O grupo musical inglês, The Beatles, formado na década de 60, planeja lançar seu mais novo single, que terá relação com sua primeira música, ‘Love me Do’. O anúncio foi realizado pelo site oficial do grupo e pegou muitos fãs de surpresa ao noticiarem que ouviriam algo inédito produzido pelos ingleses Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.
A canção ‘Now and Them’, que será lançada como uma expansão dos álbuns ‘The Red Album’ e ‘The Blue Album’, estará disponível nesta quinta-feira, dia 2, em plataformas digitais e também em formatos físicos. O canal do YouTube oficial da banda estreará, também, um documentário de 12 minutos sobre a banda e sua última música.
O single surgiu de uma demo gravada por John Lennon em seu apartamento em Nova York em 1970. Após a morte do cantor, sua viúva Yoko Ono entregou o material para os membros remanescentes, que tentaram reformular e completar a canção, porém, com a tecnologia limitada da época, não conseguiram o resultado que esperavam.
Quase 30 anos depois, com a ajuda da inteligência artificial e do diretor de ‘The Beatles: Get Back’, Peter Jackson, foi possível extrair a voz de Lennon do material original, renascendo a vontade de Paul McCartney e Ringo Starr de retornar ao projeto e entregar ao mundo, uma última canção do grupo que marcou gerações e impactou toda uma era.
Apesar do uso da ferramenta de Inteligência artificial, McCartney garantiu que nada foi criado artificialmente. “É tudo real, e todos nós tocamos”, disse o cantor.
A demo original contou com gravações de guitarra elétrica produzidas em 1995 por George Harrison, 5 anos antes de sua morte. Porém, sua gravação só foi concluída ano passado, com as baterias de Ringo Starr e baixos e piano de McCartney.
“Foi muito emocionante para todos nós. Era como se John estivesse entre nós”, disse Ringo Starr, aos 83 anos.
Redação: Pietra Dantas/ Tribuna do Recôncavo.