Por Dra. Angélica Lucena – biomédica especializada em Harmonização Facial, Preenchimento Labial e Rinomodelação.
O nariz é o grande responsável pela harmonia da face, por isso a rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas do mundo. Dados da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) estima que, em 2019 64,5% das rinoplastias foram realizadas em jovens de 19 a 34 anos e que a cirurgia continua sendo o procedimento estético mais comum em pacientes com 18 anos ou menos. Mas nem todos os casos precisam de procedimento cirúrgico para a correção.
Muitas pessoas já estão optando pela rinomodelação, uma técnica rápida e menos invasiva, que promove a correção nasal sem a necessidade de bisturi.
“A rinomodelação pode ser realizada com preenchimento de ácido hialurônico ou então com fios de sustentação. É feita no consultório, com anestesia local e o processo dura em torno de 20 minutos”, explica a biomédica especialista em rinomodelação, Dra. Angélica Lucena.
A Dra. Angélica ressalta ainda que o procedimento é indicado para corrigir pequenas imperfeições.
“A rinomodelação vai melhorar o perfil do paciente e dar uma leve empinada, ou seja, quando o dorso é mais proeminente é possível nivelar, quando a pontinha é caída é possível empinar e quando a pessoa sorri e a ponta abaixa, é possível sustentar”, completa.
Outro fator importante a destacar é que a rinomodelação não é um procedimento definitivo, de acordo com a biomédica, a manutenção tem que ser realizada de 6 a 8 meses após a primeira realização.
A quantidade de produto utilizado na técnica varia conforme o tamanho do nariz e do procedimento que será realizado. Em média, em um nariz feminino é utilizado 1ml e no nariz masculino de 1 a 2 ml. A aplicação é feita em duas a três etapas, para ter segurança e não ter riscos de compressão arterial.
Cuidados pós procedimento
A doutora ressalta que depois da aplicação o indicado é ficar 24 horas sem exercícios físicos, caso se forme algum hematoma e o ideal é evitar a exposição ao sol.
“O paciente vai ter um leve edema, que começa a diminuir a partir do terceiro dia e finaliza com 15 dias, que é quando ele retorna para a reavaliação e confirmar se há necessidade de retoque”.
Contraindicações
A rinomodelação pode ter algumas contraindicações. Pacientes que fazem uso de isotretinoína, mais conhecido como Roacutan, grávidas, lactantes, portadores de doenças autoimunes e de diabetes ou qualquer outra doença que não esteja controlada, não podem realizar o procedimento.
Pessoas que fazem o uso contínuo de anticoagulantes precisam avisar o profissional antes da realização da técnica.
Sobre a autora
Doutora Angélica Lucena é biomédica especializada em Harmonização Facial, Preenchimento Labial e Rinomodelação (correção de nariz SEM cirurgia). É formada pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto, habilitada em Análises Clínicas e pós-graduada em Biomedicina Estética Avançada pela Instituição FATESA. Possui diversas atualizações em Preenchimento Facial; Aplicação de Toxina Botulínica tipo A para minimização de rugas de expressão; Fios de sustentação; Bioestimuladores; e outros tratamentos faciais, pelos pelo Instituto ITC e Tereza Scardua. Também é professora de Cursos Livres 100% práticos na área da estética avançada.
Matéria: Vanessa Sanches/ Oficina da Comunicação Integrada
Imagem ilustrativa de Giulia Marotta por Pixabay



Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Video
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video
Imagem de
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Blog do Valente
Foto: Leonardo Rattes Saúde GovBA
Nas fotos, Mariana e Ivan - Arquivo Pessoal
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Foto: EOS
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by VSRao from Pixabay
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral
Foto: Enzo Britto | ASCOM FFC
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: PM
Foto: João Valadares
Foto: PM
Arquivo Pessoal
Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Reprodução
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Pedro Moraes/ GOVBA
Laureados em 2025: (da esq. para a dir.: Thieres George Freire da Silva, Elizângela Aparecida dos Santos, Ygor Jessé Ramos e Dzoodzo Baniwa) - Crédito da foto: Keine Andrade
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Jade Giallorenzo/Ascom SVPonte
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Frutuôso
Foto: André Frutuôso
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Crédito: Helder Rabelo
Imagem de Pexels por Pixabay
Image by Dumitrița Albu from Pixabay 
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Jan Steiner por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Dantas Seagri BA
Imagem de Couleur por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Image by Silviarita from Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Laís Rocha Ascom SeturBA
Foto: Edilson Araújo – Ascom SEC
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - PJ