Anjo de Barro é um videoclipe musical, realizado com técnicas de animação 2D, uma realização Memorabilia Filmes, dirigido por Eudaldo Monção Jr. e Ionã Scarante, ilustrado por Débora Ayane Caitano e animado por Tom Meyjor. O filme é uma adaptação do livro infantil Anjo de Barro da escritora nazarena Ionã Scarante, publicado pela editora Mente Aberta em 2022. Trata-se de uma história com feição de lenda, na qual personagens reais são mesclados à magia da personagem Santinha (menina ou anjo?).
O trabalho artesanal feito com a argila, pelas mãos habilidosas dos mestres e mestras ceramistas da comunidade tradicional de Maragogipinho (Aratuípe-BA), é apresentado ao público sob os olhos dessa “menina-miragem”, que distribuía beleza e encanto no ambiente do barro. Numa atmosfera lúdica e mítica, Santinha nos pega pela mão, feito criança arteira querendo mostrar um feito, e nos convida para brincar em outro espaço-tempo.
O videoclipe apresentará um pouco do cotidiano vivido pelos artesãos e artesãs da comunidade de Maragogipinho, convidando a todos a adentrarem no universo mágico da história e a visitarem a comunidade artesã e conhecerem os artistas e seu processo de criação. Além disso, a personagem Santinha também apresenta a Feira de Caxixis de Nazaré, cidade do Recôncavo Baiano.
A música que será apresentada no videoclipe é intitulada Menina-miragem e foi criada em 2022, ano em que foi lançado o livro Anjo de Barro. O professor, bioquímico, poeta e músico José Carlos Cardoso é o compositor da canção, inspirada nas aventuras da menina Santinha, na terra dos caxixis. A música foi interpretada pela artista nazarena Míriam Nascimento, com a participação especial das crianças Maria Flor Scarante Nazaré (filha da autora do livro) e Arthur Scarante Cardoso (sobrinho da autora do livro e sobrinho do compositor da canção). A música foi gravada no Kabedal Studio, situado na cidade de Nazaré.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Sobre os diretores:
Ionã Scarante
Ionã Carqueijo Scarante é Nazarena, Doutora em Literatura e Cultura (UFBA), Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional (UNEB), Especialista em Língua Portuguesa – Texto – UEFS, Especialista em Planejamento e Gestão de Ead (UNEB), Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (UNEB). Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal Baiano – Campus Valença. É membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF BAIANO). Mãe, poeta e organizadora de diversas antologias poéticas, a exemplo de Mãos que inspiram poesia: a arte de Maragogipinho traduzida em versos e ilustrações (2020); Coordenadora do Projeto Poéticas da Terra: Revista de Literaturas do Baixo Sul da Bahia (Vol. I, 2023). Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), do Mulherio das Letras e da Confraria de Autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil da Bahia (Confralib). Autora do livro infantil Anjo de Barro (2022), indicado ao Prêmio Jabuti 2023 nas categorias Infantil, Capa e Ilustração. Também é autora do livro de poemas Pássaro-nuvem (2023) e do infantil Quer desenhar comigo? (2024). Atuou como roteirista e diretora do documentário Mãos que inspiram poesia: a arte de Maragogipinho. Atuou como organizadora da I Mostra de cinema do IFBAIANO (2023) e coordenadora do evento cinematográfico (Dia Internacional da Animação, em Aratuipe-BA) integra o Coletivo Memorabilia Audiovisual, no qual desenvolve o roteiro da adaptação do seu livro Anjo de Barro para o cinema.
Eudaldo Monção Jr.
Nascido e criado em Nazaré/BA, é Graduado em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (2010 – 2013). Diretor do documentário (O Muro é o Meio) filme licenciado para o Canal Brasil e exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, com destaque para a participação na 25º edição do Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Vencedor do prêmio aquisição EBC/TV Brasil, de melhor curta-metragem da 10º Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Selecionado no 8°e 9º edital de curtas do Canal Futura para a produção dos documentários (Louça de Deus) e (Cine Rio Branco), realizados em Nazaré/BA. Diretor do documentário (Carretéis), projeto selecionado no 1º edital DOC Futura para a realização de curtas-metragens. Diretor, produtor e roteirista dos filmes (Cinemas de rua de Aracaju) e (Arte Urbana por Elas). Atuou como coordenador e formador em audiovisual no projeto (Curso Virtual de Realização Audiovisual no Recôncavo). É diretor na produtora Memorabilia Filmes & Produções Culturais, Coordenador e idealizador da Mostra Cinemas do Brasil, projeto de circulação que exibe filmes sobre cinemas de rua em diversas cidades brasileiras e em televisões públicas.


Foto: Divulgação


Foto: Arquivo Pessoal 
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Adriel Francisco
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem de
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: André Fofano
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Divulgação/Júnior Rodrigues
Foto: Damilla dos Santos / Divulgação
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil