Uma novidade tecnológica já começa a oferecer resultados interessantes ao processo de modernização do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito). É o cartão de avaliação eletrônico que passou a ser utilizado durante as avaliações de exames práticos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e efetivado durante a programação do Maio Amarelo, movimento internacional pela redução de acidentes no trânsito.

A inovação utilizada pela banca examinadora em Salvador, através do desenvolvimento de um aplicativo e celulares com configuração especial, já reduz à metade o tempo de espera pelos resultados. A previsão é que nos próximos meses o serviço esteja disponível em todo o território baiano, progressivamente, tendo como critério de prioridade as cidades com o maior número de exames.

O novo sistema segue um fluxo totalmente virtual através da identificação facial substituindo a biometria digital. Desde o agendamento, passando pela avaliação e disponibilização do acesso à informação pelo candidato, o envio para o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), até a confecção da CNH. É válido ressaltar que o acesso ao aplicativo só está disponível para os examinadores cadastrados ao Renach.

Detran-BA