As festas de São João realizadas no último fim de semana na Bahia estimularam uma alta no consumo – impulsionada pela celebração da data mais importante do calendário junino ter caído em um sábado este ano. Segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, o faturamento do varejo no estado cresceu 40% entre os dias 23 e 25 de junho (sexta a domingo), na comparação com mesmo período do ano passado (dias 24 a 26 de junho de 2022).
Os segmentos relacionados à alimentação puxam a alta – com faturamento 119% maior nos comércios de fabricação e distribuição de alimentos, + 73% na venda de bebidas e + 65% em fast foods. O comércio de vestuário e calçados também teve avanço significativo no faturamento no período, com alta de 128% e 104%, respectivamente.
Analisando apenas o dia de São João (24), na comparação com a mesma data do ano passado (quando a festa caiu em uma sexta), as cidades que mais tiveram avanço no consumo foram Feira de Santana (alta de 87%), Vitória da Conquista (+87%), Camaçari (+83%), Juazeiro (+79%) e Itabuna (+74%).
ASCOM.