Aconteceu neste último domingo, dia 4, na cidade de Castro Alves (BA), o X Congresso Diocesano Terço dos Homens da Diocese de Amargosa. O movimento na Diocese é coordenado pelos leigos Georgeton Ferreira e Antônio Paraiso, e tem como assessor eclesiástico o Padre Edézio de Jesus Ribeiro.

O evento teve início com acolhida e café da manhã na quadra do Colégio Luiz Eduardo Magalhães, próximo a Igreja Matriz, e depois, o grupo formado por aproximadamente dois mil homens seguiu em caminhada até a Capela e Memorial Santa Dulce dos Pobres, onde aconteceram partilhas da palavra, apresentações das atividades das Foranias, Louvor e a Celebração Eucarística.

O tema da 1º Partilha “MARIA, A DISCÍPULA QUE NOS ENSINA A SEGUIR O MESTRE JESUS” foi mediado pelo Padre Fábio Andrade, pároco da Paróquia Santo Antônio do Argoim, em Rafael Jambeiro. Já a 2ª Partilha, que teve como tema “IGREJA COMUNIDADE, LUGAR DOS ENCONTRADOS COM CRISTO-PALAVRA E DOS QUE BUSCAM O SUSTENTO NO PÃO”, foi mediada pelo Padre Cristovão Reis Brito, pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo em São Miguel das Matas.

O coordenador do Terço dos Homens na Diocese de Amargosa, Georgeton Ferreira, destacou a importância do homem participar do movimento, pois, vivemos no dia a dia uma crise de paternidade. “Características tão masculinas como dar iniciação aos outros, dar estímulo, ser solícito, provedor e protetor estão sendo deixadas de lado, pois, o inimigo de Deus quer demonstrar que a masculinidade está na força bruta, nos vícios, na oportunidade de levar vantagem em tudo e a qualquer custo. Por isso mesmo o homem não é feliz, procurando felicidade no que é mais fácil e que não está em sua essência. Maria mostra a verdadeira alegria e paz que esses filhos tentaram buscar em tantos caminhos errados, mas que só sentiram no Terço dos Homens. A oração tem essa força de tranquilizar, alegrar, direcionar e trazer conforto espiritual. Por isso, foi tão bom participar do nosso X Congresso Terço dos Homens, em Castro Alves, na Capela e Memorial Santa Dulce dos Pobres. Momento único e marcante para o terço dos Homens da Diocese de Amargosa”, concluiu Georgeton.

Para o assessor eclesiástico do Terço dos Homens na Diocese de Amargosa, Padre Edézio de Jesus Ribeiro, o X Congresso foi a vez e a voz dos homens do terço, um momento de reflexão da caminhada dos homens do terço, de amadurecer suas convicções e firmar cada vez mais os passos nessa caminhada que é pastoral. “É uma maneira de pastorear os homens com uma espiritualidade cristocêntrica, mas buscando em Maria esse motivo de olhar para Jesus Cristo, porque Maria não atrai para si, ela nos aponta para Jesus Cristo, seu filho, de quem é servidora e a quem também nos ajuda servir”, disse. Padre Edézio também agradeceu a todos que rezaram pelo êxito do Congresso, e aos que colaboraram para que o dia do evento fosse abençoado e fecundo, principalmente por ter sido realizado na Capela e Memorial Santa Dulce, onde existe uma relíquia da Santa.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo®

Congresso dos Homens da Diocese de Amargosa reúne mais de 2 mil homens em Castro Alves - noticias, destaque, castro-alves

Fotos: Georgeton Ferreira e Pe Fábio Andrade