Mais de 100 quilômetros da BA-001, entre Nazaré e Valença, e entre Itacaré e Ilhéus, serão recuperados pelo Governo da Bahia. A obra, que será executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), faz parte do Programa de Recuperação e Manutenção de Estradas (Premar). O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 17. Já a abertura dos envelopes com as propostas está prevista para o dia 26 de outubro.

Quanto ao trecho que liga Valença a Itacaré, o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, informou que a empresa responsável pela obra está aguardando a emissão da licença ambiental para o funcionamento da usina de asfalto a fim de iniciar os serviços de recuperação.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a restauração dos trechos será importante para o desenvolvimento do turismo no estado, uma vez que os municípios de Valença e Camamu na Costa do Dendê, e Itacaré e Ilhéus na Costa do Cacau, juntos, recebem cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. Esse número aumentará bastante com a construção da Ponte Salvador-Itaparica

Vale lembrar que o Governo do Estado está recuperando o acesso à Jaguaripe, na BA-883. Em 2020 inaugurou a Ponte Ilhéus-Pontal, e pavimentou o acesso às praias de Itacaré. Concluiu nesse ano a duplicação da BA-001, em Ilhéus, do entroncamento da BR-251 até o Hotel Opaba, e está restaurando o acesso a Itabuna, na BR-101.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Seinfra

Curta e siga nosso Instagram e nossa Fanpage !