A Festa Literária Internacional de Praia do Forte, em Mata de São João (BA), superou as expectativas e registrou recorde de público em sua 4ª edição, reunindo nos quatros espaços oficiais e ambientes parceiros do projeto, mais de 15 mil pessoas, entre comunidade local, moradores do litoral norte, turistas de toda a Bahia e de vários estados brasileiros, além de alunos de escolas públicas e particulares, principalmente das escolas municipais de Mata de São João. “Passaram por esta edição nomes como Ailton Krenak, Aline Bei, Sidarta Ribeiro, Maria Valéria Rezende, João Bosco, Antonio Nóbrega, e muitos outros autores(as) e artistas que deixaram o nosso evento ainda mais impactante e inesquecível”, comenta a Diretora geral da FLIPF, Vanessa Vieira.
Com uma programação intensa e diversa, a FLIPF realizou, em quatro dias de evento, mais de 90 atividades, entre mesas literárias – que contaram com intérpretes do Pense em Libras, no espaço Canto da Palavra, contribuindo para a acessibilidade de conteúdos importantes -, bate papos, oficinas, lançamento de livros, contações de histórias, workshop, saraus, Slams, performances artísticas, manifestações culturais, apresentações musicais locais, shows nacionais e locais, com mais de 140 autores, escritores, performers, slamers, cantores, oficineiros, artistas visuais de todas as regiões da Bahia, nacionais e locais. Todas as atividades foram realizadas com o suporte de 25 estagiários, todos estudantes do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado na região do Açuzinho.
De acordo com a diretora de comunicação da festa literária, Joana Marambaia, este projeto gera uma importante movimentação na economia local, sendo realizada em um período de baixa estação. “O evento contou com mais de 40 apoiadores locais dos mais diversos setores comerciais da cidade, entre pousadas, hotéis, restaurantes e serviços, que ajudaram a viabilizar o projeto, como contrapartida ao aquecimento da economia gerada pela Festa”, destaca. A edição de 2024 já está sendo planejada e em breve a data será divulgada.
A Festa Literária Internacional de Praia do Forte conta com importantes apoios do Espaço Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Associação dos Moradores e Pescadores de Praia do Forte, Turisforte, institucional da Prefeitura Municipal de Mata de São João e Governo do Estado da Bahia. O projeto desta edição contou com a Lei de Incentivo à Cultura, o patrocínio da PetroReconcavo, e a realização da Trevo Produções, Gabiroba Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
ASCOM


Foto: WALDYR LANTYER E DELZIENE MARQUES


Foto: Cleomário Alves 
Foto: Fred Pontes
Divulgação
Foto: Fred Pontes
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: PC
Imagem por congerdesign de Pixabay
Ditinho e Vinicius | DIVULGAÇÃO 
Foto: Matheus Veríssimo
Imagem de Marjon Besteman do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
VIDEO
Divulgação
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Roberto Jayme/ Ascom/ TSE
Imagem Ilustrativa | Foto: Tatiana Azeviche/ SETUR
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Tony Silva/ Divulgação/ Polícia Civil
Imagem ilustrativa | Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por
Foto: Victor Ferreira/ECV
Video
Foto: Fred Pontes
Divulgação
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Poliana Lima/ Polícia Civil
Foto: Italo Oliveira/Ascom SDR
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Imagem de Juraj Varga por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Crédito: Rodrigo Abreu/ Divulgação Betano)
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA
Foto do idoso próximo ao local da abordagem | bahiaexpresso e Blog do Edy
Arquivo Pessoal
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Video
Foto: André Frutuôso e Secom
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Fotos: João Pamponet/SDR/GOVBA e Gilson Barbosa/SDR/GOVBA
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: João Valadares
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Foto: Rafael Rodrigues/E.C. Bahia
Video
Foto: Yuri Almeida
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
PRF
Foto: Eduardo Andrade - Ascom/SDE
Foto: Caio Diniz
Foto: Matheus Landim/GOV-BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Leandro Almeida / Mídia Bahia
Foto: Tiago Dantas / Seagri
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa by Tumisu from Pixabay
Imagem de Dorothe do Pixabay