O ano de 2021 mal começou e para 68% dos brasileiros será um ano melhor que 2020, segundo o Datafolha. Mas, ainda não sabemos quando a tão esperada (e sonhada) vacina chegará. Com a ameaça de mutação do vírus e o medo de seguirmos em isolamento por este ano continua nos perseguindo.
A única coisa que podemos ter a certeza é que 2020, causou mudanças drásticas e acelerou muitos processos tecnológicos. O “novo normal”, com trabalho home office, jornada reduzida, máscaras e álcool em gel veio para ficar. Segundo um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o número de pessoas com síndromes ligadas à ansiedade mais que duplicou e está em crescente pelo país. Ligada, principalmente ao estresse e ao acúmulo de funções trazidas pelo novo normal.
“Estamos todos querendo voltar às nossas rotinas, mas precisamos entender que o mundo como era antes, já não vai mais existir. Temos que nos adaptar às novas tecnologias e formas de trabalho, além de tentar delimitar nossas funções. Precisamos mudar nossa forma de encarar o trabalho e nossas perspectivas”, aponta Rogério Silva, CEO do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).
Pensando nisso, o CEBRAC formulou 4 passos para combater o estresse e a ansiedade no trabalho:
- Se organize e trace suas metas
Reavaliar o ano que passou é ótimo, para que possamos traçar novos horizontes e para isso é necessário a organização do seu tempo. Faça planilhas ou um planner, diário, mensal e anual. Estabeleça metas diárias, de médio e longo prazo e quais alternativas você tem. Anote, e siga. Assim você foca nos seus desafios diários e não no mundo externo.
- Desconecte
Todo mundo acorda conectado e passamos a cada minuto do nosso dia ansiando por estarmos conectados. Estabeleça um limite de tempo para checar os emails e sim: vire o celular para baixo. Não conecte whatsapp, facebook ou instagram (se você os utiliza no trabalha, deixe um tempo para checar, por exemplo 30 minutos).
- Faça pausas
Fazer pausas a cada 1 hora de trabalho para beber água, se esticar ou simplesmente pegar um café, pode tirar sua atenção do trabalho e quando retornar dar mais foco. Mas lembre-se de não exagerar, aproveite esses pequenos momentos para socializar com os amigos, ou com um animal de estimação. Lembre-se: o tempo de pausa deve ser cronometrado.
- Fortaleça o cuidado consigo mesmo
Se a ansiedade está atrapalhando, faça uma meditação. Um exercício físico ou até mesmo a busca por terapia são cuidados que devemos tomar para que nossa saúde mental não piore. Outro ponto chave é a alimentação saudável e praticar coisas consigo mesmo que tirem o estresse do dia-a-dia. O home office, se não bem equilibrado, traz muito estresse, porque a pessoa nunca vai parar de trabalhar estando em casa. Buscar o equilíbrio nesta situação é importante. E, se perceber que está saindo do controle: Procure um psicólogo !
SOBRE O CEBRAC
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 25 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 90 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: https://www.cebrac.com.br
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Matéria: Juliana Queissada – Queissada Comunicação/ Agência especializada em educação, intercâmbio e esportes.
Deixe seu comentário