No terceiro domingo de novembro, todos os anos, é celebrado o Dia Mundial em Homenagem à Vítimas de Acidentes de Trânsito, situação que, no Brasil, tem cenário alarmante.
O trânsito brasileiro vem registrando aumento de óbitos por acidentes. Segundo o Ministério da Saúde, os números de mortes referentes à questão, em 2022 e 2023, ainda não estão consolidados, porém, dados preliminares, até outubro deste ano, indicam 10.060 vítimas fatais. No ano passado, 31.174 mortes.
Os últimos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostram que entre 2019 e 2021, a quantidade de óbitos no trânsito teve aumento de 5,84%. O percentual pode parecer baixo, porém quando se compara os números, que cresceram em três anos seguidos, é possível entender a dimensão do problema. Enquanto em 2019 foram registradas 31.945 mortes, em 2021, 33.813 pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro.
O presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA), José Octavio Soares Hungria, ressalta que as mortes decorrentes de acidentes de trânsito estão entre as principais causas de óbitos no País e, quando as vítimas sobrevivem, em muitos casos, sequelas impactam por toda a vida.
“O politraumatismo – quando duas ou mais partes do corpo são lesionadas gravemente – é muito comum em acidentes de trânsito e essa situação leva a pessoa a uma condição de esgotamento da capacidade fisiológica de equilíbrio orgânico, o que pode resultar em óbito”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA), José Octavio Soares Hungria. “Após sofrer politraumatismo, recuperar-se totalmente é muito difícil, pois, geralmente, um acidente de grande impacto deixa sequelas, as quais limitará a vítima por toda a vida”, completa.
O especialista ressalta que as lesões causadas por acidentes de trânsito acarretam não só danos físicos, mas também emocionais e econômicos. “O custo do cuidado médico prolongado, a perda de um membro que sustenta a família ou os custos adicionais necessários para cuidar de pessoas incapacitadas impactam significativamente a família, tanto emocionalmente, como a renda do lar”, fala. “Promover campanhas que reforcem, constantemente, os prejuízos desse cenário; implementar projetos que contribuam para uma relação mais harmoniosa entre motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas; e a ação responsável de cada personagem que compõe esse cenário, são questões essenciais para reverter esse triste cenário, que já ceifou tantas vidas”, conclui.
Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (TRAUMA)
Texto: Predicado Comunicação


Imagem de Luk Luk do Pixabay


Foto: Douglas Amaral 
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Fabiano Pereira 2025
Foto: Cleomário Alves- SJDHBA
Foto: Douglas Amaral
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Na foto, Ana Flávia | Arquivo Pessoal
Divulgação
Reprodução
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Arquivo Pessoal
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Vitória Marinho
Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), FOTO: Peter Neylon/MCom
Foto: Reprodução/ Video
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de macrovector no Freepik
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Internauta do Tribuna do Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de x3 por Pixabay
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Lucas Rosário/Ascom SecultBA
Foto: Reprodução/ Video
Foto: PC
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Bianca Fraga
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay