A falta de cuidado e de atenção podem causar danos nos dentes, cáries e até mesmo fraturas

Que o São João é uma das épocas mais esperadas do ano, especialmente no Nordeste, todo mundo já sabe. Porém, um assunto que requer bastante atenção neste período, é o cuidado com a saúde bucal no consumo das comidas típicas dos festejos. O pé-de-moleque, o quebra-queixo, a pipoca, o arroz doce, a  maçã do amor e a cocada, por exemplo, são algumas das várias delícias que podem trazer riscos para o sorriso.

De acordo com o dentista Dr. Alison Sodré, pós-graduado em reabilitação oral, os alimentos mais duros e pegajosos são os que mais causam problemas aos dentes, especialmente nesta época do ano. “Os principais problemas são: fraturas dentárias, fraturas de próteses e lentes de contato, além de quebra de acessórios ortodônticos, como os bráquetes por exemplo”, detalha o  especialista que também integra a equipe da clínica  de odontologia digital IOS – Instituto Oliveira Sodré.

Para o Dr. Alison não existe uma restrição alimentar para o período junino no que se refere à saúde bucal. Ele salienta também que a principal recomendação é consumir os alimentos com cautela e evitar excessos. “Recomendamos cortar ou quebrar os alimentos em pedaços menores e mastigar com cautela para não exercer uma força mastigatória muito forte na estrutura do dente, evitando fragilizar ou fraturar o mesmo”, alerta o dentista que é referência nacional em tratamentos com lentes de contato dental.

Outra dica essencial para evitar danos nos dentes ou o aparecimento de cáries principalmente por conta do consumo das delícias juninas é fazer bochecho com  água após ingerir os doces. Dessa forma, é possível evitar que o açúcar fique grudado ou entre os dentes. O dentista também pede para não combinar alimentos doces com refrigerantes, pois essa junção oportuniza a descalcificação do esmalte do dente. Mesmo com tantas tentações, é possível optar por comidas mais saudáveis e naturais, como o amendoim, a canjiquinha e os sucos naturais.

A higiene bucal é fundamental para todos os indivíduos, independente do  tratamento que o paciente esteja fazendo atualmente, a rotina de limpeza bucal deve ser mantida e feita regularmente. O Dr. Alison Sodré sinaliza que “os pacientes devem ter cuidado redobrado ao consumir essas comidas típicas para evitar desconforto neste período festivo. Além dos cuidados com a higiene bucal que por conta do consumo de açúcares e carboidratos, ficamos mais expostos ao surgimento de cárie”.

Caso perceba alguma alteração na boca, apresentando dor nos dentes ou sangramentos, o ideal é buscar um profissional para analisar e indicar um tratamento adequado. Visitar o dentista regularmente é a melhor forma de prevenir o aparecimento de doenças e manter a saúde bucal em dia.

ASCOM