A convidada do Tribuna ON desta quinta-feira, dia 09/12/2021, foi Wany, indígena do povo Tuxá, cuja comunidade fica localizada as margens do Rio São Francisco, na cidade de Rodelas, no Sertão da Bahia. Ela é estudante de Fisioterapia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), artesã e comunicadora indígena.

Ela criticou a forma que é narrada a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, denominando o ocorrido como invasão e não como descobrimento, falou da forma errada que os professores abordam o dia 19 de abril pintando o rosto das crianças, falou dos crimes que os indígenas vem sofrendo até hoje, como o de uma criança indígena que foi estuprada coletivamente e morta em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Wany Tuxá também falou sobre a importância de se utilizar as redes sociais para mostrar a realidade dos povos Indígenas, quebrando estereótipos e mostrando que o lugar do indígena é onde ele quiser, pois, o povo brasileiro não conhece a história do próprio país e vê os indígenas como povos do passado. Assista a entrevista: