A poucos dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será em 13 e 20 de novembro, o estresse dos estudantes aumenta e sintomas como dor de cabeça, insônia e ansiedade se tornam ainda mais frequentes. Além de cuidar do aspecto mental para ter um bom desempenho, é fundamental ter uma alimentação adequada, a fim de evitar qualquer mal-estar, antes e durante a prova.

O nutricionista e professor do curso de Nutrição da Unic Beira Rio, Wesley Santana, explica que, em momentos de tensão, o suprimento de glicose no organismo se esgota mais rapidamente, por isso é importante se alimentar de forma equilibrada, considerando tanto a quantidade como a qualidade.

“Sem sombra de dúvida esse não é um período para extrapolar nas refeições. Além de alimentos que fermentam, como repolho e feijão, que podem provocar flatulências e desconforto intestinal; bebida alcoólica, comida com excesso de gordura e açúcar podem bagunçar o funcionamento do organismo e provocar a queda do rendimento do estudante no ato da avaliação. A alimentação leve e balanceada ajuda a manter o equilíbrio e tranquilidade na hora da prova também”, pontua.

O que almoçar no dia da prova?

O ideal é elaborar um prato leve, que fornecerá energia ao candidato, sem prejudicar a digestão. O nutricionista sugere um grelhado, salada crua (que traz saciedade) e uma fonte de carboidrato, como arroz ou batata. Para aqueles que não comem carne, a proteína pode ser ovo ou soja.

Segundo o especialista alimentos gordurosos devem ser consumidos somente depois do período da prova, como feijoada, molhos brancos à base de creme de leite, carnes com gordura ou frituras, pois eles demoram mais tempo para serem digeridos e podem dar sono, além de causar mal-estar.

O que comer durante a prova?

O nutricionista sugere algumas opções de alimentos para consumo no período do exame, confira a seguir:

1 maçã ou banana + mix de castanhas e frutas secas;

1 tablete de 30 g de chocolate com teor de cacau maior que 60%;

1 barrinha de cereal com castanhas + água de coco;

Biscoito integral salgado (embalagem individual) + suco de fruta natural;

Outra dica importante é levar uma garrafa com água mineral para manter uma hidratação adequada. É preciso apenas ficar atento à quantidade e não beber mais de 200 ml de uma só vez, para evitar ir ao banheiro muitas vezes.

ASCOM