próxima terça-feira, dia 22. Dessa forma, a circulação noturna de pessoas está proibida das 23h às 5h. De acordo com o texto, os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e similares, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência. Também fica permitida a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de delivery e no final de semana, das 5h até as 23h, durante o período de vigência do decreto.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, sejam atendidos os protocolos sanitários estabelecidos, com distanciamento social adequado, o uso de máscaras e limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local. Segundo o documento, continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras, que promovam contato físico, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Além disso, seguem proibidos eventos recreativos em locais públicos ou privados, cerimônias de casamento, circos, parques, solenidades de formatura, passeatas e afins no período de vigência do decreto.

Segundo o prefeito Mário Alexandre, as ações são definidas de acordo com o cenário epidemiológico da cidade. Ele ainda disse que as medidas são necessárias para manter a taxa de contaminação baixa e prestar uma assistência adequada às pessoas que necessitam de atendimento. O último boletim epidemiológico de Ilhéis, divulgado na terça-feira, dia 15, contabilizava 18.149 pessoas curadas e 120 pacientes infectados pela Covid-19. Dos 81 leitos de UTI habilitados no município, 32 abrigavam pacientes de Ilhéus e 36 estavam ocupados com pacientes de outras cidades baianas.

G1/ Bahia