Importante indicador para medir a qualidade de ensino público em todo o país, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgou o resultado da apuração nacional do ano de 2019. O estudo é realizado pelo Governo Federal, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a cada dois anos, e mediante realização de aplicação de uma prova, são analisados os índices de aprovação, taxa de abandono escolar e também descritores de língua portuguesa e matemática.

Castro Alves foi o 10º município entre os que atingiram a meta que mais cresceram na Bahia nos anos finais (6º ao 9º ano), chegando a 22, 9% de 2017 para 2019. Na Bahia, já entre as escolas de anos iniciais, 73 dos 417 municípios atingiram a meta Ideb. Castro Alves foi o 18º município entre os que atingiram os números estabelecidos para alunos 5º ano, sendo também uma das cidades que mais cresceu percentualmente na Bahia.

Desde 2017, última apuração, houve um crescimento de 13,6%. Em todo recôncavo, Castro Alves é o segundo município com o melhor resultado no Ideb 2019. Isso significa que, os fatores que compõem a nota Ideb, estão sendo gerenciados de forma eficaz, com foco na melhoria do ensino e aprendizagem.

Ascom