Atenção artistas de todo o estado! A Fundação Cultural do Estado da Bahia abriu inscrições para o edital de Residência Artística Ecológica no Instituto Sacatar, localizado em Itaparica. Será selecionada uma proposta artística com tema ecológico, com foco nas linguagens artísticas de artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro, para residência artística no Instituto Sacatar no período de 26 de agosto a 21 de outubro de 2019.
A residência é uma ação da Funceb em parceria com o Instituto Sacatar e visa incentivar a qualificação de artistas da Bahia, estimular a criação e a produção artística baiana e promover a interação dos artistas locais com artistas de outros estados e países, residentes no Instituto.
As inscrições são online, gratuitas e acontecem de 28 de junho a 11 de agosto. Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiras ou estrangeiras naturalizadas, desde que domiciliadas no estado da Bahia.
Inscrição
Os candidatos devem enviar para o e-mail [email protected], com o assunto INSCRIÇÃO – RESIDÊNCIA ECOLÓCICA SACATAR: o formulário de inscrição preenchido e uma carta de intenção (com no máximo uma lauda) explicando o seu interesse em realizar a residência ecológica no Instituto Sacatar e a relação do projeto com uma residência artística e/ou com o Instituto Sacatar. O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br.
Residência
No período de residência artística, que acontece de 26 de agosto a 21 de outubro de 2019, o Instituto Sacatar ficará responsável por prover ao selecionado suíte individual e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto, além de todas as refeições. Ao selecionado caberá arcar com as demais despesas como gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho.
Além disso, o selecionado deve se comprometer a apresentar certificado de conclusão, ou documento equivalente, expedido pelo Instituto Sacatar, comprovando o seu aproveitamento, memorial poético (conceituação) do seu processo de trabalho em residência, memorial técnico-descritivo da obra produzida e outros registros a serem apresentados publicamente, em formato discursivo, editorial, educativo e/ou expositivo para publicação no site da Funceb.
Tema ecológico
Para seleção deste edital, serão considerados critérios de qualidade e impacto da proposta ecológica perante o panorama da criação e da produção artística contemporânea, bem como da relevância em face das demandas ambientais, adequação da proposta ao histórico de atuação do candidato, além de viabilidade da proposta e capacidade de o candidato articular pessoas e entidades ambientais no sentido de viabilizar o seu projeto.
No dia 5 de junho foi comemorado o Dia do Meio Ambiente, o que ressalta a importância dessa nova parceria entre Funceb e Instituto Sacatar para sensibilizar e encorajar ações e produções artísticas que façam conexão e reflitam ou questionem as questões ambientais atuais, a relação da arte com a ecologia.
Serviço:
Edital de Residência Ecológica para artistas no Instituto Sacatar
Inscrições: 28 de junho a 11 de agosto de 2019, através do envio de carta de intenção + formulário preenchido para o e-mail [email protected]
Período de residência artística/Sacatar: 26 de agosto a 21 de outubro de 2019
Informações: através do telefone (71) 3324-8521, de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h, ou e-mail [email protected].
Gratuito


Foto: Divulgação

Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay 
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay 
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Felphs Oliveira/EC Vitória
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem por jeferrb do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
PC
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Video
Foto: Rebeca Falcao SeagriBA
Video
Foto: Deivison Trindade
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Bahia10.Com.Br
Video
Image by WikimediaImages from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
PM
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Tatiana Azeviche Ascom Setur
Arquivo Pessoal
Imagem de congerdesign por Pixabay
Foto: Tiago Queiroz/ Ascom SeturBA
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Imagem de Tumisu por Pixabay
Imagem de intographics por Pixabay
Foto: Emerson Santos
Imagem ilustrativa por lupe02 do Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Tiago Dantas Seagri/BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Fofano
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem de jacqueline macou do Pixabay
Foto: Cláudio Lima / Câmara Municipal
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Fotos: Aline Queiroz
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Sabine van Erp from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay