Os estudantes quilombolas da Rede Estadual de Ensino na Bahia estão envolvidos nas aulas remotas através de atividades realizadas de forma on-line e com o uso de materiais pedagógicos impressos. Cada unidade está sendo organizada por cronogramas de atividades, com o uso de ferramentas e plataformas, como Google Meet, Google Classroom e WhatsApp.
Além de disponibilizar diferentes conteúdos das áreas do conhecimento, como vídeos e textos, os professores também tiram dúvidas e recebem o feedback dos estudantes por meio da interação virtual. Os estudantes sem acesso à internet estão recebendo material impresso para ter uma rotina de estudos em casa.
O estudante Mateus Conceição Silva, de 18 anos, 3º ano, do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, localizado na comunidade quilombola de Santiago do Iguape, em Cachoeira, recebeu livros didáticos e outros materiais impressos e falou que está engajado nos estudos.
“Estou usando os Cadernos de Apoio à Aprendizagem e as atividades impressas que os professores estão fazendo. Todos os dias faço minhas atividades e, apesar das dificuldades, estou fazendo tudo, porque sei da importância do estudo para a minha vida”, disse Silva
No Colégio Estadual Quilombola Luis José dos Santos, localizado no distrito de Lage dos Negros, em Campo Formoso, a estudante Madalena Celestino, de 19 anos, 3º ano, que mora na comunidade quilombola Casa Nova dos Amaros, disse que tem aproveitado bastante as aulas remotas.
“Devido à pandemia, ainda não podemos estudar presencialmente, mas virtualmente sim. Estou muito feliz pelo retorno das aulas remotas, pois amo muito estudar. Eu estudo com o meu celular, utilizando várias plataformas, como o Google Meet, que gosto bastante”, contou Celestino.
Segundo a estudante Luma Isadora Santos, 19, 3º ano, do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, localizado no distrito de São Tomé, em Campo Formoso, as aulas remotas têm sido muito dinâmicas.
“Estou gostando bastante das aulas remotas, pois estamos conseguindo tirar as nossas dúvidas e voltamos a ter, de certa forma, contato com nossos colegas e educadores, que era o que estávamos precisando. As plataformas usadas, neste momento, são o Google Classroom e o Google Meed, além dos grupos do WhatsApp que, por sinal, estão sendo de grande ajuda para todos nós”, comentou Santos.
O diretor Brenno Almeida, do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, informou que, além das plataformas já mencionadas, os professores também estão introduzindo nas disciplinas a plataforma ChatClass.
“É um aplicativo bem dinâmico, no qual os alunos podem ir fazendo as atividades do tema ou da matéria escolhida e um robô rapidamente faz a correção. Nesse processo, o professor pode ir analisando o rendimento do aluno e ver quais as principais dificuldades das turmas. Já trabalhávamos com ele em Inglês, desde 2020 e, agora, estamos usando na disciplina de Português em algumas turmas e, aos poucos, usaremos em outras”, explicou Almeida.
TV Educa Bahia – Por meio da TV Educa Bahia, os estudantes do Ensino Médio também podem acessar conteúdos e assistir a aulas produzidas pelo programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Já as aulas do Ensino Fundamental são do programa Vamos aprender, do canal Futura.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SEC


Nas fotos, Mateus, Madalena e Luma | Divulgação | Montagem: Tribuna do Recôncavo


Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo 
Imagem Ilustrativa | Foto: Poliana Lima/ Polícia Civil
Foto: Italo Oliveira/Ascom SDR
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Imagem de Juraj Varga por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Crédito: Rodrigo Abreu/ Divulgação Betano)
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOV-BA
Foto do idoso próximo ao local da abordagem | bahiaexpresso e Blog do Edy
Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Video
Foto: André Frutuôso e Secom
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Fotos: João Pamponet/SDR/GOVBA e Gilson Barbosa/SDR/GOVBA
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: João Valadares
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Foto: Rafael Rodrigues/E.C. Bahia
Video
Foto: Yuri Almeida
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
PRF
Foto: Eduardo Andrade - Ascom/SDE
Foto: Caio Diniz
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Matheus Landim/GOV-BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Leandro Almeida / Mídia Bahia
Foto: Tiago Dantas / Seagri
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa by Tumisu from Pixabay
Imagem de Dorothe do Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Douglas Amaral
Imagem do IFBA em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Wokandapix from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Imagem ilustrativa de Military_Material por Pixabay
Imagem de
Arquivo Pessoal
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de William Iven por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Midia Bahia
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay