Nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, o frigorífico Frisa de Teixeira de Freitas (BA) programa receber cerca de 350 bovinos Nelore, sendo 80 fêmeas e 270 machos, para realização das avaliações de carcaça na 24ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022. Promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a iniciativa tem o apoio da Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN).

Teixeira de Freitas tem importante participação na pecuária baiana. O município localizado no Extremo Sul do estado é um dos colaboradores da atividade na Bahia, que possui mais de 11,7 milhões de cabeças de gado. O estado faz parte do top-8 no ranking das Unidades da Federação com maior contingente bovino.

Um dos destaques da ACNB para 2022 é o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado. O campeonato tem como objetivo a reunião de dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne.

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Teixeira de Freitas, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Frisa local pelo telefone (73) 3311-3311 ou (73) 99981-6638 falar com Ferreira.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.