Começou nessa última quarta-feira (12) e segue nessas quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, às 15 horas, o “Samba chula: tradições e traduções”, um evento gratuito transmitido no YouTube, que terá a participação do violonista, cantor e compositor Roberto Mendes. Nessa quinta, dia 13,15 horas, tem Any Manuela Freitas (Cachoeira) e Pedro Abib (Salvador). Já nessa sexta, dia 14, às 15horas, tem Roberto Mendes (Santo Amaro da Purificação).
O evento, que faz parte da programação da Mostra Virtual Permanente do Instituto Villa-Lobos-2020, promoverá apresentações e debate entre artistas, pesquisadores e pesquisadoras que têm forte relação com o universo da vertente do samba de roda do Recôncavo Baiano, que é conhecida como chula. As convidadas e convidados abordarão o samba chula desde o ponto de vista do seu desenvolvimento de forma tradicional, junto à suas comunidades de origem, até a elaboração de projetos artísticos e de pesquisa que promovem possíveis traduções dessa manifestação da cultura popular. A mediação do evento será conduzida por Almir Côrtes – professor do Instituto Villa-Lobos e coordenador do evento.
O mote principal desse encontro virtual foi inspirado no álbum duplo “Tradução – Roberto Mendes & convidados”, lançado em 2000 pelo selo Atração Fonográfica. Um dos discos do álbum apresenta registros fonográficos de chulas tocadas ao vivo, por grupos da região de Santo Amaro da Purificação. O outro disco apresenta chulas a partir da tradução e interpretação de Roberto Mendes. O artista se apresenta no dia 14 de agosto, às 15h, no encerramento do evento.
Assista no canal do YouTube: Música UNIRIO
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM