Chapada Diamantina: Ação apreende 850 kg de explosivos destinados a grupos de roubo a banco

Chapada Diamantina: Ação apreende 850 kg de explosivos destinados a grupos de roubo a banco - chapada-diamantinaFoto: Divulgação/ SSP-BA

Uma ação apreendeu cerca de 850 quilos de explosivos destinados a quadrilhas de roubo a bancos e carros-fortes na noite desta terça-feira (12), em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina. Denúncias anônimas fizeram equipes do 4° Pelotão da PM e da 29ª CIPM de Novo Horizonte chegar até o esconderijo usado para estocar os explosivos, situado no povoado de Palmeirinha.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), quando os policiais chegaram ao local, os suspeitos fugiram. Na casa usada pelos acusados foram encontrados 400 kg de emulsão (popularmente denominadas bananas de dinamite), 315 kg de explosivos granulados, pouco mais de 100 kg de substância usadas para confecção de artefatos, 1,5 mil espoletas, cordel, entre outros materiais.

Como existe atividade de mineração na região, a SSP-BA informou que as ações preventivas são intensificadas para impedir os desvios. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra. (Bahia Noticias)

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Associação pecuarista estima perda de 10 mil cabeças de gado durante a estiagem no sul baiano

Associação pecuarista estima perda de 10 mil cabeças de gado durante a estiagem no sul baiano - economia, bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) estima que até o final da influência climática do El Ninõ haverá uma perda total de 10 mil cabeças de gado na região, devido à estiagem prolongada nos últimos meses. A ADASB, assim como a Faeb, apontam grandes prejuízos socioeconômicos para a região em meio a seca.

A falta de chuva na região ocasiona escassez de água e alimento para os animais, causando prejuízos para todo o mercado de produtos de origem animal e subsequente elevação dos preços. Os dados da Associação já demonstram cerca de 50% de queda na produção leiteira regional.

O presidente da ADASB, Aldrin Veiga Trevisan, adverte que apesar da estiagem ser um fenômeno natural na região, a estiagem tem se prolongado este ano e que a situação tem se agravado por conta da ação humana. O gestor citou ainda a necessidade de um Decreto que reconheça a gravidade dos reflexos desta estiagem no campo. (mais…)

Exame prático do Detran-BA será realizado em novo local em Salvador

Exame prático do Detran-BA será realizado em novo local em Salvador - bahiaFoto: Elói Corrêa/GOVBA

Os exames práticos para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Salvador passarão a ser realizados na nova pista do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), localizada no Shopping Bela Vista, no Piso G0. O órgão entregou, nesta quarta-feira (6), o novo espaço projetado e construído para atender os candidatos à CNH e adição de categoria.

O equipamento ocupa cerca de quatro mil metros quadrados de área reservada e tem previsão de realizar cerca de nove mil exames por mês, tanto para duas quanto para quatro rodas, além de atender aos candidatos com deficiência (PcD) e condutores das categorias C e D. A nova pista de exames de direção veicular substitui a área da antiga sede do Detran, ao lado da Estação Rodoviária da capital baiana.

“A pista foi construída em parceria com o Shopping Bela Vista, em forma de comodato, ou seja, sem custo para o Estado, e envolveu um investimento do Governo da Bahia na ordem de R$2,7 milhões e de R$500 mil do shopping. É um espaço mais seguro para a prova e mais controlado, para que os examinadores do Detran possam avaliar os futuros condutores que irão trafegar nas vias públicas de Salvador e de todo o estado”, afirmou o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel. Ainda conforme o dirigente, o novo modelo de pista será levado para o interior do estado, com a implantação em cidades como Vitória da Conquista, Juazeiro e Lauro de Freitas.

O equipamento integra a fase de modernização do Detran-BA, que aposta na oferta de melhores serviços ao cidadão, dentro das ações transversais, com investimento em infraestrutura, na esteira do desenvolvimento e da promoção de políticas públicas.

Agerba divulga licitação para linha marítima Salvador – Vera Cruz

Agerba divulga licitação para linha marítima Salvador - Vera Cruz - noticias, itaparica, bahiaFoto: Camila Souza/ GOV-BA

As duas linhas do transporte hidroviário intermunicipal que ligam Salvador a Vera Cruz podem ter uma nova gestora da operação. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) divulgou a intenção de realizar uma licitação na última quarta-feira, dia 6.

Em formato de concorrência pública, a Agerba indicou que pretende outorgar as linhas 1001LL e 1002LL pelo prazo de dez anos. A concessão será para operação com embarcações do tipo “convencional com casco em madeira, fibra de vidro ou aço e capacidade mínima de 150 passageiros”. “Outras ações que visam a modernização e qualificação dos serviços prestados serão implantadas durante a concessão e constarão do Termo de Referência da licitação”, aponta o documento.

A Agerba ainda indica que a opção da concessão do serviço através de licitação “é o único caminho aplicável para esta delegação de serviço público”. Recentemente, o Bahia Notícias divulgou a alteração na tarifa de embarque nos terminais hidroviários do estado, onde foi permitida a cobrança já no ato da emissão do bilhete (reveja aqui). Com a mudança, a agência permite que o valor seja repassado pela concessionária ao operador do terminal, com os custos da arrecadação sendo negociados diretamente entre as duas partes. (mais…)

Bahia goleia o Atlético-MG e garante a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro

Bahia goleia o Atlético-MG e garante a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro - esporteFoto: Felipe Oliveira / Bahia

O milagre aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 6. O Bahia goleou o Atlético-MG por 4 a 1, na Arena Fonte Nova, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, e escapou do rebaixamento. Cauly, Juba, Thaciano e Ademir fizeram os gols dos donos da casa, enquanto Paulinho marcou a favor dos visitantes. Para ficar na elite, o Tricolor contou com a derrota do Santos para o Fortaleza por 2 a 1.

Com o resultado positivo, o Esquadrão de Aço somou 44 pontos e subiu para o 16º lugar na tabela de classificação e empurrou o Santos para o rebaixamento com 43 ficando em 17º. Já o Galo ficou em terceiro com 66 pontos, seis a menos do que o Palmeiras, que conquistou o título nacional. Com 68, o Grêmio ficou com o vice-campeonato.

O Bahia encerra a participação no Campeonato Brasileiro de 2023 com 12 triunfos, oito empates e 18 derrotas, em 38 jogos disputados. O ataque marcou 50 gols e a defesa sofreu 53.

Fonte: Bahia Noticias.

Itaparica realiza Jardim Encantado para celebrar o Natal na cidade

Itaparica realiza Jardim Encantado para celebrar o Natal na cidade - noticias, itaparicaImagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR

O clima natalino já tomou conta de Itaparica. Principal destino turístico da Baía de Todos-os-Santos, a cidade preparou uma decoração cheia de luz e magia para moradores e turistas que poderão visitar e se emocionar com o Jardim Encantado e a famosa Casa do Papai Noel.

A programação foi inaugurada no último dia 2 (sábado) e segue até a noite de Natal, dia 25, com atrações infantis. Papai Noel irá receber as crianças no dia 23 de dezembro, às 17h. Até lá, durante todos os fins de semana, haverá muita animação com fadas e duendes, Mamãe Noel e bandinha natalina. Toda a programação acontece na praça Manoel Silvino Reis, no centro da cidade, com acesso gratuito.

Quem visita a cidade já se encanta com a decoração natalina. O ponto alto é o colorido, com destaque para o Jardim Encantado, que é um espaço repleto de luzes, flores e símbolos que representam a magia do Natal, como presépios e árvores natalinas. Atração principal do jardim, a Casa do Papai Noel proporciona uma experiência encantadora para os visitantes. (mais…)

Lula critica quantidade de advogados e defende ampliar número de formados em ciências exatas

Lula critica quantidade de advogados e defende ampliar número de formados em ciências exatas - politicaFoto: Ricardo Stuckert

Na cerimônia de credenciamento do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) como Instituição de Educação Superior, o presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira, dia 06, o volume de formados em direito nas universidades do país. Além de ter defendido a ampliação na formação de estudantes em ciências exatas, consideradas por ele “primordiais para o desenvolvimento de uma nação”.

“Me parece que o Brasil é um dos países que mais formam advogados no mundo. Nem a China e a Índia juntos, que formam 2,6 bilhões de habitantes, formam mais advogados que o Brasil”, declarou o presidente. Ele ainda disse que não há nada contra em formar advogados, mas é preciso formar mais em matemática, engenharia e física.

Em números absolutos, o país perde apenas para a Índia, que tem 2 milhões desses profissionais, contra 1,3 milhão no Brasil. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou um estudo apontando que em números absolutos, o país perde apenas para a Índia, que tem 2 milhões desses profissionais, contra 1,3 milhão no Brasil. (mais…)

Aurelino Leal: Três pessoas morrem após carro bater em árvore

Aurelino Leal: Três pessoas morrem após carro bater em árvore - aurelino-leal, transitoFoto: Reprodução/ Giro Ipiaú

Três pessoas morreram após o carro em que elas estavam bater em uma árvore nesta quarta-feira, dia 06, na BR-101, em trecho da cidade de Aurelino Leal, no sul da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram identificadas como Daiana Oliveira Batista, de 42 anos, Raimário Panta, de 41, e Leidinalva Panta, de 36. De acordo com a PRF, Daiana e Raimário eram casados. Já Leidinalva era irmã do homem.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o carro em que eles estavam saiu da pista e bateu de frente com uma árvore. As vítimas ficaram presas às ferragens, e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado. Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente.

Fonte: G1/ Bahia

Rio terá política de fornecimento de canabidiol pelo SUS

Rio terá política de fornecimento de canabidiol pelo SUS - saudeFoto: CBD-Infos-com/ Pixabay

O estado do Rio de Janeiro terá uma política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol (CBD) e tetra-hidrocanabinol (THC) para pessoas que não têm condições financeiras de arcar com os custos desse tratamento. O acesso ao medicamento no estado será pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está previsto na lei 10.201/23, publicada nesta quarta-feira, dia 6, no Diário Oficial.  Rio terá política de fornecimento de canabidiol pelo SUS - saudeRio terá política de fornecimento de canabidiol pelo SUS - saude

No Brasil, o tratamento com canabidiol foi liberado pela Anvisa para 12 tipos de doenças. A produção local, no entanto, não foi liberada para a população, o que faz com que o canabidiol usado no Brasil seja importado, encarecendo o medicamento e dificultando o acesso principalmente para pessoas de baixa renda.

Pela nova lei estadual, para ter acesso aos medicamentos com canabidiol, o paciente deverá realizar o procedimento padrão do SUS, usando o Cartão Nacional da Saúde e seguindo as orientações atualizadas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O paciente deverá apresentar a prescrição médica acompanhada de laudo, indicando que outros tratamentos foram testados e que o canabidiol é a melhor alternativa. (mais…)

SAJ: Prefeitura realiza assinatura da Ordem de Serviço para instalação de nova rede de drenagem

SAJ: Prefeitura realiza assinatura da Ordem de Serviço para instalação de nova rede de drenagem - saj, noticiasFoto: Luciano Almeida

Após mais de 50 anos de espera, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e da Superintendência de Convênios (SUCONV), realizou, na noite da última terça-feira, dia 5, em frente à Loja São Luís, a assinatura da Ordem de Serviço para instalação da nova rede de drenagem que contemplará as ruas: Antônio Veiga Argôlo, Manoel João da Paixão Araújo, Santo Antônio e Antônio Fraga.

A obra, que é uma reivindicação dos empreendedores e moradores da região, será realizada com tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que medem 6 metros cada, e são mais resistentes a impactos e promovem maior fluidez no escoamento da água, além de dar mais segurança e celeridade à obra.

Responsável por transformar o projeto em uma obra em andamento, o prefeito Genival Deolino falou. “Para mim é uma enorme satisfação dar o pontapé inicial desta obra, pois sei o quanto ela é importante para a nossa cidade. É um sonho e anseio das pessoas que moram em SAJ, uma reivindicação de mais de cinco décadas, e agora estamos transformando esse sonho em realidade. Esta rede de drenagem será construída com material de última geração, de forma eficiente e célere. Esse é mais um importante passo que damos para o avanço e desenvolvimento da nossa tão amada Santo Antônio de Jesus”, finalizou Deolino.

Texto: Ascom PMSAJ.

Superávit das contas públicas cai 45,4% e fecha outubro em R$ 14,8 bilhões

Superávit das contas públicas cai 45,4% e fecha outubro em R$ 14,8 bilhões - economiaFoto: Raphael Ribeiro / BC

As contas públicas fecharam o mês de outubro com saldo positivo, mas com redução de 45,4% na comparação com outubro do ano passado em razão do aumento de gastos do Governo Central em ritmo maior que o crescimento das receitas.Superávit das contas públicas cai 45,4% e fecha outubro em R$ 14,8 bilhões - economiaSuperávit das contas públicas cai 45,4% e fecha outubro em R$ 14,8 bilhões - economia

O setor público consolidado – formado pela União, pelos estados, municípios e empresas estatais – registrou superávit primário de R$ 14,798 bilhões no mês de outubro, ante superávit de R$ 27,095 bilhões em outubro de 2022.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 6, pelo Banco Central (BC). O superávit primário representa o resultado positivo das contas do setor público (despesas menos receitas), desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. (mais…)

Sento Sé: Jovem é encontrado morto perto de lixão

Sento Sé: Jovem é encontrado morto perto de lixão - sento-se Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um jovem, de 20 anos, foi encontrado morto em Sento Sé, no Sertão do São Francisco (BA), nesta terça-feira, dia 5. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Vítor Alexandre dos Santos Lopes. Testemunhas contaram que quatro homens armados invadiram uma residência no bairro Cícero Lopes e colocaram o jovem à força dentro de um veículo.

O corpo do jovem foi encontrado por policias militares da 96ª CIPM em uma estrada vicinal, conhecida como Estrada do Desengano, perto de um lixão. Após ser acionado, o Departamento de Polícia Técnica (DPT)  levou o corpo para perícia em Juazeiro, na mesma região.

A autoria e a motivação do crime devem ser investigadas pela delegacia de Sento Sé.

Fonte: Bahia Notícias.

Suspeito de assaltar banca de jogo do bicho é morto

Suspeito de assaltar banca de jogo do bicho é morto - salvador, policia, bahiaImagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Um homem suspeito de assaltar uma banca do jogo do bicho foi morto a tiros na terça-feira, dia 05, na Rua Carlos Gomes, no centro de Salvador. Até a manhã desta quarta-feira, dia 06, ninguém foi preso.

Testemunhas disseram que o homem estava com um comparsa em uma motocicleta, quando cometeu o crime e foi baleado logo em seguida, por um homem que não foi localizado. O comparsa dele fugiu na moto e ainda não foi encontrado.

A dupla não teve nomes divulgados e também é apontada por comerciantes como autora de assaltos contra pedestres na região. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1/ Bahia

Remanso: Duas mulheres morrem após sofrerem afogamento no rio São Francisco

Remanso: Duas mulheres morrem após sofrerem afogamento no rio São Francisco - remanso, destaque, transitoFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Duas mulheres morreram após sofrerem afogamento no rio São Francisco, no trecho do município de Remanso, na região norte do estado da Bahia. O caso ocorreu na terça-feira, dia 05.

De acordo com a Polícia Militar, Talina Marques de Barros Almeida, de 18 anos, foi retirada do rio sem sinais vitais. Um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito ainda no local do afogamento.

Já a adolescente de 17 anos cujas iniciais são T.N.L., chegou a ser retirada da água por populares e foi atendida por equipes do Samu. Ela foi socorrida para uma unidade de saúde, no entanto, não resistiu. Testemunhas que estavam no local relataram que a garota entrou no rio na tentativa de salvar a outra vítima.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1/ Bahia

Desenrola já renegociou R$ 29 bilhões em dívidas

Desenrola já renegociou R$ 29 bilhões em dívidas - economiaFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Desenrola, programa do governo federal, renegociou até o momento R$ 29 bilhões em dívidas de 10,7 milhões de brasileiros, informou nesta quarta-feira, dia 6, o Ministério da Fazenda. Ao apresentar o balanço da fase 2 do programa, o secretário de Reformas Econômicas do ministério, Marcos Barbosa Pinto, disse que nessa fase, até o momento, 1 milhão de pessoas renegociaram R$ 5 bilhões em dívidas.Desenrola já renegociou R$ 29 bilhões em dívidas - economiaDesenrola já renegociou R$ 29 bilhões em dívidas - economia

A segunda fase do programa contempla negociações de dívidas negativadas de 2019 a 2022, e cujo valor, atualizado, seja inferior a R$ 20 mil. Também estão incluídas dívidas bancárias, como cartão de crédito, e as contas atrasadas de outros setores, como energia, água e comércio varejista.

Desses R$ 5 bilhões, R$ 4,46 bilhões foram descontados e 2,2 milhões de contratos renegociados. Ainda de acordo com o balanço, 53% dos contratos foram renegociados com parcelamento e 47% à vista. O ticket médio foi de R$ 248 para os pagamentos à vista e de R$ 791 para os parcelados. O celular foi o meio mais utilizado para as renegociações, somando 82%, e o notebook ficou com 18%. A média de tempo para concluir a renegociação foi de 4min8s. (mais…)

Tanque Novo: Idoso morre após colidir moto com veículo pilotado pelo neto

Tanque Novo: Idoso morre após colidir moto com veículo pilotado pelo neto - tanque-novoImagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOVBA

Um idoso, de 80 anos, morreu após uma colisão que envolveu duas motocicletas. Uma delas era pilotada por um neto dele, de 22 anos. A situação ocorreu na noite desta terça-feira, dia 5, em Tanque Novo, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano.

A vítima, identificada como Enedino de Jesus Dias voltava para a zona rural em uma motocicleta quando colidiu com outra moto conduzida pelo neto, que seguia em sentido oposto.

O idoso chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Tanque Novo, mas não resistiu aos ferimentos. O neto dele, que ficou ferido, também foi levado para a unidade de saúde. Não há mais informações sobre o estado de saúde do jovem. (mais…)

25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos de agrotóxicos

25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos de agrotóxicos - saudeFoto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 25% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil têm resíduos de agrotóxicos acima do permitido ou sem autorização. “A inconformidade é um sinal de erros no processo produtivo e na adoção de boas práticas agrícolas”, destacou a agência.  25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos de agrotóxicos - saude25% dos alimentos de origem vegetal no país têm resíduos de agrotóxicos - saude

Do total de 1.772 amostras analisadas e coletadas em supermercados de todo o país, 41,1% não tinham resíduos e, em 33,9% delas, estes estavam dentro do limite permitido. As amostras são coletadas  semanalmente pela vigilância sanitária dos estados e municípios. Cada amostra é cadastrada em um sistema de gerenciamento antes do envio.

Os resultados do ciclo 2022 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos mostram que 67% das amostras puderam ser rastreadas até o distribuidor e 23%, até o produtor rural. Segundo a Anvisa, as amostras são analisadas em laboratórios especializados por meio de métodos científicos reconhecidos internacionalmente. (mais…)

SAJ: Amistoso “Amigos de Paulo Sérgio” arrecada alimentos para centro de recuperação

SAJ: Amistoso “Amigos de Paulo Sérgio” arrecada alimentos para centro de recuperação - saj, noticiasFoto: Divulgação

O amistoso “Amigos de Paulo Sérgio” foi realizado na manhã de domingo, dia 3, no Clube dos 1000, em Santo Antônio de Jesus (BA).

O evento, que acontece tradicionalmente há quatro anos, arrecadou alimentos para o centro de recuperação Apocalipse. O amistoso é organizado pelo radialista e agente de trânsito Paulo Sérgio, que é um grande incentivador de ações sociais.

Para Paulo Sérgio, é uma alegria reunir amigos e colegas nesse evento beneficente. “A arrecadação não fica só no baba, temos também o baba da tribo de Judá, que arrecada alimentos para o mesmo centro de recuperação”, disse Paulo Sérgio.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Blog do Valente.

Cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, sofre acidente de carro em Minas Gerais

Cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, sofre acidente de carro em Minas Gerais - celebridadeFoto: Reprodução/ YouTube - Zé Neto e Cristiano

O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, sofreu um acidente na noite desta terça-feira, dia 05, na BR-153, em Fronteira, Minas Gerais. Informações da polícia apontam que o carro do cantor capotou após uma colisão.

Segundo informações da assessoria de imprensa, divulgada em suas redes sociais, ele sofreu ferimentos no tórax e após o atendimento em Fronteira, foi encaminhado para o hospital em São José do Rio Preto, em São Paulo. A colisão envolveu três automóveis e uma carreta com um total de cinco vítimas. Além de Zé Neto, outra vítima se feriu gravemente e as outras tiveram ferimentos leves.

“Zé Neto está bem, passará a noite em observação na UTI. Foi diagnosticado uma fratura de costela que está alinhada, portanto, não é necessário drenagem. O cantor somente levará alguns pontos no braço em ferimentos causados no acidente. As tomografias de cervical e pescoço apontaram normalidade”, informou a assessoria.

Metro1

Vitória da Conquista: Homem segue em UTI após sofrer mais de 30 picadas de abelhas

Vitória da Conquista: Homem segue em UTI após sofrer mais de 30 picadas de abelhas - vitoria-da-conquista, destaque, bahiaImagem Ilustrativa de by Terri Sharp from Pixabay

Um homem, de 57 anos, segue internado nesta quarta-feira, dia 06, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, após ser atacado por um enxame de abelhas. A vítima, identificada como Silvano José Luz Neto, de 57 anos, sofreu mais de 30 picadas. Segundo a TV Sudoeste, o fato ocorreu em uma avenida movimentada no bairro Cidade Modelo, na noite da última segunda-feira, dia 04.

O homem foi socorrido para uma unidade de saúde logo em seguida, sendo encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O estado de saúde dele é considerado estável. Testemunhas contaram que as abelhas também atacaram pedestres, ciclistas, motociclitas e motoristas que passavam pelo local.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local e conseguiu retirar o enxame do local. A bióloga, Raquel Maluf, ouvida pela reportagem disse que ao longo da primavera as abelhas criam novas colmeias e se torna mais comum ver enxames na zona urbana.

Fonte: Bahia Noticias

Presidente da Venezuela divulga “novo mapa” do país com incorporação de Essequibo

Presidente da Venezuela divulga "novo mapa" do país com incorporação de Essequibo - politica, mundoFoto: Zurimar Campos/ Presidência da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, divulgou, nesta terça-feira, dia 05, um novo mapa do país com a incorporação da região de Essequibo. A decisão foi tomada em meio à disputa com a Guiana pelo território. Maduro determinou que o mapa seja publicado e levado a instituições de ensino, como escolas, colégios e universidades.

Ele ainda propôs à Assembleia Nacional da Venezuela a criação de uma lei para a criação da província “Guiana Esequiba”. A nova versão do mapa também já foi incluída em artes que ilustram órgãos governamentais da Venezuela. Em pronunciamento público, Maduro anunciou ainda que estava ordenando que a estatal petroleira venezuelana, PDVSA, conceda licenças para a exploração de petróleo e gás na região.

As ações anunciadas pela Venezuela ocorrem dois dias após a realização de um referendo no país para a aprovação da incorporação de Essequibo, onde 95% dos eleitores votaram a favor da medida; e quatro dias depois da Corte Internacional de Justiça, o Tribunal de Haia, proibir a anexação por parte da Venezuela.

Fonte: Metro1

Cruz das Almas: Loja de celulares é arrombada na JB da Fonseca

Cruz das Almas: Loja de celulares é arrombada na JB da Fonseca - destaque, cruz-das-almasImagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma loja de celulares foi arrombada na madrugada desta quarta-feira, dia 6, na rua JB da Fonseca, em Cruz das Almas (BA).

Dois criminosos forçaram a porta da frente para obter acesso ao estabelecimento comercial por volta das 3h. Os ladrões  conseguiram furtar diversos produtos, mas o valor do prejuízo não foi divulgado pela empresa.

O caso foi registrado por câmeras de segurança que ajudarão a Delegacia Territorial na identificação da dupla.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia e Jornal Zero75.

Deputados aprovam isenção de IPVA para carros elétricos e reorganização estrutural de comandos da PM

Deputados aprovam isenção de IPVA para carros elétricos e reorganização estrutural de comandos da PM - bahiaFoto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA

Deputados estaduais na Bahia aprovaram na tarde desta terça-feira, dia 5, por unanimidade, dois projetos do Executivo. O primeiro a ser apreciado foi o de incentivo à compra de automóveis elétricos no estado (PL25077/23). A proposição isenta ou aplica alíquota diferenciada de 2,5% no IPVA, a depender do custo do veículo. O desconto de 100% é para a aquisição de carros de até R$300 mil.

O incentivo fiscal será determinante para a instalação de uma fábrica na Bahia da maior montadora de veículos elétricos, a Byd chinesa, e o aumento da aquisição de veículos do tipo. A iniciativa também visa a preservação do meio ambiente, uma vez que os mesmos não emitem poluentes. É no que se baseia a justificativa enviada à Casa pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Segurança

Em seguida, foi votado o Projeto de Lei 25.108/23, que reorganiza a Polícia Militar, promovendo ajustes na estrutura do órgão, tratando-se de remanejamento de unidades e adequação de suas nomenclaturas. Na oportunidade, o líder governista, Rosemberg Pinto (PT), anunciou que há também acordo entre as bancadas para votação, no próximo dia 12, de projetos de iniciativa do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça da Bahia. (mais…)

Maragogipe: Mulher é presa com drogas e munições

Maragogipe: Mulher é presa com drogas e munições - maragojipe, destaqueFoto: PM

Uma mulher foi presa com drogas e munições durante uma ação da Polícia Militar nesta terça-feira, dia 5, na localidade de Capanema, na zona rural de Maragogipe (BA). A operação contou com guarnições da CIPE LN, CIPE Central, Rondesp Central, SOINT 27° CIPM e CORDOINT RECÔNCAVO.

Os militares conseguiram apreender 24 munições de calibre 380, 14 munições de calibre ponto 40, 35 pinos de cocaína, 1 pedra de crack, 1 pé de maconha e caderno com anotações do tráfico de drogas. A mulher e o material foram apresentados na sede da 4ª COORPIN em Santo Antônio de Jesus.

Forte na Noticia.

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD - educacaoFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou, nesta terça-feira, dia 05, que o governo federal cogita proibir que cursos de licenciatura tenham 100% da carga horária na modalidade de ensino à distância (EaD) e planeja outras mudanças nos de formação de professores online.

Para o ministro, o momento é de avaliação dos cursos de licenciatura não presenciais, que em novembro tiveram as autorizações para novos cursos 100% EaD suspensas por 90 dias. “A ideia do ministério é não permitir mais cursos sempre EAD. Então, vamos definir se vão ser 50%, 30% [da carga horária].”

A preocupação com a formação dos professores brasileiros foi manifestada pelo ministro em entrevista coletiva à imprensa, logo após a apresentação pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na manhã desta terça-feira, dos resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. O levantamento mostrou que menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências.

Fonte: Agência Brasil

Amargosa: Boi invade petshop no centro da cidade

Amargosa: Boi invade petshop no centro da cidade - bahia, amargosaFoto: Reprodução/ Redes Sociais

Um boi invadiu um petshop na cidade de Amargosa (BA), na tarde desta terça-feira, dia 05. A situação foi confirmada pela loja Codoovos, onde o episódio aconteceu.

Através de um vídeo gravado por pessoas que passavam pelo local é possível ver o boi dentro do estabelecimento. Em seguida, alguns homens se aproximam na tentativa de retirá-lo do petshop.

Uma das testemunhas consegue enlaçar o boi, que resiste a ação, mas é puxado para a rua. Não há detalhes se o animal se feriu, quem é o dono dele nem para onde ele foi levado depois de ser colocado na rua. Também não há informações sobre como o animal chegou à loja.

Fonte: G1/ Bahia

Conselheiro Fernando Vita deixa vice-presidência do TCM

Conselheiro Fernando Vita deixa vice-presidência do TCM - bahiaNa foto, prédio do TCM - Foto: Mateus Pereira/ AGECOM

O conselheiro Fernando Vita renunciou à vice-presidência do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia na sessão do Pleno desta terça-feira, dia 05. O conselheiro vai se aposentar compulsoriamente até o próximo dia 22 de dezembro, quando completará 75 anos.

Fernando Vita decidiu antecipar o afastamento das funções de vice-presidente da Corte para antecipar a sua substituição na mesa diretora, de modo a não causar qualquer contratempo à administração da casa. O seu substituto na vice-presidência, de acordo com o Regimento Interno do TCM, deverá ser eleito na próxima sessão do Pleno, quinta-feira, dia 07, ou, no mais tardar, num prazo de oito dias.

Ao anunciar a decisão de deixar a função na mesa diretora do TCM, como vice-presidente ele lembrou que exerceu o mesmo posto durante mandatos de todos os conselheiros que exerceram o cargo de presidente desde que foi empossado: conselheiros Paulo Maracajá, Raimundo Moreira, Plínio Carneiro Filho e Francisco de Souza Andrade Netto – atual presidente.

Fonte: TCM

Wenceslau Guimarães: Corpo de homem leva mais de 8h para ser retirado de ônibus

Wenceslau Guimarães: Corpo de homem leva mais de 8h para ser retirado de ônibus - wenceslau-guimaraes, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O corpo de um homem morto dentro de um ônibus de viagem interestadual levou cerca de 8h para ser retirado do veículo, em Wenceslau Guimarães (BA). O caso ocorreu no último sábado, dia 02, quando, segundo informações, o passageiro teria tido um mal súbito durante a viagem.

No momento do ocorrido, o ônibus de viagem estacionou em frente ao Hospital Municipal de Wenceslau Guimarães para as devidas providências, no entanto, foi constatada a morte do passageiro ainda dentro do ônibus. Em imagens publicadas por familiares da vítima, Gerinaldo Almeida Girardi, de 59 anos, o grupo afirma que não receberam suporte da polícia ou do IML para a retirada do corpo.

Testemunhas alegam que o corpo só foi retirado 12 horas após a parada do ônibus, por um veículo funerário, e encaminhado ao IML. O Departamento de Polícia Técnica, responsável pela retirada do corpo para a perícia, alegou que as guias de remoção, emitidas pela Polícia Civil, só foram recebidas às 10h35 da segunda-feira, dia 04, portanto, a perícia foi liberada apenas 48 horas depois do ocorrido.

Fonte: Bahia Noticias

Jogadores e direção do Bahia são ameaçados de morte por torcedores em protesto

Jogadores e direção do Bahia são ameaçados de morte por torcedores em protesto - esporteFoto: Reprodução/ Twitter

Dirigentes e jogadores do Bahia foram alvo de ameaças de morte, nesta terça-feira, dia 05, em protestos feitos por torcedores do clube. Além dos muros do CT Evaristo de Macedo, em Salvador, terem sido pixados, sacos de lixo embalados, simulando cadáveres, com fotos de jogadores foram deixados na entrada do local.

Os jogadores Ademir, Kanu, Victor Hugo, Cicinho e Everaldo e o diretor-executivo de futebol do Tricolor, Carlos Santoros, tiveram as fotos usadas nas ameaças. O clube ainda não se pronunciou sobre o assunto em seus veículos oficiais. Vivendo um drama no Brasileirão, o Bahia ocupa a 17ª colocação, com 41 pontos. Para se safar na última rodada, o Esquadrão de Aço torce por tropeços dos seus rivais diretos na luta contra o rebaixamento.

Além de ter que vencer o Atlético-MG, na Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira, dia 06, o clube precisa que o Vasco ou o Santos empate ou perca sua respectiva partida. Em caso de empate, o time de Rogério Ceni depende de uma derrota vascaína contra o Bragantino. Em caso de vitória das duas equipes, o Bahia será rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, apenas um ano após retornar à elite.

Fonte: R7

SAJ: Prefeitura contrata emergencialmente empresa de transporte público

SAJ: Prefeitura contrata emergencialmente empresa de transporte público - sajFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA) publicou, nesta terça-feira, dia 5, o termo de ratificação da contratação emergencial da empresa JRS Transportes e Turismo para prestar o serviço de transporte público no município.

O contrato, com duração de 180 dias, terá tarifa fixa será de R$ 4,00 (quatro reais), definida mediante decreto, podendo ser reajustada em caso de desequilíbrio econômico-financeiro comprovado em processo administrativo próprio e, subsídio pago pelo poder público equivalente a 30% das gratuidades efetivamente comprovadas no mês.

A contratação emergencial foi necessária após a rescisão do contrato com a empresa Romastur, que estava responsável pelo transporte público do município desde 2021. Segundo a prefeitura a rescisão foi motivada por reiterados descumprimentos contratuais, como a falta de manutenção da frota e a baixa qualidade dos serviços prestados.

Fonte: Blog do Valente.

PL das Fake News deve ganhar força em 2024 com eleições municipais

PL das Fake News deve ganhar força em 2024 com eleições municipais - politicaFoto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O debate em torno de melhorias e da aprovação do Projeto de Lei 2.630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema na manhã desta terça-feira, dia 5, no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina, que ocorre na capital paulista.PL das Fake News deve ganhar força em 2024 com eleições municipais - politicaPL das Fake News deve ganhar força em 2024 com eleições municipais - politica

Segundo Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem, com a proximidade das eleições municipais. No entanto, Rená diz que as propostas que forem apresentadas podem ser pouco efetivas.

“O PL vai voltar ano que vem, porque, de novo, é ano eleitoral, e já existe uma onda de pressão, que é a emergência, a urgência de tentar resolver para evitar as fake news [notícias falsas]. E tem também a ideia fantasiosa de que seria possível impedir a desinformação. O que se pode conseguir é lidar com a desinformação de um jeito responsável, de um jeito célere, de um jeito seguro”, afirma Rená.

(mais…)

Feira de Santana: Mulher é encontrada morta dentro de casa

Feira de Santana: Mulher é encontrada morta dentro de casa - feira-de-santanaFoto: Divulgação/ Polícia Civil da Bahia

Uma mulher, de 31 anos, foi encontrada morta na madrugada desta terça-feira, dia 5, em Feira de Santana (BA). A vítima, identificada como Jéssica Batista Gentil de Souza, estava em casa, no bairro Jardim Cruzeiro quando foi encontrada sem vida, com uma marca de tiro na cabeça. Uma pistola estava embaixo de uma cama.

Policiais informaram que o namorado da vítima chegou a relatar ao padrasto da mulher que havia esquecido uma arma no imóvel. As circunstâncias da morte são apuradas. No mês de novembro, Feira de Santana registrou 32 mortes violentas.

O número é menor que o registrado no mesmo mês do ano passado e igual ao de outubro passado. Dos 32 homicídios, 30 foram contra homens, sendo que 5 deles em confronto com a polícia.

Fonte: Acorda Cidade via Bahia Notícias.

Juros recuam para o crédito rotativo e cheque especial

Juros recuam para o crédito rotativo e cheque especial - economiaFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A taxa média de juros cobrada de pessoa física no crédito livre recuou 1,9 ponto percentual (p.p.) em outubro, chegando a 55,4% ao ano. No acumulado de 12 meses, o recuo está em 1,2 p.p. Segundo as estatísticas monetárias e de crédito, divulgadas nesta terça-feira, dia 5, pelo Banco Central, o resultado se deve principalmente à queda das taxas médias cobradas nas operações de cartão de crédito rotativo, que diminuiu 9,5 p.p., e no cheque especial, que reduziu em 7,3 p.p. Já o crédito pessoal não consignado registrou redução de 1,7p.p.Juros recuam para o crédito rotativo e cheque especial - economiaJuros recuam para o crédito rotativo e cheque especial - economia

No caso das pessoas jurídicas, a taxa média ficou em 22,8% ao ano, o que, segundo o BC, corresponde a “estabilidade no mês e redução de 0,4 p.p. em 12 meses.

No crédito livre – quando os bancos têm autonomia para emprestar dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobrados dos clientes –, a taxa média de juros observada em outubro chegou a 42,2%, com decréscimo mensal de 1,1 p.p. e estabilidade na comparação interanual com outubro de 2022. (mais…)

Santa Maria da Vitória: Pastor é preso suspeito de estupro contra criança de dez anos

Santa Maria da Vitória: Pastor é preso suspeito de estupro contra criança de dez anos - santa-maria-da-vitoriaFoto: Alberto Maraux/ SSP-BA

Um pastor, de 44 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira, dia 4, em Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano. O homem, que não teve a identidade informada, é acusado de estuprar uma criança de dez anos.

Segundo a Polícia Civil, durante o cumprimento dos mandados, de prisão preventiva e de busca e apreensão, os agentes apreenderam um celular, que pode conter imagens de abusos.

O pastor segue preso nesta terça-feira, dia 5, na delegacia de Santa Maria da Vitória.

Fonte: Bahia Notícias.

Brasil mantém estabilidade em matemática, leitura e ciências no Pisa

Brasil mantém estabilidade em matemática, leitura e ciências no Pisa - educacaoFoto: Camila Souza/ GOV-BA

O Brasil manteve-se estável nas pontuações em matemática, leitura e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). No entanto, menos de 50% dos alunos conseguiram nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências.  Brasil mantém estabilidade em matemática, leitura e ciências no Pisa - educacaoBrasil mantém estabilidade em matemática, leitura e ciências no Pisa - educacao

Em 2022, o país alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências, conforme resultados divulgados nesta terça-feira, dia 5, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Já em 2018, ano anterior avaliado, o desempenho foi 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências.

“Os resultados médios de 2022 foram praticamente os mesmos de 2018 em matemática, leitura e ciências. Os resultados do Pisa têm-se mantido notavelmente estáveis ​​durante um longo período: depois de 2009, nas três disciplinas, apenas foram observadas flutuações pequenas e, em sua maioria, não significativas”, diz o relatório sobre o desempenho dos estudantes brasileiros.

(mais…)

Morre o humorista Gil Brother Away aos 66 anos

Morre o humorista Gil Brother Away aos 66 anos - celebridadeFoto: Reprodução/ Instagram

O perfil oficial do humorista Jaime Gil da Costa, conhecido como Gil Brother Away, confirmou sua morte na madrugada desta segunda, dia 04, no Rio de Janeiro, aos 66 anos.

Ex-integrante do grupo Hermes e Renato, que estourou nos anos 1990 e seguiu fazendo sucesso nos anos 2000, ele sofreu um AVC em maio e estava internado no Hospital Eduardo Rabello, em Senador Vasconcelos.

Away ficou famoso com seu personagem indignado, desbocado e dono de frases engraçadas, com erros propositais de português e que rendem memes até hoje – “Estou ‘perplecto’!” (SIC) circula por grupos de WhatsApp em forma de figurinhas.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1

Incêndios seguem ativos em Morro do Chapéu; situação se agravou nas duas últimas semanas

Incêndios seguem ativos em Morro do Chapéu; situação se agravou nas duas últimas semanas - morro-do-chapeu, bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, é mais uma cidade que tem sofrido com incêndios. Em comunicado desta segunda-feira, dia 04, o município informou que dois focos ainda não foram debelados. Os casos ocorrem nas localidades de Caixa D’Água e Pastagem Velha. O fogo teria sido causado por bitucas de cigarros e por uma queimada para abertura de pastagens.

Em Morro do Chapéu, os incêndios ocorrem há quatro meses, mas aumentaram nas duas últimas semanas. A prefeita Juliana Araújo (PL) declarou que a situação tem preocupado, uma vez que o fogo se aproxima de alguns povoados.

Além do Corpo de Bombeiros estadual, atuam no combate aos incêndios no município brigadistas, bombeiros civis e a Defesa Civil. Aeronaves e drones também auxiliam no combate aos focos de chamas. O estado de seca que afeta a cidade também influencia no fogo, assim como as queimadas. No último caso, a gestora fez um apelo à população.

Bahia Noticias

Governo confirma ausência de Lula em posse de Milei e Brasil será representado por ministro

Governo confirma ausência de Lula em posse de Milei e Brasil será representado por ministro - politicaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou, nesta terça-feira, dia 05, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da cerimônia de posse de Javier Milei como presidente da Argentina, agendada para o próximo domingo, dia 10, em Buenos Aires

Segundo a Secretaria de Comunicação, o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores. O convite para a presença de Lula foi entregue ao governo brasileiro durante uma reunião em Brasília, realizada no último dia 26, entre Mauro Vieira e Diana Mondino, que foi anunciada por Milei como a futura chanceler argentina.

Apesar da Argentina ser um parceiro comercial significativo do Brasil na região, essa não será a primeira vez que um presidente brasileiro não comparecerá à posse do presidente argentino. Em 2019, por exemplo, o então presidente Jair Bolsonaro enviou Hamilton Mourão, à época vice-presidente, como representante do governo brasileiro.

Metro1

Influenciador santoantoniense é morto em Barra do Pote

Influenciador santoantoniense é morto em Barra do Pote - saj, policia, bahiaFoto: Redes sociais

O corpo do influenciador digital santoantoniense Evan Victor de Jesus Alves, 25 anos, foi encontrado com sinais de tortura na região de Barra do Pote, no município de Vera Cruz na Ilha de Itaparica (BA). De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu no último sábado, dia 02.

Evan tinha mais de 13 mil seguidores nas redes sociais, onde postava vídeos de danças. O jovem também já trabalhou como modelo e compartilhou desfiles e sessões de fotos nas redes sociais. Em uma delas, ele aparece com a faixa de “Mister SAJ Pérola Negra 2020”.

Apesar de ter informado que o corpo do jovem tinha sinais de tortura, a Polícia Civil não detalhou como ele foi morto. Ainda não há informações sobre a autoria, nem sobre a motivação do crime.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1/ Bahia

“Jogo do tigre” divulgado por influenciadores baianos é investigado pela Polícia Civil

"Jogo do tigre" divulgado por influenciadores baianos é investigado pela Polícia Civil - policia, celebridadeFoto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo

Influenciadores que promoviam o “Jogo do Tigrinho” são investigados pela Polícia Civil do Paraná por exploração de jogos de azar, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Hospedado fora do Brasil, o jogo de cassino online do tipo caça-níquel promete retornos financeiros significativos.

O caso ganhou repercussão após uma matéria veiculada no Fantástico neste domingo, dia 03. Na Bahia, celebridades locais já divulgaram o jogo em seus perfis, mas não há informação se eles são investigados. Em novembro três foram presos, mas já estão soltos. Com eles, a polícia aprendeu carros e dólares em espécie.

A estimativa é que o grupo tenha movimentado R$ 12 milhões em seis meses. No Maranhão, uma influenciadora também é alvo de uma operação da Polícia Civil por promover o jogo. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 8 milhões de sua conta bancária e a apreensão de bens que somam mais de R$ 1 milhão, incluindo três motocicletas, quatro carros, dois de luxo, e um jet-ski.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informação: Metro1

Carro Forte é explodido próximo a barragem de Pedra do Cavalo

Carro Forte é explodido próximo a barragem de Pedra do Cavalo - destaque, cachoeiraFoto: Reprodução/ Video

Um carro-forte foi explodido na BR-101, próximo a barragem de Pedra do Cavalo, no início da noite desta segunda-feira, dia 4. O fato ocorreu entre as cidades de Cachoeira e Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano.

Os criminosos interceptaram o veículo, pediram aos vigilantes para saírem do carro e detonaram explosivos contra o cofre. O carro-forte, que partia de Salvador para o interior, ficou completamente destruído.

Informações obtidas por integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliam os policiais militares e civis na investigação. Câmeras instaladas na rodovia federal também serão usadas para identificar os criminosos.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Bahia inicia trabalho para jogo contra o Galo

Bahia inicia trabalho para jogo contra o Galo - noticias, esporteFoto: Felipe Oliveira/ Divulgação /EC Bahia

O elenco do Bahia voltou a treinar na tarde desta segunda-feira, dia 4, visando o jogo contra o Atlético-MG, a ser realizado nesta quarta-feira, dia 6, na Arena Fonte Nova, pela última rodada do Brasileirão. Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos na derrota contra o América-MG fizeram um treino regenerativo entre fisioterapia e academia.

Os demais fizeram uma atividade técnica no campo 2 do CT Evaristo de Macedo, incluindo o zagueiro Vitor Hugo, substituído no intervalo. No gramado, dois times com cinco de linha  se enfrentaram em mini-partidas dentro de um espaço e utilização de traves intermediárias. Depois, Ceni comandou uma atividade tática com dois times de 09 atletas de linha.

Para enfrentar o Galo, o Tricolor terá a volta de Yago Felipe, que estava suspenso. O grupo tricolor faz a última atividade antes da partida nesta terça-feira (5).

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Ilhéus sedia maior evento de economia criativa do Sul da Bahia

Ilhéus sedia maior evento de economia criativa do Sul da Bahia - ilheus, bahiaFoto: Ronaldo Silva/ AGECOM

Com mais de 80 atividades e 250 expositores dos segmentos de economia criativa, o Movimento Criativar estará presente até dia 06 de dezembro em mais de 25 pontos espalhados na Ilhéus no Sul da Bahia. O movimento tem por objetivo ser uma grande plataforma de divulgação das atividades participantes com o objetivo de transformar a riqueza cultural em oportunidades econômicas e sociais para a comunidade criativa local.

A proposta de descentralizar as atividades, tornando o evento itinerante e ocupando diversos pontos estratégicos da cidade, onde a efervescência cultural se faz presente tem sido um dos pontos de destaque do projeto. Dentre os locais do evento o complexo que envolve a Praça da Catedral e a Praça Pedro Mattos concentraram decoração com as luzes de Natal, Feira de Chocolate, apresentações musicais e culturais, exposições artísticas e a Feira da Perifa.

Já na Praça Rui Barbosa a tradicional Feira Rua Viva teve sua edição especial no dia 1 e como novidade o Mercado das Pulgas terá seu lançamento e ocupará a praça entre os dias 2 e 3 e um esquenta para Exponerd no dia 6 de dezembro. A Ciranda na Praça comemorará sua 50ª edição no sábado dia 2 na Praça Antônio Vianna e contará com workshop de confeitaria, cultura Geek, contação de histórias e apresentação musicais e culturais. (mais…)

Alexandre de Moraes afirma que TSE debaterá regulamentação da IA para eleições de 2024

Alexandre de Moraes afirma que TSE debaterá regulamentação da IA para eleições de 2024 - brasilFoto: Jaédson Alves/ Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá realizar ao longo do primeiro trimestre de 2024 debates para regulamentar o uso de inteligência artificial (IA) nas próximas eleições, de acordo com o presidente da corte, Alexandre de Moraes. A intenção, de acordo com o ministro, é que candidatos que utilizarem essa tecnologia para desinformar os eleitores sejam punidos.

“Não sejamos ingênuos em achar que, se não houver regulamentação, aqueles que pretendem chegar ao poder a qualquer custo não se utilizarão das suas milícias digitais agora com esse novo componente que é a utilização da inteligência artificial”, disse o ministro que participou nesta segunda-feira, dia 4, do seminário Inteligência Artificial, Desinformação e Democracia, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Em outubro de 2024, serão realizadas as eleições municipais em todo o país. Serão eleitos tanto os próximos prefeitos quanto os vereadores que atuarão nas casas legislativas. Moraes é favorável a punições severas para aqueles que utilizarem inteligência artificial para criar vídeos, áudios e demais informações falsas. Caso seja comprovada a fraude, o ministro defende que seja cassado o registro dos candidatos. Se já tiverem sido eleitos, defende que haja a cassação do mandato e a inelegibilidade, além de responderem a sanções penais. (mais…)

SAJ: Prefeitura realiza solenidade de diplomação de ACS e ACE

SAJ: Prefeitura realiza solenidade de diplomação de ACS e ACE - saj, noticiasFoto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou na última sexta-feira, dia 1º, no Centro Cultural, a solenidade de diplomação do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância Epidemiológica com ênfase em Endemias, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O curso técnico visa aprimorar a formação de profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), uma conquista não apenas dos agentes, que são o elo direto das famílias com a saúde municipal, mas de todos os santoantonienses que são diretamente beneficiados com as melhorias na qualidade do serviço oferecido.

Patrono da turma, o prefeito Genival Deolino comentou sobre a sua felicidade com a conquista. “Está é a primeira turma a realizar esse curso, são pioneiros, e estão de parabéns. É uma vitória pessoal de cada um, e também para o município, que agora conta com profissionais ainda mais capacitados. Seguiremos contribuindo e sendo facilitadores dos avanços na saúde de Santo Antônio de Jesus”, finalizou Deolino.

Ascom PMSAJ.

Prorrogado prazo para vacinação contra a febre aftosa na Bahia

Prorrogado prazo para vacinação contra a febre aftosa na Bahia - bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) prorrogou o prazo para a vacinação contra a Febre Aftosa em todo o território baiano até o dia 31 de dezembro. A medida se deve à severa estiagem que afeta o estado. A declaração da vacinação agora pode ser feita até o dia 15 de janeiro de 2024.

A Bahia, que abriga um rebanho bovino de cerca de 12 milhões de cabeças, enfatiza a importância da vacinação para prevenir a Febre Aftosa, uma das mais graves enfermidades que afetam bovinos e bubalinos. A Adab solicita a todos os criadores que declarem a vacinação o mais breve possível.

Imunizar os animais é crucial não apenas para a saúde do rebanho, mas também para a economia, pois a presença da doença pode afetar as exportações de carne. A Bahia está avançando para se tornar o primeiro estado do Nordeste a alcançar o status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação em 2024, o que permitirá a abertura de novos mercados à carne baiana.

ASCOM.

Santa Maria da Vitória: Quatro envolvidos em mortes de PMs morrem em ações policiais

Santa Maria da Vitória: Quatro envolvidos em mortes de PMs morrem em ações policiais - santa-maria-da-vitoriaFoto: Poliana Lima/ Polícia Civil

Quatro acusados pelas mortes de dois policiais em Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano, morreram em ações policiais neste domingo, dia 3. Um quinto suspeito foi preso pela Polícia Civil. Os cinco foram apontados como autores dos homicídios do soldado Elias França, lotado na 30ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Santa Maria da Vitória), e do cabo PM João Paulo Fernandes Batista, das Rondas Especiais (Rondesp) Oeste.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), o primeiro suspeito foi localizado logo após a morte do soldado Elias. O soldado estava em um banheiro de uma festa em Santa Maria da Vitória quando foi atingido. Já o cabo foi morto quando procurava os suspeitos pela morte do colega. Com o primeiro suspeito, os agentes apreenderam um revólver, munições de calibre 32, um quilo de cocaína, maconha, dois celulares, R$ 519, cinco euros, balanças e roupas camufladas, informou o comandante da Cipe Cerrado, major Giovanni Damasceno.

Já na tarde deste domingo, policiais da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da delegacia de Santa Maria da Vitória prenderam outro envolvido no crime. O homem, que havia conseguido fugir em uma moto com o autor dos disparos, confessou a participação no crime e indicou onde estaria o suspeito de ter atirado no soldado. (mais…)

Ministério da Saúde lança assistente virtual com informações sobre vacinas

Ministério da Saúde lança assistente virtual com informações sobre vacinas - saudeFoto: Luciano Almeida - PMSAJ

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, dia 4, a operação do assistente virtual que ajudará, por meio do Whatsapp, na divulgação de informações oficiais sobre vacinação. Por meio dessa ferramenta, a pasta pretende, também, fazer alertas sobre notícias falsas (fake news).Ministério da Saúde lança assistente virtual com informações sobre vacinas - saudeMinistério da Saúde lança assistente virtual com informações sobre vacinas - saude

“O chatbot vai disponibilizar conteúdos diversos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes e informações complementares na área da saúde”, informou, em nota, o ministério, ao explicar que a ferramenta faz parte do programa Saúde com Ciência, que tem foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis, além de ações educativas e voltadas a responsabilização.

Por meio da plataforma será possível acessar diversos tipos de conteúdo, como horário de funcionamento de Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS. (mais…)

Ituberá: Delegacia é invadida e tem armas e munições furtadas

Ituberá: Delegacia é invadida e tem armas e munições furtadas - itubera, destaque Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Duas armas e munições foram furtadas da delegacia de Ituberá, no Baixo Sul baiano. Até a manhã desta segunda-feira, dia 4, nenhum item nem suspeitos foram localizados. Segundo a Polícia Civil, o fato ocorreu na madrugada do último sábado, dia 2.

Para chegar até o local, os acusados entraram pelo telhado e quebraram o forro de PVC. Depois, acessaram a sala em que as armas estavam e as levaram. Documentos foram revirados e uma caixa com dinheiro falso apreendido também foi mexida. A delegada Patrícia Crisóstomo disse que esta é a terceira vez que a delegacia foi invadida.

O caso é investigado pela 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), com apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin). Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a nova delegacia de Ituberá está em fase de construção e informou que a unidade “obedece o novo padrão de segurança, conforto e eficiência das mais de 50 unidades inauguradas em diversas cidades da Bahia”.

Fonte: Bahia Notícias.

Endividamento atinge 76,6% das famílias brasileiras, mostra CNC

Endividamento atinge 76,6% das famílias brasileiras, mostra CNC - economiaFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Ainda que em trajetória de queda pelo quinto mês consecutivo, o endividamento ainda alcança cerca de 76,6% das famílias brasileiras, que têm dívidas a vencer em cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e da casa. O percentual referente ao mês de novembro representa um recuo de 0,5% no número de endividados, em relação ao mês anterior.Endividamento atinge 76,6% das famílias brasileiras, mostra CNC - economiaEndividamento atinge 76,6% das famílias brasileiras, mostra CNC - economia

Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta segunda-feira (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A sensação de melhora nas condições econômicas do país, segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, pode estar por trás dessa queda. “O progresso do mercado de trabalho, mesmo em menor escala, com a maior contratação esperada neste período de fim de ano, vem favorecendo os orçamentos domésticos, indicando que menos pessoas estão recorrendo ao crédito, pois estão conseguindo arcar com as dívidas correntes”, comentou. (mais…)

Eunápolis: Homem morre após casa pegar fogo

Eunápolis: Homem morre após casa pegar fogo - eunapolisFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem, de 58 anos, morreu durante um incêndio na casa onde morava em Eunápolis, na Costa do Descobrimento (BA). A vítima foi identificada como Heron Dias da Rocha Filho. O fato ocorreu na noite deste sábado, dia 2.

Um grupo de vizinhos se mobilizou para tentar resgatar o homem após ouvir pedidos de socorro e sentir cheiro forte queimado. Eles chegaram a quebrar o primeiro portão com uma marreta, arrebentaram o cadeado do segundo portão, mas ao entrar no local, a vítima já não tinha sinais de vida.

Uma guarnição dos bombeiros se deslocou para o local e conseguiram controlar as chamas. O corpo do aposentado foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Uma perícia deve apontar as causas do ocorrido.

Fonte: Radar News via Bahia Notícias.

Micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país

Micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país - economiaFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Um estudo do Sebrae elaborado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apontou que 71% das 1,78 milhão de vagas de trabalho criadas em 2023 tiveram como origem as micro e pequenas empresas. O levantamento mostra que essas empresas geraram 1,26 milhão de postos de trabalho, enquanto as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos.Micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país - economiaMicro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país - economia

No mês de outubro, de acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas geraram 124,1 mil vagas, do total de pouco mais de 190 mil postos de trabalho. O número representa 65,2% do saldo líquido de contratações efetuadas. Enquanto as médias e grandes empresas foram responsáveis por 69,8 mil novas vagas, equivalente a 36,7% do saldo.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram, mais uma vez, a força do pequeno negócio e a importância desse segmento para a economia. (mais…)

SAJ: Prefeitura divulga lista de nomeação dos aprovados no concurso para ACS

SAJ: Prefeitura divulga lista de nomeação dos aprovados no concurso para ACS - sajFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA), representada pelo Prefeito Genival Deolino, no uso de uma de suas atribuições legais com fulcro no art. 96, inciso III, da Lei Orgânica do Município e em consonância com os art. 12, 16 e 17 da Lei 626/97, decretou a nomeação dos candidatos habilitados no Concurso Público, objeto do Edital nº 001/2023, publicado no Diário Oficial do Município em 31 de julho de 2023, conforme homologação publicada em 29 de setembro de 2023, para exercer, em caráter efetivo, a função do cargo indicado no Quadro de Servidores da Prefeitura.

Os candidatos nomeados podem tomar posse a partir desta segunda-feira, 04 de dezembro de 2023, no endereço indicado a seguir: Avenida Luiz Viana Filho nº 439 – Centro – Santo Antônio de Jesus/BA, CEP: 44430-116 (Sede da Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Recursos Humanos).

O poder executivo municipal informa ainda que, o Decreto supracitado entra em vigor a partir desta segunda-feira, 04 de dezembro de 2023, ficando revogadas as disposições em contrário.

Texto: Ascom PMSAJ.

STF deve julgar descriminalização do porte de drogas no próximo ano

STF deve julgar descriminalização do porte de drogas no próximo ano - justicaFoto: Marcello Casal/ Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar no início de 2024 a possibilidade de descriminalização do porte de drogas. A informação foi confirmada pela assessoria da Corte após a devolução automática de uma vista do processo.STF deve julgar descriminalização do porte de drogas no próximo ano - justicaSTF deve julgar descriminalização do porte de drogas no próximo ano - justica

Nesta segunda-feira, dia 4, o recurso que trata do assunto foi automaticamente devolvido para continuidade de julgamento, após decorrido o prazo de 90 dias para a vista (mais tempo de análise) pedida pelo ministro André Mendonça.

Em seguida à liberação, o Supremo informou que “a regra geral” é que o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, paute as ações para julgamento tão logo sejam liberadas pelo sistema da Corte. (mais…)

SAJ: Prefeitura realizará assinatura da Ordem de Serviço para instalação de nova rede de drenagem

SAJ: Prefeitura realizará assinatura da Ordem de Serviço para instalação de nova rede de drenagem - saj, noticias, bahiaImagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), e da Superintendência de Convênios (SUCONV), realizará a assinatura da Ordem de Serviço para instalação de nova rede de drenagem, que é uma reivindicação de mais de 50 anos, dos moradores e empresários da região.

A assinatura, que oficializará a liberação para o início das obras, será realizada na terça-feira (05), a partir das 17 horas, em frente à Loja São Luís. As ruas que receberão a nova rede de drenagem são: Antônio Veiga Argôlo, Manoel João da Paixão Araújo, Santo Antônio e Antônio Fraga.

O poder executivo municipal salienta a importância da participação de todos os veículos de comunicação, para que a informação de mais esta importante obra seja levada a todos os munícipes.

Ascom PMSAJ

Uneb sedia 1° Encontro Estadual dos grupos de convivência dos CSUs

Uneb sedia 1° Encontro Estadual dos grupos de convivência dos CSUs - noticias, bahiaFotos: Matheus Landim/GOVBA

O teatro da Uneb sediou neste domingo (3), o “1° Encontro anual estadual dos grupos de convivência das pessoas idosas – Salvador e Região Metropolitana”. O evento que é realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), através da Coordenação dos Centros Sociais Urbanos (COAD), tem o objetivo de proporcionar a integração dos idosos por meio da socialização e das construções produzidas no decorrer do ano nos espaços de convivência, e, assim, compartilhar as experiências e vivências, exaltando as contribuições artísticas e culturais elaboradas pelos grupos dentro dos centros sociais.

“Este evento reúne os grupos de idosos dos Centros Sociais Urbanos da Bahia como uma medida de integração do trabalho que realizamos durante todo o ano nos CSU’s. Aqui temos um trabalho recreativo, de artesanato, e atendimento médico com a população idosa atendida em nossas unidades. E hoje é o encontro onde cada grupo de idosos vai fazer sua apresentação cultural e cada grupo de idosos vai eleger a Miss CSU, além de prestigiar várias apresentações culturais”, afirma o coordenador dos Centros Sociais Urbanos da Bahia (CSU), Paulo Mota.

Os Centros Sociais Urbanos (CSUs) estão presentes em diversos municípios da Bahia, oferecendo atividades de lazer, esporte, cultura, inclusão digital, informação, formação e qualificação profissional, educação infantil, atenção à saúde e apoio a grupos de convivência, visando fomentar a organização e fortalecimento de vínculos familiares e das comunidades. (mais…)

SAJ: Prefeitura em parceria com Governo Federal construirá 500 unidades do Minha Casa Minha Vida

SAJ: Prefeitura em parceria com Governo Federal construirá 500 unidades do Minha Casa Minha Vida - saj, destaqueFoto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através das Secretarias de Assistência Social (SMAS) e Infraestrutura (SEINFRA), em parceria com o Governo Federal, realizará a construção de 500 novas casas populares no município. As novas moradias serão construídas através de adesão ao programa Minha Casa Minha Vida. O terreno direcionado para a construção está localizado no Açougue Velho, no Bairro Santa Terezinha.

O prefeito Genival Deolino falou sobre as novas casas. “Estamos empenhados em efetivar o mais rápido possível mais este grande projeto. Sabemos a importância de realizar este sonho para 500 famílias. Por isso, não descansaremos até que tudo esteja finalizado. Em breve divulgaremos mais informações sobre como se inscrever para o programa e participar da seleção. Seguimos juntos e trabalhando muito”, finalizou o chefe do poder executivo municipal.

Ascom PMSAJ

Saiba como Bahia pode se salvar do rebaixamento na última rodada do Brasileirão

Saiba como Bahia pode se salvar do rebaixamento na última rodada do Brasileirão - esporte, bahiaFoto: Felipe Oliveira/ Divulgação /EC Bahia

O Bahia entra em campo na próxima quarta-feira, dia 6, às 21h30, para enfrentar o Atlético-MG pela última rodada do Brasileirão. Com 41 pontos e no 17º lugar, a equipe não depende de si para escapar da queda para a Segunda Divisão.

Para conseguir ficar fora dos últimos lugares, o Tricolor tem que vencer o Galo e torcer para Santos ou Vasco não vencerem os seus jogos contra Red Bull Bragantino e Fortaleza, respectivamente. Vale lembrar que os dois adversários do Esquadrão também jogam como mandantes.

Outra opção é o time comandado por Rogério Ceni empatar com o alvinegro e o Vasco perder para o Massa Bruta. Nessa condição, o Tricolor passaria o cruz-maltino nos critérios de desempate na tabela de classificação.  Em caso de mais uma derrota, o Bahia terá o seu rebaixamento consumado. A equipe tricolor amargou neste domingo uma derrota para o América-MG por 3 a 2. O revés complicou a situação do clube liderado pelo Grupo City.

Bahia Noticias.

Santa Maria da Vitória: Soldado Elias França é assassinado

Santa Maria da Vitória: Soldado Elias França é assassinado - santa-maria-da-vitoria, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um soldado da Polícia Militar foi assassinado a tiros na cidade de Santa Maria da Vitória na manhã deste domingo, dia 3. O oficial, identificado como Elias França, estava de folga e foi morto no banheiro de um evento.

Segundo a Polícia Militar, eles foram acionados com a denúncia de vítima de disparo de arma de fogo, na BA 349, zona rural do município de Santa Maria da Vitória.

“A Polícia Militar lamenta profundamente o falecimento de um integrante da corporação que não resistiu após disparos de arma de fogo”, escreveu a Polícia Militar na nota.

No local foi constatada a veracidade dos fatos e de que a vítima era um policial militar. A equipe do Samu atestou o óbito, o local foi isolado e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) acionado.

Bahia Noticias.

Bahia perde para o rebaixado América-MG e não depende de si para evitar queda na quarta

Bahia perde para o rebaixado América-MG e não depende de si para evitar queda na quarta - esporteFoto: Felipe Oliveira/ Divulgação/ EC Bahia

O Bahia sofreu mais um revés no Campeonato Brasileiro e pode ser rebaixado na última rodada. Na noite deste domingo, dia 3, a equipe tricolor até saiu na frente, mas sofreu a virada do América-MG no Independência.

Everaldo e Ademir fizeram para o Esquadrão, enquanto Ricardo Silva e Renato Marques (duas vezes) balançaram a rede a favor do Coelho.

Com a derrota, o Tricolor segue com 41 pontos, na 17ª posição, e não depende de si para evitar o rebaixamento na próxima quarta-feira (6), a partir das 21h30. Na Arena Fonte Nova, o Bahia vai enfrentar o Atlético-MG.

Bahia Noticias.

Justiça suspende corrida de jegue em cidade no interior da Bahia

Justiça suspende corrida de jegue em cidade no interior da Bahia - noticias, feira-de-santana, bahiaImagem de Evandro vandró por Pixabay

A Justiça decidiu suspender a realização da corrida de jegue programada para a manhã deste domingo, dia 3, em Feira de Santana (BA). A decisão foi tomada pela 2ª Vara de Fazenda Pública do município. A decisão é resultado de uma ação movida por advogados por meio do Instituto Protecionista – SOS Animais & Plantas e Rede de Mobilização pela Causa Animal.

Em caso de descumprimento da decisão, foi fixada uma multa cominatória no valor de R$ 100.000,00. A decisão destaca a relevância do interesse econômico e social na realização do evento, mas ressalta a necessidade de garantir o bem-estar dos animais envolvidos, seguindo as diretrizes legais e jurisprudenciais sobre a prática de eventos desportivos que incluem animais.

No entanto, mesmo com a determinação judicial, o evento foi realizado e integrou a programação da I Cavalgada Princesa do Sertão. Um dos organizadores da corrida, Paulo Silva, disse que a organização não foi comunicada sobre a liminar.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Acorda Cidade.

Confira orientações para evitar acidentes com enfeites de Natal e economizar na conta de energia

Confira orientações para evitar acidentes com enfeites de Natal e economizar na conta de energia - dicasImagem de Myshun por Pixabay

Ao chegar o mês de dezembro, muitas famílias organizam os preparativos para o Natal. As decorações que caracterizam o período, como lâmpadas coloridas, fitas de iluminação, árvores natalinas e o famoso pisca-pisca, já começam a aparecer nas residências e estabelecimentos comerciais. Contudo, é preciso adotar alguns cuidados na hora de adquirir e instalar produtos luminosos, além de outros itens que compõem a tradicional decoração natalina.

Pensando na segurança das pessoas para prevenir acidentes e gerar economia para os bolsos dos consumidores, a Neoenergia Coelba selecionou algumas orientações que envolvem o uso consciente dos elementos da decoração natalina, para que as festas sejam celebradas da melhor forma e tragam apenas boas experiências.

A primeira recomendação se dá no momento da compra das luzes pisca-pisca: além da regulamentação do Inmetro, na embalagem do acessório deve constar informações sobre a potência, tensão e instruções de uso. Isso garantirá maior confiabilidade do produto. Além disso, a opção por lâmpadas LED é mais segura e mais econômica, pois elas aquecem menos e utilizam menos energia do que as convencionais. (mais…)

Morre em Wenceslau Guimarães homem que seguia de SAJ para Aiquara

Morre em Wenceslau Guimarães homem que seguia de SAJ para Aiquara - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem de 59 anos morreu vítima de infarto no interior de um ônibus da Viação Camurujipe na tarde de sábado, dia 2. O ônibus seguia de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, para Aiquara, no Médio Rio de Contas.

O passageiro Gerinaldo Almeida Girardi embarcou no ônibus por volta das 10h. No trajeto, ele passou mal e teve um infarto. O motorista do ônibus socorreu o homem e o levou ao Hospital Municipal de Wenceslau Guimarães, mas já chegou à unidade hospitalar sem sinais vitais.

O corpo foi levado por um veículo de uma funerária ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié por volta das 22h. 12 horas após a morte, fato esse que gerou muitas criticas feitas por internautas e familiares do falecido.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fontes: Blog do Valente e Jitaúna em Dia.

Cerca de 200 bombeiros atuam no combate a incêndios florestais no interior da Bahia neste domingo (03)

Cerca de 200 bombeiros atuam no combate a incêndios florestais no interior da Bahia neste domingo (03) - bahiaFoto: Ascom/ CBM-BA

Chamas seguem se alastrando em zonas de mata no interior da Bahia neste final de semana. Em nota, o Corpo de Bombeiros informa que cerca de 200 bombeiros militares permanecem atuando no combate e monitoramento a incêndios florestais neste domingo, dia 3.

As equipes trabalham nas regiões Norte, Sudoeste, Sul e Chapada Diamantina, no interior da Bahia nas cidades de Miguel Calmon, Pindobaçu, Ibicoara, Morro do Chapéu, Macaúbas, Brotas de Macaúbas, Mundo Novo, Ruy Barbosa, Barra da Estiva, Rio de Contas, Érico Cardoso, Poções, Maraú, Porto Seguro, Eunápolis e Itamaraju.

A corporação indica que oito aviões modelo Air Tractor, fornecidos através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), dois helicópteros – um do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e outro do governo de Pernambuco – brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos às regiões atingidas dão apoio à Operação Florestal, que teve início em julho último.

Além dos combates, os bombeiros também realizam ações preventivas com a população local.

Fonte: Bahia Notícias.

Feira de Santana: Homem é assassinado a tiros

Feira de Santana: Homem é assassinado a tiros - feira-de-santanaFoto: Divulgação/ Polícia Civil da Bahia

Um homem foi assassinado por volta das 19h30 deste sábado, dia 2, no Residencial Jardim das Oliveiras, na Rua Capim Grosso, bairro Conceição em Feira de Santana (BA).

Ele foi morto a tiros por um homem no residencial onde morava. No momento do crime, ele estava em uma motocicleta e em companhia da namorada.

Até o momento não há mais informações sobre a autoria e motivação do crime. O delegado André Ribeiro realizou o levantamento cadavérico.

Fonte: Acorda Cidade via Bahia Notícias.

Lula pede “bom senso” de Venezuela e Guiana em disputa por território

Lula pede "bom senso" de Venezuela e Guiana em disputa por território - politicaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que Venezuela e Guiana tenham “bom senso” na disputa territorial da região de Essequibo, na Guiana. Neste domingo, dia 3, os venezuelanos farão um referendo sobre o apoio da população a respeito da anexação da área. Lula pede "bom senso" de Venezuela e Guiana em disputa por território - politicaLula pede "bom senso" de Venezuela e Guiana em disputa por território - politica

Nos últimos dias, Lula esteve em visita ao Oriente Médio e, hoje, conversou com jornalistas antes de deixar Dubai, nos Emirados Árabes, a caminho de Berlim, na Alemanha, onde tem compromissos da agenda bilateral.

Para o presidente, o que a América do Sul “não está precisando agora é de confusão”. “Se tem uma coisa que precisamos para crescer e melhorar a vida do nosso povo é a gente baixar o facho, trabalhar com muita disposição de melhorar a vida do povo e não ficar pensando em briga, não ficar inventando história. Então, espero que o bom sendo prevaleça do lado da Venezuela e da Guiana”, disse Lula. (mais…)

Ibiassucê: Homem armado provoca confusão em bar e é linchado

Ibiassucê: Homem armado provoca confusão em bar e é linchado - ibiassuceImagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Uma confusão dentro de um bar no interior da Bahia terminou em agressão e com uma pessoa ferida. Um homem, que não teve a identidade revelada, foi linchado após confusão em bar na cidade de Ibiassucê, no Sertão Produtivo baiano, na madrugada deste domingo, dia 3.

De acordo com informações repassadas pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a ocorrência foi registrada por volta das 1h30 da manhã.

No local, policiais encontraram a vítima armada com um revólver calibre 32 e caída no chão, desacordada e com sangramento na cabeça. Segundo a guarnição, a arma tinha duas munições deflagradas e uma picotada. (mais…)

“Se não tiver acordo, paciência”, diz Lula, sobre Mercosul e UE

"Se não tiver acordo, paciência", diz Lula, sobre Mercosul e UE - politicaFoto: Marcos Oliveira/ Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo, dia 3, que caso não haja o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE), não foi por falta de vontade dos sul-americanos, mas por protecionismo dos europeus. Ontem, dia 2, Lula se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, na tentativa de avançar com a negociação. "Se não tiver acordo, paciência", diz Lula, sobre Mercosul e UE - politica"Se não tiver acordo, paciência", diz Lula, sobre Mercosul e UE - politica

Nos últimos dias, o presidente brasileiro esteve em visita ao Oriente Médio e, hoje, conversou com jornalistas antes de deixar Dubai, nos Emirados Árabes, a caminho de Berlim, na Alemanha, onde tem compromissos da agenda bilateral. A Alemanha é um dos países que defende o acordo Mercosul-UE.

“Se não tiver acordo, paciência, não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil e que não digam mais que é por conta da América do Sul. Assuma a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer uma acordo na perspectiva de fazer qualquer concessão, é sempre ganhar mais e nós não somos mais colonizados, nós somos independentes, nós queremos ser tratados apenas com o respeito de países independentes que temos coisas pra vender, e as coisas que temos têm preço. O que queremos é um certo equilíbrio”, disse Lula.

(mais…)

Itabuna ganha Praça da Ciência

Itabuna ganha Praça da Ciência - noticias, itabuna, bahiaFoto: Divulgação

Com o propósito de promover e incentivar o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa, desenvolvendo a curiosidade de crianças e jovens, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Educação (Sec), inaugurou mais uma Praça da Ciência no interior da Bahia, desta vez no Complexo Integrado de Educação de Itabuna. A solenidade, que aconteceu nesta sexta-feira (01), contou com a presença do chefe de Gabinete da Secti, Marcius Gomes, da secretária de Educação, Adélia Pinheiro, da deputada federal Lídice da Mata e de outras autoridades.

O espaço, que tem equipamentos inclusivos para pessoas com deficiência, estimula o saber científico de maneira lúdica e interativa. A praça conta com balanço, alavanca, gangorra, bicicletas geradoras, torre infinita, harpa e concha acústica.

Marcius Gomes, chefe de Gabinete da Secti, destaca o objetivo principal da Praça da Ciência. “Essa iniciativa faz parte do nosso maior programa de governo, o Bahia Mais Inovadora. O foco central da ação é a popularização da ciência. Essas estruturas facilitam a aproximação da juventude ao processo de aprendizagem. A praça também visa aproximar a comunidade e os estudantes dos temas de ciência, tecnologia e inovação.” (mais…)

Brasil vai para Opep + para influenciar transição energética, diz Lula

Brasil vai para Opep + para influenciar transição energética, diz Lula - politicaFoto: Ricardo Stuckert/ PR

O Brasil vai participar da Organização dos Países Produtores de Petróleo Plus (Opep+), que reúne grandes produtores de petróleo mais os seus aliados, para poder influenciar na transição energética, informou neste sábado, dia 2, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A transição energética pretende substituir o consumo de combustíveis fosseis por energia renovável para reduzir o aquecimento do planeta. Brasil vai para Opep + para influenciar transição energética, diz Lula - politicaBrasil vai para Opep + para influenciar transição energética, diz Lula - politica

“Acho importante a gente participar porque a gente precisa convencer os países que produzem petróleo que eles precisam se preparar para o fim dos combustíveis fósseis e se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram com o petróleo e fazer investimentos para que os continentes Africano e a América Latina possam produzir os combustíveis renováveis que eles precisam, sobretudo o hidrogênio verde. Porque se não criar alternativa a gente não vai poder dizer que vai acabar com combustível fóssil”, explicou.

Criada em 1960, a Opep atualmente tem 13 membros, entre eles, Arábia Saudita, Venezuela, Iraque, Irã, Kuwait, Nigéria e Angola. Já a Opep + reúne outros dez países aliados dos membros permanentes, entre eles, estão Rússia, México, Malásia e Sudão. (mais…)

Barreiras: PRF realiza apreensão de carga de madeira nativa transportada ilegalmente

Barreiras: PRF realiza apreensão de carga de madeira nativa transportada ilegalmente - barreirasFoto: PRF

Agentes da PRF realizaram a apreensão de 38,85 m³ de madeira beneficiada que estava sem a devida documentação ambiental válida. Eles identificaram o crime ambiental, durante fiscalização em trecho do município de Barreiras (BA), localizado no Km 800 da BR 242.

O flagrante ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 1º, ao abordarem a carreta Volvo/FH 440 com placas de Feira de Santana (BA).

Foram solicitados os documentos de porte obrigatório e toda a documentação necessária para transporte de produtos de origem florestal. A carga de madeira seguia do estado do Pará e tinha como destino a capital do Tocantins. Dessa forma, há a necessidade de comprovação ambiental. (mais…)

Financiamento climático não pode reproduzir modelo do FMI, segundo Lula

Financiamento climático não pode reproduzir modelo do FMI, segundo Lula - politicaFoto: Ricardo Stuckert/ PR

Os mecanismos para financiamento climático e ambiental não podem repetir os modelos de funcionamento de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado, dia 2, em mais um evento na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Financiamento climático não pode reproduzir modelo do FMI, segundo Lula - politicaFinanciamento climático não pode reproduzir modelo do FMI, segundo Lula - politica

“Os mecanismos de financiamento climático e ambiental não podem reproduzir a lógica excludente dessas instituições. No Conselho do Fundo Global para o Meio Ambiente, Brasil, Colômbia e Equador são obrigados a dividir uma única cadeira, enquanto vários países desenvolvidos ocupam cada um o seu próprio assento”, afirmou.

Lula destacou ainda que os quatro maiores fundos ambientais possuem um saldo de mais de U$S 10 bilhões, mas que os países pobres não conseguem acessá-los por barreiras burocráticas. (mais…)

Caetité: Mulher é detida duas vezes após ataque a cunhadas

Caetité: Mulher é detida duas vezes após ataque a cunhadas - caetiteFoto: Poliana Lima/ Polícia Civil

Uma mulher foi detida duas vezes entre a noite desta sexta-feira, dia 1°, e madrugada deste sábado, dia 2, após atacar duas cunhadas em Caetité, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano. O primeiro fato ocorreu após uma discussão familiar no bairro Ovídio Teixeira.

A acusada teria golpeado com uma faca as cunhada dela. Militares da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram ao local e prenderam a suspeita. Uma ambulância do Samu socorreu as vítimas e as levou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

No entanto, já na madrugada deste sábado, a PM foi novamente acionada para conter uma confusão entre as mesmas pessoas. As três mulheres foram levadas para a delegacia de Caetité.

Fonte: Bahia Notícias.

Inep aplica segunda etapa de provas do Revalida neste fim de semana

Inep aplica segunda etapa de provas do Revalida neste fim de semana - educacaoImagem de jannoon028 no Freepik

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, neste sábado, dia 2, e no domingo, dia 3, a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2. Inep aplica segunda etapa de provas do Revalida neste fim de semana - educacaoInep aplica segunda etapa de provas do Revalida neste fim de semana - educacao

Os portões fecharam ao 12h para o primeiro turno de provas e abrirão novamente às 15h, para o segundo turno, marcado para começar às 16h, sempre no horário de Brasília. Nessa etapa, são realizadas as provas de habilidade clínica.

Segundo o Inep, a prova é “estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizam tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos”. (mais…)

Vale do Jiquiriçá: Homem morre durante ação contra tráfico de drogas

Vale do Jiquiriçá: Homem morre durante ação contra tráfico de drogas - vale-do-jiquiricaFoto: Divulgação/ Polícia Civil

Um homem, de 35 anos, morreu em uma ação policial em Itaquara, no Vale do Jiquiriçá (BA), na noite desta sexta-feira, dia 2. Segundo a polícia, via Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, militares da 3ª Cia e do 19º BPM averiguavam uma denúncia de venda de drogas quando teriam sido surpreendidos a tiros. Um homem, identificado como Edenilson de Jesus Almeida, foi ferido na ação.

Ele teria sido levado para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. Com o acusado, os PMs informaram a apreensão de 104 porções de substância análoga ao crack, um revólver calibre 32, maconha, um celular e R$ 35 em espécie.

O corpo do homem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste do estado.

Fonte: Bahia Notícias.

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado (02)

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado (02) - economiaIMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O concurso 2663 da Mega-Sena distribuirá neste sábado, dia 2, às 20h, um prêmio estimado em R$ 3 milhões para quem acertar os seis números.Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado (02) - economiaMega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado (02) - economia

O sorteio será realizado no Espaço da Sorte, em São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa no facebook e canal da Caixa no YouTube.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Fonte: Agência Brasil.

SAJ: Prefeitura reinaugura Centro Especializado em Feridas e Programa Melhor em Casa

SAJ: Prefeitura reinaugura Centro Especializado em Feridas e Programa Melhor em Casa - sajFoto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na noite da última quinta-feira, dia 30, a reinauguração do Centro Especializado em Feridas e sede do Programa Melhor em Casa, a unidade foi transferida para um local maior e com melhor estrutura.

O Centro Especializado em Feridas, que após 5 anos funcionando como anexo, na estrutura de outros serviços de saúde, agora conta com um local próprio, tem como objetivo tratar lesões complexas e de difícil cicatrização. O serviço agora conta com uma estrutura completa, com consultórios amplos, apoio da equipe multidisciplinar, além do uso de materiais para curativos de alta tecnologia e alto custo, o que favorece a cicatrização mais rápida, trazendo de volta o bem-estar do usuário.

A nova sede do Programa Melhor em Casa, que foi implantado no município há 2 anos, servirá para realizar o planejamento multidisciplinar para o atendimento de pacientes em domicílio, a depender do seu quadro clínico, segundo o protocolo do Ministério da Saúde. A equipe é composta por: enfermeira, técnica de enfermagem, médico, fisioterapeuta e nutricionista. (mais…)

Brasil assume G20 com foco em fome, clima e governança global

Brasil assume G20 com foco em fome, clima e governança global - politicaFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Brasil assume nesta sexta-feira, dia 1º, pela primeira vez, a presidência do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana. O mandato tem duração de um ano, encerrando-se em 30 de novembro de 2024. Brasil assume G20 com foco em fome, clima e governança global - politicaBrasil assume G20 com foco em fome, clima e governança global - politica

Formado em 1999, com o objetivo de buscar soluções após uma grave crise financeira internacional, o G20 corresponde hoje a cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e 2/3 da população mundial.

O Brasil integra o grupo desde o início, quando o foco principal ainda era a chamada Trilha das Finanças, que reúne os ministros de finanças e presidentes de bancos centrais. A partir de 2008, quando uma nova crise financeira abalou o mundo, o grupo passou a ter o formato atual, congregando também chefes de Estado e de governo. (mais…)

SAJ: Prefeitura inaugura CAPS 2 Nova Vida e Ambulatório de Saúde Mental

SAJ: Prefeitura inaugura CAPS 2 Nova Vida e Ambulatório de Saúde Mental - sajFoto: Luciano Almeida

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou, na noite da última quinta-feira, dia 30, a reinauguração do CAPS 2 Nova Vida (Centro de Atenção Psicossocial) e do Ambulatório de Saúde Mental, a nova sede conta com uma estrutura mais ampla, ventilada e bem dividida.

O CAPS Nova Vida atende pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, dispondo de uma equipe multidisciplinar integral composta por: psicólogos, enfermeira, assistente social, educador físico, técnica de enfermagem, oficineira, músico e médico psiquiatra. Os pacientes são atendidos de forma integral durante todo o dia, através de grupos terapêuticos, atendimentos individuais, grupos de geração de renda com artesanato e bijuterias, oficinas de artes, horta, participação no coral, além de realizarem as suas refeições no local.

Já o Ambulatório de Saúde Mental, referência nos atendimentos ambulatoriais de psiquiatria e psicologia, além da equipe de enfermagem, agora conta com uma excelente nova estrutura, com mais consultórios e conforto e uma farmácia mais ampla. (mais…)

PF e IBAMA apreendem aves compradas ilegalmente no Rio de Janeiro

PF e IBAMA apreendem aves compradas ilegalmente no Rio de Janeiro - brasilFoto: Polícia Federal/ RJ

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apreenderam, nesta sexta-feira, dia 1º, aproximadamente 30 aves, que, segundo a PF, tinham sido compradas ilegalmente. Os animais eram mantidos em cativeiro, no bairro de Cascadura, zona norte do Rio de Janeiro, sem a documentação necessária.PF e IBAMA apreendem aves compradas ilegalmente no Rio de Janeiro - brasilPF e IBAMA apreendem aves compradas ilegalmente no Rio de Janeiro - brasil

De acordo com a PF, para tentar escapar da fiscalização, um homem que foi preso na ação, apresentou documentos falsos das aves. A prisão em flagrante foi por uso de documento falso, maus-tratos e por manter em cativeiro animais silvestres sem a devida autorização. “Ele também responderá pelo crime de receptação, cuja pena prevista é de reclusão de um a quatro anos e multa”, completou a PF.

Entre as aves apreendidas, algumas são de grande porte. Além disso, umas estão ameaçadas de extinção e outras são exóticas, como a loris, que é nativa do Sudeste Asiático e da Oceania, a ring neck e a rosela. Os agentes encontraram ainda tucano toco, arara-vermelha grande, arara Canindé, arara canga, papagaio-verdadeiro, jandaia e periquito Maracanã. (mais…)

Seabra: PRF autua caminhoneiro com drogas para retardar o sono

Seabra: PRF autua caminhoneiro com drogas para retardar o sono - seabra, policia, chapada-diamantinaFoto: PRF

Policiais rodoviários federais flagraram no final da tarde desta quinta-feira, dia 29, na BR 242, em Seabra (BA), um caminhoneiro que transportava 26 comprimidos de rebite, substância usada para inibição do sono.

A carreta Volvo placas da Bahia foi abordada no km 408 da rodovia. A equipe constatou através do disco do tacógrafo que o motorista dirigia por longas horas sem o descanso obrigatório. Foi perguntado se ele portava alguma droga para se manter acordado e o homem apresentou duas cartelas de um “rebite” sem registro na Anvisa.

A droga à base de anfetamina estimula o sistema nervoso central e é utilizada geralmente por profissionais do volante para inibir o sono e se manter acordado por longas horas durante a viagem. (mais…)

Brasil busca protagonismo na COP após reduzir desmatamento na Amazônia

Brasil busca protagonismo na COP após reduzir desmatamento na Amazônia - politicaFoto: Ricardo Stuckert/ PR

O Brasil enviou para Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a maior comitiva brasileira da história das COPs, com cerca de 3 mil pessoas, entre representantes da sociedade civil, de empresas privadas, do Congresso Nacional, de governos estaduais e do federal. O tamanho da comitiva traduz o desejo de protagonismo do Brasil no debate climático global.  Brasil busca protagonismo na COP após reduzir desmatamento na Amazônia - politicaBrasil busca protagonismo na COP após reduzir desmatamento na Amazônia - politica

Com uma redução do desmatamento na Amazônia de 22,3%, a maior queda em uma década, o governo espera convencer o mundo de que é uma liderança no combate às mudanças climáticas. Por outro lado, o aumento do desmatamento do Cerrado, os incêndios no Pantanal e a defesa da exploração de Petróleo na Marguem Equatorial Brasileira são pontos que os ambientalistas ainda criticam.

Ao discursar em Dubai, nesta sexta-feira, dia 1º, o presidente Luís Inácio Lula da Silva enfatizou que o Brasil “está disposto a liderar pelo exemplo” e citou medidas adotadas pelo país, como a redução do desmatamento na Amazônia, a meta de zerar a destruição da floresta até 2030 e a Cúpula dos países amazônicos realizada neste ano, em Belém (PA). (mais…)

SAJ: Quarteto é preso por furtos em loja; grupo levou 34 bolsas e 57 peças de roupas

SAJ: Quarteto é preso por furtos em loja; grupo levou 34 bolsas e 57 peças de roupas - saj, policiaFoto: Reprodução/ Blog do Valente

Três mulheres e um homem foram presos na tarde desta quinta-feira, dia 30, em Santo Antônio de Jesus (BA). O quarteto é apontado como autor de furtos de mercadorias em uma loja de roupas do Centro da cidade. Entre os produtos furtados havia 34 bolsas, 57 peças de roupa, 6 fritadeiras, 20 pares de sandália, 15 torneiras, entre outros itens.

Uma denúncia levou equipes da Polícia Civil a fazer diligências no Centro da cidade. Conforme relatos, as três mulheres faziam os furtos e depois armazenavam os produtos em um veículo. Inicialmente, duas mulheres foram detidas.

Horas depois, uma mulher e o homem, que formavam um casal, foram presos já na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os dois foram levados também para a delegacia de Santo Antônio de Jesus. A polícia apura ainda a participação de outros acusados nos furtos.

Fonte: Blog do Valente via Bahia Notícias.

Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens

Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens - saudeImagem de Antonio Corigliano do Pixabay

Dados do Ministério da Saúde indicam que o país vem registrando queda nos casos de HIV/aids, mas não entre homens de 15 a 29 anos. Nesta faixa, o índice tem aumentado, chegando, em 2021, a 53,3% dos infectados de 25 a 29 anos. Os números da pasta também registram crescimento dos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes.Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens - saudeCasos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens - saude

No mês em que se realiza a campanha Dezembro Vermelho, iniciativa de conscientização para a importância da prevenção contra o vírus HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que, se não tratadas, essas infecções podem causar lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas e cardiovasculares e até câncer como o de útero e de pênis.

Ao longo do mês de dezembro, a sociedade médica esclarece as principais dúvidas envolvendo as ISTs por meio de liveposts e vídeos em seu perfil nas redes sociais (@portaldaurologia). (mais…)

Nazaré: Fazedores de cultura enviam denúncia ao Ministério Público sobre edital da Lei Paulo Gustavo

Nazaré: Fazedores de cultura enviam denúncia ao Ministério Público sobre edital da Lei Paulo Gustavo - nazare, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um grupo de 8 fazedores de cultura na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, denunciaram contra ato ilegal e abusivo Prefeitura Municipal de Nazaré, apontando irregularidades no resultado do edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Prefeitura de Nazaré. A denúncia foi enviada ao Ministério Público por uma advogada, além de uma solicitação de representação ao Ministério Público, que já havia sido enviada por um dos fazedores culturais.

Foi também enviada denúncia ao Ministério da Cultura, por parte de dois artistas, através do canal disponibilizado para denúncias de suspeitas de irregularidades por parte das prefeituras na aplicação da LEI. O grupo pede a anulação do resultado e a realização de nova avaliação por pareceristas de fora da cidade, convocados através de edital de seleção de pareceristas com expertise no setor cultural.

A principal insatisfação dos fazedores de cultura é o fato de não ter sido disponibilizado comprovante de inscrição aos proponentes, além de mudança de categoria de projetos, neste mesmo edital que em seu resultado preliminar classificou um advogado que presta serviços para a Prefeitura, mesmo edital que contemplou no resultado final, um assessor que atua na secretaria executora do referido edital. (mais…)

Termelétricas previstas em lei são ameaça à exportação de hidrogênio verde

Termelétricas previstas em lei são ameaça à exportação de hidrogênio verde - brasilImagem Ilustrativa de falco por Pixabay

Na semana da aprovação na Câmara do Projeto de Lei 2.308/2023, que regulamenta a produção de hidrogênio considerado de baixa emissão de carbono, divulgamos o estudo feito pela PSR que alerta para o risco de o Brasil não conseguir se consolidar como importante player no mercado internacional de hidrogênio verde (H2V) por conta destas usinas.

O hidrogênio obtido a partir da eletrólise da água é chamado verde quando usa fontes renováveis de energia no processo, como eólica ou solar. Para utilização em solo europeu, o modelo mais benéfico para plantas de hidrogênio é o uso de energia da rede elétrica caso ela apresente uma participação de renováveis acima de 90%, pois permitiria a operação constante da planta de produção.

O estudo em questão, realizado a pedido do Instituto Clima e Sociedade (iCS), avaliou se o Brasil seria capaz de atender a esses critérios. Foram considerados aspectos como crescimento da demanda por eletricidade; necessidade de novos investimentos em capacidade de geração e transmissão; novas tecnologias; e políticas energéticas públicas. (mais…)

Gamboa do Morro: Ação policial durante reintegração de posse gera protestos

Gamboa do Morro: Ação policial durante reintegração de posse gera protestos - destaque, cairuFoto: Reprodução/ Video

Uma ação policial na Gamboa do Morro, na Ilha de Tinharé, região vizinha ao destino turístico de Morro de São Paulo, gerou protestos na região, desde a sua execução na última sexta-feira, dia 24. A Polícia nega as acusações de truculência nas abordagens.

A ação era o cumprimento de um mandado de reintegração de posse de terras invadidas na região. Líderes da invasão já haviam repartido o terreno na intenção de vender os lotes de terra. No entanto, moradores locais afirmam que os policiais agiram com truculência, fazendo uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os populares.

Em nota, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), alega que “a reintegração de posse ocorreu, em cumprimento a mandado judicial, não sendo registrada quaisquer anormalidades na ocasião.” Ainda não há informações sobre os suspeitos de tentarem vender as terras invadidas.

Fonte: Bahia Noticias.

Jornada de Foguetes impulsiona a ciência entre estudantes

Jornada de Foguetes impulsiona a ciência entre estudantes - noticias, brasilJornada de Foguetes - OBA - Foto: Divulgação

3, 2, 1, lançar! Essa frase é responsável por acelerar corações de professores e estudantes durante uma das mais emocionantes iniciativas científicas do país: a Jornada de Foguetes. O evento é promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e reúne os melhores medalhistas da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A Jornada acontece na cidade de Barra do Piraí, interior do estado do Rio, em dezembro, dos dias 4 a 7 e dos dias 11 a 14.

A programação conta com palestras e oficinas práticas sobre astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso. Os participantes também são avaliados durante o evento e ganham troféus de acordo com o alcance obtido pelos foguetes, que são construídos com garrafa pet e usam vinagre e o bicarbonato de sódio como combustível, além de protótipos com propelente sólido.

Para o professor João Canalle, coordenador da OBA e da MOBFOG, o objetivo da Jornada é mostrar que o estudo pode ser algo emocionante na vida do estudante e que é possível aprender ciência de modo lúdico e divertido. “É uma iniciativa completa, que consegue reunir diversos aprendizados, como, por exemplo, liderança, inteligência emocional, trabalho em equipe, além de astronomia, física e química”, ressalta Canalle. (mais…)

Candiba: Idoso morre vítima de acidente de moto

Candiba: Idoso morre vítima de acidente de moto - candiba, transitoFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um motociclista morreu após perder o controle do veículo e cair embaixo de um trator. O fato ocorreu nesta quinta-feira, dia 30, em uma estrada no povoado de Exu, zona rural de Candiba, no Sudoeste baiano. João Elizeu de Souza, de 60 anos, tentava fazer uma ultrapassagem quando bateu em uma cerca e caiu embaixo de um trator.

Um homem, que estava na garupa da moto, ficou ferido e precisou ser levado para o Hospital Geral de Guanambi, na mesma região. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Agentes do 17º BPM realizaram o isolamento da área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que encaminhou o corpo da vítima para perícia. Os veículos envolvidos e o condutor do trator foram levados para a delegacia de Candiba.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Noticias via Achei Sudoeste

1.500 pessoas são esperadas na Conferência Estadual de Educação na segunda e terça em Salvador

1.500 pessoas são esperadas na Conferência Estadual de Educação na segunda e terça em Salvador - bahiaFoto: Feijão Almeida

A capital baiana sediará, nos dias 4 e 5 de dezembro, a Conferência Estadual de Educação (COEED), evento organizado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e seus órgãos colegiado e de formação, o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT). A COEED, que acontecerá no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, reunirá cerca de 1.500 participantes, entre especialistas em educação e representantes do poder público e da sociedade civil de todos os 417 municípios baianos. O objetivo é discutir o “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade”. A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participará da abertura programada para às 9h.

A COEED é o resultado de um processo que começou nas etapas municipais e intermunicipais, envolvendo aproximadamente 400 municípios baianos. Nessas fases iniciais, houve a discussão sobre o temário da conferência e a seleção dos delegados que representarão essas localidades na etapa estadual. A COEED compõe a etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE 2024), programada para ocorrer entre 28 e 31 de janeiro de 2024. Ambas as conferências visam aprofundar discussões fundamentais para a construção do Plano Nacional de Educação para a próxima década.

O debate de abertura, intitulado “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, terá como convidados Luiz Fernandes Dourado (ANPAE) e Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP). Pela primeira vez, a COEED contará com um ambiente e programação específicos para crianças e um espaço denominado “Sala de imagens das conferências na terra da liberdade”, com exposição e registros audiovisuais das conferências municipais. (mais…)

Novo voo de Salvador para Boipeba impulsiona turismo na Costa do Dendê

Novo voo de Salvador para Boipeba impulsiona turismo na Costa do Dendê - noticias, boipeba, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Decolar do aeroporto de Salvador, sobrevoar o litoral do baixo sul baiano e chegar a um destino paradisíaco, em apenas 25 minutos. Essa é a experiência oferecida pelo voo da capital para Boipeba, distrito de Cairu, na zona turística Costa do Dendê, com operações da Abaeté Aviação, a partir de 14 de dezembro.

A nova linha será lançada, na próxima terça-feira (5), às 18h, no hangar da companhia, no bairro de São Cristóvão, em evento promovido por meio de parceria entre a Abaeté e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que terá a participação de representantes do trade turístico. Serão dois voos por semana (quinta-feira e domingo), em aeronave Caravan, com capacidade para nove passageiros. As passagens já podem ser adquiridas no site da empresa aérea.

“Os pousos e decolagens em Boipeba acontecerão na pista particular da Fazenda Pontal, que apresenta todos os requisitos de segurança operacional. O estabelecimento ainda disponibiliza estrutura de translado para o cais da vila. Assim como os voos para Barra Grande e Morro de São Paulo, que já são operados pela nossa companhia, a rota para Boipeba chega com valor agregado”, destaca o CEO da Abaeté, Héctor Hamada.

(mais…)

Mais de dois mil estudantes de 70 escolas protagonizam encontro de arte e cultura em Salvador

Mais de dois mil estudantes de 70 escolas protagonizam encontro de arte e cultura em Salvador - salvador, noticias, bahiaFoto: Divulgação

Mais de dois mil estudantes da rede estadual de 70 escolas de 13 municípios da área do Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) movimentaram a cena artística e cultural de Cajazeiras, na tarde desta quinta-feira (30), com apresentações dos projetos estruturantes desenvolvidos durante todo o ano letivo e que integram a Etapa Territorial dos projetos artísticos e culturais da Secretaria da Educação do Estado (SEC). O ginásio poliesportivo do bairro foi o palco para a mostra de cerca de 700 trabalhos classificados na Etapa Escolar.

As criações foram protagonizadas pelos estudantes sob o tema do Bicentenário da Independência, no âmbito dos projetos estruturantes da SEC: Tempos de Arte Literária (TAL); Artes Visuais Estudantis (AVE); Festival Estudantil de Teatro (FESTE); Festival Anual da Canção Estudantil (FACE); Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE); Dança Estudantil (DANCE); Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (PROVE). Os trabalhos selecionados, nesta fase, vão ser apresentados na Etapa Estadual, quando acontecerá a culminância com estudantes de toda a Bahia, no mês de dezembro, em Salvador.

Em Cajazeiras, a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, falou sobre a importância dos projetos estruturantes para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. “É preciso celebrar todos que estão aqui, que desfilam, cantam, dançam, declamam, escrevem e apresentam as suas riquezas, a arte e a cultura da Bahia. Meu coração está pulsante de alegria, porque sei que hoje é o resultado de um trabalho construído ao longo desse ano”. (mais…)

Começa nessa sexta (01) o último Campeonato Mirim à Sênior de Natação 2023; Paula Cristina participa

Começa nessa sexta (01) o último Campeonato Mirim à Sênior de Natação 2023; Paula Cristina participa - sao-miguel-das-matas, destaqueNa foto, Paula Cristina | Divulgação

Nos dias 01º e 02 de dezembro de 2023 acontece na capital baiana o último Campeonato Mirim à Sênior de Natação 2023 de piscina do ano de 2023. O campeonato é válido pelo Norte e Nordeste de clubes troféu Walter Figueredo Silva Junior e campeonato Baiano de verão.

A atleta Paula Cristina Silva de Jesus, que tem raízes em São Miguel das Matas,  na região de Ponto da Serra, que vem se destacando no esporte natação na Bahia, estará participando desse campeonato nadando as provas de: 100 metros livre, 200 livre, 50 borboleta e 100 borboleta.

Tribuna do Recôncavo.

Conflito Israel e Hamas: como o medo pode impactar nossa saúde mental e física

Conflito Israel e Hamas: como o medo pode impactar nossa saúde mental e física - artigosImagem de Serena Wong por Pixabay

Por Mara Leme Martins – PhD em psicologia. 

Existem três fatores que são considerados os níveis mais elevados de estresse: perda de um ente querido, perda de um trabalho ou mudança de uma cidade. Estamos enfrentando uma situação em que esses três fatores ocorreram simultaneamente, então dá para se ter uma ideia do patamar de estresse que esse momento está causando.

Em uma guerra, os principais pilares de suas vidas estão sendo destruídos simultaneamente. O limite entre a estabilidade e o pânico é rompido de uma forma abrupta, levando ao que chamamos de transtornos. O primeiro pode ser considerado um transtorno de pânico, a mente trabalha em um limite máximo buscando sobreviver. Nossas reservas, tanto físicas quanto emocionais, estão sendo drenadas de uma maneira muito rápida.

A saúde, como é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o equilíbrio entre as partes do corpo. A ruptura desse equilíbrio é o que se chama doença, ou seja, as pessoas adoecem e podem desenvolver o que chamamos de transtornos – síndrome do pânico, ansiedade generalizada, depressão etc. Uma situação de guerra atinge o instinto mais forte do ser humano, que é o instinto de sobrevivência. Isso dispara o alarme máximo de uma forma coletiva. Quando esse instinto é ameaçado, isso é tão forte que atinge o que chamamos de inconsciente coletivo, afetando a todos nós. (mais…)

Paulo Afonso: Seagri e ADAB tratam da reativação da Câmara Setorial do Leite

Paulo Afonso: Seagri e ADAB tratam da reativação da Câmara Setorial do Leite - paulo-afonso, noticias, bahiaFoto: Divulgação

O cenário pecuário de Paulo Afonso, no norte da Bahia, ganhou destaque em um encontro que reuniu representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e líderes do setor produtivo do leite. A agenda, realizada nesta quarta-feira, dia 29, no Auditório Edson Teixeira Barbosa, teve a presença de veterinários, empresários, representantes de laticínios e agentes vacinadores para discutir estratégias de combate à brucelose, além de abordar a reativação e fortalecimento da Câmara Setorial do Leite.

Keyla Soares, engenheira agrônoma da Seagri e coordenadora executiva das Câmaras Setoriais, durante a reunião, divulgou a reativação dos colegiados para representantes de laticínios da região, com foco na adesão voluntária, sendo este, um projeto de ação conjunta da Seagri e ADAB. Estas ações incluem a realização de capacitações, campanhas de conscientização e o acompanhamento contínuo das Câmaras Setoriais.

“A agenda inclui o compromisso de um acompanhamento constante da situação sanitária local e de organização do setor produtivo. Esta iniciativa é fruto da colaboração entre o Governo do Estado, representado pela Seagri e ADAB, e a cadeia produtiva de Paulo Afonso. Isso evidencia o alinhamento dessas entidades com a promoção do desenvolvimento sustentável e a incessante busca pela excelência na produção agropecuária, seguindo orientação do governador Jerônimo Rodrigues e do nosso secretário Wallison Tum”, pontuou a agrônoma.

(mais…)

SUS incorpora tratamento que reduz formação de sequelas do AVCi

SUS incorpora tratamento que reduz formação de sequelas do AVCi - brasilImagem de u_sf2q0n59vt por Pixabay

Acaba de ser publicada no Diário Oficial da União a Portaria GM/MS n° 1996, de 24 de novembro de 2023, que oficializa a disponibilização da Trombectomia Mecânica (TM), procedimento minimamente invasivo para tratar o AVCi (Acidente Vascular Isquêmico), no SUS.

Segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no mundo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando há uma alteração na circulação sanguínea do cérebro. Ele pode ser isquêmico – quando um vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado devido a um coágulo ou trombo – que é o tipo mais comum, correspondendo a 85% dos casos, ou o hemorrágico – quando a artéria se rompe e o sangue extravasa.

Minimamente invasiva, a Trombectomia Mecânica complementa a trombólise, única opção até então disponível na rede pública de saúde e nem sempre eficiente para os casos mais graves do AVCi. Além de segura e eficaz, uma das grandes vantagens da TM é que pode ser utilizada até 24 horas após os primeiros sintomas do AVCi com sucesso, enquanto outras formas de tratamentos, como os medicamentos trombolíticos, têm uma janela restrita de indicação e sucesso somente até 4,5 horas depois das manifestações iniciais da doença. (mais…)

SAJ: Fio pega fogo no centro da cidade e atinge fachada de empresa

SAJ: Fio pega fogo no centro da cidade e atinge fachada de empresa - saj, destaqueFoto: Juca Peixoto/ SAJ Net

A fiação de um poste pegou fogo na tarde desta quinta-feira, dia 30, na Rua Dr. Antônio Veiga Argôlo, em Santo Antônio de Jesus (BA). Após o curto circuito as chamas atingiram a fachada e telhado de um estabelecimento comercial.

Uma equipe da Coelba esteve no local para desligar a rede. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, mas o atendente informou que no momento não havia viatura disponível. Felizmente as chamas não avançaram. O fato aconteceu na Rua da Miucha.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Após diálogo com o governo, Defensores suspendem paralisação e aguardam o envio de novo projeto do subteto à ALBA

Após diálogo com o governo, Defensores suspendem paralisação e aguardam o envio de novo projeto do subteto à ALBA - noticias, bahiaFoto: Divulgação

Depois de três dias em estado de paralisação na Capital e no interior, os defensores públicos estaduais decidiram, em assembleia geral extraordinária da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) realizada nesta quinta-feira, dia 30, suspender a paralisação até que a Administração Superior da Defensoria Pública envie o texto substitutivo do projeto de lei complementar do subsídio com subteto à Assembleia Legislativa.

De acordo com a presidente da Adep-BA, Dra. Tereza Almeida, o que se espera agora é a aprovação do projeto no parlamento, após o órgão de classe ter realizado diálogos e recebido sinalizações positivas de diferentes secretarias do governo estadual. Até lá, a categoria continuará mobilizada. “Estamos confiantes e seguiremos com as nossas articulações para garantia da tão esperada valorização remuneratória, que é um direito constitucional nosso, descumprido até então”, pontuou Dra. Tereza.

Vale destacar que, durante as mobilizações nos dias 28 e 29, os dirigentes da Adep-BA e os defensores associados foram acolhidos por parlamentares,  e recebidos pelo líder do governo, Rosemberg Pinto, em seu gabinete, onde confirmou a tramitação de pauta de interesse da categoria na ALBA, ainda neste final de 2023. Durante a AGE, os associados aprovou uma nova paralisação nos dias 12 e 13 de dezembro, caso não haja o encaminhamento do projeto ao parlamento. Os próximos passos serão  informados pela diretoria da ADEP-BA, através dos canais oficiais de comunicação.

ASCOM.

SAJ: Alunos da ELEM recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia

SAJ: Alunos da ELEM recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - saj, noticias, destaqueFoto: Divulgação

A ELEM – Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães, em Santo Antônio de Jesus (BA), realizou na manhã desta quinta-feira, dia 30, a cerimônia de entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

A OBA é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. A Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.

Este trabalho na ELEM foi desenvolvido pelo professor da disciplina de Geografia, Jackson Santos, que sempre incentiva e fomenta o interesse dos estudantes pela Astronomia e as Ciências afins.   (mais…)

Bahia perde para o São Paulo com gol no fim e segue na zona de rebaixamento do Brasileirão

Bahia perde para o São Paulo com gol no fim e segue na zona de rebaixamento do Brasileirão - noticias, esporteFoto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Bahia e São Paulo se enfrentaram na noite desta quarta-feira, dia 29, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo precisando do resultado, o Esquadrão não conseguiu marcar diante do time paulista e foi derrotado por 1 a 0. Com o resultado, o Tricolor manteve os 41 pontos e estacionou na 17ª colocação, dentro da zona do rebaixamento.

O Bahia entra em campo pelo Brasileirão para enfrentar América-MG e Atlético-MG nas duas últimas rodadas. O Tricolor briga contra o rebaixamento junto com Vasco, Santos e Cruzeiro.

Em campo, o jogo foi marcado pela forte marcação das duas equipes e pelas poucas oportunidades criadas. No primeiro tempo, a única boa oportunidade do Bahia aconteceu aos 47 minutos, quando Cauly recebeu na grande área e tentou tocar na saída do goleiro, mas a bola foi para fora. Os dois times levaram um empate justo para o intervalo.

Fonte: Galáticosonline.

Guaratinga recebe atendimento do SAC Móvel

Guaratinga recebe atendimento do SAC Móvel - guaratinga, bahiaFoto: Alberto Coutinho/ GOV-BA

O SAC Móvel realiza um atendimento totalmente gratuito na cidade de Guaratinga, a 699 km de Salvador. Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, atendimento Procon e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado), além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A carreta está na praça da antiga Rodoviária do município e o atendimento é de 7h30 às 17h, por ordem de chegada, na sexta-feira (1) e sábado (2). A ação do SAC Móvel faz parte do projeto Saúde Mais Perto, promovido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). (mais…)