A Bahia vive um momento de expansão na realização de Feiras Literárias e o município de Itaberaba, a 216 km da capital, recebe a I Feira Literária de Itaberaba (Felita) de 7 a 10 de agosto, realizada com apoio do Governo da Bahia. A abertura oficial aconteceu na noite desta quarta-feira (07), na Praça do Rosário, com a apresentação musical do carnavalesco Armandinho e da Fanfarra Fanedi. Com início das atividades nesta quinta-feira (8), a expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas irão passar pelos stands.
A I Felita conta com saraus, programação para o público infantil e diversas atividades culturais que abordam o tema ‘A Literatura na construção do Saber. Uma viagem fascinante pelo Mundo da Leitura’. A Biblioteca de Extensão, o projeto Leve e Leia e contação de histórias realizadas pela equipe da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), acontecem a partir da sexta-feira (9).
A representante da FPC/SecultBa na mesa de abertura, Denise Ramos, enfatizou a importância da realização da I Felita para o fortalecimento da política do Livro e Leitura na Bahia. “Para nós da FPC é uma grande felicidade ver mais uma feira literária acontecer na Bahia. E a Felita já nasceu grande e com muita potência. Ver a praça tomada por pessoas, nos mostra o quanto a população anseia por cultura, livro e leitura. Fomentar atividades como essa é um compromisso do Governo do Estado. A Feira Literária demonstra o poder de mobilização em torno do Livro, da Leitura, arte e cultura, é também por isso que essa política vem sendo fortalecida nos quatro cantos da Bahia. Vida longa à Felita”.
O gestor municipal, Ricardo Mascarenhas, falou sobre a concretização da I Felita. “A gente vem estudando a um tempo para concretizar a realização da Felita que vai fortalecer o processo de cultura e educação de forma conjunta em nosso município. É momento de trocar experiências, levar toda essa programação para nossos estudantes. É uma alegria enorme receber a Biblioteca Itinerante da Fundação Pedro Calmon, grande parceria, para estimular que as pessoas tenham acesso a esse mundo de oportunidades, pois quanto mais leitura, mais cultura e mais educação”, pontuou.
O secretário de educação do município, Adauto de Araújo, destacou a importância da Feira Literária para Itaberaba. “Esse momento é para agradecer e celebrar, pois estamos aqui com toda essa estrutura para receber todo o público que irá passar por aqui. Agradecemos à Fundação Pedro Calmon que atendeu prontamente o nosso pedido para estar junto conosco nessa construção. Esse projeto vem casar com o Festival Municipal de Arte e Educação. Toda a rede de educação está mobilizada para a realização desse evento”, disse.
Fonte: Ascom/FPC.
Foto: Reprodução - Video








Divulgação
Foto: Reprodução/ Vídeo/ YouTube/ Mercado Livre Brasil Oficial
Foto: Luciano Almeido
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Foto: Eduardo AndradeAscomSDE.jpeg
Divulgação
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Reprodução: Recôncavo no AR
FotoS: Reynaldo Felix / AgFpontes / Divulgação.
Edição: Tribuna do Recôncavo
Imagem de whekevi por Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Adam Vidal
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Reprodução
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Reprodução/ Video
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Fotos: Divulgação
Divulgação
Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Ethan Parsa por Pixabay
Foto: Joá Souza/GOVBA
Imagem de 영훈 박 de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Edilson Oliveira
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Clara - PASCOM - SAJ
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotos: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Reprodução/ Video
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se preparam para mais uma edição repleta de grandes desafios. Crédito: Kelly Fuzaro/Band
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal