O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou as contratações de novas linhas de crédito dos Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGFs) para Safra 2021/2022. A reabertura teve autorização da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão da estrutura do Ministério da Economia, e vai contemplar as agriculturas familiar e empresarial.

O BNDES estimou que ao todo a liberação de R$ 1,9 bilhão a produtores rurais divididos entre sete iniciativas: ABC (agricultura de baixo carbono); Inovagro (inovações tecnológicas); Moderagro (modernização); Procap Agro (capital de giro); Pronamp (médio produtor); Proirriga (irrigação) e Pronaf (agricultura familiar). Em fevereiro desse ano, o banco suspendeu novos pedidos de financiamento para crédito rural no país, feitas pelo Plano Safra 2021/22.

De acordo com o banco, mesmo durante a suspensão do Plano Safra nos últimos meses, o crédito permaneceu sendo disponibilizado aos produtores e cooperativas por meio de outras soluções, como o BNDES Crédito Rural. O Plano Safra foi criado pelo governo em 2003 para garantir crédito para agricultores brasileiros investirem e custearem a produção.

Bahia.Ba