A regulamentação da logística reversa de embalagens plásticas, estabelecida pelo Decreto Federal nº 12.688/2025, abre uma nova fase para a economia circular no Brasil e deve ampliar a procura por plástico reciclado nos próximos anos.
A medida cria metas progressivas para a utilização de conteúdo reciclado em embalagens, incentivando empresas a adotarem soluções mais sustentáveis, com foco em redução de resíduos, reciclagem e redesign de produtos.
A Braskem destaca que a nova regulamentação aumenta a necessidade de tecnologias capazes de unir desempenho, escala e adequação às novas exigências ambientais.
Entre as iniciativas apresentadas pela empresa está o Wenew PCR, produzido com plástico reciclado pós-consumo, que permite a incorporação de material reciclado em diferentes aplicações.
A companhia também oferece apoio para desenvolvimento de embalagens circulares por meio do Cazoolo, laboratório de design que auxilia empresas na criação de soluções mais recicláveis e alinhadas aos princípios da economia circular.
Segundo Yuri Tomina, líder de Economia Circular da Braskem na América do Sul, a regulamentação traz mais segurança para o mercado e estimula a transformação da cadeia produtiva.
“A regulamentação traz maior previsibilidade para a cadeia e cria um ambiente mais favorável para o avanço da economia circular no país”, afirmou.
O avanço das políticas de reciclagem também reforça a importância do trabalho realizado por cooperativas e associações de catadores, responsáveis pela coleta e encaminhamento de materiais recicláveis.
Em Santo Antônio de Jesus (BA), o tema já foi debatido no Tribuna ON, com participação de Renilton Oliveira Silva, coordenador da Associação dos Catadores (ACRB) e presidente da Associação dos Moradores do bairro Santa Madalena.
? Confira: Reciclagem e feira comunitária são temas do Tribuna ON
Para a Braskem, a combinação entre plástico reciclado pós-consumo e inovação em embalagens deve ganhar cada vez mais espaço nas estratégias de empresas que buscam atender às novas demandas ambientais.
Com informações da Braskem.
Mais informações:
Braskem














Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay































Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay









































