A comunidade de São Roque dos Macacos, zona rural de Varzedo, realizou na manhã deste domingo (14) a Procissão de Ramos, que simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém. A concentração aconteceu na casa de Italva, onde teve a bênção dos ramos e em seguida os fiéis seguiram em procissão até a igreja da comunidade. Um jumento foi na frente e todos cantavam a música “Hosana”.

Durante a procissão houve 4 paradas, e ao chegar na igreja aconteceu a Celebração do Domingo de Ramos. Na reflexão do evangelho a ministra Santinha falou sobre a importância da partilha. Ela lembrou que Deus ama a gente, que temos tudo, e Deus não tem nada, só o nosso amor. “Que nessa Semana Santa que se inicia busquemos ajudar os nossos irmãos fazendo uma boa ação”, disse.

Com todos os fiéis olhando para a Cruz foi cantada a música “Ninguém Te Ama Como Eu”, de Martín Valverde, cujo trecho do refrão diz: “Olhe pra cruz esta é a minha grande prova…”. A celebração foi encerrada com os avisos da comunidade para esse período da Semana Santa e Páscoa, e os fiéis retornaram para suas casas levando os ramos que serão utilizados na Quarta-Feira de Cinzas do próximo ano.

Texto: Diane Santiago | Revisão: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo