O veterinário e coronel do Exército, José Roberto de Andrade Lima, é o único baiano que faz parte de um grupo de brasileiros que embarcou, pela primeira vez, para um trabalho na região do Círculo Polar Ártico, na Operação Ártico I. O destino dos pesquisadores foi Longyearbyen, capital de Svalbard, na Noruega.
Um dos principais objetivos do grupo é gerar dados sobre a região para novas pesquisas, futuras expedições e comparações entre o polo e a Antártica — continente estudado há mais de 40 anos por pesquisadores brasileiros pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Outro objetivo da primeira expedição ao Ártico é buscar a colaboração com outros países na pesquisa nacional.
Os pesquisadores devem visitar estações científicas e produzir relatórios que possam servir aos próximos visitantes. José Roberto de Andrade Lima está na Longyearbyen, capital de Svalbard, desde 8 de julho deste ano. O veterinário conta que ainda não presenciou um urso polar. O baiano disse ainda que acha pouco provável que encontre o animal, já que a Noruega está no verão e os ursos preferem ficar em locais mais afastados, com gelo.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1/ Bahia