Conseguir passar em um concurso público é o sonho de milhares de pessoas. Porém necessita de muita educação, e muitas dessas pessoas não têm condições de pagar um cursinho. A forma mais simples é estudar sozinho. Entretanto, estudar em casa e sozinho exige muita disciplina.
É preciso aproveitar livros, materiais disponíveis na internet e ainda conhecer todo conteúdo que será abordado nas provas com antecedência. Passar em um concurso público não é impossível, porém o preparo intenso precisa ser levado a sério para garantir a vaga. Acompanhe 7 dicas para estudar sozinho e ir em busca de um cargo público.
O que é preciso para fazer um concurso público
Todas as condições para a realização de um concurso público são estabelecidas por uma Lei específica. Os principais requisitos são elencados na Lei nº 8.112/90, onde conta como requisitos básico no artigo 5º:
I – nacionalidade brasileira;
II – o gozo dos direitos políticos;
III- quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV- nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V- idade mínima de dezoito anos;
VI- aptidão física e mental.
Entenda cada um desses requisitos:
Nacionalidade brasileira
Pode ser tanto nata como adquirida, ou seja, pessoas que sejam filhas de pai ou mãe brasileiros e que tenham sido registradas no país. Ou ainda filhos de brasileiros que tenham vindo morar no Brasil depois dos 18 anos e solicitado nacionalidade.
Escolaridade
Essa exigência varia de acordo com o concurso prestado e o cargo desejado. O candidato deve apresentar histórico escolar, diploma e outros títulos reconhecidos pelo MEC.
Gozo dos direitos públicos
É fundamental estar apto a participar em atividades da administração política, como votar em eleições, plebiscitos e referendos, se filiar a partidos, apresentar projetos de lei e assumir cargos públicos.
Obrigações militares e eleitorais
O candidato deve apresentar título de eleitor junto aos comprovantes de eleições recentes ou uma Certidão de Quitação Eleitoral (TSE). Homens devem ter cumprido as obrigações militares e apresentarem o Certificado de Alistamento Militar (CAM) ou Certificado de Dispensa
Idade mínima
É preciso ter 18 anos, ou seja, ter a idade legal para ser considerado totalmente responsável pelos seus atos. Em casos de pessoas emancipadas ou próximas de completar a idade, o requisito pode ser flexibilizado.
Aptidão física e mental
É necessário provar a capacidade física e mental para poder ocupar o cargo pretendido. São realizados testes psicológicos, exames físicos e demais que forem considerados necessários.
Profissões com concursos públicos mais concorridos
Atualmente existem concursos públicos para todos os gostos e diferentes escolaridades. Mas, a hora de escolher qual carreira seguir pode causar dúvidas.
Pensando nisso, fizemos uma lista com as profissões mais concorridas.
- Polícia Federal;
- Polícia Rodoviária Federal;
- Banco Central;
- Receita Federal;
- Ministério da Fazenda;
- Defensoria Pública;
- Procuradoria Geral da Fazenda Nacional;
- Tribunal Regional Federal;
- INSS.
7 dicas para quem vai estudar sozinho
Estudar nem sempre é fácil, é preciso autodisciplina para manter uma rotina ainda mais proveitosa e satisfatória. Com a modalidade do home office definitivo em alta, ficou mais fácil conseguir estudar em casa e sozinho. Você encontra dificuldades para se organizar e estudar sozinho para o concurso público?
Coloque essas dicas em prática.
#1 Faça um planejamento de estudos
Um planejamento de estudos é uma forma de organizar tudo aquilo que será estudado durante um período pré estipulado.
Assim como os métodos que serão usados para o aprendizado dos conteúdos.
#2 Se antecipa ao edital
Além das informações do cargo, o edital é muito importante.
Afinal é por ele que os candidatos conseguem saber as disciplinas que irão fazer parte da prova e o peso de cada uma delas na nota final.
Saber os assuntos da prova faz toda diferença. E se necessário, avalie os editais anteriores e peça feedbacks para conhecidos que já participaram.
#3 Faça um quadro de horários
Tenha um cronograma organizado, com horários e assuntos que devem ser estudados diariamente. Levando em consideração quanto tempo em média será preciso se dedicar a cada um deles.
Aproveite e veja também: Especialistas dão dicas para três grandes concursos públicos com mais de 10 mil vagas em todo país.
#4 Organize o tempo
Especialistas orientam que o tempo de preparo para concursos mais concorridos seja de 2 anos, e os menos concorridos 1 anos.
Portanto, planeje o tempo de estudo considerando, longo, médio e curto prazo, garantindo um preparo completo.
#5 Faça ciclos de estudos maleáveis
Trata-se de uma técnica de estudo utilizada para a melhoria da aprendizagem e gestão do tempo.
Os ciclos de estudos maleáveis são muito utilizados por candidatos aprovados em concursos mais difíceis.
#6 Escolha a melhor técnica de estudo
Podem ser consideradas formas e sistemas desenvolvidos para que os candidatos aprendam da melhor forma como estudar e entender um determinado conteúdo.
Técnicas certas ajudam na hora de realizar provas importantes.
#7 Seja disciplinado
Consiste em seguir regras e focar naquilo que deseja, nesse caso passar em um concurso público.
Tenha constância nos estudos.
Uma coisa é certa, se bem planejado é possível sim estudar sozinho e ainda passar em um concurso público. Siga as dicas que apresentamos neste artigo e comece hoje mesmo.
O futuro te espera!
E para saber tudo desse universo acompanhe nossa editoria de Concurso.
Matéria: Paula Moraes/ Redatora Freelancer