Para fomentar a participação feminina nos campeonatos de Surf, a ABASURFE promove, nos dias 6 e 7 de novembro, na Praia de Stella Maris em Salvador, o Onda Rosa, evento com formato das competições de onda grande. Diferente das provas tradicionais, esta é uma competição em que o efeito competitivo é o mais reduzido possível. Assim a Associação Baiana de Surf Feminino (ABASURFE) quer atrair mais meninas para os campeonatos de surfe, já que não são poucas as que praticam o esporte, mas, ainda, não são muitas as que decidem vestir a lycra e esperar a sirene da bateria.
Talvez, pelas meninas não darem tanta importância às rivalidades quanto os meninos. O fato é que sempre acaba no mesmo. Quando se abrem vagas de várias categorias nas competições de surf para as meninas, poucas são ocupadas e, geralmente, a categoria é cancelada e as premiações devolvidas. As vezes são pranchas e outros equipamentos para a prática do surf, mas ninguém aparece para competir.
Depois de algumas pesquisas em grupos femininos de surf que chegaram a ter mais de 200 meninas inscritas, a ABASURFE chegou à conclusão que as meninas não gostam do espírito de competição, de perder e ser desclassificadas. Para amenizar o problema, a entidade vai promover um evento no mesmo formato das competições de ondas grandes, sem as traumáticas eliminações.
Haverá disputas nas categorias estreantes e Open nas modalidades Short Board, Longboard, Bodyboard, Sub-14 Estreantes e Open Kids. Ao custo de R$ 20 mais três quilos de alimentos não perecíveis, as inscrições podem ser feitas através do link: https://linktr.ee/abasurfe. Todas as inscritas caem no mar em duas baterias e no final vence a que somar o maior número de pontos, o que só será conhecido na hora da premiação.
Com este formato, a ABSURFE espera atrair as meninas. “Vamos priorizar a participação da coletividade, onde ninguém perde. As meninas serão divididas em categorias, com baterias de 15 minutos, com quatro atletas. Serão computadas as duas melhores notas em cada bateria e somadas para obtenção do resultado final e formação do ranking”, explica Carla Circenis, pioneira do surf na Bahia e organizadora do evento.
Mas a Onda Rosa, que teve o Vereador Alberto Braga como um dos maiores incentivadores, não será só competição. Além das baterias da disputa, o Onda Rosa terá Clínica de Surf com prancha e bodyboard com vídeo análise, Curso de Arbitragem de Surf, Yoga, Dança, Pilates, Futebol, Oficinas de Compostagem e Coleta Seletiva, Recuperação de Restinga, música e muito surf.
Além disso, o empoderamento feminino não para por aí. Toda a competição está sendo organizada e produzida por mulheres. Até a identidade visual do Onda Rosa foi criada por uma mulher. A designer e ilustradora, Gabriela David da Margô, uma nova marca voltada para o surf feminino que será lançada durante o Onda Rosa, em sociedade com a comunicadora Carolina Zalcbergas.
A realização do Onda Rosa é da Stella Surf School junto a Associação de Surf e Ecologia de Stella Maris (ASESM) que, também, é responsável pela supervisão técnica do evento que é homologado pela Federação Baiana de Surf (FBSurf). O patrocínio é da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer e do Vereador Alberto Braga e o apoio da Gráfica DPI, Complexo H23, Wari Pratas, Margô, Praiana Surf Wear, Barraca do Loro, Padaria Pão e Vinho, Açaí de Stella, Granola Tia Izaura, Clínica Larmonie, ShapeIT 3D, Shark Surf Board, Engenho do Corpo, Escola de Body-board Uri Valadão, Santo Sal, Telina, Owbi Biquinis, Nay Surf Clube, Donnas Paisagem, SOS Stella Maris e EsporteNaRede.
Texto: Miguel Brusell
Na foto, Carla Circenes | Crédito: Gabriela Simões




Foto ilustrativa: André Fofano
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Foto: Marco Barbosa/CAIXA
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/Instagram de Lucas Duarte
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marta Medeiros
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Viviane Macêdo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Filipe Nascimento
Image by Debora Alves from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tiago Dantas/ Seagri
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Reprodução/ Video
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa de Tim Pritchard por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Juan Lapa
Foto: Marcelo Casal/ Agencia Brasil
Foto: Rebeca Falcão Seagri
Arte: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustartiva de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Léo Bezerra from Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Imagem de Florante Valdez por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade - AscomSDE
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Carolyn Booth from Pixabay
Foto tirada em 05/08/2022 | Crédito: Tribuna do Recôncavo
Foto de Djalma Almeida
Foto: Lane Silva
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto de Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: PMBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP
Foto: 36ª CIPM
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Fotos: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux
Arquivo Pessoal
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Douglas Amaral