O convidado do Tribuna ON desta quinta-feira, dia 02/12/2021, foi o administrador e  consultor, Marcelo Cardoso, o qual abordou o tema: GESTÃO CORPORATIVA NO PÓS PANDEMIA. Segundo ele, a pandemia reforçou sintomas que já estavam presentes nas empresas, pois, não é o fato do trabalho ser online ou presencial que será determinante para a sinergia, as organizações com problemas para operar colaborativamente vão continuar a demonstrar esses sintomas, se não mudarem a mentalidade fragmentada.

Marcelo, que foi executivo da Natura e hoje atua em sua própria organização, a Chie, falou também sobre a motivação intrínseca do ser humano, que é motivada por significado, pelo sentido que ela vê naquele trabalho, no valor que ela compartilha com a organização. Para Marcelo, dinheiro, reconhecimento e benefícios são uma base que todos deveriam ter, mas não é isso que gera motivação. A motivação, segundo ele, é saber que está contribuindo para algo de valor para a sociedade, e que está aprendendo, se transformando para melhor com esse processo.

Outros assuntos sobre gestão corporativa foram abordados, confira a entrevista:

Marcelo Cardoso é autor do livro “Gestão Integral: Consciência e Complexidade nas Organizações”, que aborda e contextualiza o cenário de complexidade vivenciado no século 21. É também um Integrador de Transformações Organizacionais e presidente do Instituto Integral Brasil. @marcelocardoso.chie